13/11/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXX-OS RIOS E A VIDA
3- RIO PARANÁ
No fundo do rio/1




FONTE:   PRO DIVER Escola de Mergulho


.
.
HOJE  NO 
"i"
Lalanda usou amigos de longa data 
para que Octapharma dominasse

O MP pede agora que além de perderem a favor do Estado tudo o que ganharam de forma ilegítima, o antigo presidente do INEM Cunha Ribeiro e a médica do São João, Manuela Carvalho sejam afastados das suas funções.

Lalanda de Castro queria que a Octapharma dominasse no mercado do plasma humano português e para isso aliciou Luís Cunha Ribeiro e Elsa Morgado (farmacêutica amiga e sócia de Lalanda), ambos amigos de longa data. Segundo o Ministério Público, Cunha Ribeiro, “logo com o [Concurso Público] 9/2000, em função das posições que tomou, recebeu a atribuição de 3 frações de imóveis da Convida (detida por Lalanda de Castro), compradas expressamente para ele, e por ele escolhidas, e posteriormente recebeu outros bens” - estes imóveis foram doados aos filhos, segundo a acusação, para dificultar qualquer ligação futura. Cunha Ribeiro beneficiou ainda, segundo o MP, entre 2004 e 2015, de um imóvel em Lisboa da Convida - as rendas eram pagas pelo próprio Lalanda de Castro.
 .

O VAMPIRO USA GRAVATA
Por outro lado, Lalanda de Castro viu ainda Helena Lalanda de Castro (irmã de Lalanda) ser contratada para o INEM e posteriormente para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) quando Cunha Ribeiro saiu de presidente daquele instituto para liderar esta entidade.

Segundo a acusação, com a sua atuação, tanto Cunha Ribeiro como Elsa Morgado, como ainda Manuela Carvalho, médica do Hospital de São João, arrecadaram benefícios de Lalanda de Castro a que não tinham direito: Cunha Ribeiro - 914 446,80 euros; Elsa Morgado - 340 136,60 euros; e Manuela Carvalho - 72456,64 euros.



“Lalanda de Castro através dos benefícios atribuídos, conseguiu que os arguidos defendessem os seus interesses de negócio na Octapharma e Octapharma AG, obtendo esta uma posição de privilégio no mercado português dos hemoderivados e de monopólio quanto a Plasma Humano Inativado, este só quebrado, em parte (50%), com a inativação in house no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), IP, mantendo, no entanto, a inativação da outra parte do plasma resultante das colheitas de sangue do IPST e hospitais coletores (50%)”, referem os investigadores.
No caso de Elsa Morgado, o MP refere que embora trabalhasse no setor privado, exercia funções de interesse público e que “em momento algum, nos concursos, funções e lugares que ocupou, incluindo no IPST, IP, a arguida invocou qualquer incompatibilidade para o exercício das funções que era chamada a exercer”.


A investigação concluiu ainda que Lalanda de Castro foi ainda beneficiado por Luís Cunha Ribeiro na empresa ILS.


Todos os acusados na Máfia do Sangue 
Lalanda de Castro foi acusado por três crimes de corrupção ativa, cinco de recebimento indevido de vantagem, sete crimes de falsificação, quatro de branqueamento e ainda uma tentativa de branqueamento e outra de falsificação. O antigo presidente do INEM e da ARSLVT foi acusado de dois crimes de abuso de poder, três de recebimento indevido de vantagem, dois de falsificação, dois de branqueamento e ainda uma tentativa de branqueamento e outra de falsificação.

Neste processo foram ainda acusados Elsa Morgado, Manuela Carvalho, Helena Lalanda de Castro e o advogado Paulo Farinha Alves, por tentativa de falsificação e branqueamento, e ainda a sociedade Convida, de Lalanda de Castro, que era detentora do imóvel no Edifício Heron Castilho onde Cunha Ribeiro residia - e onde também José Sócrates vivia.

O MP pede ainda que Cunha Ribeiro e Manuela Carvalho fiquem proibidos de exercer funções públicas e que os arguidos restituam ao Estado o dinheiro recebido indevidamente - no caso de Lalanda de Castro e Convida, o valor total pedido ascende a 4 milhões. Já a Cunha Ribeiro, além das perdas, é solicitado que pague indemnizações ao INEM e à ARSLVT.

A investigação continua no que diz respeito a crimes de fraude fiscal e o MP justifica não ter acusado a Octapharma com o facto de Lalanda ter agido sempre no seu interesse.

Segundo o MP, empresa de diretor do Polígrafo fazia consultoria de Lalanda
Fernando Esteves, diretor do site Polígrafo e ex-jornalista da Sábado, e Pedro Coelho dos Santos, antigo assessor do INEM e da ARSLVT, são dois dos nomes referenciados nas mais de mil páginas do despacho de acusação do caso Máfia do Sangue. Segundo o Ministério Público, a empresa de ambos, a Alter Ego, prestou serviços de consultoria e comunicação à Octapharma e ao próprio Lalanda de Castro, agora acusado. Na altura em que a empresa prestou estes serviços, Fernando Esteves era jornalista na revista Sábado e Pedro Coelho dos Santos estava no Instituto Nacional de Emergência Médica. Em Portugal, aos jornalistas com carteira profissional está vedada a atividade de assessor de imprensa.

No despacho de acusação pode ler-se ainda que houve um encontro em Londres entre Fernando Esteves (que estava a escrever o livro A Sangue Frio sobre a Operação Marquês), Pedro Coelho dos Santos e Lalanda de Castro com o objetivo de este último poder reabilitar a sua imagem.

“Luís Cunha Ribeiro entendia importante [o agendamento de tal reunião] por Fernando Esteves estar a preparar um livro com o título A Sangue Frio, sobre José Sócrates, a Operação Marquês, onde o próprio Paulo [Lalanda de] Castro era visado”, refere a acusação.

Ontem, tanto Fernando Esteves como o seu ex-sócio reagiram nas redes sociais à notícia avançada pela Sábado. O diretor do Polígrafo disse que a empresa de que não era gerente praticamente deixou de funcionar depois de no início ter tido alguma atividade e que, nessa altura, o seu amigo de faculdade Pedro Coelho dos Santos lhe perguntou se podia “faturar as atividades privadas dele através da empresa, uma vez que lhe era benéfico em termos fiscais”.

Fernando Esteves acrescenta que lhe deu uma resposta positiva “sem lhe perguntar o que quer que fosse, nomeadamente quem eram os seus clientes”.

“Escusado será dizer que nunca ganhei um tostão relacionado com os clientes que ele legitimamente mantinha”, acrescentou ainda. Sobre o encontro em Londres, diz que foi tão secreto que o revelou abertamente no seu livro.

Também o seu ex-sócio reagiu às referências de que ambos são alvo na acusação, atestando que Fernando Esteves nunca soube da assessoria que ele prestava à Octapharma e a Lalanda de Castro e que, por isso, o diretor do Polígrafo “nunca recebeu qualquer tipo de gratificação monetária” por tais serviços.

* Assim vai a economia de mercado sanguinária em Portugal, dominada por vampiros excelentíssimos.

.


ROBERTO TORRETTA

OUTONO/INVERNO
2019/2020



FONTE:   Modalia.es  

.
.
HOJE  NO
"A BOLA"
Morreu Raymond Poulidor, o 'eterno
.segundo classificado' do Tour

O antigo corredor francês Raymond Poulidor faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 83 anos, depois de mais de um mês hospitalizado devido a «extremo cansaço», na região de Limousin, onde morava.
.
‘Pou-pou’, como era conhecido no mundo do ciclismo, ficou catalogado como o ‘eterno segundo classificado’ da Volta à França e ainda hoje é o recordista de pódios da prova francesa, com  (1964, 1965 e 1974) e cinco terceiros (1962, 1966, 1969, 1972 e 1976), sem nunca ter conseguido vencer a prova rainha do ciclismo.

* Oito pódios é obra apenas construída por grandes atletas.

.
.
1-Δ OUΓRΔ CΔRΔ DO ᕈEIXE



* Este documentário aterrador é de 2016, tenhamos medo ou sejamos inconscientes.


FONTE:  Mega Social

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugal não tem exploração de lítio mas
.metal já é extraído com outros minérios

Portugal não tem hoje explorações de lítio, mas o metal é extraído em minas em associação com quartzo e feldspato, sendo utilizado na indústria da cerâmica, afirmou o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Em resposta às questões enviadas por escrito pela Lusa, fonte oficial do ministério liderado por Matos Fernandes esclareceu que "não existe exploração de lítio em Portugal", referindo que "o que existe são contratos de concessão de exploração onde o lítio consta como substância que pode vir a ser explorada na sequência de prévio procedimento de avaliação de impacte ambiental (AIA), como são os casos da Mina do Barroso, em Boticas (Vila Real), e Romano, em Montalegre" (também no distrito de Vila Real).
.
A RIQUEZA DA MISÉRIA OU
A MISÉRIA DA RIQUEZA?
No entanto, o lítio é hoje extraído em Portugal "em associação com o quartzo e feldspato e é apenas utilizado no processo fundente das pastas cerâmicas, para baixar o ponto de fusão, diminuindo assim o consumo energético", acrescenta a mesma fonte.

Esta situação acontece em minas como Alvarrões, na Guarda, Formigoso, Porto Vieiro e Seixalvo, em Ponte de Lima (Braga), e Gondiães e Lousas, em Boticas.

O interesse pelo lítio português despertou em 2016, ano em que deram entrada 30 novos pedidos de prospeção e pesquisa deste metal, e recentemente várias associações ambientalistas, câmaras municipais e população têm-se manifestado contra a prospeção e exploração de lítio, com o Governo a defender, por outro lado, que aquele recurso é essencial para a transição energética.

De acordo com o Boletim de Minas - Edição Especial Lítio 2017-18, "Portugal é o país da União Europeia com maiores reservas de lítio e reconhecido potencial para aumento destas", estando concentradas na zona norte e centro, sobretudo no território onde abundam os granitos.

Mundialmente, as grandes reservas de lítio situam-se nos EUA, na Argentina, no Canadá, no Chile, na China e no Brasil.

O lítio, o mais leve dos metais, tem vindo a assumir crescente importância na economia mundial, devido ao seu papel no processo de transição energética em curso, nomeadamente na mobilidade elétrica e no armazenamento de energia.

Entre as principais características do lítio destaca-se a condutividade elétrica, ser o metal mais eletronegativo e conferir elevada resistência mecânica e resistência ao choque térmico em cerâmicas e vidros.

Como tal, é utilizado no fabrico de baterias de iões de lítio, em ligas metálicas, produção de lubrificantes para máquinas que trabalham submetidas a altas temperaturas, fabrico de cerâmicas e vidros com resistência ao calor, entre outras.

"A importância do lítio fez disparar o valor há cerca de dois anos, quando o preço do mineral mais do que triplicou, de sete para 27 dólares devido ao plano de descarbonização da China. A produção de carros elétricos cresceu 200% num ano, o que fez com que a procura por compostos de lítio superasse a oferta, fazendo disparar o preço depósitos minerais de lítio", lê-se no Boletim de Minas, divulgado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

* Estamos "litiralmente" feitos ao bife.


.

VALTER HUGO MÃE

.


 
Lula livre

Importa muito a libertação de Lula da Silva para se esperar que o Direito brasileiro seja respeitado, mormente a sua Constituição, e se siga um processo que conduza a um julgamento justo.

As provas de promiscuidade entre os tribunais e o jogo político estão mais do que expostas. As opiniões e a emoção com que vemos Lula, ou outros quaisquer, no teatro fundamental do país importa pouco perante o valor supremo do Direito e do cumprimento das regras democráticas.

Lula foi boicotado por motivos políticos, isso já não é novidade alguma e também não contende com o facto de, depois de ter sido eventualmente o melhor presidente que o Brasil já teve, se ter encontrado ao centro de uma vasta corrupção que apodreceu o PT e instalou uma rejeição irascível pela Esquerda no comum dos cidadãos.

Agora, não há exatamente uma redenção para Lula, a sua libertação já não fará muito pela evidente degeneração do seu partido. Fará apenas uma coisa, se o Brasil assim o quiser: servirá de exemplo para uma vontade de manter o país dentro de um espetro de legalidade, seguro - e seguros também os seus cidadãos - por princípios inabaláveis de boa-fé na aplicação da lei. Este exemplo é urgente, porquanto o Governo em exercício é a ameaça constante e frontal de agressão e extermínio.

Com isto, o regime de Bolsonaro, progressivamente, vai fazendo dos seus opositores verdadeiros heróis. Chico Buarque, Caetano Veloso ou Fernanda Montenegro, elevam-se acima de suas condições máximas de artistas e passam a representar uma dimensão brava, estritamente guerreira, que normalmente compete aos que deitam a mão ao poder.

Agora, Lula da Silva, liberto em profundo carisma, pedindo o fim do ódio e prometendo a sua inocência, é o muito esperado líder que, de amor novo dentro do abraço, inaugurará uma segunda fase no Governo de Bolsonaro. As coisas não têm como ser iguais. Adiada a hipótese de prender Lula é dá-lo como inocente. E Lula inocente é o cidadão mais poderoso daquela imensa nação. O extenso eleitorado que se acanhou assustado até agora poderá emergir finalmente sem mais medo porque o seu líder é uma força que voltou a saber operar.

* Escritor

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
10/11/19

.
.


2091.UNIÃO



EUROPEIA


 

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Portagens sem aumentos em 2020

A estabilização dos preços das portagens em 2020 segue-se a quatro anos consecutivos de subidas.

O preço das portagens nas autoestradas portuguesas não sofrerá nenhuma alteração no próximo ano, depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado que a taxa de inflação sem habitação em outubro se situou em -0,13% face ao homólogo de 2018, em linha com as previsões avançadas no fim de outubro. 
 .
A estabilização dos preços das portagens em 2020 segue-se a quatro anos consecutivos de subidas. No atual exercício, aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016. A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula (0,0%) no passado mês de outubro, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior, divulgou hoje o INE. Em outubro de 2019, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 0,4%.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula (0,0%) no passado mês de outubro, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior, divulgou hoje o INE. Em outubro de 2019, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 0,4%.

* Pausa no assalto do asfalto.

.

.


63-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DEIXAR CHORAR I


FONTE:  crê.ser.humano


.
31-HORIZONTES DA MEMÓRIA
31.2-A PRAIA DOS MILAGRES



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Biblioteca Daniel de Sá acolhe exercício para a sensibilização do risco sísmico

A Câmara da Ribeira Grande, através da biblioteca municipal Daniel de Sá, vai aderir ao exercício “A Terra Treme”, que se realiza sexta-feira, dia 15 de novembro, a partir das 10h15, no decorrer das atividades que a biblioteca municipal acolhe ao longo do dia.
.

O início da atividade está marcado para as 10h15 e o exercício terá a duração de um minuto. O mesmo é aberto à participação de qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, com o intuito de passar a informação sobre o que fazer antes, durante e depois de um evento sísmico, dando a conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar nestes casos.

Segundo nota de imprensa, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Ribeira Grande também estará presente, como observador, no exercício que terá lugar na escola Gaspar Frutuoso. Para mais informações os interessados podem consultar o site www.aterratreme.pt.

Recorde-se que o exercício "A Terra Treme" tem como obejtivo a sensibilização para o risco sísmico, sendo promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, ao qual a Câmara da Ribeira Grande também se associa.

* ... e os Açores estão a abanar.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

Shirley Bassey

Goldfinger


.
.
HOJE  NO
"DESTAK"
José Cid promete continuar a cantar
."canções de amor e ternura"

O músico português José Cid prometeu hoje continuar a cantar "canções de amor e de ternura", considerando muito importante que "um país tão pequenino" como Portugal tenha sido lembrando quando lhe foi atribuído o Grammy de Excelência Musical. 

"Vou continuar a cantar, a cantar as minhas canções de amor, as minhas canções de ternura, mas também as minhas canções de ódio, contra a segregação racial, contra o racismo, contra a energia nuclear e contra a poluição, a favor das pessoas que mais necessitam, a favor deste planeta", disse José Cid, após receber o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, numa cerimónia que decorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

O Grammy de Excelência Musical é atribuído "a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina", de acordo com informação disponível no 'site' da Academia.

* Um português absolutamente imortal.

.
.

17.AS FORMAS DO


INVISÍVEL



MOSCA





.
.
Opinião judicial europeia favorável 
a independentistas catalães


QUANDO SE ENTENDEM?


FONTE: euronews

.
.
𝗣𝗹𝗮𝗻𝘁𝗮𝘀 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗺 𝗮𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿?




FONTE:  DW Brasil

.
.
 300 milhões de pessoas podem morrer






.
.
CONCORRÊNCIA DESLEAL




.
.

2156
Senso d'hoje
DIKEMBE MUTOMBO
EX- ATLETA DA NBA
CIDADÃO DA RDC
"África está pronta para crescer"




FONTE:  euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
AMIZADES


.
.

BOM DIA


.
.


88-CINEMA
FORA "D'ORAS"

ℐℐℐ-❃ 𝒮𝐼𝒮𝒮𝐼 𝑒 𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝒹𝑒𝓈𝓉𝒾𝓃𝑜 ❃

 

𝒮𝒾𝓃𝑜𝓅𝓈𝑒:
𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑎𝑛𝑒𝑐𝑒 𝑛𝑎 𝐻𝑢𝑛𝑔𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑟 𝑠𝑖𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑜𝑎𝑑𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑚𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑜𝑙𝑣𝑒 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑟 𝑎̀ 𝐴́𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑎𝑠𝑠𝑦 𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑙𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑒𝑙𝑎.𝑀𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑚𝑎𝑟𝑖𝑑𝑜, 𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑢𝑙𝑚𝑜̃𝑒𝑠. 𝑂𝑠 𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑚𝑒𝑛𝑑𝑎𝑚-𝑙𝘩𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑖𝑎𝑗𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑒𝑛𝑠𝑜𝑙𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑒𝑛𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 𝑟𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝑀𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐺𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎. 𝐴 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑎 𝑠𝑎𝑢́𝑑𝑒 𝑒 𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑝𝑙𝑜𝑚𝑎𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑎 𝑣𝑎́ 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑚𝑎𝑟𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝐼𝑡𝑎́𝑙𝑖𝑎, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑒 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑠𝑎𝑡𝑖𝑠𝑓𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑚𝑜𝑛𝑎𝑟𝑞𝑢𝑖𝑎 𝑎𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖́𝑎𝑐𝑎.


Imperatriz Consorte da Áustria e Rainha Consorte da Hungria e Boémia

ℰ𝓁𝑒𝓃𝒸𝑜:
𝑅𝑜𝑚𝑦 𝑆𝑐𝘩𝑛𝑒𝑖𝑑𝑒𝑟 .... 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧 𝐸𝑙𝑖𝑠𝑎𝑏𝑒𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝐴́𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖𝑎 (𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖)  
𝐾𝑎𝑟𝑙𝘩𝑒𝑖𝑛𝑧 𝐵𝑜̈𝘩𝑚 .... 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑖𝑠𝑐𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑑𝑎 𝐴́𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖𝑎 
𝑀𝑎𝑔𝑑𝑎 𝑆𝑐𝘩𝑛𝑒𝑖𝑑𝑒𝑟 .... 𝑑𝑢𝑞𝑢𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑢𝑑𝑜𝑣𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑎 𝐵𝑎𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎 (𝑉𝑖𝑐𝑘𝑖𝑒), 𝑚𝑎̃𝑒 𝑑𝑒 𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 𝐺𝑢𝑠𝑡𝑎𝑣 𝐾𝑛𝑢𝑡𝘩 .... 𝑑𝑢𝑞𝑢𝑒 𝑀𝑎𝑥𝑖𝑚𝑖𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑑𝑎 𝐵𝑎𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎 (𝑀𝑎𝑥), 𝑝𝑎𝑖 𝑑𝑒 𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 
𝑈𝑡𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑧 .... 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝐻𝑒𝑙𝑒𝑛𝑎 (𝑁𝑒𝑛𝑒) 
𝑊𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟 𝑅𝑒𝑦𝑒𝑟 .... 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑎𝑠𝑠𝑦 
𝑉𝑖𝑙𝑚𝑎 𝐷𝑒𝑔𝑖𝑠𝑐𝘩𝑒𝑟 .... 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑖𝑑𝑢𝑞𝑢𝑒𝑠𝑎 𝑆𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑚𝑎̃𝑒 𝑑𝑒 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑖𝑠𝑐𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 
𝐽𝑜𝑠𝑒𝑓 𝑀𝑒𝑖𝑛𝑟𝑎𝑑 .... 𝑐𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐵𝑜̈𝑐𝑘𝑙 
𝑆𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑊𝑒𝑛𝑔𝑟𝑎𝑓 .... 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑠𝑠𝑎 𝐵𝑒𝑙𝑙𝑒𝑔𝑎𝑟𝑑𝑒
 
FONTE: maria de lourdes pinheiro barzanelli