09/06/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA


.
12-PRIMAVERA NA
RUSSIA
.

 1-SAUDADES DA ESCOLA












.
.
11-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.
 ERA UMA VEZ 
NO OESTE



.
.
10-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.
POR TODAS AS
MULHERES


 ON VIMEO
.
.
9-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .

BERNARDO PIRES DE LIMA

.


Jinping nas Américas

Ficou para o fim a visita aos EUA. O périplo de Xi Jinping começou em Trinidad e Tobago, Costa Rica e México. E na segunda vez que um líder chinês foi às Caraíbas, ficou assente apoio de 10 mil milhões de dólares a dez países da região. 

Pequim diz assim a Washington que as Américas não são coutada sua e, para dar corpo à atitude (sem agressividade ou retórica incendiária), disse à Costa Rica e ao México que a diversificação de parceiros pode passar pela China. 

A ALBA, por exemplo, já sabia disso: Equador e Venezuela, membros principais da aliança andina, receberam 50 mil milhões de dólares de Pequim desde 2007. Já o Brasil tem hoje na China o seu maior parceiro comercial. E é com uma visão integrada das alianças nas Américas (na costa do Pacífico, no mar das Caraíbas e no Atlântico Sul) que Jinping se vai sentar à mesa californiana com Obama. 

Com a confiança do regime por trás, com a força de uma potência asiática com raio de ação global, privilegiando um comportamento não-beligerante assente sobretudo na cor do dinheiro. A postura de Washington é, no mínimo, desconfiada. Kerry foi recentemente a Pequim assegurar a boa relação, já Chuck Hagel esteve em Singapura acusando o governo chinês de ataques cibernéticos contra os EUA. 

No meio desta ambiguidade declarativa, a grande fotografia vai sendo tirada. Washington quer ao mesmo tempo um acordo de livre-comércio com a UE e aprofundar a parceria transpacífica, chamando à sua volta Austrália, Japão, Malásia, Coreia do Sul, Vietname, Singapura e ainda o Chile, Peru e Canadá. Objectivo? Assegurar a posição de primazia económica e militar simultaneamente no Atlântico Norte (onde já é "dono" e senhor) e no Pacífico. 

 O que fica, então, desta competição G2? Exato: a imensidão do Atlântico Sul, onde o Brasil procura reinar sem meios à altura, a China vai fazendo o seu comércio sul-sul e os países lusófonos vão crescendo em estatuto. E Portugal, tem alguma coisa a dizer sobre isto?

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
08/06/13

.
.
8-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.


MITOLOGIAS


III-A LUTA DOS DEUSES
4-MINOTAURO




.
.
7-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.
O MEU NOME É

LOU




.
.
6-PRIMAVERA NA
RUSSIA

.

.
DOVE MEN



Producção : Hungry Man
DOP: Fe Oliveira
Agency: ogilvy & mather BR

ON VIMEO

.
.
5-PRIMAVERA NA
RUSSIA
.
.
INDICADORES/13
 .
















.
.
4-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.
  
XONÉS E BILHAR




.
.
3-PRIMAVERA NA
RUSSIA
...
.
 4.GADGETS 
IMPENSÁVEIS





















.



.
.
2-PRIMAVERA NA
RUSSIA
 .
.
  
INSANIDADE




DE MACHO




.
.
1-PRIMAVERA NA
RUSSIA 
.
.
 VAMOS AO GOLF















 .