15/02/2012

- UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA



.

.
PACHORRA EM CADEIA



Durante quatro anos Mike e Steve Perruci fizeram esta montagem de peças de dominó no Museu de Arte de Brattleboro, Vernon, USA. São 20.825 peças a tombarem em sequência espantosa, assista.

.



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Número de crianças 
com diabetes aumentou

O número de crianças e jovens com diabetes está a aumentar, tendo duplicado nos últimos dez anos. Ao todo, só em 2010 morreram em Portugal quase cinco mil pessoas devido a esta doença, segundo dados do observatório da diabetes.

A incidência da Diabetes Tipo 1 nas crianças e nos jovens tem vindo a aumentar significativamente: em 2010 registaram-se mais de 2.800 casos em jovens até os 19 anos e, no mesmo ano, foram detectados 18 novos casos por cada 100 mil jovens com idades até aos 14 anos, perto do dobro do registado em 2000, revelam os dados do Observatório Nacional da Diabetes a serem esta quarta-feira apresentados em Lisboa.

De acordo com Luis Gardete, presidente do observatório, embora ainda não exista uma explicação completa para o aumento da incidência da diabetes tipo 1 (que é uma doença auto-imune), sabe-se que hoje em dia as pessoas estão mais susceptíveis a essas doenças e que os jovens são particularmente vulneráveis por causa da vacinação.

Além disso, a descoberta da insulina veio aumentar a longevidade das pessoas diabéticas, pelo que há uma maior susceptibilidade genética dos seus descendentes, acrescentou.

Também a diabetes tipo 2 está a aumentar em Portugal, mas neste caso devido aos hábitos de vida sedentários e a uma má alimentação, disse Luis Gardete, especificando que este tipo de diabetes tem crescido muito na população entre os 20 e os 39 anos, uma faixa etária que está a aumentar de peso e a ficar gorda.

"A hiperalimentação, rica em gorduras e açúcar e o sedentarismo são os principais factores de risco para a diabetes tipo 2 e Portugal está nos lugares cimeiros na Europa em excesso de peso", afirmou.

Ao todo, o número de novos casos aumentou de 377 (em 2000) para 623 novos casos (em 2010) por cada 100 mil indivíduos, sendo que a prevalência da doença neste último ano foi de 12,4% da população com idades entre os 19 e os 79 anos, correspondendo a um total de 991 mil pessoas, embora só tivesse sido diagnosticada em 56% destas.

Através dos dados agora revelados, verifica-se uma diferença significativa na prevalência da Diabetes entre os homens e as mulheres: em 2010, situava-se nos 14,7% nos homens e nos 10,2% nas mulheres, uma diferença percentual de 4,5 pontos.

O estudo confirma ainda a existência de uma relação inversa entre o nível de educação e a prevalência da Diabetes na população portuguesa, rondando os 30% entre a população analfabeta e os 6,5% entre os que concluíram o Ensino Superior.

A mortalidade por diabetes também tem vindo a aumentar. Na última década, os óbitos por esta doença em Portugal aumentaram 1,5%, passando de 3.133 em 2000 para 4.744 em 2010.

Segundo os dados divulgados pelo Observatório Nacional da Diabetes, também a prevalência da Diabetes Gestacional tem vindo a crescer, tendo sido de 4,4% da população parturiente que utilizou o Serviço Nacional de Saúde durante o ano de 2010, correspondendo a 3.576 casos.

"Há um acréscimo significativo em apenas dois anos, tendo em conta que em 2008 este valor se situava nos 3,3% (nesse ano, os casos totais foram 2.837)", conclui o estudo.

Entre as boas notícias estão uma redução dos internamentos para os níveis mais baixos da última década e uma diminuição das amputações.

O consumo de medicamentos para a diabetes também tem aumentado, assim como os custos com a doença.

Em 2010, a Diabetes representou um custo directo estimado entre 1.150 e 1.350 milhões de euros (um acréscimo de 100 milhões de euros face a 2009).

Por outro lado, considerando o custo médio das pessoas com Diabetes, de acordo com os valores apresentados pela Federação Internacional da Diabetes em 2010, a doença representou um custo de 1.850 milhões de euros, o que corresponde a 1% do PIB português e 11% da despesa em Saúde em 2010.


* Em Portugal
- Só dois por cento das crianças bebem água todos os dias
- 90% das crianças comem fast-food no mínimo quatro vezes por semana
Como não haver crianças diabéticas, que pais são estes?

.

.
Deborah Rhodes

Uma ferramenta que detecta 3 vezes mais tumores da mama, e porque é que não está disponível para si.




.

ALMORRÓIDA POUPADINHA


Como evitar o endividamento 
                                   em tempo de crise

por Margarida Vaqueiro Lopes


Ter um mapa de despesas é uma das regras básicas para não perder o controlo das contas.

Em tempos de crise, conseguir evitar o sobreendividamento tem sido o desafio de muitas famílias que nunca tinham pensado passar por situações de dificuldade financeira. O aumento dos impostos e dos preços dos bens essenciais está a encolher progressivamente os rendimentos das famílias. No entanto, o importante é não entrar em pânico e estar muito atento a algumas dicas e esclarecimentos

1. Qual a diferença entre uma pessoa endividada e um sobreendividado?
Antes de mais é preciso esclarecer uma dúvida comum: endividadas são todas as pessoas que têm dívidas mas que conseguem cumprir os pagamentos. Já os sobreendividados são todos aqueles que já não conseguem fazer face às dívidas contraídas e, por isso mesmo, se encontram numa situação de incumprimento.

2. Organize o seu orçamento familiar
Antes de mais, faça uma mapa de receitas e despesas para compreender para onde está a ir o seu dinheiro e identificar gastos supérfluos. Anote diariamente as suas despesas no mapa e verifique quanto é que cada uma pesa no orçamento. O ideal seria poupar, pelo menos, 10% do que ganha. Caso ainda não consiga, estabeleça esse objectivo e assuma-o como uma fatia do seu orçamento familiar.

3. Créditos não devem ultrapassar os 40% das contas mensais
Sem deixar de ter em conta que cada família é um caso, idealmente o aglomerado de todos os créditos contraídos pela família não deveria ultrapassar 40% do seu orçamento. Se prevê que esse valor possa aumentar tenha atenção porque está na zona vermelha e os alarmes vão começar a soar. Para evitar que isso aconteça, comece por eliminar as dívidas com as taxas de juro mais elevadas.

4. Cuidados a ter com os cartões de crédito
Antes de mais, atente à modalidade de pagamento do cartão. Pode pagar o total da dívida a 100% ou apenas uma parcela. Os consumidores que escolham a primeira opção beneficiam da isenção de juros, enquanto na segunda hipótese terão de pagar juros sobre o valor que não liquidaram.


IN "DIÁRIO ECONÓMICO"
15/02/12

NR: Fique atento a estes conselhos que a Sra. D. Margarida Vaqueiro Lopes coligiu para si.


.



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Grandes competições de futebol 
quase paralisam mercados

Estudo do BCE mostra forte queda na actividade, sobretudo em jogos das próprias selecções.

Quando os árbitros dos jogos entre o Chile e as selecções de Suíça, Espanha e Brasil, apitaram para o início das partidas, a actividade na bolsa de valores do país praticamente parou. O número de negócios e de volume transaccionado por minuto caiu acentuadamente, um fenómeno que só encontra paralelo nas bolsas de Argentina e Brasil, ou não fossem os sul-americanos apaixonados por "bola".

As conclusões são de um estudo do BCE, que analisou o impacto de jogos do Mundial de futebol da África do Sul, de 15 selecções - muitos disputados durante os horários de negociação - na actividade das bolsas dos respectivos países, incluindo Portugal.

As conclusões gerais são que os mercados accionistas "estavam a seguir os desenvolvimentos no relvado e não tanto nas plataformas de negociação", referem os autores do documento. Esta desatenção aos mercados afectou não só as transacções como o processo de formação de preços, sobretudo, e em ambos os casos, quando jogava a selecção ‘da casa'. "Comparando com situações normais de mercado, o número médio de negócios caiu 54% se a equipa nacional estava a jogar, enquanto o volume recuou 55%", refere o estudo, acrescentando que, "um golo provocou uma descida adicional de 5% nas transacções".


* A Tribo do Futebol, escreveu há muitos anos Desmond Morris, procure-o num alfarrabista e leia-o.


.


SÃO PAULO BALLET 
BRAZIL
MASKS OF TIME




.



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Arrendamento
BE cria simulador que indica
 novos valores

O Bloco de Esquerda disponibilizou um simulador na Internet para o cálculo do valor das rendas que cada inquilino pagará segundo as novas regras de arrendamento. Segundo informativo do partido, a aplicativo pode ser usada no endereço http://www.esquerda.net/rendas/ e 'permite simular o impacto de todas as diversas possibilidades previstas na proposta de lei', A aplicativo mostra o novo valor a pagar no caso de um contrato fora do mercado livre de arrendamento e a possível indemnização a que o inquilino terá direito.


* Uma boa ferramenta


.

LEONÍDIO PAULO FERREIRA

LEONÍDIO PAULO FERREIRA

 

Deitam gás para o lixo e ainda lucram milhões


Sabe aquela chama eterna que se vê no topo dos poços de petróleo? É um gigantesco atentado ambiental e, ainda por cima, um desperdício de riqueza do planeta. Porque é gás natural bastante para satisfazer um terço do consumo da Europa aquilo que está a ser queimado, enviando por ano 400 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. O alerta surge no Le Monde, numa denúncia implacável da combustão que as petrolíferas batizaram de flaring, que traduzido dá qualquer coisa como "cintilar".
Por ano, são assim queimados em média 150 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, um verdadeiro deitar no lixo de um recurso que a natureza tardou milhões de anos a fabricar. Tudo porque é necessário aliviar a pressão no processo de extração do petróleo e há mais de um século que a solução passa por libertar o gás que vem com o crude.
Que o desleixo prejudique o ambiente e crie problemas pulmonares nas populações vizinhas sempre foi visto como um mal menor por uma indústria sedenta de resultados e pelos Estados ávidos de rechear os cofres públicos com o maná petrolífero.
Mas algo está a mudar. Uma parceria entre o Banco Mundial, as petrolíferas e uma vintena de países produtores conseguiu que se baixasse o desperdício de gás via flaring para 136 mil milhões em 2010 (os números de 2011 ainda não são conhecidos).
E parece haver boa vontade por parte dos governantes envolvidos. A Rússia de Medvedev e Putin, campeã nesta queima absurda (logo seguida por Nigéria, Irão e Iraque), comprometeu-se a reduzir a 5% o flaring já este ano, com multas pesadas para as petrolíferas que insistam na velha prática.
Só boas intenções, porém, não bastam, até porque as emissões de CO2 em causa são o equivalente às de países como o Brasil, a Indonésia ou a França e umas sete vezes as de Portugal. A questão dos elevados custos nem sequer devia ser levantada. Trata-se de moralizar a exploração económica de um recurso natural não renovável e salvar o planeta.
Não existe incentivo económico ao fim do flaring. É caro capturar esse gás e depois construir uma central elétrica próxima ou enviá-lo liquefeito para o consumidor. Mas dinheiro não falta às petrolíferas. O Los Angeles Times revelou agora que Exxon-Mobil, Shell, BP, ConocoPhillips e BP obtiveram no último trimestre de 2011 lucros de 137 mil milhões de dólares. Trata-se de um recorde para as cinco gigantes, isto apesar de terem extraído apenas 15,6 milhões de barris/dia contra 16,2 nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010. Percebe-se para onde vai o dinheiro de quem, na Europa sobretudo, está a pagar a gasolina e o gasóleo como luxos. 


IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
13/02/12


.m






O capitão do cruzeiro Costa Concordia 
 Francesco Schettino 
começou ontem o seu novo trabalho 
como motorista de autocarro








.



HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ajuda externa
'Troika' começa hoje a avaliar
 Portugal pela 3.ª vez

A missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu inicia hoje a terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.

Os técnicos liderados por Poul Thomsen (FMI), Jürgen Kröger (CE) e Rasmus Rüffer (BCE) deverão permanecer em território nacional, a avaliar as metas do programa português, durante cerca de duas semanas, para decidir se recomendam ou não o desembolso da quarta tranche do empréstimo a Portugal.

Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado.

A 'troika' irá analisar de perto as reformas estruturais, a reestruturação do Setor Empresarial do Estado, as dívidas por pagar há mais de 90 dias e o panorama macroeconómico, entre muitos outros aspetos.


* De olhos troikados andamos nós.


.



1-A Ciência do SexAppeal



Este programa explora os processos subconscientes mais profundos envolvidos na atração entre os sexos, e como eles afloram externamente com todos os seus detalhes e especificidades. A atração sexual é uma mera questão de gosto ou uma equação biológica que espera ser resolvida? Ciência do Sex Appeal revela todas as nuances da atração humana com o objetivo de determinar sua condição genética, hormonal ou neurológica. Esta atração se baseia na visão, no odor, ou em pequenos e sutis sinais, como a voz e o movimento? Depois do programa, você nunca mais verá um estranho, o ser amado ou a si mesmo da mesma forma.

Os cientistas sempre pensaram que as preferências dos casais eram completamente arbitrárias. Mas estudos recentes sugerem que certos fatores inconscientes, como o som e o odor, podem fazer com que as pessoas se sintam atraídas por outras. Os especialistas desde programa querem verificar se a secreção natural emitida por uma mulher para atrair um homem realmente afeta o nível de atração desde em relação a ela. Para isso, eles pedem a um grupo de homens que classifiquem o nível de atração de várias mulheres que aparecem em algumas fotografias. Durante o experimento, sem saber, os homens são expostos ao odor artificial da secreção de uma mulher -- e então, todas as mulheres das fotos tornam-se atraentes para eles.

Nos bares e clubes noturnos de todo o mundo, uma guerra bioquímica invisível está em andamento. Os homens segregam a androstenona, que repele as mulheres que não estão ovulando. As que estão secretam um odor específico, tornando-se mais sexies para os homens. Poderia esta secreção natural da mulher se converter em uma arma arma secreta do arsenal da atração? Não perca esta série para descobrir..
.



HOJE NO
"RECORD"
Istambul entregou candidatura aos 
Jogos Olímpicos'2020
cidade turca concorre pela quinta vez

A candidatura de Istambul à organização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, entregue esta quarta-feira na sede do Comité Olímpico Internacional, juntou-se às já formalizadas de Tóquio, de Doha, de Madrid e de Baku.

A cidade turca vai concorrer pela quinta vez a sede do evento depois de tentativas sem sucesso para 2000, 2004, 2008 e 2012.

O responsável pela candidatura de Istambul, Hasan Arat, anunciou tratar-se de "um novo conceito, uma nova Turquia".

Na terça-feira, o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, declarou que o governo transalpino estava indisponível para apoiar o projeto olímpico romano em virtude da grave crise económica.



* Terão dinheiro para pagar a escolha????


.

OS 50 MELHORES DE 2011
(PARA A ROLLING STONE)


39 – KURT VILE
SMOKE RING FOR MY HALO
BABY'S ARMS




LISTAGEM DE FAIXAS

"Baby's Arms" - 3:56
"Jesus Fever" - 3:46
"Puppet To The Man" - 3:52
"On Tour" - 5:26
"Society Is My Friend" - 5:39
"Runner Ups" - 4:00
"In My Time" - 3:47
"Peeping Tomboy" - 4:24
"Smoke Ring For My Halo" - 4:45
"Ghost Town" - 6:23

EDIÇÃO DE LUXO

CD1 : Smoke Ring for My Halo
CD2 : So Outta Reach EP

"The Creature"
"It’s Alright"
"Life’s A Beach"
"Laughing Stock"
"Downbound Train" (Bruce Springsteen cover)
"(so outta reach)"


.



HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Taxa de poupança das famílias 
volta a cair em Janeiro

A taxa de poupança das famílias desceu em Janeiro, fixando-se em 93,1, face a 97,1 em Dezembro, e "apontando para uma tendência descendente da poupança em percentagem do PIB", revela o Indicador de Poupança APFIPP/Universidade Católica.

Segundo os autores do Indicador de Poupança APFIPP/Universidade Católica, divulgado esta quarta-feira, este encontra-se "ligeiramente abaixo da sua média histórica".

De acordo com APFIPP/Universidade Católica, "em Portugal, as expectativas de desemprego registadas no inquérito às famílias da Comissão Europeia e corrigidas da sazonalidade desceram ligeiramente em Janeiro, apesar de se manterem em níveis muito elevados", facto que "pode reduzir a necessidade de poupança das famílias por motivo de precaução".


* Poupar como?


.


3 – AS CORES DO MUNDO










cc



HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Segurança Social destina 50 milhões 
a "cantinas sociais"

Programa de emergência alimentar vai apoiar 950 cantinas que dão comida aos mais pobres.

O Ministério da Solidariedade Social vai alargar as verbas públicas para apoiar instituições que fornecem refeições aos mais desfavorecidos.

Os 2,7 milhões de euros actualmente entregues a instituições que prestam este tipo de assistência associal vão crescer para os 50 milhões de euros ainda este ano, garantiu Pedro Mota Soares, Ministro da Segurança Social, esta manhã no Parlamento.

Segundo explicou o governante, o reforço da dotação não serve para “criar novos equipamentos, mas para maximizar o que já existem hoje nas instituições sociais”.

Com este intuito, serão celebrados contratos anuais que permitirão alargar a rede nacional de 62 cantinas sociais para 950 respostas contratualizadas, garantindo uma cobertura, apoiada pelo Estado, em todos os concelhos.


* Ver para crer...


.
.

27 - FOTOS EM MOVIMENTO






A fotógrafa novaiorquina Jamie Beck mudou totalmente o conceito de GIFs animados ao criar uma respeitada forma de arte, apresentando fotos extremamente impressionantes.
Para quem não sabe, os GIFs animados são famosos na internet. Entretanto, a grande maioria tem caráter humorístico e não guarda grandes preocupações com a qualidade das imagens. O que Jamie faz é exatamente o contrário. As imagens possuem incrível realismo e chama atenção pelos detalhes.
Batizadas como “cinemagraphs”, ela busca não esgotar as possibilidades de uma imagem. Esta realmente parece ser a chave para criar uma arte respeitável.
 
.

HOJE NO
"DESTAK"

Irão
MNE chama embaixador português
 para discutir sanções europeias

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano chamou hoje seis embaixadores da União Europeia (UE), incluindo o português, para discutir as sanções europeias contra Teerão, noticiou a imprensa do país.

Os embaixadores de Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda e Grécia foram "convidados" a encontrar-se com Hassan Tajik, diretor do departamento de Assuntos Europeus do ministério, disse a agência noticiosa estatal iraniana Irna.

Segundo a agência, os diplomatas francês, italiano e espanhol já se encontraram com Tajik.


* Não somos obrigados a gostar do regime iraniano nem por decreto, fundamentalmente pelo fanatismo religioso e por absoluto desrespeito pelas liberdades e garantias de qualquer cidadão do mundo.
Mas a ameaça nuclear iraniana é mais uma fantochada cinéfila americana, que tem sempre de inventar bodes expiatórios para rentabilizar o grande negócio  do armamento e outros satélites.
Se já houve holocausto nuclear o crime foi americano, em Hiroshima e Nagasaki.


.


9- A CASA ORGÂNICA  Construção






O projeto Casa Orgânica é mais que construir com materiais fabricados segundo conceitos ecológicos, ou reciclados, como pneus inservíveis e garrafas usadas. A Casa Orgânica pode ser comparada a um ser vivo.
A casa é orgânica pois ela realmente respira. Possui massa que garante isolamento térmico e acústico, exigindo pouca energia para aquecer ou resfriar seus ambientes; produz sua própria energia através do vento, do sol, e de biogás; recicla a água até duas vezes, reduzindo em até 60% o consumo de uma casa convencional; produz oxigênio através das estufas internas das plantas usadas para filtragem de água reciclada; trata seu esgoto convertendo a maior parte dos dejetos em biogás e adubo, e liberando na natureza o excedente tratado.
Este é o primeiro projeto semelhante em implementação no Brasil e através desta experiência a tecnologia será disponibilizada gratuitamente para comunidades, prefeituras, entidades e empresas que queiram adotar estes métodos de construção consciente.

NR: Estes vídeos de 2008 revelam a construção da "Casa Orgânica", primeira experiência no Brasil. Achamos a ideia genial na sua concepção com materiais que noutra situação seriam lixo. Fica-nos a dúvida da viabilidade de construção em série, em aglomerados com uma grande densidade de população.


.



HOJE NO
"i"

“90% das mortes por cancro 
do colo útero podiam ser evitadas”
Coordenadora de Registo Oncológico diz ao i que dados da população podem ajudar a planear melhor

Reforçar o rastreio do cancro do colo do útero devia ser uma prioridade, defende a coordenadora do Registo Oncológico Regional de Sul, que hoje apresenta os dados mais actualizados sobre a incidência, sobrevivência e mortalidade de cancro, com base em novos casos em 2006 e a evolução de doentes até ao fim de 2010.

“No colo do útero, 90% das mortes eram evitáveis se fizéssemos rastreio, em mais nenhum tumor isso acontece. Temos de desenvolver uma rede de forma a que todas as mulheres sejam chamadas pelos serviços e as que têm uma lesão são logo encaminhadas”, diz ao i Ana Miranda. Embora este cancro possa ser despistado em fase pré-maligna, em 2006 surgiram 330 casos e houve 89 mortes.

Os dados, que serão apresentados nas jornadas do ROR-Sul, abrangem Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Madeira. Foram detectados, em 2006, 19 404 casos, 10 741 em homens e 8663 em mulheres. Nos homens, os mais frequentes são o da próstata, com 2455 novos casos, o do cólon (1175) e os da traqueia, brônquios e pulmões (1137). Nas mulheres, o da mama, com 2520 casos, cólon (912) e útero (432).

Ana Miranda sublinha que a incidência e o estadio da doença em que é feito o diagnóstico, dados compilados nos ROR Sul, Centro e Norte, são muito mais importantes para o planeamento que a taxa bruta de mortalidade. Mas a articulação ainda falha, diz. Desde o início do ROR-Sul nunca foram contactados para participar no planeamento ou fornecer dados que permitissem estudar, por exemplo, a localização de centros de radioterapia ou fazer monitorizações do impacto de rastreios.

Em termos de sobrevivência, e comparando com 2000/2001, os novos dados mostram melhoria na sobrevida ao cancro da próstata: hoje 93% dos doentes sobrevivem ao primeiro ano após o diagnóstico e 82% ao terceiro.

No cancro da mama, por exemplo, mantém-se a sobrevivência de 94% das doentes ao primeiro ano e de 84% ao terceiro ano.


* Senhoras, o rastreio depende de vós, porque esperam?


.m
.


ARTE NO JARDIM








.



HOJE NO
"A BOLA"

Domingos desmente encontro 
com FC Porto

Domingos Paciência já reagiu às notícias segundo as quais teria tido um encontro com o FC Porto e que essa teria sido a razão para ter saído do Sporting.

«No processo de rescisão com o Sporting Clube de Portugal fui surpreendido com uma informação absolutamente disparatada e lesiva do meu bom nome.É claro que não tive qualquer encontro com dirigentes do FC Porto ou de qualquer outro clube, porque estive sempre de corpo e alma no projecto Sporting até ao dia em que me surpreenderam com a interrupção desse projecto. Não é por minha vontade que deixo o clube, nem isso estava nos meus horizontes», esclareceu o ex-técnico dos leões em comunicado.

Domingos diz que tais informações são «absurdas» e diz que sempre colocou o valor da dignidade acima de tudo: «É com dignidade que sei estar no desporto e os responsáveis dos clubes que representei até hoje são as melhores testemunhas para atestar o que digo».

Leia o comunicado na íntegra:

«No processo de rescisão com o Sporting Clube de Portugal fui surpreendido com uma informação absolutamente disparatada e lesiva do meu bom nome. A informação foi avançada pela agência Lusa e dá conta de que eu teria tido um encontro com dirigentes do FC Porto, com vista ao meu futuro profissional, alegadamente com base numa “fonte próxima da estrutura leonina”.

Nem precisaria de negar tão absurda informação, porque, felizmente, ao longo da minha carreira profissional, quer como jogador, quer como treinador de futebol, sempre coloquei à frente de tudo um valor: a dignidade. É com dignidade que sei estar no desporto e os responsáveis dos clubes que representei até hoje são as melhores testemunhas para atestar o que digo. É claro que não tive qualquer encontro com dirigentes do FC Porto ou de qualquer outro clube, porque estive sempre de corpo e alma no projecto Sporting até ao dia em que me surpreenderam com a interrupção desse projecto. Não é por minha vontade que deixo o clube, nem isso estava nos meus horizontes.

Atendendo a que o momento do Sporting requer serenidade, não me alongarei em considerações. No entanto, há algo que sou obrigado a fazer: acionar judicialmente a agência Lusa pela informação falsa avançada e veiculada também por outros órgãos de Comunicação Social, com origem na notícia dessa mesma agência, o que também lamento. Será em tribunal que os responsáveis por esta notícia disparatada terão de responder, mesmo com uma “fonte próxima da estrutura leonina” a servir de base. E se essa fonte verdadeiramente existiu, foi obra cobarde de quem se refugia no anonimato e não hesita em manchar a honra de um profissional com calúnias infundadas. E os cobardes morrem sós».


* Os cobardes morrem sós e mal acompanhados. Acreditamos no Domingos.

.


10- ESTASTICA




  p


QUEREMOS 
SER CLIENTES













.



ONTEM NO
"PÚBLICO"

70% das universitárias esquece-se 
de tomar a pílula

Inquérito sobre saúde sexual é apresentado no Dia dos Namorados. O PÚBLICO conheceu o caso de Diogo e Vânia.

Diogo e Vânia namoram há dois anos e meio. Quando a expressão "métodos contraceptivos" ecoa nas suas cabeças, à semelhança da maioria dos estudantes universitários, só se traduz praticamente em dois sinónimos: preservativo e pílula. Para estes jovens, o primeiro encabeça as preferências, com 49% a dizer que utiliza preservativos. Já a pílula é a opção de 38% das inquiridas, sendo que em 70% dos casos reconhecem alguns esquecimentos que podem colocar em causa a eficácia. No entanto, ainda se registam assimetrias, com os jovens a sul a dominarem mais métodos contraceptivos. Em termos de utilização não há diferenças significativas.

Os dados fazem parte do Inquérito Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva - Jovens Universitários que será hoje apresentado, para assinalar o Dia dos Namorados e o Dia Europeu da Saúde Sexual. O estudo - uma parceria da Associação para o Planeamento da Família, Sociedade Portuguesa de Contracepção, Direcção-Geral da Saúde e da farmacêutica MSD - foi conduzido no final de 2011 e contou com uma amostra de 2741 jovens que preencheram sozinhos um questionário disponibilizado nas cantinas de 15 universidades de todo o país no âmbito da campanha Jogo de Cintura para uma Contracepção Segura.

Os resultados mostram que apesar de existirem muitos outros métodos como o anel vaginal, o DIU ou os adesivos, o mais comum é mesmo a pílula e o preservativo, sendo que apenas 21,1% das raparigas inquiridas utiliza dois métodos simultaneamente. Um número que se reduz para 4,3% no caso dos rapazes. De referir que 18% dos inquiridos não respondeu qual a forma de contracepção que utiliza e cerca de 5% especificou que não utiliza qualquer método contraceptivo.

No final do ano passado foram divulgados dados que indicam que todos os dias há 12 adolescentes a darem à luz em Portugal e que mais de 10% das interrupções voluntárias da gravidez ocorrem em adolescentes até aos 19 anos

Diogo tem 20 anos e estuda História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Vânia está na mesma faculdade em Ciência Política e Relações Internacionais e tem 19 anos. Este casal de namorados acredita no provérbio mais vale prevenir que remediar: "Iniciámos a nossa vida sexual ao fim de um ano de namoro, de forma romântica, e apesar de eu ter sido o primeiro parceiro dela e ela a minha primeira parceira continuamos a usar sempre pílula e preservativo", contou Diogo ao PÚBLICO. Mas este estudante reconhece que é uma "raridade". "Nós temos acesso à informação, mas vejo pelos amigos que a tendência é achar-se que só acontece aos outros. Mas nós não temos mesmo condições para ter um filho e preferimos assim. Já bastou uma vez um susto com um preservativo que rebentou", acrescentou. E Vânia nunca se esquece da pílula.

Duarte Vilar, director executivo da Associação para o Planeamento da Família, salienta que "os resultados vêm em linha com o que já sabia", isto é, que em geral os universitários conhecem os métodos mais comuns, mas que algumas dúvidas denotam que "é necessário investir numa educação sexual mais continuada, regular, estruturada e consistente". Na parte do estudo de questões de verdadeiro/falso, Duarte Vilar salientou que a esmagadora maioria acertou, mas que há três casos preocupantes: quase 50% dos inquiridos acredita que a clamídia é uma infecção urinária e não uma doença sexualmente transmissível; mais de 55% não sabe utilizar correctamente o preservativo feminino e mais de 75% não identifica o implante como um dos métodos de maior eficácia.

Há também ainda 4,3% dos estudantes a considerar como "verdadeiro" o pressuposto de "só homossexuais, prostitutas e toxicodependentes podem ser infectados pelo HIV/sida" e mais de 35% a dizer que se deve fazer uma pausa anual na pílula. Há ainda 46% que desconhece que o primeiro dia do ciclo da mulher corresponde ao primeiro dia da menstruação e vários inquiridos com dúvidas sobre o período fértil. Neste campo Diogo vacila. "Acho que é entre o dia 15 e 20, mas guio-me mais pelo humor dela", brinca. Quanto a planos para o dia dos namorados, será mais por casa "por causa da crise". Mas em segurança.


* Universitários brilhantes...meninas afoitas.

.