08/07/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

..
XXXIII-OS RIOS E A VIDA
5- RIO TEJO
5.4- O GUARDIÃO DO RIO



AMIEIRA DO TEJO TRILHO DAS JANS NA MARGEM ESQUERDA DO RIO TEJO CAMINHOS DE SIRGA - 06/07/20
** Com muita pena nossa estas belíssimas imagens não têm comentário explicativo do nosso "GUARDIÃO DO RIO" o que muita falta faz.

FONTE:  Arlindo Marques Ortiga Mação

*** Em pequeno, Arlindo Marques era conhecido como o Dragão da Ortiga. Nascido naquela freguesia ribeirinha do concelho de Mação, Arlindo Marques, hoje, com 50 anos, guarda prisional de profissão, é tratado pela comunidade piscatória e ambientalistas como “O Guardião do Rio”.

As folgas e as férias deste ambientalista são passadas junto ao Tejo, onde se sente em casa, junto da natureza, dos pescadores e ouvindo o chilrear dos pássaros. De manhã ou de noite, não há caso de poluição para que não seja alertado pelos amigos do Tejo e que Arlindo Marques não filme, fotografe e denuncie junto das entidades competentes e publique nas redes sociais.


TEXTO:  mediotejo.net  10/04/2016
.
.
PÉ DE CHUMBO
Sexy No Bra 
Spring Summer Full Fashion Show
2020



FONTE:  GS Channel
.

Carolina Beckman - vitamina D

.
Como funciona a vitamina D



FONTE:  Dra. Carolina Beckman

.

PEDRO NORTON

.






Dar liberdade ao futuro

É urgente perceber que a resiliência é um fator fundamental de competitividade

Se há coisa que fomos forçados a aprender com esta crise foi que a Natureza pode condicionar, de forma brutal, o nosso futuro coletivo. Falo naturalmente da tragédia sanitária que atingiu dez milhões de pessoas e causou meio milhão de mortes. Mas falo também das consequências económicas com a recessão mais abrupta da História, das consequências sociais com o flagelo do desemprego à cabeça destas e das consequências políticas que ainda estão largamente por definir, mas que podem ser, para o bem ou para o mal, profundas e muitíssimo duradouras. Nunca, na nossa História recente, tantos se terão sentido simultaneamente tão impreparados e tão impotentes. Nunca, para tantos, se terá suspendido tanto o futuro.

Para o mundo empresarial a lição a extrair é cristalina. Não se trata, como alguns gostariam, de declarar o fim do capitalismo e da globalização ou de advogar o decrescimento. O mercado continua a ser o algoritmo mais eficaz para guiar a tomada de decisões empresariais. Mas, isto dito, é preciso reconhecer que temos de alterar profundamente os dados da equação, introduzindo variáveis e restrições novas nos modelos decisórios. É urgente, por exemplo, perceber que a resiliência é um fator fundamental de competitividade. Que as empresas têm de ser capazes de antecipar os riscos associados às alterações globais da sociedade, em particular às ligadas à ação da Natureza, tais como a crise climática ou a escassez de recursos naturais. Mas é sobretudo imprescindível que sejam capazes de fazer uma gestão rigorosa das relações entre o capital natural e as suas atividades económicas e que, de uma vez por todas, internalizem o valor da Natureza nos seus processos de tomada de decisão.

Menos evidente será porventura fazer esta problematização no campo das decisões políticas. Mas a verdade é que a nossa fundamental dependência da Natureza, agora de novo flagrantemente exposta por via de uma crise sanitária, devia obrigar-nos igualmente a refletir sobre a legitimidade que temos para tomar decisões (ou para adiar decisões) que, exaurindo recursos ou alterando equilíbrios naturais fundamentais, produzam efeitos profundos e duradouros para além do nosso próprio horizonte de vida. Dito de outra forma: qual a legitimidade política das gerações presentes de condicionarem, por ação sobre a Natureza, o futuro de gerações às quais nem sequer foi ainda dada uma voz?

O tema, absolutamente decisivo, não tem uma solução evidente. A verdade é que as nossas instituições democráticas, em boa parte herdadas do constitucionalismo de XVIII, não têm processos de legitimação intergeracional. Até porque, obviamente, não podemos, nem poderemos nunca, auscultar os que ainda não são.

Mas será o problema verdadeiramente insolúvel? Será verdadeiramente absurdo dizer que, em nome dos que serão, poderemos limitar a ação e o poder de decisão dos que, no futuro, já não serão? Uma única coisa parece certa. A dimensão temporal terá, mais cedo ou mais tarde, de ser enxertada no edifício demoliberal. De outra forma, agudizar-se-ão até à insustentabilidade os problemas da sua legitimação política.

Na gestão como na política, importa, no fundo, dar liberdade ao futuro.

IN "VISÃO"
06/07/20
.
.


2324.UNIÃO



EUROPEIA

SALVEM AS CRIANÇAS


.

9- Lura da Psi

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ

9 -Eƒᥱɩto Bᥲɾᥒᥙຕ - Coຕo o
ᖾoɾó⳽ᥴoρo ᥒo⳽ ᥱᥒɠᥲᥒᥲ



FONTE:  Universo da Psicologia TV

48.2-HORIZONTES DA MEMÓRIA


.
48-HORIZONTES DA MEMÓRIA
48.2-Ali Começa Portugal



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
Live at Home Tribute

The Rolling Stones

You Can't Always Get What You Want


.
.
14-CASAMENTOS PRECOCES
1.1-INDONÉSIA?
Meninas muçulmanas forçadas a casar



*Não são precisos comentários com imagens tão elucidativas

FONTE:   Iconoclastia Incendiária

.
.
Grupo de refugiados menores ruma 
a Lisboa à procura de um futuro



FONTE:  euronews

.
.
2020 
Ano Internacional da Saúde Vegetal



FONTE:  ONU Brasil

.

Infografia: Evolução e combate



𝙀𝙫𝙤𝙡𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙖 𝙘𝙞𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙚 𝙤 𝙘𝙤𝙢𝙗𝙖𝙩𝙚 𝙖̀ 𝘾𝙊𝙑𝙄𝘿-𝟭𝟵



FONTE:ONU Brasil
.
Coronavírus
 Bolsonaro testa positivo para
COVID-19


Pois face aos factos, a competência folclórica no seu desempenho como presidente do Brasil, a responsabilidade assumida na promoção de cerimónias fúnebres de milhares de brasileiros no que respeita à pandemia (gripezinha) do Corona vírus, só podemos desejar-lhe alegre sofrimento durante a fase terapêutica e que a recuperação culmine numa festa de tarjas pretas e cirios acesos pois ninguém merece tanto como ele tamanha  comemoração, dizêmo-lo porque não somos hipócritas! 
Se sobreviver não perderemos a esperança duma recidiva.
Insubstituíveis há muitos nos cemitérios por esse mundo fora.
Desejamos ao srs. Trump, Putin e Jiping o mesmo futuro festivo.


FONTE: BBC News Brasil
.

2391 - LAURA CODRUTA KÖVESI

.


2391
Senso d'hoje
LAURA CODRUTA KÖVESI
PRIMEIRA PROCURADORA-GERAL
DA UNIÃO EUROPEIA
"A corrupção existe 
 em quase todos os países"



FONTE:  euronews
.
.


MELGUINHA


.
.

BOM DIA


.

24-TEATRO FORA "D'ORAS"

.

24-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝑈𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝟤𝟢𝟣9
𝒱𝐼-"𝘝𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘕𝘰𝘳𝘵𝘦, 𝘝𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘍𝘰𝘳𝘵𝘦"



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝘖𝘴 𝘥𝘦𝘶𝘴𝘦𝘴 𝘥𝘰 𝘷𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘰𝘱𝘳𝘢𝘮 𝘪𝘮𝘱𝘶𝘭𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘢𝘴 𝘷𝘦𝘭𝘢𝘴 𝘦 𝘢𝘴 𝘩𝘪𝘴𝘵𝘰́𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘷𝘰 𝘥𝘦 𝘝𝘪𝘭𝘢 𝘥𝘰 𝘊𝘰𝘯𝘥𝘦 𝘦 𝘥𝘦 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘢𝘭.

𝘈 𝘦𝘥𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝟤𝟢𝟣𝟫 𝘥𝘰 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘵𝘦𝘢𝘵𝘳𝘰 𝘮𝘶𝘴𝘪𝘤𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘳𝘶𝘢 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘪́𝘴 𝘴𝘦𝘳𝘢́ 𝘯𝘢𝘳𝘳𝘢𝘥𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘚𝘪𝘳𝘰𝘤𝘰, 𝘯𝘢 𝘮𝘪𝘵𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢 𝘨𝘳𝘦𝘨𝘢 𝘰 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘰𝘯𝘴𝘢́𝘷𝘦𝘭 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘷𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘯𝘰𝘳𝘰𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘦 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘎𝘶𝘢𝘳𝘥𝘪𝘢̃𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘔𝘦𝘮𝘰́𝘳𝘪𝘢𝘴.

𝘌𝘯𝘵𝘳𝘦 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴 𝘦 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘳𝘥𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴, 𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘯𝘢𝘷𝘢𝘭 𝘥𝘰𝘴 𝘴𝘦́𝘤𝘶𝘭𝘰𝘴 𝘟𝘝 𝘢𝘰 𝘟𝘟 , 𝘢 𝘷𝘪𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘥𝘦 𝘤𝘪𝘳𝘤𝘶𝘮-𝘯𝘢𝘷𝘦𝘨𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘍𝘦𝘳𝘯𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘨𝘢𝘭𝘩𝘢̃𝘦𝘴, 𝘢 𝘧𝘦́ 𝘦𝘮 𝘕𝘰𝘴𝘴𝘢 𝘚𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘥𝘢 𝘎𝘶𝘪𝘢 𝘦 𝘢 𝘭𝘶𝘵𝘢 𝘥𝘦 𝘩𝘰𝘮𝘦𝘯𝘴 𝘦 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳𝘦𝘴 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘴𝘰𝘣𝘳𝘦𝘷𝘪𝘷𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘴𝘢̃𝘰 𝘮𝘦𝘮𝘰́𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘨𝘢𝘯𝘩𝘢𝘮 𝘷𝘪𝘥𝘢 𝘯𝘢 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘱𝘳𝘦𝘵𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 𝟦𝟢𝟢 𝘢𝘤𝘵𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘥𝘰𝘣𝘳𝘢𝘮 𝘦𝘮 𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦𝘯𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘦𝘳𝘴𝘰𝘯𝘢𝘨𝘦𝘯𝘴.

𝘊𝘰𝘮 𝘰𝘳𝘨𝘶𝘭𝘩𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘢𝘥𝘰
𝘉𝘰𝘮 𝘧𝘶𝘵𝘶𝘳𝘰 𝘷𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘵𝘦𝘳
𝘊𝘰𝘮 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘰 𝘦́ 𝘤𝘦𝘳𝘵𝘦𝘻𝘢
𝘖 𝘴𝘶𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘢𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘤𝘦𝘳


FONTE:   Câmara Municipal de Vila do Conde