06/06/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.











.
.


1-O caminho de ferro

impossível




* Um documentário da RTP2


.
.


9-OUT OF CONTEST

FOR PINA BAUSCH



BALLET MODERNO NUMA DAS SUAS MAIS BELAS EXPRESSÕES


ÚLTIMO EPISÓDIO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

Afinal, as Crocs fazem mal aos seus pés

As sandálias Crocs criam emoções profundas. Ou se amam, ou se odeiam, mas ninguém lhes fica indiferente. O conforto é um dos seus pontos fortes, mas também ganham admiradores por conseguirem flutuar e serem impermeáveis (por serem de borracha). Entre os veraneantes que receiam ser picados por um peixe-aranha ou pessoas que passam muitas horas de pé no trabalho, como enfermeiros, cozinheiros ou até farmacêuticos, os sapatos agradam a um público vasto. Já foram vendidos mais de 300 milhões de pares em 90 países.
.
Mas o principal atrativo deste calçado foi desmistificado: afinal fazem mal aos pés, conta o Huffington Post. Quem o diz são os especialistas, que garantem que já receberam várias queixas. Os podologistas elencam falta de apoio no calcanhar e no arco entre o calcanhar e os dedos.

Estas características podem provocar problemas como tendinites, agravamento de deformidades nos dedos, problemas de unhas e calos. O problema mais comum, no entanto, são dores no arco do pé.

Os especialistas dizem que este tipo de calçado pode ser usado, por exemplo, numa ida à praia, mas que não deve ser usado durante muitas horas, especialmente para longas caminhadas. 

As sandálias podem ser, no entanto, uma boa opção para quem tem um arco do pé muito alto ou edema nas pernas e calcanhares. Mas nem mesmo nestes casos devem ser usadas durante muito tempo.

*  A moda é quase sempre "não-boa"

.
.

MINUTOS DE

CIÊNCIA/104


4-TRUQUE


2016

PROPRIEDADES NUMÉRICAS


FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.

HOJE NO  
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
Fotos e cuecas para alertar para 
a violência contra as mulheres


Uma exposição contra a violência sexual e a violência contra as mulheres pede o fim do silêncio que condena as vítimas no Brasil 

420 cuecas espalhadas pela praia de Copacabana. Cada uma simboliza uma mulher e ao todo representam o número de mulheres violadas no Brasil a cada 72 horas. 
 .

As mulheres, essas, aparecem com a boca tapada por uma mão vermelha. É assim o último protesto organizado no Brasil para denunciar a violência contra as mulheres. 

 O ato foi planeado pela Rio de Paz, uma organização não governamental que pretende alertar a população sobre a importância de denunciar e rejeitar o assédio e de não culpar a vítima. 
 .

Estima-se que por ano sejam abusadas sexualmente cerca de 50 mil mulheres no Brasil. O fundador da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, afirmou à Agência Brasil que o número de vítimas deve ser, na realidade, muito maior, pois grande parte das vítimas não apresenta queixa. 

* Estaremos sempre do lado das vítimas.
.
.


IV-TERRA SÚOR

E TRABALHO

2-LEITE



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

HOJE NO 
"RECORD"

FPF recomenda à Liga 
a integração imediata do Gil Vicente

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em comunicado, que não vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa de 'colocar' o Gil Vicente na Liga NOS e vai recomendar à Liga de Clubes a reintegração dos gilistas no principal escalão "no mais curto espaço de tempo possível". Portanto, já na próxima época
.
No entanto, a FPF impõe uma condição, caso venha a concretizar-se a subida do Gil Vicente para disputar a prova em 2016/17: "Tal ficará necessariamente condicionado a que na época desportiva seguinte a Liga NOS seja disputada por 18 sociedades desportivas." Ou seja, a próxima edição teria 20 equipas e a seguinte voltaria a contar 18, o que pode pressupôr a descida de quatro formações.

A FPF lembra que as decisões tomadas, em primeira instância, pela então Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e confirmada depois pelo Conselho de Justiça da FPF "remontam a um passado distante" mas que tal "não pode ser impeditivo de a direção da FPF, agir, agora, de acordo com o que entende ser correto."

Leia o comunicado na íntegra: 
1. No Processo nº 2141/06.1BELSB, veio o Tribunal acima referido declarar nula a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, de 22 de Agosto de 2006.

2. A decisão do Conselho de Justiça limitou-se a confirmar, em sede de recurso, a decisão da então Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, de 1 de Agosto de 2006, que sancionou o clube em referência com a sanção de descida de divisão.

3. No processo jurisdicional em causa, são, pois, partes demandadas a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

4. Analisada a sentença do Tribunal, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol não deixa de enfatizar que, mais uma vez, os atuais órgãos sociais da FPF se veem confrontados com ato que não só remonta a passado distante, como é bem anterior ao início do exercício dos seus mandatos.

5. Tal facto, contudo, não pode ser impeditivo de a Direção da FPF, agir, agora, de acordo com o que entende ser correto.

6. Assim, levando em linha de conta o afirmado nos pontos anteriores, decidiu a Direção da Federação Portuguesa de Futebol não recorrer dessa decisão jurisdicional.

7. Mais decidiu a Direção da FPF, reconhecendo a sua autonomia, recomendar à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, também parte demandada no processo e cuja Comissão Disciplinar, à altura, foi a autora do ato primário sancionador, que leve a cabo os atos necessários à integração da Gil Vicente Futebol Clube – Futebol, SDUQ, Lda, na competição desportiva profissional LIGA NOS, no mais curto espaço de tempo possível.

8. A Direção da FPF decidiu demonstrar a sua disponibilidade para proceder de imediato à alteração do contrato existente com a LPFP, no sentido de permitir a alteração da sua cláusula 4ª, nº7, de molde a possibilitar, assim a LPFP o entenda, a execução da decisão judicial.

9. Por último, decidiu ainda a Direção da FPF que, a concretizar-se o disposto no ponto anterior, tal ficará necessariamente condicionado a que na época desportiva seguinte a LIGA NOS seja disputada por 18 sociedades desportivas.

* O requinte do negócio, a Liga não é disputada por clubes mas por  SAD's

.

JOANA AMARAL DIAS

.



Caro Passos Coelho

Tomo a liberdade de lhe escrever porque parece que mais ninguém lhe consegue dizer isto (ou o senhor não ouve): está na hora de arrumar as suas coisitas e ir embora para casa.

Compreendo que seja desagradável - triste até - mas tem que ser. Bem sei que o Dr. Pedro se está a lixar para as eleições, mas olhe que a malta votou mesmo, vai para 9 meses, e o senhor não conseguiu formar governo. Está a perceber?

Não dá para continuar a tê-lo à frente do PSD. Prejudica o seu próprio partido e lesa toda a oposição ou seja, no limite, causa dano a toda a democracia, privando-a de um bom contraditório e de verdadeiro confronto de alternativas. Não é saudável.

Ao continuar no Parlamento e a liderar o PSD, o caríssimo Pedro Passos Coelho está claramente a viver acima das suas possibilidades.

Desculpe a sinceridade, mas bastaria assistir ao último debate quinzenal para o perceber. Foi confrangedor. Tente compreender.

A sua continuidade está a ser um embaraço. Como disse quando era primeiro-ministro, estar desempregado pode ser uma oportunidade.

Vá, não seja piegas.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
28/05/16

.
.


892.UNIÃO


EUROPEIA



.
HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Médicos denunciam uso abusivo 
de produtos para ficar em forma

As vendas de suplementos nutricionais e para a perda de peso atingiram, entre maio de 2015 e abril de 2016, cerca de 75 milhões de euros nas farmácias e parafarmácias portuguesas.
.
Os números, correspondentes a doze meses, estão divididos por três áreas: vitaminas e suplementos nutricionais, com quase 56 milhões de euros de vendas; produtos para a perda de peso, com um consumo próximo dos 18 milhões; e os produtos de emagrecimento (substitutos de refeições) em último, com um milhão e meio de euros em vendas.

Maria Helena Cardoso, presidente do colégio de endocrinologia da Ordem dos Médicos revelou surpresa com o valor das vendas. "Preocupa-me que exista tão pouca legislação sobre este tipo de produtos e que a maioria deles nem dependa, sequer, da autorização do Ministério da Saúde, mas do Ministério da Agricultura e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária", afirmou.

* Os nutracêuticos são a enorme praia  de nutricionistas e outros "entendidos". Há "sabichões" que dão consultas de borla mas carregam as vítimas com 300€ de produtos.

.
.
5-OS PRISIONEIROS
 DA MAGREZA




ANOREXIA E BULIMIA EM DESTAQUE



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
3-SICKO

SOS SAÚDE



O drama da assistência social nos E.U.A.

.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Pagamentos em dinheiro vivo 
só até 3.000 euros

Os socialistas avançaram com um projecto de Lei onde proíbem toda e qualquer transacção em dinheiro vivo sempre que o seu valor exceda os 3.000 euros. A medida é para vigorar de Janeiro de 2017 em diante. As multas chegam a 25% do montante envolvido.

O PS quer proibir todo e qualquer tipo de pagamento em dinheiro, sempre que os valores em causa ultrapassem os 3.000 euros. Se a proposta for por diante, singulares ou empresas que façam da venda de bens ou prestação de serviços, ficam abrangidos por esta proibição.
 .
A intenção consta de um projecto de Lei que deu entrada na Assembleia da República esta sexta-feira e que começará a ser discutido na próxima semana, integrada num pacote vasto de medidas que vêm reagir ao escândalo dos Panamá Papers.

Segundo o projecto de Lei, que ainda deverá ser sujeito a alterações e aperfeiçoamentos, a partir de 1 de Janeiro de 2017 fica "proibido o pagamento em numerário nas transacções de qualquer natureza que envolvam montantes iguais ou superiores a três mil euros" ou de 1.500 euro "sempre que o pagamento seja realizado por pessoas singulares não residentes em território português e desde que não actuem na qualidade de empresários ou comerciantes".

No caso de haver pagamentos fraccionados de uma venda ou prestação de serviços, são somados todos os pagamentos.

Os deputados assinalam que esta medida é um passo em frente relativamente ao que já prescreve a Lei Geral Tributária, já que corresponde "a uma proibição geral de transaccionar, em numerário, todo e qualquer negócio jurídico que envolva valores superiores a três mil euros". De fora da proibição ficam apenas as operações com instituições de crédito e sociedades financeiras, as transacções com entidades públicas e os pagamentos decorrentes de decisões ou ordens judiciais, que continuam a poder ser feitos em numerário.

Quem for apanhado em incumprimento – se chegar a sê-lo – arcará com uma multa correspondente a 25% do valor pago em dinheiro. Caso haja fuga ao Fisco, a multa cresce mais 5%.

Acções ao portador acabam

A par com esta medida, o PS avançou também  com um projecto de Lei que põe fim às acções ao portador. Os títulos actuais vão ter de ser convertidos em nominativos, para garantir que os seus donos são devidamente identificados.

A proposta vai no mesmo sentido da já apresentada pelo Bloco de Esquerda, mas admite um período de transição mais alargado.
As iniciativas começam a ser discutidas na próxima semana e podem ainda ser sujeitas a alterações.

* A quem não interessa esta lei? Aos ricos, aos empresários ricos, aos políticos ricos, aos advogados ricos, à classe média/empobrecida portuguesa não aquece nem arrefece.

.
.

DIEGO EL CIGALA

Tú eres mi mal de luz


.
.
HOJE NO
"DESTAK"
Governantes viajam de autocarro elétrico até Conselho de Ministros na Arrábida 

O Governo realiza um Conselho de Ministros extraordinário dedicado à aprovação de legislação ambiental, na quarta-feira, no Convento da Arrábida, ao qual os membros da equipa liderada por António Costa vão chegar num autocarro elétrico. 
.
Fonte do executivo disse à agência Lusa que o Conselho de Ministros começará pelas 10:00 de quarta-feira, com uma foto de família dos membros do Governo, terminando ao início da tarde com uma conferência de imprensa conjunta dos ministros da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O dia mundial do ambiente foi assinalado no domingo, mas, por impossibilidade de agenda, o Governo decidiu marcar este dia com um Conselho de Ministros extraordinário numa área ambiental protegida, a Serra da Arrábida.(Corrige, no segundo parágrafo, o nome do ministro do Ambiente que é João Pedro Matos Fernandes) 

* Convém alguma teatralidade.
.
.

SEGURANÇA NA ESTRADA


.
.
HOJE NO 
"i"

Viana do Castelo. 
“Gays e lésbicas” não podem 
reservar quarto neste hotel de luxo

Para além de “gays e lésbicas”, este hotel proíbe ainda a reserva de qualquer quarto a adeptos de futebol, festivaleiros e consumidores de estupefacientes.


O complexo Casa D’ João Enes, em Viana do Castelo, tem sido alvo de centenas de comentários em várias redes sociais, nomeadamente no Facebook, devido à sua “política de cancelamento e condições de venda”.

 
De acordo com estas condições, que estão disponíveis no site da Casa D’João Enes, qualquer hóspede que goste de futebol, goste de festivais de música, ou que seja gay ou lésbica, não vai ter a possibilidade de reservar um quarto neste complexo hoteleiro.
 
“Estimado hóspede caso se encontre numa das quatro situações abaixo indicadas, queira fazer o favor de não prosseguir com a sua reserva, ou de a cancelar caso a mesma já tenha sido concretizada, sob pena de ser vedada a Vossa admissão às instalações: Adeptos de futebol; Frequentadores/adeptos de festivais de música de verão; Gays e lésbicas; Consumidores de estupefacientes e/ou quaisquer substâncias psicotrópicas”, lê-se na alínea correspondente à “política de cancelamento e condições de venda”.
 
A Associação ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) já reagiu contra o que considera ser uma “discriminação explícita em função da orientação sexual no acesso a bens e serviços”.

“Este caso mostra bem a necessidade de legislação que permita prevenir e punir este tipo de discriminação”, escreve ainda a associação, que acrescenta: "temos vindo a reivindicar a criação de uma lei-quadro contra todos os tipos de discriminação, incluindo a com base na orientação sexual e na identidade de género, e que abranja também a discriminação múltipla - e esperamos que este exemplo ajude a tornar evidente a sua importância e urgência”.

* A Casa D’João Enes provavelmente hospedará alegremente banqueiros vigaristas, traficantes não consumidores, damas acompanhantes, padres pedófilos, políticos corruptos, etc.




.
.
 ACIMA DE OITENTA












.
.
HOJE NO 
"A BOLA"

Mourinho nega insulto a Eva Carneiro

Teve início esta segunda-feira, em Londres, o julgamento do caso que opõe Eva Carneiro a José Mourinho.

A ex-médica do Chelsea acusa o treinador português de discriminação sexual, pelo uso da expressão «filha da p…» durante o jogo com o Swansea, a 8 de agosto do ano passado.
.
Segundo a Imprensa inglesa, Mourinho explicou, através de um depoimento por escrito, que usa a expressão em causa «em diversas ocasiões» e que a mesma «não tem qualquer conotação sexista».

«No mundo do futebol utilizam-se muitos palavrões», alegou.

O Telegraph adianta que o português será chamado a depor em tribunal.

Eva Carneiro processou ainda o Chelsea por despedimento construtivo, figura jurídica prevista na lei inglesa, aplicada quando o empregado é despedido por responsabilidade do empregador.

* É indiscutível o valor de José Mourinho, mas quando abre a boca há sempre conotação intencional, seja ela qual for.

.
.



ONU

CIMEIRA HUMANITÁRIA  MUNDIAL
Ajuda humanitária deve ser mais 
eficiente, coordenada e coerente





ONU

 BAN KI-moon
decepcionado pela falta de líderes 
na Cimeira Humanitária de Istambul



.
.
 
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Historiador condecorado nos 
Estados Unidos da América

O historiador José de Almeida Mello, natural e residente nos Açores, vai ser homenageado pelo senado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, onde reside uma larga comunidade de origem portuguesa, na terça-feira, por proposta do senador Michael Rodrigues.
  .
De acordo com uma nota de imprensa, todos os anos, na primeira terça-feira de junho, o senado de Massachusetts celebra o Dia da Herança Portuguesa, sendo durante as celebrações condecoradas algumas pessoas que se distinguem em várias áreas da sociedade civil.

A cerimónia é organizada e conduzida pela Convenção de Legisladores Luso-Americanos (Portuguese-American Legislative Caucus), sendo o historiador distinguido pelo "extraordinário empenho" que manifestou na renovação da sinagoga de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores.

* Os Açores tiveram ao longo da história muita gente de bem, juristas, políticos, escritores, grandes patriotas, mulheres e homens de grande coragem, o historiador agora condecorado é felizmente mais um elo da cadeia.


.
.
SETEMBRO 2013


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Paulo Portas assume cargo no 
conselho estratégico da Mota-Engil

O antigo líder do CDS e antigo vice-primeiro ministro Paulo Portas está a caminho da Mota-Engil, confirmou o 'Económico'.

Paulo Portas vai assumir um cargo no conselho estratégico da empresa, liderado pelo seu presidente, António Mota, e que integra já um outro ex-político, o socialista Jorge Coelho.
.
Em princípio, apurou o 'Económico', Paulo Portas irá assumir este cargo "de imediato".
O convite foi feito por António Mota e Paulo Portas já o aceitou.

O conselho estratégico da Mota-Engil já contou na sua composição com outros elementos de destaque como Seixas da Costa ou Murteira Nabo.

No mandato enquanto vice-primeiro-ministro do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, Paulo Portas efectuou duas visitas oficiais ao México, em 2014, nas quais foi dado um grande destaque aos projectos da Mota-Engil naquele país latino-americano.

* A Mota-Engil é um grande estaleiro de ex-políticos, o sr. Mota lá saberá porquê, agora é a vez do "irrevogável".
Há muitos anos um ministro recém nomeado por Salazar ao ser felicitado por um amigo respondeu assim: " Não me felicites agora, guarda o júbilo para quando eu for ex-ministro".


.
.


NÃO É FÁCIL!


Os policias de Rexburg, Idaho, aprendem a andar de Segway

.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Suspeitas de corrupção 
no INEM investigadas 

Denúncias feitas por operadores de telecomunicações demitidos.

Suspeitas de corrupção no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão a ser investigadas pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. O Correio da Manhã apurou que foram denunciadas às autoridades alegadas irregularidades no concurso de admissão de 70 técnicos de operações e telecomunicações de emergência, o qual foi aberto em março de 2015. 
 .

Um dos trabalhadores demitidos, que pediu para não ser identificado, acusa o INEM de o ter despedido ainda no período experimental, em dezembro de 2015, depois de ter denunciado a um superior hierárquico "situações graves" a que assistiu durante a formação no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e que poderão "comprometer o socorro". 

Uma das situações referidas está relacionada com o facto de assistir, por algumas vezes, a um formador a "desligar a chamada antes de fazer a triagem do doente", o que vai contra as normas. "Ao desligar o telefone, impede o envio de meios diferenciados", afirmou a fonte. 

Ao CM, a assessoria do Instituto Nacional de Emergência Médica afirma que o assunto foi "objeto de análise interna e neste momento está em sede de recurso hierárquico". 

* Se for verdade é muito grave, aguardemos.

.
.
26-NO GINÁSIO
 MOVIMENTOS


.
.


904
Senso d'hoje

PIETER WEZEMAN 
ESPECIALISTA EM ARMAMENTO  
 DO SPIRI
"O bloco europeu é um grande fornecedor de armas ao Médio Oriente"



*Quem fornece as armas que alimentam o conflito no Iémen? O papel fulcral da Europa e de países como a Arábia Saudita e o Irão, nas palavras de Pieter Wezeman, o especialista em armamento do SIPRI - o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo -, que o Insiders convidou para debater este tema.

FONTE: EURONEWS

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS












.