15/04/2010

URGÊNCIAS

clique para ampliar

As velhas sabem tudo..

As velhas sabem tudo...


Num tribunal de uma pequena cidade, o advogado de acusação chamou a sua primeira testemunha; uma avó de idade avançada.


Aproximou-se da testemunha e perguntou:


- D. Ermelinda, a senhora conhece-me?


- Claro. Conheço-te desde pequenino e, francamente, desiludiste-me. Mentes descaradamente, enganas a tua mulher, manipulas as pessoas e falas mal delas pelas costas. Julgas que és uma grande personalidade quando não tens sequer inteligência suficiente para ser varredor. É claro que te conheço.


O advogado ficou branco, sem saber que fazer. Depois de pensar um pouco, apontou para o outro extremo da sala e perguntou:


- D. Ermelinda, conhece o defensor oficioso?


- Claro que sim. Também o conheço desde a infância. É frouxo, tem problemas com a bebida, não consegue ter uma relação normal com ninguém e na qualidade de advogado, bem... é um dos piores que já vi. Não me esqueço também de referir que engana a mulher com três mulheres diferentes, uma das quais, curiosamente, é a tua própria mulher. Sim, também o conheço. E muito bem.


O defensor, ficou em estado de choque.


Então, o Juiz pediu a ambos os advogados que se aproximassem do estrado e com uma voz muito ténue diz-lhes:


- Se algum dos dois perguntar à puta da velha se me conhece, juro-vos que vão todos presos.

VASCO GRAÇA MOURA

VASCO GRAÇA MOURA

Um país de analfabetos

Acabo de receber um estudo recente, elaborado pela Data Angel, e intitulado A dimensão económica da literacia em Portugal: uma análise.

Esse estudo, traduzido para português e com abundantes quadros relativos aos tópicos abordados, trata aspectos que vão desde a economia da literacia até ao papel das competências da literacia na economia, passando pela reunião de indicadores sobre os seus resultados a nível individual, pelos dados sobre os seus efeitos macroeconómicos, por uma comparação entre os resultados do ensino e a qualidade dos recursos humanos em Portugal e pelo papel das competências na literacia.

É muito interessante ver que as conclusões do estudo, de resto sinteticamente antecipadas no seu prefácio, confirmam absolutamente tudo aquilo que várias vozes críticas, incluindo a minha própria, têm vindo a dizer ao longo das últimas décadas sobre os níveis de cultura e de literacia dos portugueses...

Definindo a literacia como "a capacidade de compreender e de aplicar conhecimento apresentado em forma impressa" (talvez fosse preferível falar em forma "escrita") e partindo do princípio da relevância essencial de um bom nível de literacia para o desenvolvimento económico e o progresso, a igualdade de oportunidades e a justiça social, aí podemos ler que "os adultos com baixas competências de literacia passam mais frequentemente por episódios de desemprego, recebem salários mais baixos, apresentam muito maiores probabilidades de serem pobres, têm uma saúde mais débil, socialmente são menos empenhados e têm um acesso menos frequente a oportunidades educativas (...)". Tudo isto já era sabido e tenderá a agravar-se e muito numa situação de economia global, se não for atalhado convenientemente .

Segundo as conclusões do documento, Portugal encontra-se "entre os países da Europa que apresenta [sic] menos avanços no que respeita ao aumento da oferta e da qualidade da educação pré-escolar, do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior". Em consequência, "os níveis de literacia encontram-se entre os mais reduzidos da área da OCDE e Portugal tem as percentagens mais elevadas de adultos com baixas competências de todos os países europeus".

Por outro lado, "o nível de exigência, em termos de literacia, do mercado de trabalho português, está entre as mais baixas [sic] da Europa", embora a situação esteja a melhorar lentamente. "O mercado de trabalho português apenas recompensa as competências de literacia nos níveis mais elevados" o que não estimula ninguém a melhorar a sua formação.

Deveriam portanto associar-se "políticas educativas, sociais e económicas" (note-se a omissão de referências expressas a políticas culturais...) e, nesta perspectiva, afirma-se que, a não se proceder dessa maneira, "as indústrias portuguesas vão ter cada vez mais dificuldades em competir com os seus concorrentes europeus e de outros países estrangeiros".

Considera-se o Plano Nacional de Leitura "desesperadamente necessário em Portugal", embora se torne necessário introduzir-lhe uma série de correcções e melhoramentos, quer no tocante à competência pedagógica dos professores, quer no que respeita ao incentivo de uma procura crescente da leitura e à quantidade de horas que deverão ser-lhe dedicadas no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. E observa-se ainda que o mercado de trabalho português é pouco exigente e pouco compensador em matéria de competências da literacia, o que, aliado ao fraco aumento da procura social dessas competências e da participação dos discentes em práticas de literacia, deixa pairar dúvidas quanto ao impacto desejado das medidas.

Para alem destes pontos, que aqui sintetizo imperfeitamente, o estudo sugere um reforço de meios das políticas de literacia, sob pena de diminuir a eficácia do Plano Nacional de Leitura e de ser ainda mais negro o cenário que nos espera.

Este estudo é supérfluo, na medida em que vem confirmar o que tanta gente tem andado a dizer e hoje toda a gente sabe. E isso resume-se assim, descontadas as fórmulas edulcorantes: Portugal é um país de analfabetos cujas políticas de educação têm falhado cronicamente.

É também um país em que a cultura e a língua materna se degradam de um modo estarrecedor e em que o Ministério da Educação tem de rever com a maior urgência e plena autoridade os programas que a tais matérias dizem respeito.

in "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
14/04/10

O Advogado (hehehe)

Um advogado estacionou seu Mercedes novo em folha na frente de seu escritório, pronto para mostrá-lo para seus colegas.

Logo que ele abriu a porta para sair, um caminhão passou raspando e arrancou completamente a porta.


O advogado atordoado usou imediatamente o seu telefone celular, discou 190 e dentro de minutos um policial chegou.


Antes que o policial tivesse uma oportunidade o advogado começou a gritar histericamente que a Mercedes que ele tinha comprado no dia anterior estava agora totalmente arruinada e nunca mais seria a mesma.


Por conta disso, iria processar o motorista, Deus e o mundo, fazer e acontecer afinal era doutor, etc, etc...


Quando o advogado finalmente se acalmou, o policial agitou sua cabeça em desgosto e descrença... e disse:


- "Eu não posso acreditar no quão materialistas vocês advogados são" e disse mais:


- "Vocês são tão focados em suas posses que não notam mais nada."


- Como você pode dizer tal coisa? O Sr. tem noção do valor de uma Mercedes? Pergunta o advogado.


O policial respondeu:
- O Sr. não percebeu que perdeu seu braço esquerdo? Está faltando do cotovelo pra baixo. Ele deve ter sido arrancado quando o caminhão bateu no Sr.


- Putaqueopariu!' - Grita o advogado. - "Cadê meu Rolex????"

CELTIC THUNDER

ANTONOV AN-225


PRECISA DE ÓCULOS

VÁ-SE LÁ SABER


Há dias fui à despedida de solteiro de um grande amigo meu.
Quando voltava para casa, fui mandado parar pela BT à entrada da cidade...
Ora eu estava num estado lastimável.
Quase caí ao sair de dentro do carro, e vi três policias a pedirem-me para soprar o balão.
Só que, felizmente, do outro lado da estrada surge um camião que sobe a divisória e capota, espalhando um carregamento de tijolos pela estrada.
Vendo isto os policias começam a correr em direcção ao sinistro e mandam-me embora.
E eu lá peguei no carro e fui todo contente: Grande sorte!

No dia seguinte a minha mulher acorda-me e pergunta:
- Olha lá! O que é que faz um carro da Brigada de Trânsito na nossa garagem?

enviado por C. DIOGO

TENHA UM BOM DIA


Os contribuintes que em 2009 obtiveram apenas rendimentos do trabalho dependente ou pensões têm mais três dias para entregar o IRS pela Internet.O Ministério das Finanças decidiu prolongar o prazo para 18 de abril, domingo, por uma questão de "respeito dos direitos e garantias tributárias" já que se registou "alguma instabilidade no sistema informático nos primeiros dias da entrega desta declaração", segundo comunicado do gabinete do ministro Teixeira dos Santos.

"RECORD"

A dívida externa do País poderá alcançar os 130% do PIB em 2013 e, para este ano, poderá ser necessário aumentar a receita orçamental ou cortar mais na despesa para travar o défice de 8,3% do PIB nas contas do Estado, segundo avaliação ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) efectuada por Bruxelas. Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, já rejeitou um cenário de agravamento de impostos ou medidas adicionais para baixar o défice orçamental .
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Quem corromper ou for corrompido, mas decidir denunciar o acto no prazo de trinta dias após o crime pode ficar isento de pena. Esta é uma das oito propostas anticorrupção do PS, que ontem levou à sua bancada a versão final. O resultado vai a Plenário dia 22 de Abril.
Segundo a proposta socialista fica isento de pena "o agente que tiver denunciado o crime no prazo máximo de 30 dias após a prática do acto e sempre antes da instauração de procedimento criminal". O texto prevê também que quem, antes da prática do crime, "voluntariamente repudiar a aceitação ou restituir a vantagem", fica dispensado da pena ou, ainda quem, "retirar a promessa [de corrupção] ou recusar o oferecimento da vantagem ou solicitar a sua restituição".
"CORREIO DA MANHÃ"

O limite de capacidade do aeroporto de Lisboa, declarado oficialmente pela ANA, não está a ser respeitado. O tecto máximo é de 11 milhões de passageiros, mas, em 2009, passaram pelos corredores da infra-estrutura mais de 13 milhões de pessoas. Apesar de ter em marcha um plano de expansão, no valor de 380 milhões de euros, a gestora aeroportuária não vai conseguir respeitar as regras de fluxo de tráfego na Portela até à construção do novo aeroporto.
"PÚBLICO"


O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) disse, esta quinta-feira, não ter recebido, ainda, nenhum pedido do Governo para investigar os preços dos combustíveis, depois de o ministro da Economia, Vieira da Silva, ter considerado que estes são demasiado altos e que já teria enviado um pedido para a AdC.
"BOLA"

Há nove hospitais do país na lista vermelha das queixas dos doentes - são unidades que apresentam taxas de reclamação acima dos 2,5 por cada mil atendimentos. O Hospital Garcia de Orta, em Almada, lidera o ranking dos mais contestados pelos próprios utentes, com uma taxa de 4,23%. Médio Ave (3,32), Vila Franca de Xira (3,18), Setúbal (2,74), Valongo (2,65), Montijo (2,55), Matosinhos (2,52), Barlavento Algarvio (2,52) e Santa Maria, em Lisboa (2,51), completam a lista.
A conclusão é do relatório sobre os protestos dos portugueses entregues no gabinete do utente durante o ano passado. "Os números totais de reclamações afiguram-se expressivos em 13% do total das unidades", admite o documento da responsabilidade da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS). Em 2009 houve 33 hospitais que pioraram os resultados, o que representa metade das 69 unidades.
"i"

O RESULTADO DO ABATE DE ÁRVORES

clique para ampliar



enviado por H. PAULINO

8 - MARAVILHAS MODERNAS anos 90

L O I R A S


Um cego entra num bar de lesbicas, senta-sa ao balcao e pede uma bebida ao garçon. A bebida chega e depois de um tempo o cego grita:
-Vou contar uma piada de loiras!!!
A mulher ao lado diz:
- Já que voce é cego, devo-te avisar 5 coisas antes de vc resolver contar a piada: '
1- O barman é uma mulher loira
2- O gerente é uma mulher loira
3- Eu sou uma loira de 1,75 m e 90 kg
4- A mulher do meu lado e uma loira profissional em karate
5- Do seu outro lado tem uma loira profissional de Kung Fu. Voce ainda quer contar a piada??? E o cego responde:
-" Nao... deixa para la.... se eu vou ter de explicar 5 vezes, desisto...

JORNAIS DE HOJE


clique para ampliar