01/01/2014

.


QUESTÕES


A 2014



16. O preço dos combustíveis vai aumentar?
por Paulo Moutinho

Este ano, os preços dos combustíveis ficaram praticamente inalterados: descidas de 2% na gasolina e no gasóleo. No próximo, tendo em conta as estimativas dos analistas para a evolução dos preços do petróleo, há margem para que os valores de venda ao público baixem. A grande incógnita é o mercado cambial. Uma queda do euro poderá travar a descida dos preços de venda dos combustíveis nos postos de abastecimento em Portugal.
 
Antecipar a evolução dos preços dos combustíveis é sempre uma tarefa complicada. Uma forma de o fazer é ter em conta as perspectivas dos analistas para a cotação da matéria-prima de base, o petróleo. O consenso aponta no sentido da descida, sendo mais expressiva no que respeita ao Brent, que serve de referência para a Europa.

"A nossa perspectiva moderadamente negativa para o petróleo reflecte o simples facto de que o mercado está a evoluir no sentido de um excesso de oferta fruto do aumento da produção dos países que não pertencem à OPEP [especialmente do petróleo de xisto dos EUA] e do Irão", refere o Bank of America Merrill Lynch. "O provável regresso do petróleo iraniano e da Líbia também poderá pressionar os preços", nota o banco, que antecipa que o Brent possa negociar, em média, nos 105 dólares em 2014 (109 dólares em 2013). O WTI, em Nova Iorque, pode cair dos 97 para os 92 dólares.

Mesmo assumindo uma descida das cotações da gasolina e do gasóleo em linha com o petróleo é preciso ter em conta o câmbio. Se em 2013 o euro fortaleceu-se face ao dólar, travando subidas e ampliando as quedas dos preços, em 2014 não deverá acontecer o mesmo.

A maioria dos analistas antecipa que à medida que a Fed retire os estímulos aos EUA, o dólar valorize. Ou seja, que a moeda única perca valor, o que poderá anular o efeito positivo nos combustíveis da descida do petróleo. 

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13  


.

Sem comentários: