11/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXIII~MEGA FÁBRICAS
4-Por dentro dos super
carros Mercedes Amg Gt



FONTE: Sky Gato Tv


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/  
/DELAS"
Cristina Ferreira tem mais espectadores
.do que TVI e RTP1 juntas

Ao quarto dia, O Programa da Cristina, da SIC, sobe ligeiramente face ao terceiro e conquista mais 25 mil pessoas. Uma subida de espectadores que atinge os 439 mil e 800 indivíduos e que acaba por alavancar e empurrar a estação de Carnaxide para a vitória do dia, aumentando a distância face à TVI (17,9%). O canal de Balsemão ganha em quota de mercado à concorrência (19,5%) pelo quarto dia consecutivo, algo que não fazia desde 2013.
.
Quanto a Manuel Luís Goucha e a Maria Cerqueira Gomes, a dupla de Você na TV!, na TVI, conseguiu voltar a subir pelo segundo dia consecutivo. Mas as mais 15 mil pessoas somadas na quarta-feira e as mais 24 mil aditadas na quinta-feira não para bater o furacão Cristina. A dupla da TVI ficou-se por uma média de 281 mil e 400 pessoas no combate direto e durante as três horas de emissão. Já na RTP1, a Praça da Alegria, com Jorge Gabriel e Sónia Araújo, foram registados 155 mil pessoas sintonizadas.

*  Cristina Ferreira o euromilhões da SIC, vitória clara de Daniel Oliveira. Uma grande profissional!

.
.

X- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES

3- CONTATOS IMEDIATOS


Fonte: Levy Mac
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Proibida comercialização do teste 
rápido para VIH ‘NecLife One Step’

A Autoridade Nacional do Medicamento advertiu hoje que é proibida a comercialização do teste rápido para o VIH “NecLife One Step”, depois de a autoridade finlandesa ter ordenado a recolha deste dispositivo.

A autoridade competente finlandesa proibiu a comercialização e ordenou a recolha do dispositivo médico para diagnóstico ‘in vitro’ “NecLife One step Rapid Test for HIV I & II”, do fabricante Nectar Lifesciences, por não cumprir com os requisitos da legislação aplicável, refere o Infarmed num comunicado.
 .

O Infarmed adianta que, em Portugal, não foram identificados registos de comercialização de dispositivos deste fabricante, mas, “atendendo a que existe livre circulação de produtos no espaço económico europeu”, recomenda que “não seja adquirido nem utilizado, uma vez que a sua qualidade, segurança e desempenho não podem ser assegurados”.

Quem tiver conhecimento da existência deste dispositivo em Portugal deve reportar a situação à Direcção de Produtos de Saúde do Infarmed.

Em outro comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento adianta que também foi proibida a comercialização pela autoridade alemã de ‘procedure packs’ e ‘kits’ do fabricante Hamamed GmbH Herstellung & Vertrieb von Medizinprodukten.

Segundo o Infarmed, o fabricante continuava a colocá-los no mercado após a retirada dos respectivos certificados pelo organismo.

“Em Portugal não foram identificados registos da comercialização de dispositivos deste fabricante, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no espaço económico europeu”, o Infarmed recomenda que os mesmos não sejam adquiridos nem utilizados.

* O negócio  é manter a doença viva e conhecida.

.
.

III- OS BÁRBAROS
2-OS HUNOS




FONTE:  Canal Documentario

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Revisão intermédia de um dos submarinos de Portas vai custar 24 milhões de euros

Nos primeiros nove dias do ano foram publicados 2.627 contratos de aquisição de bens e serviços e de empreitadas de obras públicas no valor global de 189,5 milhões de euros. Quase metade (1226) foram feitos por ajuste directo.

A revisão intermédia do "Arpão", um dos dois submarinos comprados no tempo de Paulo Portas por cerca de mil milhões de euros, vai custar 24 milhões nos próximos três anos.

De acordo com a nota de compra publicada esta semana no portal Base – o contrato não foi divulgado – o ajuste direto com a empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems prevê o pagamento de 8,8 milhões de euros só no primeiro ano do contrato, relativo a 2018.
.
Esta é a primeira revisão do "Arpão" que entrou ao serviço em 2009. Já a revisão intermédia do outro submarino - o "Tridente" – foi realizada entre 2016 e 2018 e também ficou por cerca de 24 milhões de euros. Os custos de revisão destes submergíveis (que totalizam cerca de 48 milhões de euros) estão previstos na atual Lei de Programação Militar (LPM).

O Negócios tentou saber junto do Ministério da Defesa e a Marinha quais os custos totais já assumidos na revisão e manutenção destes submarinos mas até ao momento não obteve resposta.

Em maio de 2016, o jornal i noticiou que os custos de manutenção decorrentes só dos contratos publicados no portal Base já ascendiam a 22 milhões de euros. Só a aquisição de uma antena radar custou 410 mil euros e duas baterias principais 10 milhões de euros.

Confrontado na altura com os elevados encargos de manutenção, o chefe do Departamento de Submarinos da Marinha, Miguel Pereira, defendeu que não faz "muito sentido aplicar uma muito significativa quantia de dinheiro na compra de dois submarinos novos e ultra modernos e depois questionar gastos relativamente muito menores na manutenção e preservação do investimento realizado".

"Ter os submarinos sem manutenção era como ter o Ronaldo a jogar com as chuteiras do Eusébio", afirmou ainda na altura, depois de salientar que "o Tridente e o Arpão são dois dos melhores submarinos convencionais a operar a nível mundial" e a sua manutenção "é absolutamente vital e fundamental" para a defesa da soberania do país sobre uma vasta área marítima e plataforma continental.

"Sem o relevantíssimo processo de manutenção perdiam a possibilidade de manter os padrões de segurança e ao mesmo tempo irem sofrendo pequenas alterações, ao nível do software dos sistemas, sem as quais não seria possível incorporar o que de mais moderno se vai desenvolvendo nesta área", acrescentou o primeiro comandante do Arpão.

Miguel Pereira salientou ainda que os submarinos, bem como todo o material militar "são, de uma forma geral, equipamentos caros". Uma realidade que se fica a dever, em grande parte, ao facto de se "tratar de material importado e de alta tecnologia".

Para reforçar a sua posição, o responsável da Marinha recordou as declarações de António Costa num dos programas da "Quadratura do Círculo", em que citou o ex-primeiro-ministro António Guterres quando este afirmou que os submarinos "são uma arma cara mas são uma arma dos pobres".

Recorde-se que o contrato dos submarinos foi assinado em 2004, mas o processo de decisão começou ainda no tempo de António Guterres.

OUTROS CONTRATOSNos primeiros nove dias do ano foram publicados 2.627 contratos de aquisição de bens e serviços e de empreitadas de obras públicas no valor global de 189,5 milhões de euros. Quase metade (1226) foram feitos por ajuste direto.

EMEL gasta quase meio milhão na manutenção de parquímetros
A EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai gastar 448 mil euros na manutenção de parquímetros.

O contrato para aquisição de serviços de "manutenção preventiva, corretiva, evolutiva e de suporte à centralização de parquímetros da marca ‘Cale’" foi celebrado com a empresa Resopre após concurso público e tem um prazo de execução de 730 dias.
Numa entrevista ao Negócios/Antena 1 no início de dezembro, o presidente da EMEL, Luís Natal Marques revelou que a empresa quer cobrar estacionamento em todas as freguesias de Lisboa até 2020.

"Em 2020 teremos todas as freguesias cobertas. A ideia é a criação por ano de 20 mil lugares de estacionamento tarifado para fazer a cobertura da totalidade da cidade", afirmou Luís Natal Marques.

O presidente da EMEL refere que é "uma geometria difícil" acomodar os 200 mil veículos dos residentes e os 370 mil que entram todos os dias na capital.
"A minha grande aspiração é tornar a EMEL a empresa mais amada de Lisboa", afirmou ainda o presidente da empresa de estacionamento. Natal Marques, admitindo que no passado possam ter existido razões para que os cidadãos "odiassem" a EMEL

Transtejo paga 349,7 mil em motores para catamarã 
Esta semana destaque ainda para o contrato publicado pela Transtejo relativo à compra de motores propulsores para o Catamarã Sé no valor de 349,7 mil euros. O ajuste direto com a empresa Navalprime, assinado no dia 10 de outubro, tem um prazo de execução de 90 dias. 
Jantar de Natal da Santa Casa ficou por 245,2 mil euros
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa gastou mais de 245 mil euros na produção do evento no âmbito do "Jantar de Natal para colaboradores, reformados e voluntários" da instituição.
O contrato, assinado com a empresa Rua Activa – Eventos e Comunicação após concurso público, tinha um prazo de execução de oito dias.
 
* O país custa o que os políticos decidem.

.

NUNO MORNA

.







Não há Machado que corte...

1. Livro: o Pai Natal trouxe-me “Pátria” de Fernando Aramburu. É um daqueles livros que, quando se abre a primeira página, não descansamos enquanto não o lemos todo. Uma maneira excelente de entender a questão basca, as suas tensões, relações, sob a batuta de duas famílias que de amigas se tornam em inimigas.

2. Disco: o disco vem a propósito do livro. Dá pelo nome de “Ath-Thurdâ” e é do basco Kepa Junkera que, já tocou entre nós, aqui há muitos anos. Tem a particularidade de associar a “trikitixa”, acordeão diatónico basco, ao cante alentejano. Imprescindível.

3. Não sou diferente das outras pessoas. Todo o ano faço promessas que, na primeira oportunidade, deixo de cumprir. Pelo menos, a esmagadora maioria delas. Lembro-me de, em 2013, ter decidido estabelecer como meta perder 10kg. Fiz o mesmo em 2014: perder, então, 15kg, que era para compensar. Em 2015, a meta era perder 20kg; em 16 subi a fasquia para 25 e em 17 para 30Kg. No ano passado é que era: perder 35Kg. E esta foi cumprida. Para, depois, dar cabo de parte dela...
Para este ano, a resolução vai ser a de lutar contra os padrões físicos impostos por uma sociedade que sobrevaloriza o corpo sobre a mente...

4. O director do Público escreveu um inenarrável editorial sobre o facto de na Madeira e nos Açores, Autonomias de pleno direito com poderes próprios, o tempo de serviço dos professores ir ser todo contado, ao contrário do que se passa com o não cumprimento da promessa de António Costa no continente.

Acreditem que não tinha intenção alguma de escrever sobre este assunto. Mas, todo e qualquer ataque à Autonomia, é coisa que me mexe com os nervos.

Vou usar um termo que, talvez por desuso, já não utilizava há muito tempo: o director do Público é um “boque”.

Nem centralista é, pois papagueia incoerências sobre o modo constitucional como se organiza o país. É aquilo a que nós, os da minha geração, quando jovens, chamávamos um “boque”.

Um “boque” é alguém que não sabe do que fala. É um tonto.

Não consegue perceber que, se este país tem duas classes de professores, onde eles são destratados não é nas regiões autónomas, é no continente e pela mão do Governo Central.

O “boque” não entende que quem está errado é António Costa que nem o apoio dos companheiros de Geringonça consegue ter.
O “boque” é um “boque” porque olha, mas não vê.
É um “boque” porque, mesmo com as coisas à frente do nariz, não consegue concluir.
É um “boque” e pronto.

5. A Agência Abreu produziu um excelente catálogo para vender o produto Madeira. Na capa, uma das paisagens mais bonitas da ilha grande, Boaventura salvo erro, em dia não. E em dia não porque mostra a falésia sobre um mar todo sujo de terra, produto de um aluimento ou de algo parecido. Dentro da publicação, há dezenas de fotografias que mereceriam muito mais uma chamada de capa do que a escolhida. Enfim.

6. Num dos seus primeiros discursos como ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, e com uma única frase que define ao que vai, a evangélica Damares Alves diz alto e bom som que está “inaugurada agora uma nova era no país, em que menino veste azul e menina veste rosa”.
“Eta, bendito pé de goiaba”...

7. Sim, eu sei da vida sofrida da senhora ministra. Da infância terrível que deve ter tido, do que sofreu. Conheço algumas pessoas que têm histórias de vida pavorosas. E, precisamente por isso, não gostaria de ver algumas delas como ministras do meu país. Tomara que me engane.

8. A ministra do Mar anda a enrolar coisas importantíssimas relacionadas com o Centro de Registo de Navios, há mais de dois anos. Uma dessas coisas, é a legislação que urge no sentido de permitir que embarcações com registo na Madeira possam ter guardas armados a bordo. Nem de propósito, o MSC Mandy foi atacado por piratas, ao largo do Benin. Não sendo o caso do Mandy, a MSC tem navios registados aqui. E isso podia ter acontecido com um deles.

A Ministra do Mar vem aí para uns tais de Estados Gerais. Há quem ande a criar a expectativa de que vai anunciar o desbloqueamento do ferry, o ano inteiro. Tenho para mim que não irá além de papaguear o que está nas Grandes Opções do Plano.

Que nessa assembleia haja alguém com coragem para a confrontar com o que não resolve. É que, esta política do “nem coisa, nem sai de cima”, já começa a provocar urticária.

9. Entretanto, a bordo do Lobo Marinho vendem-se frasquinhos de areia da Ilha Dourada por 3,95€...
E, no Porto Santo, um inédito protesto contra o facto de a ilha ficar sem ligação marítima durante cerca de um mês. É bom ver que as pessoas começam a reclamar sobre o que está mal. É um direito e um dever.

10. O Indignómetro andou ao rubro por causa da ida de Mário Machado ao programa do Goucha. Até os que evitam indignar-se se indignaram. E eu, aqui, sem me sentir indignado. Eu sei que ele foi condenado por ter participado na morte de Alcino Monteiro. Eu sei que ele é racista e xenófobo. Como também sei que agora procura branquear aquilo que é e que não vai deixar de ser.

Já o escrevi, aqui, várias vezes que gosto de ter os meus amigos por perto e os meus inimigos ainda mais perto. Mário Machado é um inimigo da democracia. Não gosto do que ele representa, do que diz, do que defende. Ele, se pudesse, não me deixaria nunca dizer o que penso e defendo. Eu, porque sou melhor do que ele, acho que tem o direito de dizer as barbaridades que quiser. Se, e por via disso, cometer alguma ilegalidade, que a justiça se pronuncie sobre tal.

Se o impedirmos de deitar cá para fora as diarreias mentais que se lhe contorcem na cabeça em espaços como a televisão, ele fá-lo-á na mesma em inúmeros grupos e páginas das redes sociais, onde não há direito de contraditório, porque se o fizermos os comentários são apagados e levamos com um bloqueamento em cima. E depois, de repente, fica tudo espantado quando estas porcarias ganham força e se reproduzem.

A democracia tem, em si, uma superioridade moral sobre esta gente que lhes permite fazer aquilo que eles, se puderem, nos impedirão de fazer. Se lhes respondemos do mesmo modo, em que é que somos diferentes?

Do que tenho mesmo medo é de quem, ao defender limites à liberdade de expressão, permita que construamos uma sociedade asséptica, onde as pessoas não ouçam o que as incomode; a sociedade perfeita da normatização e da normalização. A liberdade de expressão não pode ter limites, por maiores que sejam as perversidades ditas, sob pena de, um dia, também a mim me calarem, por acharem que o que eu digo não deve ser ouvido. E tenho a certeza de que, neste preciso momento, alguém me está a ler e a pensar: “e se estivesses calado, oh palhaço!”. E ponto.

É isso que defende a tal pretensa frase atribuída ao Voltaire, “O Direito a Ofender” do Hume ou o Stuart Mill quando escreve que os problemas da liberdade só se resolvem com mais liberdade.
11. “É pois evidente que quanto mais o Estado intervém na vida espontânea da sociedade, mais risco há, se não positivamente mais certeza, de a estar prejudicando” – Fernando Pessoa

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
08 /01/19

.
.


1788.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Conheça a ilusão de ótica que 
está a enlouquecer a Internet

Imagem publicada no Twitter divide opiniões.

O que ao início parece apenas ser uma imagem com listas a preto e branco tornou-se numa das ilusões de ótica mais famosas dos últimos tempos.
.

De acordo com Michelle Dickinson, a engenheira que inicialmente publicou a foto, no Twitter, para ver o animal que se esconde na imagem é preciso "abanar a cabeça".

E é aqui que as opiniões se dividem: se há quem diga que realmente consegue ver uma criatura, há também quem ache que só está a fazer "figuras de tonto".

* Não dividimos opiniões, temos a certeza que não sabemos nem estamos loucos.

.
.
2-Falsidade.com 
2.4-CASANOVA DA INTERNET



FONTE:  tbrsete


.
.


ACABOU o unboxing...PORQUÊ?



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Ângelo Correia. 
“Uma sede violenta de poder 
vai destruir o PSD”

Ângelo Correia, ex ministro e ex-dirigente do PSD, diz que avanço de Montenegro é "incompreensível" porque partido vai chegar às eleições em pé de guerra. E não antevê um futuro bom para o PSD.

Ângelo Correia não vê com bons olhos a intenção de Luís Montenegro desafiar, agora, a liderança de Rui Rio. Em declarações à TSF, aquele foi foi uma espécie de mentor de Passos Coelho numa primeira fase, diz que as movimentações internas vão debilitar o partido numa altura em que devia estar concentrado para as eleições.
.
“Tudo isso vai ocupar o partido numa luta interior, interna, que vai ter um grau de polarização extrema e que vai coincidir quase com as eleições (legislativas).” Ou seja, nessa altura, o PSD “vai estar em convulsão, pior do que está hoje em dia”, disse.

Por essa razão, Ângelo Correia considera que uma candidatura neste momento é “incompreensível”. E não se poupa nas críticas para os adversários internos de Rio: “Eles que andavam a acusar o Rui Rio de ser muleta do PS estão a provar ser a própria muleta. É incompreensível, a não ser por uma sede violenta e de poder que, na prática, vai destruir o partido”.

É esse o desfecho que antevê para o PSD caso não mude de lógica interna. Para Ângelo Correia, Montenegro (ou qualquer outro) devia esperar pela ida às urnas, porque se Rio perdesse, o desafiador teria “mais alguma legitimidade para atuar a seguir em congresso”. Assim sendo, diz, Montenegro “está num processo de flagelação interna do partido.”

* Assim vai a orgia do poder.

.
.

Mark Knopfler e Emmylou Harris

Our Shangri-La


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
O 'louco' calendário do septuagenário
.mais rápido do Mundo na maratona

Chama-se Gene Dykes e foi destaque no final do ano passado pelo recorde do Mundo da maratona da sua categoria que bateu (e que posteriormente não foi validado), ao correr os 42195 metros nuns inacreditáveis 2:54 horas. E se acha que este aventureiro norte-americano está a pensar encostar às boxes e abrandar o ritmo... pode retirar essa ideia da mente. Aliás, olhando para o seu calendário chegamos até a questionar-nos sobre se Dykes terá mesmo 70 anos...
 .
Ao todo, Gene Dykes irá fazer 34 provas, com 5 maratonas, 13 ultra maratonas e 16 de outras distâncias, havendo a particularidade de o nosso país marcar presença no seu calendário, com a disputa do Azores Trail Run Whalers' Great Route, uma prova de 125 quilómetros.

Quanto a maratonas, onde irá tentar quebrar oficialmente o recorde da sua categorai, Gene Dykes irá correr em Boston (15/4), na Big Sur Marathon (28/4), na Mount Desert Island (20/10), em Nova Iorque (3/11) e, a finalizar, em Filadélfia (24/11).

Eis o calendário completo

01/05: Wild Azalea 50 Mile (trail, Louisiana)
01/20: Chilly Cheeks 11K (trail, local)
01/26: Arches Ultra 50 Mile (trail, Utah)
02/02: Rocky Raccoon 100 Mile (trail, Texas)
02/20: Delirious W.E.S.T. 218 Mile (trail, Australia)
03/03: Caumsett 50K (road, USATF Championship, New York)
03/16: Haddonfield Adrenaline 5K (road, local)
03/24: Caesar Rodney Half Marathon (road, Delaware)
03/30: Back On My Feet 5 Mile (road, local)
03/31: Love Run Half Marathon (road, local)
04/06: Tyler Arboretum 10K (trail, local)
04/15: Boston Marathon
04/28: Big Sur Marathon
05/05: Broad Street Run 10 Mile (road, local)
05/12: D2D2D 24 Hour (track, local)
05/19: Coventry Woods 10K (trail, local)
05/24: Azores Great Whalers Route 125K (trail, Azores)
06/01: Cayuga Trails 50 Mile (trail, USATF Championship, NY)
06/09: Montage Half Marathon (trail, USATF championship, PA)
06/23: Run For The Ages 10K (trail, local)
07/06: Afton 50K (trail, Minnesota)
07/10: Lebanon Endless Summer 7 Mile (trail, Minnesota)
07/27: Maah Daah Hey 100 Mile (trail, North Dakota)
09/08: Main Line 5K (road, local)
09/21: Mountain Lakes 100 Mile (trail, Oregon)
09/29: J&J 100K (trail, USATF Championship, Texas)
10/20: Mount Desert Island Marathon (road, Maine)
11/03: New York City Marathon
11/23: Rothman 8K (road, local)
11/23: Philadelphia Half Marathon (road, local)
11/24: Philadelphia Marathon (road, local)
11/30: Delaware 5K (cross country, Delaware)
12/07: Brazos Bend 100 Mile (trail, USATF Championship, TX)
12/14: Lehigh 10K (cross country, USATF Championship, PA)

* Ele não é de cá, é extraterrestre!

.
.
3- HISTÓRIA DAS DROGAS


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 e se estende por 2018, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
.
RUBENA 
11anos, órfã, refugiada, vencedora!




FONTE:  ONU Brasil


.
Despertar na Morgue


Obrigado ACR por este despertar....

.
.
COMO A SOCIEDADE MATA A CRIATIVIDADE 




FONTE:  Fabio Allves

.
.
S.O.S. KITS









.
.


1850
Senso d'hoje
MICHAEL REZENDES
JORNALISTA DE INVESTIGAÇÃO
THE BOSTON GLOBE
Casos de pedofilia no clero




 FONTE: euronews
.

NOTÍCIAS PARA HOJE


COMPRE JORNAIS










.
O COLUGO


.
.

BOM DIA


.
.
14-TEATRO
FORA "D'ORAS"
I-CACILDA



FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


.