27/08/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.



174-FUTURANDO
A relação da covid longa com o sangue/3


FONTE: DW Brasil

 .

кєภץค

Mais pobres afectados pelo aumento do preço dos cereais
A FOME AUMENTA



FONTE:  DW Português para áfrica.

.
GLACE A L'EAU


ECV Animation
.
.
DESBRAVANDO
a ANTARTIDA/4


Instituto Oceanográfico da USP
.

MARIA ROSA BORGES

 .



Jovens a saírem mais
cedo de casa dos pais?
 
As estatísticas não dizem tudo e a sua interpretação deve ser feita com precaução.

Dados recentes do Eurostat referem que a idade média de saída de casa dos pais, dos jovens portugueses, em 2022, recuou para 29,7 anos. Este valor compara, no imediato, com o ano de 2021 em que a idade média era de 33,6 anos, ou seja, menos 3,9 anos.

Um olhar direto sobre a evolução nestes dois anos não pode deixar de nos surpreender pela positiva, se encararmos a saída de casa dos progenitores como algo desejado pelos jovens, que tendo finalizado os estudos superiores e iniciado a sua atividade profissional querem experienciar uma vida autónoma e independente.

Contudo, se compararmos a situação portuguesa com a de outros países europeus, continuamos a estar no grupo de países (onde estão maioritariamente os países do sul e leste da Europa) em que mais tarde se autonomizam os jovens. Situação diferente ocorre nos países do norte da Europa, em que, por questões económicas mais vantajosas, mas também culturais, os jovens se emancipam mais cedo.

Vários argumentos são dados para o posicionamento de Portugal neste ranking, nomeadamente a falta de oferta de habitação a preços comportáveis e as rendas muito elevadas que se praticam em Portugal. A este respeito, refiram-se os dados mais recentes, relativos ao primeiro semestre de 2023, em que se constata que Lisboa se tornou a cidade mais cara da Europa para alugar um apartamento e para arrendar um quarto.

Também os baixos salários auferidos pelos jovens são um fator que adensa e condiciona o problema. Dados do INE, relativos a 2022, referem que cerca de 65% dos jovens com idade inferior a 30 anos têm um salário inferior a 1.000 euros, o que é um valor insuficiente para sustentarem uma vida autónoma.

Face a esta situação estrutural, dificilmente podemos olhar para estes 29,7 anos sem ver alguma contradição. É necessária uma leitura adicional. E, sobre isto, dois aspetos parecem poder estar a influenciar esta estatística.

A saída da casa dos pais, observa-se em direção ao arrendamento de um quarto, isto é, uma solução de casa partilhada e, por outro lado, muitos dos jovens licenciados escolhem sair do país em busca de melhores condições de vida. A parecer confirmar esta última ideia, as estatísticas do INE evidenciam que cerca de 37% dos estudantes que terminam o ensino superior escolhem sair do país e que, já no primeiro semestre deste ano, emigraram cerca de 128 mil licenciados.

As estatísticas não dizem tudo e a sua interpretação deve ser feita com precaução.

* Professora catedrática do ISEG

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 25/08/23.

 

 

3449.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
CAMPEÕES DO MUNDO
EM FINAIS DE AGOSTO
Heróis no desporto por Portugal,
 campeonato da aldrabice
é mais  político partidário

MARIA INÊS BARROS
JOÃO PAULO AZEVEDO







JOÃO RIBEIRO
MESSIAS BAPTISTA

CANOAGEM K2 5OO METROS



FONTE:  Kayak Canoe Federation



FERNANDO PIMENTA
TRI CAMPEÃO

CANOAGEM K1 10OO METROS



* Acresce de que é Vice-campeão do mundo em K1 5000 metros e Medalha de bronze em k1 500 metros, tudo em Duisburgo, Agosto 2023!


FONTE:   WAYkVlogs


NR: Dos campeões de tiro na modalidade de FOSSO OLÍMPICO  a notícia veio de raspão porque para as televisões não é negócio.
Na canoagem vimos com prazer e pela televisão, talvez já seja negócio, a vitória nas duas modalidades e sentimos uma enorme alegria. Todos os canoístas portugueses participantes têm o nosso respeito pelo esforço desenvolvido na época e desejamos melhores resultados no futuro.

A participação nos Mundiais de Atletismo teve resultados fracos, os mais fracos desde há 10 anos, também os atletas têm o nosso respeito e votos de resultados mais positivos no futuro próximo...

 .

TRABALHANDO NO INFERNO
3.Uᴍᴀ ʀᴇᴀʟɪᴅᴀᴅᴇ ᴅᴇ ᴛᴏʀᴛᴜʀᴀ ᴇ ʜᴜᴍɪʟʜᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ
𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 ESCRAVIDÃO?
.
(CONTINUA DOMINGO PRÓXIMO)

FONTE: THE WHY - AGOSTO 2020

NR:"Trabalhando no Inferno" nos apresenta Mary Kibwana, de 35 anos, que é apenas uma das milhares de mulheres migrantes que trabalham como empregadas domésticas na Jordânia. 
Após um incidente na residência de seu empregador, Mary é levada de avião de volta para sua casa no Quênia - onde ela chega em uma cadeira de rodas, com queimaduras cobrindo 70 por cento de seu corpo. Dois meses depois, Mary morre em conseqüência de seus ferimentos. Esta história oferece um vislumbre da realidade comum de assédio, abuso, estupro e jornada de trabalho de 18 horas que as trabalhadoras domésticas migrantes em todo o Oriente Médio enfrentam. 
Presos pelo sistema Kafala, seus passaportes são confiscados e eles são vinculados ao empregador. Incapazes de fugir, eles correm o risco de punições severas ou prisões se tentarem. “Trabalhando no Inferno” dá acesso sem precedentes a esta forma assustadora e brutal de escravidão moderna. 
Seguindo agentes de emprego que descrevem vividamente o ofício, assim como empregadas domésticas que lutam para encontrar um caminho para casa após experiências angustiantes e, às vezes, mortais, passamos a entender a realidade grotesca enfrentada por milhares de mulheres a cada dia. 
 
SERIA UMA VERGONHA PASSAR AO LADO DESTE DOCUMENTÁRIO! SE PRETENDE FAZER ALGUMA COISA PELAS MULHERES ESCRAVIZADAS POR ÁRABES DIVULGUE O MAIS POSSÍVEL CADA VÍDEO DESTE DOCUMENTÁRIO.
.
Emőke Baráth
Armatae face


Antonio Vivaldi - Juditha Triumphans, RV644

.
.
43-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
43.4-𝓞 𝓹𝓸𝓮𝓽𝓪 𝓺𝓾𝓮 𝓿𝓲𝓼𝓲𝓽𝓪 𝓱𝓲𝓼𝓽𝓸́𝓻𝓲𝓪𝓼
ℳ𝒾𝒶 𝒞𝑜𝓊𝓉𝑜



FONTE:Café Filosófico CPFL
179-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐸𝑠𝑡𝑎́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑐𝑎𝑙𝑜𝑟. 𝑃𝑜𝑠𝑠𝑜 𝑙𝑖𝑔𝑎𝑟 𝑜 𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Σl Πιη̃σ Cαυsα ιηυηδαçσ̃εs δrαmάτιcαs



FONTE:  imineo Documentaires.

 .

CUMPRAM CARAGO!

Milíciɑ wɑɠɳeɾ Aɱeɑçɑ pʋtiɳ ɗepσis ɗe ɱσɾte ɗe líɗeɾ




FONTE:   Record News.
.
Charniqueiras


SaborIntenso
.

 .

𝐏𝐀𝐒𝐒𝐀𝐏𝐎𝐑𝐓𝐄 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐔𝐆𝐔𝐄̂𝐒 

Մʍ ԲԹՐԵԹՐ עɿʅԹՌԹԳȝʍ


Título original: Denunciam que Passaporte Português é Fácil


FONTE:   Abutre Negro.

.

. 3533
Senso d'hoje
MIGUEL ALBUQUERQUE 
PRESIDENTE PSD MADEIRA
PRESIDENTE GOVERNO  REGIONAL DA MADEIRA 
O Estado não quer saber
 das autonomias




* Programa "DISCURSO DIRECTO" com moderação de RICARDO SANTOS FERREIRA


FONTE:   Jornal Económico - 26/'8/23
 
 * Deseja-se que, por questões de imparcialidade, o "JE" entreviste outros candidatos às eleições regionais da Madeira, ou então corre o risco de esta entrevista ser considerada um favor..
.

Planeta Aves

Pássaros Falantes


Planeta Aves
.
.

BOM DOMINGO

.