01/05/2009

O TROVADOR

Rua de S. Bernardo (vivenda Trovador)
(fica numa espécie de um largo ao fundo da rua de S. José, à esquerda no sentido da 3ª circular)
tlf 21 483 62 24

coz **** vinhos **** atend **** prç $$ -convém reservar
guardanapos de papel tecido e copos de pé para vinho e água

"- A comida é excelente e as doses são grandes!!!" foi assim que o sr Manuel nos recebeu da primeira vez na sua casa. De lousa estendida a fazer de carta e olhar meio trocista aguardando o nosso pedido, ainda meios incrédulos pela recepção optando irremediávelmente pela sua sugestão, CHOCALHADA DE LOMBOS. Este restaurante foi uma bela surpresa e mantém-se como uma deliciosa realidade. Tudo é bom destacando-se ainda a PEIXADA, cozinhada ao vapor, A MISTA DE CARNES e também uma excepcional refeição vegetariana, os nossos amigos vegetarianos "lambem os beiços". Nacionais e estrangeiros que lá levámos ficaram rendidos, nada mais a dizer.

GRIPEEEE


clique no quadro

enviado por ANTÓNIO CUNHA

ESCLARECIMENTOS SOBRE A GRIPE SUINA...

PARIS, França (AFP) - A gripe suína, que causou 20 casos de mortes confirmadas no México e dez casos de infeção confirmadas nos Estados Unidos, vem sendo motivo de muitas interrogações entre a população ante o alerta das autoridades sanitárias.

P. O que é a gripe suína?

R. Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente.

P. É transmissível ao ser humano?

R. Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais.

P. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

R. Não, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa".

A temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, precisam os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC).

P. Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

R. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários.

Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.

Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.

p. Quais são os países afetados até o momento?

R. Exceto México e Estados Unidos, únicos países em que se registraram casos, as autoridades de Peru, Chile, El Salvador, Honduras, Colômbia, Nicarágua, Brasil e Costa Rica ativaram planos de vigilância sanitária.

No Canadá, a ministra da Saúde, Leona Aglukkaq, pediu à população para manter-se alerta.

P. Existe vacina contra esta doença?

R. Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado".

O Tamiflu, o medicamento que contéme oseltamivir, utilizado contra a gripe aviária, é eficaz diz a OMS.

A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.

P. Por que a OMS está em estado de alerta?

R.. "Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados", explicou a OMS em comunicado.

28 de abril de 2009


e

enviado po ANTÓNIO CUNHA




JOBIM / ANDY WILLIAMS garota de ipanema



TALIBANS