04/03/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


85-SUBTILEZAS

"Mas a ciência não explica tudo!"


RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.
6-A TEMPESTADE
FESTIVAL DE TEATRO DE ALMADA
Cia João Garcia Miguel




Ficha Técnica e Artística
João Garcia Miguel a partir de William Shakespeare | Textos
João Garcia Miguel | Direcção e Encenação
Rita Costa | Assistência de Encenação
António Pedro Lima, David Pereira Bastos, Sara Ribeiro, Vitor Alves Silva | Interpretação
Nuno Rebelo | Música
Rita Prata | Apoio Cenográco e Adereços
Tiago Vieira | Figurinos
Luís Bombico | Desenho de Luz
Manuel Chambel | Direcção som
João Catarino | Imagem gráca
Raquel Matos | Produção
Alcina Monteiro |Consultoria de Imagem e Comunicação
Tiago da Câmara Pereira | Gestão de projectos
Sara Vigário | Assistente de Produção
Jenissa Meggi e Sara Gonçalves | Estagiárias Colégio Gil Vicente


.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores presentes na Feira
 Internacional de Turismo de Berlim

O turismo dos Açores estará representado, uma vez mais, na ITB – Feira Internacional de Turismo de Berlim, que decorre este ano de 6 a 10 de março na capital da Alemanha, certame que conta com a presença da secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.
 .
 A presença dos Açores na Feira Internacional de Turismo de Berlim, considerada a maior feira europeia de turismo, representa, para o Governo Regional, uma excelente oportunidade para um contacto com os parceiros e para a geração de negócios para os expositores participantes, permitindo disponibilizar informações turísticas do arquipélago, aumentando a apetência e a visibilidade dos Açores como potencial destino de féria, refere nota do executivo.

A aposta em feiras de elevado renome internacional permite, por esta via, reforçar o posicionamento dos Açores num mercado de especial importância.

O mercado alemão é um dos principais países emissores do destino Açores, sendo relevante o esforço de promoção para um bom desempenho deste mercado específico.

Para além das especificidades dos Açores, o investimento neste mercado emissor importa, principalmente, pela sua maturidade e pelos elevados fluxos de saída do país.

* A beleza e a eco-diversidade dos Açores têm um nível de excelência muito difícil de alcançar noutros arquipélagos. Até agora não vimos por parte das autoridades grandes esforços para incrementar a ida às fantásticas ILHAS DE BRUMA, de visita obrigatória.
A demissão da direcção da ATA na passada 5ª feira devido a uma investigação da PJ com pelo menos 5 arguidos, justificam o que escrevemos.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/221

ADIÇÃO, SUBTRACÇÃO,
 NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS
O MATERIAL DOURADO DA MMP



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Negociações entre Governo e 
professores terminam sem acordo

As negociações sobre o tempo de serviço congelado dos professores terminaram hoje sem acordo, com os sindicatos a classificarem a reunião como "uma farsa carnavalesca" e o ministro da Educação a afirmar que houve seriedade durante todo o processo. 
 .
Depois da reunião de hoje, a plataforma de dez estruturas sindicais de professores, que tem negociado com o Governo a recuperação do tempo de serviço congelado, não vai pedir mais nenhum encontro suplementar, afirmou Mário Nogueira, secretário-geral da Fenporf.

Em declarações aos jornalistas, Mário Nogueira classificou o processo negocial como "uma farsa carnavalesca", acusando o Governo de nunca ter estado disposto a negociar, mantendo sempre a sua proposta de recuperação de dois anos, nove meses e 18 dias.

* Quem trata assim os professores só sabe tratar bem banqueiros e demais facínoras.

.
.
XXXI- MEGA MÁQUINAS

4-Imagem Impossível



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Canal Discovery.
O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:  Universo do Documentário 2.0 

.. .
.
HOJE  NO 
"i"
Angola. 
Portugal apresentou pedido
 de desculpas pelo caso Jamaica

Augusto Santos Silva ligou ao seu homólogo angolano para apresentar desculpas pelos incidentes no bairro da Jamaica

Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores de Angola, assegurou esta segunda-feira que Portugal pediu desculpa pelo “Caso Jamaica” e que “não existe qualquer irritante” nas relações entre os dois países.
 .

Em conferência de imprensa, antes da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, Manuel Augusto garantiu, segundo a agência Lusa, que as autoridades angolanas acompanharam, conjuntamente com as autoridades portuguesas, os incidentes entre os moradores angolanos do bairro da Jamaica, no Seixal, e a polícia, ocorridos em janeiro.

“O que talvez seja aqui de sublinhar é que as autoridades angolanas não se fizeram acompanhar da imprensa, nem a chamaram para se fazer acompanhar. A nossa embaixada e o nosso consulado, sob nossa orientação, acompanhou a família afetada até ao tribunal que julgou o jovem que foi indiciado [por agressões a agentes da polícia]. O resultado desse julgamento foi aceitável e o jovem está em liberdade. Angola fez o que tinha de fazer”, disse o ministro, citado pela agência Lusa.

“Quero aqui assegurar que o Governo angolano, através dos seus representantes em Portugal, assumiu as suas responsabilidades, estabeleceu pontes de diálogo com as autoridades portuguesas, condenou o uso excessivo da força, tal como também o fez tem relação ao respeito às autoridades (policiais portuguesas). Tivemos uma atitude permanente, sem muito barulho, mas eficaz”, acrescentou.

Manuel Augusto acabou por revelar que o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, lhe ligou para pedir desculpas.

“Teve a hombridade de me ligar, não só para apresentar desculpas, mas também para sublinhar a forma, com sentido de Estado, como as autoridades angolanas reagiram“, afirmou.

* A vergonhosa e natural subserviência lusa.

.

SÉRGIO MAGNO

.






O que acontece às baterias?

Serão as baterias dos carros elétricos um problema ambiental? Sérgio Magno, chefe de Redação da Exame Informática, revela o que está em jogo

Têm sido uma “arma” usada por quem ataca os veículos elétricos: “as baterias acabam no lixo sem qualquer controlo”. Uma ideia tantas vezes repetida e partilhada nas redes sociais que, como tantas outras “fake news”, acaba por convencer quem não se dá o trabalho de estudar minimamente a matéria. É verdade que boa parte das baterias que usamos nos nossos gadgets acaba algures a campo aberto. Há, até, estudos que apontam para que menos de 10% destas baterias, incluindo as “pilhas”, são efetivamente recicladas. Um problema quem tem vindo a ser combatido, mas que urge resolver porque têm consequências negativas para o ambiente, sobretudo relacionadas com a contaminação do solo com metais pesados.

Mas isto não significa que o mesmo aconteça com as baterias “de tração” usadas nos veículos elétricos. Na verdade, as baterias usadas nos veículos elétricos têm taxas de reaproveitamento enormes devido a várias razões. Para começar, na Europa como, imagine-se, na China, as marcas automóveis são responsáveis pela recolha e tratamento das baterias em conformidade com apertadas leis de proteção ambiental. No Japão acontece algo semelhante com exigências muito apertadas sobre praticamente todas as peças dos automóveis, incluindo as baterias.

Mas mesmo sem considerarmos a legislação, observemos o que acontece na prática. Embora o histórico ainda seja reduzido, todas as marcas que comercializam carros elétricos têm recuperado estes componentes após terem serem utilizados nos veículos. Eu próprio já o verifiquei em carros elétricos que sofreram acidentes graves, que chegam às sucatas já com a bateria removida.

A razão de isto acontecer é simples: as baterias usadas têm um valor comercial elevadíssimo! Depois de serem usadas durante vários anos nos automóveis ainda têm, regra geral, uma capacidade energética acima dos 60 ou 70 por cento. O que significa que podem ser usadas, em sistemas estacionários para, por exemplo, estabilizarem redes elétricas ou guardarem energia produzida por fontes renováveis. Baterias usadas da BMW já estão em centrais de energia elétrica e em redes de carregamento; baterias usadas da Nissan já estão em sistemas de armazenamento de energia solar (recentemente foi anunciado um projeto deste tipo para o Teatro Camões em Lisboa); a Tesla recicla, com registos pormenorizados, os vários elementos das baterias para criar novas baterias; o mesmo acontece com os híbridos da Toyota… Ainda antes da reciclagem, as baterias são usadas, no mínimo, durante 10 a 20 anos.

Depois há uma série de processos que podem ser realizados para recuperar os materiais raros (e caros) das baterias, com taxas de reciclagem totais acima dos 95%. Várias empresas estão a desenvolver processos para atingir uma economia circular no que concerne a baterias, com aproveitamento quase integral dos diversos elementos.

Se há garantia que o mesmo vai acontecer quando os elétricos tiverem uma quota de vendas muito superior? Teremos de esperar para ver, mas, mesmo considerando razões puramente economicistas, tudo indica que sim.

IN "EXAME INFORMÁTICA"
25/02/19

.
.


1840.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"A BOLA"
«Obrigado por voarem comigo»

Nelson Évora agradeceu o apoio dos portugueses na conquista da medalha de prata no triplo salto dos Europeus de atletismo em pista coberta, referindo estar satisfeito com o que alcançou.
 .
«Estou feliz com a medalha de prata. Não estou satisfeito pela forma como saltei mas acredito que para fazer coisas diferentes temos que experimentar coisas diferentes. Só assim se atinge aquilo que para muitos é impossível. E como sempre esta medalha e de todos os Portugueses a quem aproveito para agradecer as milhares de mensagens de apoio incondicional antes mesmo de saber o meu resultado e também aqueles que após o resultado me homenagearam.Obrigado por voarem comigo», escreveu nas redes sociais, ao mesmo tempo que agradeceu ao treinador e à família.

Nelson Évora era bicampeão europeu (ouro em 2015 e 2017) e conquistou este domingo a medalha de prata atrás do azeri Nazim Babayev, com 17,29. O atleta do Sporting saltou 17.11 metros.

* Obrigado Nelson por nos deixar ir no seu voo.

.
.
Grandes Tesouros da Arqueologia

1- A Cidade Perdida

do Rei Herodes


DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
4. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
4.3-Cruzamento do Mundo



FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Corruptos não ficarão impunes,
 avisa João Lourenço

O presidente de Angola disse esta noite, em entrevista à RTP, que a corrupção é "uma prioridade" e que essa prioridade não foi estabelecida por ele mas pelo partido. 

Quando João Lourenço chegou ao Governo, "os níveis de corrupção eram insustentáveis", declarou."Não posso garantir que no futuro não haverá corruptos, a grande diferença é que não ficarão impunes".
 .

"Não foi uma surpresa", reagiu, quando questionado sobre o que encontrou quando tomou posse. Afinal, "não sou alguém vindo de outro planeta, cresci no MPLA muito antes de vir parar a estas funções". Agora, "estando cá, tive a dimensão real da corrupção". Ainda sobre esta temática, e enquanto esboçou um sorriso, afirmou que a justiça é para todos. "Mesmo sendo filhos de quem são, não deixam de ser cidadãos".

Sobre a dívida do Estado às empresas portuguesas, escusou-se a indicar montantes e possível calendarização para a sua liquidação. Em vez disso, garantiu o seu pagamento por partes, de forma faseada, como tem sido feito até aqui. O montante contabilizado hoje já é muito diferente do que se somava em novembro, aquando da sua visita a Portugal. O importante, disse, é que "Angola reconhece que deve e vai pagar. Toda a dívida é para ser paga".

A captação de investimento na área da agricultura foi por duas vezes mencionada. No seu entender, as restantes áreas nevrálgicas para o desenvolvimento do país são a indústria, as pescas e o turismo.

A entrevista começou por abordar as relações com Portugal, classificadas pelo presidente angolano não só como boas, como estando no "pico da montanha, lá bem em cima". A ida de Marcelo Rebelo de Sousa ao seu aniversário, que se festeja esta terça-feira, não foi um mero acaso ou coincidência. João Lourenço diz que desafiou Marcelo a fazer-lhe a visita precisamente nesta altura. "As nossas relações são boas, apesar da diferença de idade".

Desvalorizou ainda a omissão de Portugal no discurso da tomada de posse, dando a entender que outros países houve que também ficaram de fora do discurso.

* O sr. João Lourenço foi ministro da Defesa dum governo liderado pelo maior corrupto africano dos últimos 40 anos. Assim, tinha como missão liderar  acções que reprimissem os actos de protesto do povo angolano contra a ditadura do "zedu", a polícia civil não chegava.
Não acreditamos no presidente de Angola.

.
.

NEY MATOGROSSO

Tive Sim


Homenagem a CARTOLA
.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Novos passes em Lisboa renovados 
a partir de 26 de cada mês

Abril será o mês de transição para o novo título de transporte da área metropolitana de Lisboa. Haverá passes temporários e mais pessoas nas estações.

O passe metropolitano de Lisboa, de 40 euros, poderá ser comprado a partir do dia 26 de cada mês. Este é o esclarecimento da Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao Dinheiro Vivo, depois do anúncio da mudança do período de validade dos títulos de transporte na região. Em vez de ter duração de 30 dias, o novo passe social para a AML será mensal, ou seja, terá validade a partir do dia 1 de cada. Mas a compra pode ser feita antecipadamente, para evitar problemas nas bilheteiras.
.
“Como já acontece com os passes mensais, será possível comprar antecipadamente o novo título para a AML a partir do dia 26 de cada mês, ficando válido a partir do dia 1 do mês seguinte”, esclareceu fonte oficial. Ainda assim, a AML vai fazer reforço de meios para se preparar para eventuais ‘enchentes’ nas estações.

“Não digo que haja mais máquinas do que há atualmente mas haverá mais pontos de venda móveis. Estamos a contar com muitas boas vontades; é uma solução que integra o Governo, as autarquias e os operadores e que todos contam que corra muito bem”, destacou Carlos Humberto, primeiro-secretário da AML, em declarações ao Dinheiro Vivo. 

 O mesmo responsável alega que “cerca de metade das pessoas já tem passes mensais, ou seja, não há alteração” e que “hoje em dia, há múltiplas formas de comprar os passes, como o Multibanco, nas máquinas dos operadores e até através do portal Lisboa Viva. Havendo esse perigo [das filas], parece-nos que está atenuado”. O novo passe metropolitano para a AML poderá ser comprado a partir de dia 26 de março, adiantou esta manhã a TSF. Mas para que os utentes possam beneficiar deste título terão de ter um cartão Lisboa Viva, que tem de ser pedido com 10 dias de antecedência nas bilheteiras. O cartão Lisboa Viva é feito pela OTLIS – o agrupamento de bilhética das empresas de transportes da AML.

Solução transitória em abril
Só que muitos dos utentes dos transportes públicos terão o passe válido até meados de abril. Nestes casos, a AML está a estudar uma solução tecnológica que passe pela compra de um “complemento para que as pessoas consigam chegar até desse mês”. Este complemento, assegura Carlos Humberto, “ficará mais barato do que os títulos ocasionais”. 

 O primeiro-secretário da AML explicou também que o novo passe apenas funcione como um título mensal – e não a 30 dias – porque se trata de uma “alteração profundíssima a título tecnológico, com transformações complexas também do ponto de vista legal. Essas mudanças não seriam possíveis se fosse adotado o sistema deslizante”.

Além do passe metropolitano, a 40 euros, haverá um passe municipal em Lisboa, a 40 euros, e as crianças até aos 12 anos terão transportes públicos gratuitos dentro da área metropolitana de Lisboa. 

 No entanto, segundo a TSF, não está garantida a entrada em vigor no dia 1 de abril do passe família, que vai custar 80 euros para todos os elementos de um agregado familiar, por questões legais e tecnológicas. 

Carlos Humberto, ainda assim, afasta o adiamento da entrada em vigor do novo sistema de bilhética na AML. “Está praticamente tudo garantido. Por causa do passe família, não poderiam entrar em vigor os outros passes por causa disso? Garantidamente o passe municipal, metropolitano e de criança estão em condições de entrar em funcionamento dia 1 de abril.” 

 Com o passe metropolitano, os residentes dos 18 concelhos da AML poderão aceder a todos os meios de transporte por 480 euros e fazer viagem entre eles. A mexida nos passes de transportes dentro da Área Metropolitana de Lisboa é possível graças ao arranque do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, em que o Estado, através do Fundo Ambiental, vai financiar a redução do custo dos passes intermodais nas áreas metropolitanas e nas comunidades intermunicipais. 

O Governo antecipa um aumento da procura de 10%, conforme referiu o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, em entrevista ao Dinheiro Vivo em dezembro.

* Os passes municipal e metropolitano têm o mesmo valor?

.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/3
1-Mudar de vida



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.
Ethiopia's weekly mass work-out




FONTE:  No Comment TV

.
.
Iémen
2 milhões de crianças 
estão gravemente desnutridas



FONTE: ONU Brasil

.
.

Expondo o regime de Kim Jong-un 



FONTE: The History Channel Brasil

 .
.
162-NO GINÁSIO
Treino de abdomen para
definir a barriga/2




COM PROFESSORA DANIELA DIAS
(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA)


* O vídeo de hoje é em geito brasileiro muito bravo. A aula tem uma explicação notável e a professora Daniela faz o que quer do corpo, o nosso range e geme.
Para facilitar a vida dividimos a aula en 3 partes, se ao fim da terceira tiver cabedal para executar a totalidade da aula não se acanhe.

.
FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1902
Senso d'hoje
NATHALIA PASSARINHO
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS
Abuso sexual na Igreja Católica:
as denúncias que derrubaram
bispos no Chile




FONTE: BBC News Brasil


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

Baby Micro Teacup Pig


.
.

BOM DIA



.


5-INFORMAÇÃO
"FORA D'ORAS"

I-A REDE



A REPORTAGEM DE

 CONCEIÇÃO LINO




 * Desde sempre todos os pensionistas deste blogue se manifestaram contra  o "facebook", do striptease sócio-emocional que impele os frequentadores da rede a fazer, do aproveitamento malicioso que pode acontecer, dum sem número de armadilhas a que se pode estar sujeito.

Uma excelente equipa da SIC coordenada por CONCEIÇÃO LINO apresentou em Janeiro deste ano a reportagem que editamos em seis partes onde é revelado o maquiavelismo duma possível psicopata que perturbou a vida de mais de uma dezena de pessoas. 

Para ver e aprender.

 FONTE: SIC

.