05/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


68-SUBTILEZAS

Quando olhar só para o próprio
umbigo atrapalha todo mundo



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
EMANCIPACIÓN/3
Companhia de Dança
Afrocolombiana Contemporânea




FONTE:  Nemecio Berrio Guerrero


.

.
HOJE NO
"A BOLA"
Nadal falha Masters de Londres

Rafael Nadal anunciou, esta segunda-feira, nas redes sociais, que irá falhar as ATP World Tour Finals de Londres, com início marcado para o próximo domingo.

O espanhol, que desistira do Masters 1000 de Paris, devido a uma lesão abdominal, fez saber que vai ser submetido a intervenção cirúrgica ao tornozelo direito.

O norte-americano John Isner, 10.º ATP, ocupará a vaga de Nadal em Londres.

* Admiramos muito Nadal, desejamos-lhe uma boa recuperação.


.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/204

LOGARITMOS E POTÊNCIAS  
Qual a Relação?/1




FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS
Mais acidentes e mais mortos nas
.estradas portuguesas este ano

Os acidente rodoviários aumentaram nos primeiros dez meses do ano e provocaram a morte a 422 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O documento, que abrange o período entre janeiro e 31 de outubro, regista 109.030 acidentes, mais dois mil que no período homólogo do ano passado (106.986), 422 vítimas mortais (mais duas), 1.739 feridos graves (menos 95) e 33.742 feridos leves (menos 746).
.

O distrito com mais acidentes foi o de Lisboa (21.744), seguido do Porto (19.603), Braga (9.255), Faro (9.150), Aveiro (8.903) e Setúbal (8.849).

Já o distrito onde se registaram mais vítimas mortais foi o de Setúbal (61), seguido do Porto (46), Lisboa (42) e Leiria (36).

Segundo o relatório da ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR, Lisboa foi o distrito onde se registou maior número de feridos graves (218), seguido de Santarém (178), Faro (164), Porto (158) e Setúbal (141).

Os números da ANSR indicam ainda que na última semana de outubro os acidentes provocaram a morte a 16 pessoas nas estradas portuguesas e fizeram 55 feridos graves.

Os dados da ANSR dizem respeito às vítimas cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.

* "Condutores Sanguinários", título adequado para um documentário sobre a guerra nas estradas portuguesas.

.
.
XXVII- MEGA MÁQUINAS

3-Os Segredos
do STEALTH



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Channel.
No entanto estabelecemos a dúvida, esta "máquina" é uma demonstração de força ou uma cobertura para o medo?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.. .
.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Mebo Games
com novos lançamentos a pensar no Natal

Editora portuguesa quer dinamizar o mercado dos jogos de tabuleiro

A Mebo Games tem novos lançamentos na calha já a pensar no Natal. ‘Pega Bicho’, ‘Down Force’, ‘Vende-se’ e ‘Era uma vez’ são as mais recentes propostas da editora portuguesa de jogos de tabuleiro.
.

Já o ‘Arraial’, o jogo que a editora de Gil d’Orey lançou em setembro, tem já garantidas versões em inglês, coreano, japonês e mandarim.

Inspirado nas festas populares portuguesas, o ‘Arraial’ foi totalmente criado e desenvolvido pela Mebo Games, que o apresentou, recentemente, na Spiel 18, a maior feira de jogos que decorreu em Essen, na Alemanha. Gil d’Orey, o fundador da empresa – a única portuguesa presente na Spiel -, diz-se muito satisfeito com os resultados da feira. “Correu muito bem, o ‘Arraial’ foi muito bem aceite e vendemos já uma série de licenças, designadamente para editoras nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Japão”, explicou. Só nesta edição da Spiel foram apresentados mil novos jogos.

Fundada em 2010, a Mebo Games está apostada e, dinamizar o mercados dos jogos de tabuleiro, uma cultura de “que ainda não está suficientemente enraizada” no país. “O mercado português ainda não está muito maduro, mas a mudança é acentuada e rápida. A qualidade dos jogos de tabuleiro mudou muito e os consumidores percebem a vantagem de um produto que promove o convívio, com gente à volta de uma mesa, em vez de se estar a jogar, sozinho, em frente a um ecrã de computador”, defende Gil d’Orey. A empresa tem já outros dos seus jogos com edições internacionais, como é o caso do Viral, lançando o ano passado, do Estoril 1942 ou do Caravela. O objetivo do empresa é “continuar a criar produtos cada vez mais apelativos, vendáveis em Portugal mas que também gerem interesse internacional”. E há vários outros em desenvolvimento.

Quanto aos quatro novos lançamentos, são precisamente versões portuguesas de jogos desenvolvidos por uma editora francesa e cuja licença para Portugal a Mebo Games comprou. O Pega Bicho, em que todos os jogadores – podem ser de dois a seis – tentam, em simultâneo, apanhar um insecto com uma língua pegajosa, destina-se a maiores de seis anos e tem um tempo de jogo de 15 minutos. Custa 14,90 euros.

O Downforce, que promete a emoção de uma corrida automóvel de alto risco, é para dois a seis jogadores, com mais de oito anos, e custa 29,90 euros. Já o Vende-se, um jogo de compra e venda de propriedades, que alterna leilões abertos e fechados, é para três a seis jogadores com mais de oito anos. Custa 14,90 euros. Por fim, ‘Era uma Vez’ é um jogo de estratégia e de aventuras num reino de terras mágicas. Podem jogar até quatro pessoas em simultâneo e custa 24,90 euros. É sugerido para maiores de oito anos.

* Só por apostar em jogos de convívio a Mebo Games tem logo o nosso respeito, excelentes prendas para a fantasia do natal.

.

EDUARDO GRAÇA

.





Tributo a António Sérgio

António Sérgio, e tudo o que representa a sua personalidade e obra - em particular, nas áreas da educação, associativismo e economia social, designadamente sob a forma cooperativa -, é hoje uma dessas figuras um pouco esquecidas.

Acontece por vezes a História confundir a joia com o joio, deixando por isso de fora do seu crivo certos factos e figuras que poderia ter sido interessante reter. António Sérgio, e tudo o que representa a sua personalidade e obra - em particular, nas áreas da educação, associativismo e economia social, designadamente sob a forma cooperativa -, é hoje uma dessas figuras um pouco esquecidas.

Sérgio nasceu em Damão, no dia 3 de setembro de 1883 e morreu em Lisboa no dia 24 de janeiro de 1969. Ao longo da sua vida desenvolveu uma atividade revelante como pensador, defendendo um lugar central e determinante da educação e da cultura na organização da sociedade, o que o colocou num lugar cimeiro na oposição ao salazarismo. Desenvolveu em Portugal, na teoria e na prática, a ideia do cooperativismo como modelo de uma sociedade onde todos estivessem imbuídos do espírito de entreajuda e cooperação, assim como um modelo de escola na qual os alunos aprendessem a pensar e agir em liberdade e com autonomia tendo sido ministro da educação no governo de Álvaro de Castro, em 1923. Foi, igualmente, o verdadeiro mentor da candidatura, em 1958, de Humberto Delgado à presidência da República.

Foi esta figura que a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - assumiu como patrono, em coerência com a assunção das atribuições do INSCOOP, e será neste contexto que está a organizar um Tributo a António Sérgio por altura do cinquentenário da sua morte, contribuindo assim, não só para prestigiar a figura e obra de António Sérgio, como para divulgar o setor da economia social, em particular do cooperativismo, e dar-lhe a devida visibilidade pública.

Assim, a partir do dia 24 de janeiro de 2019 serão realizados um conjunto de eventos dos quais se destacam os seguintes:

- Cerimónia pública de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio (7.ª edição), a realizar na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em 24 de janeiro de 2019 pelas 14h30; antes deste evento inaugurar-se-á, no mesmo local, uma mostra relativa à figura de António Sérgio autor;

- Inauguração, ao final da tarde desse mesmo dia, da exposição "Sérgio 19" na Assembleia da República, cujos materiais de base integram o espólio de António Sérgio, sob gestão da CASES;

- Lançamento e apresentação pública do livro "Código Cooperativo Anotado", obra coletiva, numa edição da Almedina, com apoio da CASES, participada por um conjunto alargado de renomados juristas, sob coordenação das Professoras Deolinda Meira e Elisabete Ramos, a acontecer no dia 31 de janeiro de 2019, na Biblioteca da Assembleia da República, pelas 19 horas.

A CASES mantém desta forma fidelidade à obra e figura pública do seu insigne patrono prestando, ao mesmo tempo, homenagem aos seus discípulos, dirigentes e ativistas dos movimentos da economia social, nas sua diversas formas organizativas, dos quais se destaca o Professor Henrique de Barros, presidente da Assembleia Constituinte.

Numa entrevista, o escritor francês Pascal Quignard disse que nunca sabemos que surpresas nos reservará o passado. Ora, este Tributo a António Sérgio permitir-nos-á - através das suas várias declinações -, descobrir ou reencontrar, com surpresa, pasmo ou familiaridade, as ideias, obras e ações que este pensador português nos reservou e que, talvez, ainda mantenham a sua pertinência.

Pós-Graduação em Economia Social
Estão abertas até 6 de janeiro de 2019, as candidaturas para a 10.ª edição do curso de Pós-Graduação em Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade, organizado pelo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Associação Mutualista Montepio.

O objeto deste curso é a economia social nas suas várias vertentes organizativas e tem como objetivo suscitar uma familiaridade maior com os problemas que os protagonistas das entidades da economia social vivem no seu dia-a-dia, para que possam ser ajudados a pilotá-las.

Mostra de cinema da Casa da Imprensa
A associação mutualista Casa da Imprensa e o cinema Ideal promovem a primeira edição de uma mostra anual de cinema. O mote é a fotografia, com um conjunto de seis filmes sobre fotógrafos (Robert Frank, Gérard Castello-Lopes, Robert Mapplethorpe, Robert Doisneau, Vivian Maier e Sebastião Salgado).

A Mostra de Cinema decorre, entre 1 e 7 de novembro, em Lisboa, no cinema Ideal (rua do Loreto, perto da praça de Luís de Camões), cujo edifício é propriedade da Casa da Imprensa.

Esta entidade da economia social tem tido, ao longo da sua história mais que centenária, uma significativa ligação ao cinema.

* Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES)

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
04/11/18

.
.


1720.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Ex-PGR Joana Marques Vidal
nomeada para funções junto
do Tribunal Constitucional

A ex-procuradora-geral da República (PGR) Joana Marques Vidal foi nomeada pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para exercer funções, em comissão de serviço, no Tribunal Constitucional (TC), indica o boletim do CSMP divulgado esta segunda-feira.
.
A nomeação, em comissão de serviço, de Joana Marques Vidal para exercer funções no TC foi tomada por unanimidade dos membros presentes na reunião plenária do CSMP, realizada a semana passada.

Na mesma reunião, o CSMP - órgão de gestão e disciplina dos magistrados do Ministério Público - nomeou, por unanimidade, em comissão de serviço, o ex-vice PGR Adriano Cunha para exercer funções no Supremo Tribunal Administrativo.

* Esta nomeação premeia a seriedade e a  determinação no combate ao crime, doa a quem doer, pela ex-PGR.

.
.
Os Grandes Egípcios

Cleóptra/4


Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
1. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
1.1-Corrida contra o tempo




FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE NO
"DESTAK"
UE felicita Bolsonaro oito dias
após a sua eleição

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu felicitaram hoje Jair Bolsonaro, uma semana depois da sua eleição como Presidente do Brasil, dizendo-se preparados para fortalecer a "duradoura parceria estratégica" entre a União Europeia e Brasília.
.
"Em nome da União Europeia, gostaríamos de congratulá-lo pela sua eleição como Presidente do Brasil", lê-se nas linhas iniciais da carta de felicitações endereçada a Jair Bolsonaro, que tardou oito dias a ser preparada.

Na missiva, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, recordam que a União Europeia e o Brasil têm uma "duradoura parceria estratégica", que permitiu o desenvolvimento de uma cooperação extensa em temas bilaterais e multilaterais de interesse comum, como "o comércio, a ciência, a tecnologia, a defesa e a segurança, a energia, a proteção ambiental e os direitos humanos".

* Protocolo a quanto obrigas.

.
.

Teresinha Landeiro

Santo António Traiçoeiro


.
.
HOJE NO
"i"
Oficial.
Presidente de Angola visita
Portugal durante três dias

Presidente de Angola vai estar em Portugal entre 22 e 24 de novembro
.
Fonte da casa civil da Presidência angolana confirmou esta segunda-feira a visita do Presidente de Angola a Portugal, entre 22 e 24 de novembro.

Em setembro, Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores de Angola, havia anunciado a visita de João Lourenço a Portugal nos dias 23 e 24 de novembro. Contudo, a visita será de três dias e conta com uma sessão no Parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos.

De acordo com a notícia avançada pela Lusa, no dia 22 de novembro, primeiro dia da visita, João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses.

* Em apenas 3 dias não consegue aprender o que é democracia.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/8
1- Qualidade e Inovação



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.

ANGOLA REAL

Operação resgate do governo vai 
'disciplinar' os pobres nas ruas 




FONTE:  Tvlivre Angola
Publicado a 27/10/2018

.
.

Tijolos feitos de urina humana




FONTE:  TVI24

.
.
MAIS PATA NA POÇA
Facebook aprovou anúncios 
de supremacistas brancos




FONTE:  euronews

.
.
145-NO GINÁSIO
ALONGAMENTO E TRATAMENTO AUTO  
 MASSAGEM ANTI CELULITE 





COM PROFESSORA BEA MENTONE


* Importante é não parar. Aproveite esta aula diferente com uma professora competente.




FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1783
Senso d'hoje
PEDRO CARDOSO
ACTOR BRASILEIRO
RESIDE EM PORTUGAL
"Bolsonaro"
"Ele é perigoso pró mundo"




FONTE: Diário do Centro do Mundo » entrevista à TVI/PORTUGAL


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
CONTRARIANDO A PREGUIÇA

.
.

BOM DIA


.