23/03/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
X-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- A HOMOSSEXUALIDADE
FAZ PARTE DA HISTÓRIA

1.1- MOÇAMBIQUE - REALIDADES



* Depois de uma perspectiva histórica e global do sexo, passaremos a editar factos circunscritos a períodos mais datados, civilizações regionais ou intervenções locais.



FONTE:   Miramar
Publicado a 16/04/2015

.

.

Bumba na Fofinha

Pessoas a Comentar Online


Bumba na Fofinha
.
.
6- ESPECIALISTA


ANLLELA SAGRA

.
.
1-SISTEMA NERVOSO
1.9.1-NERVOS CRANIANOS



* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Disfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.
5- ESPECIALISTA


BAKHAR NABIEVA

.
.


Vírus de computador são vivos?




FONTE: Nerdologia

.
.
4- ESPECIALISTA


JAQUELINE  MARQUES

.

MAFALDA ANJOS

.







Jerónimo, 
o democrata relutante

O que será preciso mais para o PCP reconhecer que a Coreia do Norte é uma ditadura belicista e autoritária? Homicídios públicos? Calma, também há: o meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong-un, crítico do regime, foi mandado assassinar na Malásia

Vamos ao bê-a-bá da ciência política. Pelo menos, desde a Grécia Antiga, século 5 a.C. que o conceito de democracia está definido: trata-se de um regime em que a soberania vem do povo e é exercida por ele. Aprende-se na escola que da contração das palavras demos (povo) + kratos (poder) se chega ao conceito básico de um regime em que o poder é exercido através do sufrágio. O conceito evoluiu ao longo dos tempos, com os séculos XIX e XX a acrescentarem a dimensão universal ao voto: todos os homens e mulheres têm o direito de participar nesta escolha. A ideia de democracia passou a incluir conceitos que lhe são hoje essenciais, e que a Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas ajudou a resumir: respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, liberdade de expressão, acesso ao poder de acordo com o Estado de Direito, realização de eleições livres e periódicas por sufrágio universal e voto secreto, um sistema pluralista de partidos e organizações políticas, separação de poderes, independência da Justiça, transparência e responsabilidade da Administração Pública, meios de comunicação social livres, independentes e pluralistas. Conceitos que são universalmente aceites e definidos à luz nas Nações Unidas, da União Europeia e, já agora, da Constituição Portuguesa.

Vem este relambório a propósito da declaração de Jerónimo de Sousa sobre a Coreia do Norte, que espelha a posição inconcebível do Partido Comunista Português em relação a valores fundamentais. Perante a pergunta sobre se a Coreia do Norte é ou não uma democracia, Jerónimo de Sousa respondeu ao site Polígrafo que “é uma opinião”. “O que é a democracia? Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia”, continuou, em puro delirium tremens, o líder comunista, recusando-se a classificar o regime comunista de Pyongyang como aquilo que é verdadeiramente: uma ditadura, e das mais opressivas do planeta.

Não é caso único no PCP: ainda em 2003, o então líder parlamentar Bernardino Soares também conseguiu dizer que tinha “dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia”. Em 2017, uma delegação da Coreia do Norte subiu ao palco na Festa do Avante, onde foi saudada, e o jornal do partido escrevia que “é necessário romper a densíssima cortina de fumo que caiu sobre a verdade histórica e combater a campanha maniqueísta que sistematicamente diaboliza e caricatura a República Popular Democrática da Coreia”. Mais recentemente, em junho do ano passado, António Filipe, vice-presidente da bancada do PCP, fugiu numa entrevista a sucessivas questões sobre se Kim Jong-un era um ditador, dizendo que “há muitos critérios para aferir aquilo que são a validade das respostas e o carácter mais ou menos positivo da ação política de cada um que não se compadece com situações de preto e branco ou de rótulos”. Violinos, portanto.

Para assentar ideias, talvez seja bom recordar aos dirigentes comunistas os relatórios das Nações Unidas que atestam as listas infindáveis de crimes contra a Humanidade naquele país: campos de prisioneiros, sequestros, assassínios, prisões arbitrárias, discriminação, violações da liberdade de expressão e de movimento, escravidão, tortura, doutrinação. E depois há os detalhes de quase tragicomédia, como o dia em que é proibido sorrir (8 de julho, que marca a morte de Kim Il-sung) ou as eleições com resultados de 100% dos votos e sem abstenção (em que o povo tem de escolher sim ou não à lista única, sendo um não uma perigosa traição). O que será preciso mais para o PCP reconhecer que a Coreia do Norte é uma ditadura belicista e autoritária? Homicídios públicos? Calma, também há: o meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong-un, crítico do regime, foi mandado assassinar na Malásia.

A cegueira ideológica de um partido toldado por dogmas anacrónicos e que ficou sem referências históricas não se fica pela Coreia do Norte, claro está. A posição do PCP sobre a Venezuela e a Síria é sintomática de uma total ausência de noção sobre o que são os valores democráticos fundamentais, em 2019 como há várias décadas: apoia publica e ostensivamente o Governo de Nicolás Maduro e condenou recentemente o Governo pelo reconhecimento de Guaidó, da mesma forma que em 2017 votou contra os votos de condenação aos bombardeamentos das populações no enclave de Ghouta e aos ataques com armas químicas levados a cabo na Síria pelo regime de Bashar al-Assad. De repente, faz lembrar uma das muitas frases atribuídas a Karl Marx: “Os olhos que só veem a mentira quando percebem a verdade cegam.” Ou, como se diria por cá, o pior cego é aquele que não quer ver...

IN "VISÃO"
22/03/19

.
.


1859.UNIÃO



EUROPEIA




.
3- ESPECIALISTA


ALEJANDRA PALESTINI

.
.
 O escudo da fé 




FONTE:  Razão ConsCiência



XXXVII-VIDA SELVAGEM
3- A Toca da Onça Pintada



FONTE:   Visão do Mundo - Documentários

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
2- ESPECIALISTA


SANDRA BARRIOS

.
.

VIDEOS DE SEMPRE

Maria João e Mário Laginha

Flor


.
.
1- ESPECIALISTA


STEPHANIE MARIE

.

 1 - Codex Alimentarius


Um assunto bem actual, lembre-se do colonialismo 
agrícola franco/alemão sobre os países europeus periféricos


* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
'Arco-íris líquido'
O remoto rio da Colômbia descrito 
como a 8ª maravilha do mundo



FONTE:  BBC News Brasil

.
.

04-RUMO ÀS
ELEIÇÕES EUROPEIAS

DIA4-A boa experiência de PEDRO LIMA
no programa ERASMUS



* A Euronews arrancou segunda-feira 18/03/19 numa viagem de dois meses para perceber o espírito dos cidadãos da Europa antes das eleições de maio.

Começando em Lisboa, os nossos jornalistas vão viajar por Espanha, França, Itália, Grécia, Bulgária. Roménia, Hungria, Áustria, República Checa, Polónia, Alemanha e Holanda, antes de terminarem em Bruxelas nas vésperas da votação.
Em cada etapa da viagem, dois jornalistas da Euronews vão viajar juntos e ouvir as pessoas que vivem longe das grandes cidades.

Em Portugal, as jornalistas Anelise Borges e Filipa Soares olham para a recuperação económica do país e conferem se os desenvolvimentos positivos já estão a ser sentidos pelos cidadãos.

Como pensionistas europeus e atentos iremos divulgar a viagem que pressupomos com muito interesse.


FONTE:  euronews

.

EQUADOR
 A angústia dos povos indígenas por água




FONTE:  afpbr

.
.
NA COZINHA/44
  1-BENEFÍCIO NÃO É REMÉDIO
APROVEITEMOS NA COZINHA






.
.

1921
Senso d'hoje
RAQUEL GODINHO
EDITORA DE MERCADOS
JORNAL DE NEGÓCIOS
“Alterações dos 'spreads' no crédito"




 FONTE: JORNAL DE NEGÓCIOS

.
.

A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA


.
.


76-CINEMA
FORA "D'ORAS"
V-LOVING VINCENT


SINOPSE
1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. 

 FONTE: Professor Linnell
 .
NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível ou outros temas que julguem interessantes agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.