04/11/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XXI-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- AVÓS DA RAZÃO

1.7-ʍαπιŦε$†ø δα$ υεlhα$ $εʍ υεƦĝøπhα$

FONTE:   Avós da Razão 
16-APARELHO DIGESTIVO
2- TUBO DIGESTIVO
2.8.2- FÍGADO
Anatomia funcional
 e funções gerais/4
 
 
(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO )

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.

FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

A diferença entre sinal analógico e digital


FONTE:Nerdologia

VIRIATO SOROMENHO MARQUES

 .



Sem respeito
não há perdão

Uma vaga de violência, estupidez e indigência moral percorre o mundo. Entrámos, tanto no plano individual, como na esfera política e das relações internacionais, numa aceleração sombria da História em que o respeito declina perigosamente. Os insultos visando a mais recente Miss Portugal, Marina Machete, uma mulher trans de 28 anos, fazem parte da erosão dessa distância interpessoal, protetora das relações humanas: o respeito. As ofensas, sobretudo quando proferidas por reputados formadores de opinião, incitam à humilhação, à negação de quem é diferente. Conheci entre os meus alunos alguns jovens trans. Apercebi-me do drama de viver um permanente conflito de identidade dentro do seu próprio corpo. De como isso surge desde a mais tenra infância (não é uma escolha). Sei do sofrimento das famílias, dos pais e mães que o são incondicionalmente, capazes de defender os seus filhos, estando a seu lado no caminho que é preciso trilhar para que a conformidade entre o eu e o seu corpo seja instaurada. Quem não compreende isto, deveria, pelo menos, abster-se de agredir. Mas para isso, seria preciso ter respeito.

O "cemitério de crianças" de Gaza (expressão da UNICEF) é a face nua e extrema a que a falta de respeito conduz: a vertigem da fúria, o banir de alguém da condição humana, para legitimar a sua destruição. O Governo de Israel serve-nos como guerra defensiva, um massacre indiscriminado de gente encurralada num grande campo de concentração. Os milhares de crianças, mulheres e idosos palestinianos, as centenas de médicos, enfermeiros, funcionários da ONU e jornalistas mortos, não chegam para envergonhar os responsáveis e cúmplices desta vingativa e cruel punição coletiva. Mesmo sem esta tragédia descambar numa catástrofe ainda maior, Israel ficará mais vulnerável do que nunca. Hannah Arendt, uma genial filósofa judia, sobrevivente do Holocausto, meditou, na sua obra A Condição Humana (1958), sobre a relação entre perdão e respeito. Foi no Novo Testamento que Arendt encontrou a força política do perdão: "A liberdade contida nos ensinamentos de Jesus sobre o perdão é a libertação da vingança." O perdão estabelece uma relação entre as partes envolvidas num ciclo de retaliação sangrenta e interminável. Mas para haver perdão é indispensável existir respeito entre ambos os lados do gesto de perdoar. Não é amor, nem sequer amizade. O respeito implica reconhecer o outro como alguém que partilha, de pleno direito, um mundo comum. Alguém indispensável para que o ciclo da violência seja interrompido, e a vida de todos se liberte para o horizonte da paz.

Em 7 dezembro de 1970 - são imagens que guardo da minha adolescência -, vi na televisão o chanceler Willy Brandt em Varsóvia, ajoelhado, sob a chuva, prestando homenagem aos milhões de polacos mortos na II Guerra Mundial, iniciada com a invasão alemã desse país. Que poderosa imagem de procura do perdão entre dois povos! Se o gesto de Willy Brandt marcou um início promissor, a respeitosa visita de condolências que o líder da OLP, Yasser Arafat, efetuou em 1995 a Leah Rabin - viúva do líder israelita Yitzhak Rabin, assassinado pelos extremistas da linha de Netanyahu - assinalou o crepúsculo da maior esperança de reconciliação na Palestina. Parece impossível, hoje, neste labirinto enlouquecido por ódio e morte, mas sem a coragem do respeito - dessa distância que é condição de proximidade - não haverá perdão, nem paz. Tanto na Palestina como na Terra inteira.

* Professor universitário

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 04/11/23.

 .



3514.UNIÃO


EUROPEIA



URSULA von der LEYEN
Na Ucrânia para discutir adesão, 
apoio financeiro e sanções à Rússia



FONTE:  Euronews  - 04/11/23

* Não é o povo russo o alvo do nosso ódio, é putin mais os seus lacaios.
 

putin  HUYLO

putin é um canalha...

 .

LXXXII -VIDA SELVAGEM
3- TARTARUGA MORROCOY


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO )



FONTE:    Planet Doc 
.
Antonio Carlos Jobim e Joe Henderson
Desafinado


.

 

222-UM POEMA POR SEMANA
NOÉMIA DE SOUSA
BAYETE



dito por
Finina Bila



FONTE:    Cais das Letras 

 .

11 MIL SEM ABRIGO

PASSAMOS POR ELES E NEM LIGAMOS

SOMOS OS TEÓRICOS DA SOLIDARIEDADE


FONTE:  Fala Portugal - 03/11/23


NR: Sabemos que há um número de pessoas abnegadas que diariamente dão o conforto possível a esta gente frágil, a caridade não basta, é preciso mudar comportamentos que as instituições se esforçam por manter para garantir que o dinheiro se estatele em estruturas administrativas pesadas e inúteis. O poder alimenta esta situação porque permite instalar girls e boys do aparelho partidário e também subsidiários da "ic"..

 .

III - 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗱𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗻𝗲𝗯𝗿𝗼𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝘃𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝗻𝗼

ᔑᥲᥒto ⳽ɩꙆᥱᥒᥴɩo

ᙓꙆ ᘎᥲtɩᥴᥲᥒo ᥲᥒtᥱ ᥱꙆ ƒᥲ⳽ᥴɩ⳽ຕo ყ ᥱꙆ ᥒᥲⱬɩ⳽ຕo /2

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:   Félix Rodríguez Sanjur

NR: PIO XI, um homem corajoso.

Mais um documentário sobre um estado dito santo dirigido exactamente por um homem santo dito.

.
60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

26- 3 BONS VINHOS

PARA CURTIR NO INVERNO




FONTE:   Vinhos de Bicicleta


NR: RODRIGO FERRAZ edita o programa no hemisfério sul, Brasil, onde o Inverno corresponde ao Verão europeu..

.
177-FUTURANDO

Degelo no Ártico abre caminho para navegação/1



 FONTE:DW Brasil

 .

z๏́


* Bem haja TÉTÉ, é preciso denunciar todos os dias.

 .

a verdade distorcida

A QUESTÃO NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES! PESSOAS QUE MORREM À FOME,
 SEM QUAISQUER DIREITOS SOCIAIS, CONFONTANDO A MORTE EMINENTE, SÃO LIXO?


 * Bem haja JVA, este vídeo dá para desmontar o circo da comunicação social.

 NR: Percebe-se que o apinocado da entrevista pertence a uma família cheia de pasta, talvez até com um harém privado com mulheres europeias, a postura da jornalista é óbvia e cúmplice. Claro que a Europa é débil mas não é por causa dos refugiados. .

 .

3602
Senso d'hoje
JOSÉ 
RODRIGUES DOS SANTOS
 JORNALISTA PORTUGUÊS
 PIVOT DA RTP/1
 GRANDE ESCRITOR
O SEGREDO DE ESPINOSA
O português filósofo, o primeiro 
 que criticou a bíblia







FONTE: .  Prova Oral
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA

.