06/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
XXII-OS RIOS E A VIDA
2- RIO LERMA
MÉXICO



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.



FONTE:   Julio César Hernández 

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
«Estou velha de mais para esta m…»

Não era desta forma que Lindsey Vonn, 34 anos, esperava terminar a prova de Super-G, nos Mundiais de esqui que decorrem em Are, na Suécia. A norte-americana, recordista de vitórias em Mundiais de esqui, não escondeu a frustração pela queda que a afastou da luta pelas medalhas.
.
E OS HOMENS 'VONN' DE RASTOS
«O meu primeiro pensamento foi: “Que raio! Porque estou na vala outra vez? Porque estou aqui? Estou demasiado velha para esta m…», afirmou, confessando «estar bem» apesar de se sentir como «se tivesse sido atropelada por um camião».

«O vento atirou-me para fora da pista. (…) Gosto do que faço, de ganhar, da descida mais rápida e da emoção da competição», explicou Vonn, que está em contagem decrescente para a reforma.

«Nem todos podem ser como Tom Brady e ganhar o Super Bowl um milhão de vezes. Com todas as lesões que tive, vencer cinco mundiais é realmente emocionante. Estou orgulhosa, mas não quero correr mais riscos. É tempo de me divertir e de ir a festas», adiantou.

A prova de despedida estava marcada para domingo, mas será a recuperação a ditar se Vonn poderá, ou não, participar no Downhill: «Talvez aconteça um milagre. Só porque foste derribada, não quer dizer que não possas levantar-te.»

* Também campeã do bom senso, que usufrua a velhice de ser uma bela trintona.

.
.

POEM/2

OUTONO/INVERNO
2018/19




FONTE:  POPPORY FASHION BLOG


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Privados ameaçam sair da ADSE. 
200 mil podem ter de passar para o SNS

Clima de tensão entre privados e ADSE chegou ao limite. José de Mello e Luz Saúde podem rasgar acordo.
 .
Preços sem acordo, pagamentos atrasados ou em menor valor do que o previsto, dívidas por regularizar... os problemas entre o subsistema de saúde e os grupos privados arrastam-se há muito e parecem agora ter chegado ao ponto de tensão máxima. Com os privados a ameaçar rasgar o acordo com o Estado.

José de Mello Saúde e Luz Saúde, os dois maiores grupos, não estiveram disponíveis para confirmar ou comentar a notícia ao Dinheiro Vivo.

A confirmar-se a rutura, há cerca de 200 mil funcionários públicos que terão de ser encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde comum.

* A ADSE não tem razão de existir, está a criar uma desigualdade horrenda entre cidadãos nacionais, os beneficiários do subsistema tem cuidados de saúde privados a troco duma prestação baixa. Quem paga esta mordomia são também os que dela não beneficiam, vergonhoso.
Quanto à "guerra" entre privados e governo só os imbecis acreditam. Almoçam e jantam na mesma 'cantina', de luxo.

.
.

2-DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
POR ALIMENTOS
Prof. Dra.Phriscylla Sadanã Pires



* Uma verdadeira e fantástica aula de alerta e que interessa também e muito aos que não são profissionais do sector alimentar. Dividimos a peça em 5 partes que iniciaram edição a partir de 30/01 até à última quarta-feira do mês de Fevereiro sempre às 21 horas.


FONTE:  Ifope Educacional


.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
A Nónio chegou. 
Saiba o que precisa de fazer

A Nónio vai oferecer um serviço mais personalizado, com mais segurança e qualidade. O Dinheiro Vivo faz parte da plataforma.

A plataforma tecnológica, criada pela grande maioria dos grupos de comunicação social portugueses (Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Público e Renascença), já está presente em todos os sites aderentes, onde se inclui o Dinheiro Vivo. 
 .
Esta plataforma uniformiza o registo nos mais de 70 sites destes seis grupos (num processo de registo parecido ao que, por exemplo o Facebook, Instagram, WhatsApp, Google, Gmail, Youtube usam). A Nónio permite aceder a um número limitado de notícias sem registo. Mas, para navegar sem limites terá de se registar. O registo é gratuito e simples – só tem de indicar o nome, apelido e e-mail.

Apenas o acesso aos conteúdos reservados a assinantes continuará a ser pago, não sofrendo alterações com a introdução da Nónio. Todos os dados são protegidos e confidenciais, podendo o leitor solicitar que sejam eliminados a qualquer momento. 
O principal objetivo do projeto é personalizar a publicidade de acordo com os interesses dos utilizadores. O registo vai tornar possível acumular um histórico de hábitos de consumo do utilizador, que deixará, por exemplo, de receber publicidade que não lhe interessa. 
Se ainda persistirem dúvidas pode aceder à área de perguntas mais frequentes no site. No caso de mesmo assim não ficar totalmente esclarecido pode enviar um e-mail para apoio@nonio.net, de onde obterá uma resposta do centro de atendimento do serviço.

* Uma apresentação simpática duma nova "polícia indutora de necessidades", mas é isso que os popularuchos querem.


.

VITOR RAÍNHO

.





Tolerância zero para 
as claques desportivas

Um autocarro é apedrejado pondo em causa a vida de muitas pessoas? Persigam-se os infratores e castiguem-nos de forma exemplar. Ponham câmaras nos viadutos e nos pontos mais críticos das autoestradas para os identificar mais facilmente.

Os recentes apedrejamentos de autocarros que transportavam adeptos de clubes de futebol e de hóquei em patins são muito preocupantes e mereciam mais atenção por parte das autoridades policiais. Como é possível alguém atravessar-se, num dos casos em plena autoestrada, à frente desses autocarros, pegar em pedras e partir os vidros, magoando os passageiros? Possível, já sabemos que é. O que nos deve questionar é como há tanta tolerância para estes eventuais assassinos. Se alguma das pedras atingir o vidro do condutor e o ferir, o que poderá acontecer?

Há alguns anos, Nova Iorque era uma cidade sem lei onde os assaltos eram mais do que muitos e o sentimento de impunidade se tinha instalado. Até que um prefeito, de seu nome Rudolph Giuliani, instituiu a “tolerância zero” para com os criminosos, tendo os índices de criminalidade descido mais de 50%. Giuliani não deu tréguas a ninguém e até os graffiters que se dedicavam a vandalizar os comboios e os edifícios públicos e não só começaram a ser severamente castigados. Portugal precisa de encarar a violência ligada ao desporto como Giuliani fez com toda a criminalidade. Só assim se evitarão desastres com graves consequências no futuro. Um autocarro é apedrejado pondo em causa a vida de muitas pessoas? Persigam-se os infratores e castiguem-nos de forma exemplar. Ponham câmaras nos viadutos e nos pontos mais críticos das autoestradas para os identificar mais facilmente.

Como até agora não houve vítimas mortais, ninguém tem dado o devido destaque ao problema, mas, como sabemos, as claques e adeptos de muitos clubes são pessoas que se movem por um ódio irracional aos adversários. Há, pois, que travar este barril de pólvora do ódio desportivo.

P. S. Ontem foram postas a circular imagens do líder da claque do FC Porto, Fernando Madureira, a insultar Paulo Gonçalves – ex-assessor do Benfica e o homem envolvido no e-toupeira – e a obrigá-lo a abandonar o restaurante onde estava. Curiosamente, a claque fez um comunicado a questionar a legalidade do vídeo, mas não se pronunciou sobre os insultos. Madureira não é muito diferente dos outros líderes das claques, mas todos têm de saber que vivemos num Estado de direito e que não estamos no Faroeste, em que as claques funcionam como grupos armados de desordeiros e espalham o terror à sua volta.

IN "i"
05 /02 /19

.
.


1814.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Município da Madalena alerta 
estudantes para os riscos da internet

Atento aos perigos que possam afetar os mais jovens, a Câmara Municipal da Madalena assinalou o Dia da Internet Mais Segura distribuindo por todas as escolas do primeiro ciclo do Concelho, um DVD com diversas curtas-metragens sobre os potenciais riscos existentes na esfera digital.
 .
Aprendendo brincando, os mais novos foram incentivados a adotar um comportamento virtual responsável, ouvindo atentamente as palavras da vice-presidente da autarquia, Catarina Manito, e dos técnicos de informática, que entregaram aos professores os DVD’s com vídeos, integralmente escritos, produzidos e editados pelo município da Madalena, tendo como atores Alex Silva, Bernardo Garcia, Lauriana Garcia e Leena Silva, refere nota de imprensa.

Ciente que um uso regular não é necessariamente sinónimo de uma utilização cuidadosa, a Câmara Municipal tem vindo a assinalar anualmente esta data, alertando para a importância da consciência e cidadania digitais e uso crítico desta ferramenta indispensável no nosso quotidiano.

* Os nossos sinceros parabéns  à  autarquia por esta importante iniciativa.Que mais câmaras sigam o exemplo em todo o país.

.
.


23-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Febre

FONTE:  crê.ser.humano

.
.
.
13-HORIZONTES DA MEMÓRIA

13.3- A Dinastia de Bragança



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Clima cada vez mais selvagem,
 adverte novo estudo

O clima tornou-se selvagem e irá piorar ao longo do próximo século, com o derretimento do gelo na Gronelândia e na Antártida a causar temperaturas mais extremas e imprevisíveis, segundo um estudo hoje divulgado. 
.
O trabalho, publicado hoje na revista científica Nature, é o primeiro a simular os efeitos, na situação atual, que o gelo derretido nas duas regiões polares terá nas temperaturas dos mares e nos padrões de circulação das massas de água.

"Com as atuais políticas governamentais globais estamos a caminhar para três a quatro graus de aquecimento acima dos níveis pré-industriais, fazendo com que uma quantidade significativa de gelo derretido da Gronelândia e dos campos de gelo antárticos entre nos oceanos", disse Nick Golledge, do Centro de Pesquisa Antártica da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia.

* O clima não está mais selvagem, o clima anda ao sabor da selvajaria do homem.

.
.
CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Sting

Message In A Bottle


.
.
HOJE  NO
"i"
TAP homenageia Zé Pedro dos Xutos e Pontapés e dá o seu nome a um avião

Uma das mais carismáticas personalidades do rock português, o guitarrista dos Xutos vai solar pelos céus portugueses e do mundo, agora que a TAP quis homenageá-lo, baptizando um dos seus aviões com o seu nome. Zé Pedro torna-se, assim, o primeiro músico rock a ter um avião com o seu nome, figurando numa lista que já inclui dezenas de astros da cultura portuguesa.
.
Quem nunca abriu bem as asas à porta de um dos mais conhecidos refrões do rock português, antecidido por esse verso que ergue bem alto a voz e a vista, "O céu azul ficará"? E se Zé Pedro não é o único, nem é o primeiro a ser homenageado pela transportadora portuguesa, é o único representante do rock português que irá trepar aos céus, baptizando um dos aviões da TAP. A homenagem, como quase tudo, é partilhada entre Zé Pedro e os Xutos & Pontapés. E é já esta sexta-feira que há mais uma razão para olhar o céu, e a cada zumbido de um passarão de metal, haverá fãs da maior banda portuguesa a perguntar-se se será esse som o riff de Zé Pedro, agora a rasgar as nuvens.
O guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu a 30 de novembro de 2017 e deixou gerações a sentirem-se orfãs de um ídolo que era tão acessível que parecia o irmão mais velho de muitos de nós. Agora, e assinalando esse jeito único de esbanjar boa disposição, a TAP honra Zé Pedro dando o seu nome a um dos novos Airbus A321neo, recentemente recebidos e que passa a integrar a frota do médio curso da companhia.

Quanto à cerimónia de baptismo, está marcada para sexta-feira de manhã, num dos hangares da TAP, onde estarão as colunas como soldados de espingarda apontada ao ar, para o saudar com esta música, da autoria de Zé Pedro no álbum "Circo de Feras". Presentes estarão também os outros Xutos & Pontapés, bem como membros da família de Zé Pedro, e mais alguns convidados especiais.

Zé Pedro torna-se o primeiro nome da música moderna a dar nome a um avião da TAP, numa lista onde figuram outras personalidades da música como Guilhermina Suggia, Luísa Todi, Luís de Freitas Branco e Amália Rodrigues. Nas outras artes há nomes que vão de José Saramago a Júlio Pomar, de Luís Vaz de Camões a Manoel de Oliveira, de Malangatana a Fernando Pessoa, de Gil Vicente a Eusébio, avança a TSF.

Já em 2017 quando celebrou o seu 72º aniversário batizou aviões com nomes de de distritos e regiões autónomas para valorizar costumes e tradições.

O Airbus A321neo vai ter ainda o "X", que simboliza a banda. A homenagem da TAP acontece no ano em que os Xutos celebram 40 anos, tendo acabado de lançar "Duro", um novo álbum, o último em que o músico fundador dos Xutos ainda participou. Depois de nos ter levantado os ânimos numa longa viagem sonora, é a vez de Zé Pedro nos levar pelos céus a outros tantos destinos.

* Infelizmente trata-se dum marketing a cheirar a nojo. Zé Pedro foi um bom músico duma banda com um historial de 40 anos mas só isso e também por isso merece o nosso  maior respeito.
De certeza que em Portugal haverá muitos mais nomes com mais notabilidade do que o músico dos Xutos e Pontapés, por exemplo ANTÓNIO ARNAUT, o apelidado pai do SNS.

.
-
   ISLÃO/4



No que respeita a religiões cada vez temos menos consideração pelas comunidades  mas, no entanto, respeitamos em absoluto a fé individual de quem as pratica.

Achamos de inteira justiça difundir um trabalho sobre o Islão, mau grado a história contemporânea registe actos criminosos em nome de suposta fé extremista.

É da sua competência, estimado visitador, comentar sobre o assunto, com inteligência, sem recorrer à calúnia.

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Resistindo ao tempo
e ao turismo



FONTE:  afpbr

.
.

Rebobinámos a cassete que 
Maduro usou nestes seis anos



FONTE:  Observador

.
.

Como foi feita 
a barragem de Brumadinho




FONTE:  O Canal da Engenharia

.
.
CAPITALISMO/2







.
.

1876
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
PROFESSORA UNIVERDITÁRIA
HISTORIADORA
Salazar tem centenas de
 milhares de mortos nas mãos"



* Intervenção de Raquel Varela no programa "O Último Apaga a Luz "- RTP, 4 de Janeiro de 2019


FONTE: Raquel Varela


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

 Ganhando Confiança


.
.

BOM DIA


.
.
15-TEATRO
FORA "D'ORAS"
XVI-HIP HOP'ARQUE



* No Parque Mayer, em Lisboa, numa produção com a assinatura de Marina Mota, HIP HOP 'Arque, que é uma Revista com textos de Francisco Nicholson e Tiago Torres da Silva, conta com um corpo de dez bailarinos e tem direcção coreográfica de Marco de Camilis.

** Sabemos que os vídeos têm imagem de qualidade insuficiente mas são quase três horas de muito humor.


FONTE:   Teatro Português 


.