22/12/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
X~MEGA FÁBRICAS

2- MV AGUSTA


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Vaticano. 
O principal conselheiro do Papa 
recebia 35 mil euros por mês de 
uma Universidade nas Honduras

O cardeal Maradiaga, principal conselheiro de Francisco e coordenador do Colégio de Cardeais, recebe 35 mil euros por mês da Universidade de Tegucigalpa. O Vaticano está a investigar a pedido do Papa. 
 .
MAIS UM FIGURÃO
Foi em maio deste ano que o Papa Francisco descobriu. Através de um enviado apostólico que ele próprio enviou às Honduras, percebeu que o seu amigo e principal conselheiro, o cardeal Oscar Maradiaga, recebia 35 mil euros por mês da Universidade Católica de Tegucigalpa, nas Honduras. O poderoso cardeal – que é coordenador do Colégio de Cardeais – era conhecido por defender uma Igreja Católica pobre e singela.

Quem conta a história é o jornalista italiano Emiliano Fittipaldi, que se tem ocupado a divulgar casos de corrupção e abusos sexuais no Vaticano. Na revista L’Espresso, explica que várias testemunhas – tanto eclesiásticas como seculares – garantem que o tribunal de contas das Honduras está a investigar um fluxo de grandes somas de dinheiro provenientes do Governo hondurenho para a Fundação para a Educação e Comunicação Social e a Fundação Suyapa: ambas fundações da Igreja local, logo, dependentes de Oscar Maradiaga.

O jornalista falou com membros da comitiva papal, que disseram que Francisco “está triste e entristecido mas também muito determinado a descobrir a verdade”. O Papa quer estar a par de todos os pormenores da investigação conduzida pelo bispo argentino Jorge Pedro Casaretto e descobrir o destino final das gigantescas somas de dinheiro que Oscar Maradiaga recebeu.

Mas o cardeal não é o único envolvido neste novo escândalo do Vaticano. Juan José Pineda, o bispo auxiliar de Tegucigalpa, terá recebido grandes quantias de Oscar Maradiaga, assim como “Father Erick”, um mexicano que gosta de dizer que é padre mas nunca chegou a ser ordenado. Segundo um missionário com quem Fittipaldi falou, o nome real do homem é Erick Cravioto Fajardo e viveu durante anos num apartamento adjacente ao do cardeal. Além disso, a fonte acrescenta que “Pineda, que viveu com Erick debaixo do mesmo teto, ofereceu-lhe recentemente um apartamento na baixa e um carro”. A equipa do Vaticano que está a investigar receia que todo este dinheiro tenha vindo da universidade ou da diocese e garante que “o Papa sabe de tudo”.

As testemunhas que falaram com o bispo Casaretto durante a investigação também detalharam vários investimentos de Maradiaga que correram terrivelmente mal. Supostamente, o cardeal transferiu mais de um milhão de euros que recebeu da diocese hondurenha para algumas financeiras de Londres, como a Leman Wealth Management. A maior parte do dinheiro investido – e depositado em bancos alemães – desapareceu sem deixar rasto.

Oscar Maradiaga nasceu nas Honduras em 1942. Foi professor da instrução primária, depois professor de matemática, é fluente em cinco línguas e especialista em teologia e filosofia. Tornou-se muito conhecido na América Latina por se assumir um inimigo da corrupção e um forte defensor dos pobres. O L’Espresso diz que o cardeal deve entregar a carta de resignação ao Papa Francisco ainda este ano.

* Que mais irá ser revelado do passado e do presente tenebroso de figurões de topo da igreja católica?
Só trevas!

.
.

X-MISTÉRIOS
EXTRATERRESTRES
Contactos Imediatos
1.2- À prova D'água


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Diretor do Tour não quer Froome
 na prova sob investigação

O diretor da Volta a França, Christian Prudhomme, pediu esta sexta-feira à União Ciclista Internacional (UCI) uma rápida investigação no caso de doping de Chris Froome, ciclista que não quer no Tour sob investigação.
.
A UCI solicitou a Froome, quatro vezes vencedor do Tour (2013, 2015, 2016 e 2017), que explicasse o porquê de uma sua amostra de urina na Volta a Espanha mostrar o dobro do nível de concentração de salbutamol permitido para uso terapêutico.

"Queremos a situação clarificada, para sairmos deste estado de escuridão e ambiguidade. Queremos, obviamente, que uma investigação seja conduzida e queremos que não dure meses e meses, pelo que queremos uma resposta breve da UCI no início da próxima temporada", disse Prudhomme, à televisão francesa.

Se for considerado culpado de doping, o ciclista da Sky, de 32 anos, pode perder o título de vencedor da Vuelta e ser suspenso por um longo período.

Froome tem prevista a participação na edição 2018 do Tour e Prudhomme quer evitar que se repita um cenário idêntico ao que sucedeu com o espanhol Alberto Contador, que correu e ganhou a Volta a Itália de 2011, numa altura em que estava sob investigação por doping, e acabou perder o título e ser suspenso por dois anos.

Em 2017, o britânico venceu o Tour pela quarta vez e, depois, ainda ganhou a Vuelta, prova em que acusou uma dose de salbutamol acima do permitido.
O salbutamol ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e pode ser usado com um medicamento que aumenta o desempenho e a resistência. A agência mundial antidoping permite que seja tomado apenas por inalação e em quantidades limitadas.

A Sky afirmou que Froome teve de aumentar a dose, sem exceder o admissível, durante a Volta a Espanha, devido a "sintomas agudos de asma".

"Salbutamol não é uma substância proibida. O que importa é a quantidade tomada e é por isso que os especialistas têm de se pronunciar, embora pareça que a dose encontrada foi o dobro do nível permitido", afirmou o diretor do Tour.

* A fronteira entre prescrição terapêutica e doping é por vezes muito ténue.

.
.
IV-ARMAS E TÁCTICAS
4 -Armadilhas



FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 
.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Vieira da Silva deu 100 mil euros
 a IPSS presidida pela sogra

A 4 de março de 2009, quando era ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva concedeu um subsídio a um centro social de Guimarães dirigido por Elvira Fertuzinhos

O efeito "bola de neve" do caso Raríssimas continua a atingir o ministro Vieira da Silva. Segundo notícia avançada hoje pelo jornal i, a 4 de março de 2009, quando era ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva concedeu um subsídio ao Centro Social D.Manuel Monteiro de Castro, em Guimarães, dirigido por Elvira Fertuzinhos, amãe da sua mulher, a deputada socialista Sónia Fertuzinhos. 
 .
Até hoje Elvira Fertuzinhos ocupa o cargo de presidente desta IPSS, pelo qual passou a receber um vencimento base de mil euros em abril de 2010, depois de o centro social já ter recebido o subsídio governamental.

Segundo o i, Elvira Fertuzinhos viu o seu vencimento base atualizado para 1177 euros por mês em abril de 2016. Por ano recebe 16.478 euros desta IPSS e a este valor ainda acrescenta uma reforma mensal que aufere desde 2010 e que ronda os 1050 euros. Contactado pelo jornal, o ministério de Vieira da Silva confirmou a atribuição do montante mas justificou que este centro social de Guimarães já tinha recebido apoios financeiros em anos anteriores.

Em 2004, o então ministro da tutela, Bagão Félix, concedeu 180 mil euros à IPSS no âmbito do fundo de socorro social.

* Esta notícia é nada, a não ser uma tentativa de calúnia.

.

LURDES FERREIRA

.






O valor da Autoeuropa

A verdade dolorosa é que as fábricas montadoras continuam a ser “tendas beduínas”, sendo a parte menor da cadeia de valor que vai desde a concepção ao fabrico de um modelo.

A vida da Autoeuropa tem-se medido pelos ciclos dos seus modelos. Quando um se encaminha para o fim, a fábrica luta por um novo modelo dentro do grupo, sabendo-se que a competição é cada vez mais forte. Faz o que lhe compete. Quando esses ciclos mudam, os trabalhadores são chamados a negociar novas condições de trabalho, lutando pelos seus direitos. Fazem o que lhes compete. A comissão de trabalhadores e ou os sindicatos tomam o protagonismo público e lançam reivindicações. Fazem o que lhes compete. É como dizer que isto é da ordem natural das coisas.

Neste enunciado falta o papel do Governo. Faz reuniões de bastidores, procura que os novos modelos tragam mais investimento para a fábrica. Às vezes, tenta intervir na pacificação laboral, com ou sem sucesso. Ainda assim, faz menos do que lhe compete. O que se pode apontar a este executivo não é novo, atravessa governos e ministros PSD e PS. E tanto no sector automóvel como aeronáutico.

Vão-se discutindo ciclos, faltando discutir o futuro. Diz a experiência de outros países que o futuro de uma fábrica como a Autoeuropa ou aeronáutica decide-se muito mais pelas boas âncoras que a liguem ao resto da economia do que pelo modelo A ou B que vai montar. É sobretudo a oportunidade de captar trabalho que envolva a engenharia do país que a acolheu, nomeadamente engenharia de desenvolvimento, e de impulsionar a respectiva indústria a trabalhar com mais valor acrescentado, gerando mais riqueza.

A verdade dolorosa é que as fábricas montadoras continuam a ser “tendas beduínas” – mesmo tendo beneficiado de fundos comunitários estes também terminam –, sendo a parte menor da cadeia de valor que vai desde a concepção ao fabrico de um modelo.

A Autoeuropa afirmou-se como fábrica de modelos de nicho, dando à indústria nacional, às universidades e à engenharia uma valiosa e rara oportunidade de serem envolvidas nos projectos, não apenas com o fornecimento de mão-de-obra directa ou de componentes e serviços, mas participando no desenvolvimento dos modelos. A evolução dos níveis de incorporação nacional nos carros da Autoeuropa, e sobretudo da qualidade desses níveis – a mão-de-obra directa ou fornecimento de componentes têm menos valor estrutural do que a engenharia – teve um ponto alto com o modelo Eos, o “cabrio” que se produziu entre 2006 e 2015, com a engenharia portuguesa a ter desenvolvido peças do veículo.

Não se evoluiu muito mais a partir daí. Essa é tarefa que compete aos governos, não ao investidor, não aos trabalhadores nem aos sindicatos. É política industrial. Não só é mais difícil ao investidor levantar a tenda e partir quando tem essa ligação como, quando o faz, fica o que interessa: universidades mais fortes e uma indústria mais competitiva. E isso é válido tanto para Autoeuropa como para a Embraer em Évora.

IN "PÚBLICO"
20/12/17

.
.


1449.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Centros experimentais de agricultura
.cativam turistas

De acordo com um comunicado da Direcção Regional de Agricultura, os diversos Centros de Experimentação (fruticultura subtropical, bananicultura e floricultura) da Divisão de Experimentação e Melhoria Agrícola (DEMA), têm recebido cada vez mais turistas, principalmente franceses e alemães.
.

Muitos destes visitantes estão ligados à área agrícola (estudantes de escolas agrícolas e agricultores) ou à área de botânica, o que faz com que visitem a Região não só por lazer, mas sobretudo com a finalidade de obter novos conhecimentos especializados sobre as culturas, sejam elas subtropicais, ornamentais ou endémicas, que disponíveis nesta divisão.

Algumas agências de viagem, cientes deste nicho de mercado, têm inclusive programas específicos para este público, por exemplo, estudantes acompanhados por professores de escolas de agricultura francesas, contabilizando-se já inúmeras visitas.

De salientar que já estão agendadas para o próximo ano várias visitas à DEMA. Entre estas, duas de turistas agricultores alemães, que estarão na Madeira num cruzeiro durante um dia e farão uma visita ao Centro de Fruticultura-Subtropical.

* Para quem está atento o turismo sempre serviu para se aprender.


.
.

XII-HUMANIDADE

A HISTÓRIA DE TODOS NÓS

15- AMÉRICA
SUL DOS EUA- RACISMO
SELMA:ALABAMA:
1965 -DOMINGO SANGRENTO
LAUREN PIERCE:
FILME DO MASSACRE
O PODER DA TELEVISÃO
OS MEDIA CONTRA A REPRESSÃO 

GLOBALIZAÇÃO
TECNOLOGIA DIGITAL
MAIS DE 100 MIL ANOS DE VIDA
 CAPACIDADES HUMANAS
A FORÇA DA INVENÇÃO
 AS GUERRAS:
 GRANDES TRANSFORMAÇÕES


ÚLTIMO EPISÓDIO

* Neste vídeo da série vão cruzar-se 2 situações de relevo , em cada episódio encontra em subtítulo os items correspondentes.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

O PRESENTE DE NATAL

ISTO É O MELHOR PRESENTE
QUE PODES RECEBER



LINK: https://www.gearbest.com/bikes/pp_659805.html?lkid=12265206


FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Greve não vai limitar 
funcionamento dos supermercados

A APED garante que "estão asseguradas todas as condições para que os consumidores portugueses possam realizar as suas compras habituais na quadra natalícia".

A greve convocada pelos sindicatos dos trabalhadores do comércio não vai afectar o normal funcionamento das lojas, garante a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
 .
 "A APED garante que estão asseguradas todas as condições para que os consumidores portugueses possam realizar as suas compras habituais na quadra natalícia, não se verificando quaisquer limitações ao funcionamento das lojas", refere um comunicado da associação que representa as retalhistas.

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo.

A paralisação, convocada pelos sindicatos da CGTP, tem como objectivo pressionar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a evoluir na negociação do Contrato Colectivo do sector para que se concretizem aumentos salariais, alterações de carreira e regulamentação dos horários de trabalho.

Isabel Camarinha, presidente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Comércio, disse à agência Lusa que a paralisação deverá ter "uma forte adesão, tendo em conta o descontentamento dos trabalhadores pelo arrastamento da negociação do Contrato Coletivo".

"Mas isso não quer dizer que as lojas encerrem, porque a maioria consegue manter-se aberta com muito poucos trabalhadores", disse a sindicalista.

No comunicado, a APED diz que respeita o direito à greve, mas "lamenta que esta ocorra em pleno processo de negociação dos termos e condições do Contrato Coletivo de Trabalho", sendo que "ao contrário do que os sindicatos afirmam, as negociações não estão paralisadas", pois está marcada reunião para 10 de Janeiro. 

* Percebe-se que a greve não vai perturbar, há escravos com fartura no desemprego e a lei permite tudo com as suas omissões.

.
.

Shakira

Santa Baby


.
.

HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
INE
Poupança das famílias desce para 4,4%
 e atinge o valor mais baixo desde 1999

A taxa de poupança das famílias caiu para 4,4% do rendimento disponível no ano acabado no terceiro trimestre de 2017, o valor mais baixo da série do INE, que tem início em 1999, divulgou hoje a autoridade estatística.
.
"A taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível, menos um ponto percentual do que no trimestre anterior", quando representava 5,4% do rendimento disponível, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas contas nacionais trimestrais por setor institucional do terceiro trimestre deste ano.

Este é o valor mais baixo da série do INE, que tem início no primeiro trimestre de 1999. Desde então e até aos números divulgados hoje, a taxa de poupança atingiu um pico de 12% do rendimento disponível no ano terminado no terceiro trimestre de 2002 e registou o valor mais baixo (5%) no ano terminado em junho de 2015.

* Se os bancos andam a vender dinheiro para esbanjar como se pode poupar"? Está tudo doido.

.
.


16- A HISTÓRIA
   
DO AUTOMÓVEL 


MAIS HISTÓRIAS NA HISTÓRIA




ATENÇÃO SRS./AS VISITADORES/AS
Esta série foi difundida pela TVE, Rede Minas, em 1986, é portanto muito datada. No entanto até à data indicada, o seu conteúdo tem rigor histórico.


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
.


ONU

E o combate à exploração sexual




FONTE: ONU Brasil

.
.
 FILHOS DE QUEM?



.



MONTANHA RUSSA DE POBRE



.


INTRUJICES















.
.

1466
Senso d'hoje
VASCO CORREIA
COMENTADOR ESPECIALISTA
EM ASSUNTOS DESPORTIVOS
ATRIBUIÇÃO DOS PRÉMIOS "À BOJARDA"



 * Mais uma edição da rubrica "À Bojarda", um espaço da autoria de Vasco Correia, especialista em assuntos desportivos, entrevista conduzida por AURÉLIO GOMES, no CANAL "Q".


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS





 


.
.
JABUTI


.
.

BOM DIA


.
.

3-BIZARRO

FORA "D'ORAS"

XIX-MOUNT OLYMPUS/3




*Quem diz que os artistas não são atletas?

 O artista belga Jan Fabre e 27 outros artistas conceberam uma apresentação de 24h sem paragem nem intervalos, intitulada de Mount Olympus, que foi estreada no Berliner Festspiele. 
O incrível feito de resistência foi escrito, dirigido e coreografado por Fabre, que novamente empurra os limites do teatro.

Depois de 12 meses de ensaios, Mount Olympus tentou unir todas as facetas do trabalho anterior do artista. 

Descrito como 'um projecto excepcional' no site do Berliner Festspiele, os artistas  'dançaram, actuaram, amaram, sofreram, dormiram e sonharam ao percorrerem os mitos da Grécia antiga'.  Levaram os espectadores através duma actuação entre o acordar e o sonhar, entre o sonho e a realidade.

Actuações anteriores baseadas na resistência, tal como a sua peça de oito horas 'Isto é Teatro Como Era Esperado e Antecipado'  (1982), revolucionaram o conceito da arte de teatro e actuação.

Desde 1951 que o Berliner Festspiele une uma variedade de entre-cruzamentos de disciplinas artísticas e de eventos culturais para promover a rica e colorida paisagem artistica de Berlim.


** Somos suficientemente incultos e incapazes para considerar como arte este espectáculo, não há como aprender e digerir.

*** A primeira parte da encenação foi editada neste blogue entre 07 e 25 de Abril.

**** A segunda parte da encenação foi editada neste blogue a partir de 02/06/17.
Disfrute.