25/12/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
ҼՏƤҼƇӀⱭӀՏ ƝⱭƬⱭl
INRITADO



FONTE:   Porta dos Fundos

.
..
XXX-OS RIOS E A VIDA
3- RIO DAS MORTES
Um dos três rios menos
poluídos domundo



FONTE:  Genito Santos

.
.
ҼՏƤҼƇӀⱭӀՏ ƝⱭƬⱭl
A ARCA DE NOÉ




FONTE:   Porta dos Fundos

.
.

DOLCE & GABANA

ALTA MODA
Valley of the Temples/3
2019


FONTE:  Dolce & Gabbana

.
.
ҼՏƤҼƇӀⱭӀՏ ƝⱭƬⱭl
JESUS CRISTO



FONTE:   Porta dos Fundos

.
.
2. O PESO DA VIDA
(DISTÚRBIOS ALIMENTARES)



FONTE:  Mega Social

.
.
ҼՏƤҼƇӀⱭӀՏ ƝⱭƬⱭl
VELHO TESTAMENTO



FONTE:   Porta dos Fundos

.

DANIEL MARTINS

.






O que podemos dizer a alguém
 que vai tomar MDMA?

A quantidade de MDMA a circular na Europa aumentou e, para além disso, as pastilhas apresentam-se com doses excessivamente elevadas. Os riscos podem ser diminuídos através de conhecimento e adopção de práticas desenhadas para os reduzir.

Todos os anos morrem cerca de 500 pessoas em acidentes rodoviários. A nível mundial, os acidentes de viação são a principal causa de morte entre os 10 e os 19 anos. No entanto, a recomendação da Direcção-Geral da Saúde não é proibir as pessoas de locomoverem-se em veículos motorizados. É, sim, promover a adopção de medidas de protecção. Investir na educação e tornar obrigatório o uso do cinto de segurança nos carros e capacetes por motociclistas fez diminuir drasticamente o número de mortes na estrada nas últimas décadas. O mesmo deveria acontecer com as drogas.

As pessoas querem consumir drogas e fazem-no à revelia de qualquer cultura ou lei. Andrew Weil, um proeminente médico de Harvard, defende desde os anos 70 a ideia que a procura de estados de consciência é um desejo inato dos seres humanos, como o sexo ou a comida. As substâncias psicoactivas sempre acompanharam a cultura humana e actualmente o álcool e o tabaco são as duas drogas principais, sem fins terapêuticos, que se encontram reguladas. O facto de serem estas duas não se prende de serem as menos tóxicas, muito pelo contrário, mas isso é tema para outro artigo. O facto de estas substâncias serem reguladas permite que uma série de medidas diminuam os riscos associados ao seu consumo, por exemplo o controlo de qualidade na produção e distribuição, divisão em doses que facilita a autogestão do consumo ou informação nos rótulos.

Como qualquer outra actividade humana, o consumo de drogas implica riscos. A boa notícia é que os riscos podem ser diminuídos através de conhecimento e adopção de práticas desenhadas para os reduzir. Problemas que são fruto do consumo de drogas, incluindo overdoses, podem ser prevenidos. A maior parte dos danos relacionados com o consumo é consequência da falta do conhecimento do que se está a tomar — devido ao estatuto ilegal não existe controlo sanitário da composição e de como tomar (saber calcular e gerir as doses). Campanhas que promovem a abstenção do consumo através do “diz não às drogas” não funcionam, pois, entre muitas outras coisas, não influenciam a motivação das pessoas para alterar a sua consciência, de experimentar coisas novas ou assumir riscos.

Por exemplo, o ecstasy/MDMA é uma das substâncias mais consumidas pelos jovens portugueses. No último relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), 5% dos jovens portugueses com 18 anos relataram que tinham consumido MDMA nos últimos 12 meses. Esta substância é um estimulante com efeitos empatogéneos (tem uma componente emocional que aumenta a empatia com os outros).

A quantidade de MDMA a circular na Europa aumentou e, para além disso, as pastilhas apresentam-se com doses excessivamente elevadas (por vezes, acima dos 300 miligramas, como já encontramos no serviço de análises/drug checking da Kosmicare). Através dos dados do Global Drug Survey, o maior questionário online sobre drogas do mundo, sabemos que em média os jovens reportam que consomem cerca de 300 mg ou 1,5 pastilhas de MDMA por noite — uma dose demasiado elevada, quando já se sabe que os estudos indicam que 150 mg é a dose apresenta menos riscos em contexto clínico.

Os efeitos do MDMA quando tomado oralmente fazem sentir-se após 45 a 60 minutos. Um problema das pastilhas produzidas no mercado ilegal é que a sua formulação é inconsistente. Isto leva a que algumas pastilhas demorem mais tempo a desagregarem no estômago e, consequentemente, os efeitos demoram mais a sentir-se. Após uma dose de 75-150 mg, os utilizadores referem que sentem o pico dos efeitos passado uma hora e meia e estes começam a dissipar-se 2 a 3 horas depois. E para que a festa continue, muitas pessoas voltam a tomar mais MDMA.

O facto de se tomarem doses sucessivas aumenta os riscos associados ao consumo. O MDMA é metabolizado principalmente no fígado e umas das particularidades é que um dos metabólitos (um dos componentes em que o MDMA é “transformado") inibe a capacidade do próprio fígado de metabolizar ("inactivar") esta substância. Assim, à medida que se aumentam as doses na mesma noite, pode-se estar a aumentar de forma desproporcional a quantidade de MDMA no sangue (em jargão científico, diz-se que o MDMA tem uma cinética não-linear). A toma sucessiva de doses de MDMA aumenta muito os riscos.

Ou seja, o que podemos dizer a alguém que vai tomar MDMA? Primeiro, ter a certeza que é mesmo MDMA e qual a dose no caso de uma pastilha. Usar um serviço de drug checking, em que é feita a análise química da substância, é uma das possibilidades (a Kosmicare tem este serviço gratuito no seu drop-in, em Lisboa). Principalmente, se for a primeira vez, definir uma dose baixa, nunca tomar sozinho, mas escolher bem a companhia. No caso de pastilhas, e principalmente se não tiveres um serviço de análises disponível, começar sempre por um quarto ou meia pastilha e aguardar uma hora até sentir efeitos. Não tomar mais 150 miligramas. Não tomar mais de 4 a 6 vezes por ano. Manter a hidratação e fazer pausas na dança.

A prevenção só é possível através de informação fidedigna, informação que as pessoas possam usar na prática para diminuir os riscos. Uma discussão séria e aberta sobre estes assuntos pode preparar os jovens para decisões informadas e para lidarem com as pressões dos pares. Aliás, há indicação que adolescentes que discutiram estes assuntos de forma não moralista com os progenitores têm menos índices de consumos de drogas.

Por mais um ano, a Kosmicare é parceira nacional a divulgar o questionário do Global Drug Survey, para nos ajudar a perceber que drogas consomem os portugueses, com que regularidade e em que doses. Só assim poderemos adaptar o conhecimento químico e farmacológico que existe sobre as substâncias e produzir informação prática para transmitir a quem decide tomar drogas. Qualquer dúvida sobre drogas ou assuntos relacionados, contactem a Kosmicare.

* Membro da KOSMICARE e doutorando na FCUP

IN "PÚBLICO"
22/12/19

.
.


2133.UNIÃO



EUROPEIA


.
ҼՏƤҼƇӀⱭӀՏ ƝⱭƬⱭl
ANJO GABRIEL




FONTE:   Porta dos Fundos

.

.


69-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DESMAME PRECOCE



FONTE:  crê.ser.humano


.
34-HORIZONTES DA MEMÓRIA
34.2-UMA HISTÓRIA DE NATAL



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.

Marisa Liz e Aurea

Eu Gosto de Ti


The Voice Portugal - "Elas"

.
.
5-𝚂𝙴𝙶𝚁𝙴𝙳𝙾𝚂 𝙾𝙱𝚂𝙲𝚄𝚁𝙾𝚂



FONTE:  Plantando Consciencia

.
.
𝗔 𝗦𝗨𝗚𝗘𝗦𝗧𝗔̃𝗢 𝗠𝗨𝗖̧𝗨𝗟𝗠𝗔𝗡𝗔
𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗡𝗔𝗧𝗔𝗟 𝗖𝗥𝗜𝗦𝗧𝗔̃𝗢



* Obrigado ALEX por esta maravilha

.
.
ᗩ ᐯOᒪTᗩ ᗪO ‘ᑕOᖇᗪᕮIᖇO ᗪᕮ ᗪᕮᑌS’




FONTE:  afpbr

.
.
 Porqᥙᥱ tᥱmos dᥱ rᥱᥴιᥴᥣᥲr?


FONTE: Deivid Rooster
 .
.
𝙽𝙰𝚂 𝙿𝙰𝙻𝙷𝙸𝙽𝙷𝙰𝚂


.
.

2195
Senso d'hoje
RAFAEL MARQUES
JORNALISTA ANGOLANO
ANALISTA POLÍTICO
Idealizo uma sociedade justa
e inclusiva para Angola







* Entrevista editada em 12/12/19


FONTE:  TPA Online

.
.

Kakapo


O papagaio que não voa

.
.

BOM DIA




.
.


90-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒱𝐼𝐼𝐼-Ơ Տҽɠɾҽɗօ ɗҽ Ɓɾօƙҽɓąƈƙ Ɱօʋղƭąíղ



Sιησρѕє:

𝔍𝔞𝔠𝔨 𝔢 𝔈𝔫𝔫𝔦𝔰 𝔠𝔬𝔫𝔥𝔢𝔠𝔢𝔯𝔞𝔪-𝔰𝔢 𝔫𝔬 𝔚𝔶𝔬𝔪𝔦𝔫𝔤, 𝔫𝔬 𝔳𝔢𝔯𝔞̃𝔬 𝔡𝔢 1963, 𝔮𝔲𝔞𝔫𝔡𝔬 𝔣𝔬𝔯𝔞𝔪 𝔱𝔯𝔞𝔟𝔞𝔩𝔥𝔞𝔯 𝔭𝔞𝔯𝔞 𝔲𝔪 𝔯𝔞𝔫𝔠𝔥𝔬 𝔮𝔲𝔢 𝔠𝔯𝔦𝔞𝔳𝔞 𝔬𝔳𝔢𝔩𝔥𝔞𝔰

𝔑𝔞𝔮𝔲𝔢𝔩𝔢 𝔞𝔪𝔟𝔦𝔢𝔫𝔱𝔢 𝔰𝔬𝔩𝔦𝔱𝔞𝔯𝔦𝔬 𝔡𝔞𝔰 𝔪𝔬𝔫𝔱𝔞𝔫𝔥𝔞𝔰, 𝔢𝔩𝔢𝔰 𝔞𝔠𝔞𝔟𝔞𝔪 𝔭𝔬𝔯 𝔱𝔢𝔯 𝔲𝔪 𝔯𝔞́𝔭𝔦𝔡𝔬 𝔠𝔬𝔫𝔱𝔞𝔠𝔱𝔬 𝔰𝔢𝔵𝔲𝔞𝔩.

𝔔𝔲𝔞𝔫𝔡𝔬 𝔬 𝔱𝔯𝔞𝔟𝔞𝔩𝔥𝔬 𝔫𝔬 𝔯𝔞𝔫𝔠𝔥𝔬 𝔞𝔠𝔞𝔟𝔞, 𝔠𝔞𝔡𝔞 𝔲𝔪 𝔰𝔢𝔤𝔲𝔢 𝔬 𝔰𝔢𝔲 𝔠𝔞𝔪𝔦𝔫𝔥𝔬.

𝔈𝔩𝔢𝔰 𝔠𝔞𝔰𝔞𝔪 𝔢 𝔳𝔦𝔳𝔢𝔪 𝔠𝔬𝔪 𝔞𝔰 𝔰𝔲𝔞𝔰 𝔯𝔢𝔰𝔭𝔢𝔠𝔱𝔦𝔳𝔞𝔰 𝔢𝔰𝔭𝔬𝔰𝔞𝔰. 
𝔇𝔲𝔯𝔞𝔫𝔱𝔢 𝔪𝔲𝔦𝔱𝔬𝔰 𝔞𝔫𝔬𝔰 𝔫𝔞̃𝔬 𝔰𝔢 𝔳𝔢̂𝔪 𝔞𝔱𝔢́ 𝔮𝔲𝔢 𝔲𝔪 𝔡𝔦𝔞 𝔠𝔬𝔪𝔢𝔠̧𝔞𝔪 𝔞 𝔪𝔞𝔯𝔠𝔞𝔯 𝔢𝔫𝔠𝔬𝔫𝔱𝔯𝔬𝔰 𝔢𝔰𝔭𝔬𝔯𝔞́𝔡𝔦𝔠𝔬𝔰, 𝔢 𝔪𝔞𝔫𝔱𝔢̂𝔪 𝔲𝔪 𝔠𝔞𝔰𝔬 𝔞𝔪𝔬𝔯𝔬𝔰𝔬 𝔡𝔲𝔯𝔞𝔫𝔱𝔢 20 𝔞𝔫𝔬𝔰.


ҼƖҽղƈօ: 

ℌ𝔢𝔞𝔱𝔥 𝔏𝔢𝔡𝔤𝔢𝔯 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔈𝔫𝔫𝔦𝔰 𝔇𝔢𝔩 𝔐𝔞𝔯
𝔍𝔞𝔨𝔢 𝔊𝔶𝔩𝔩𝔢𝔫𝔥𝔞𝔞𝔩 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔍𝔞𝔠𝔨 𝔗𝔴𝔦𝔰𝔱
ᾋ𝔫𝔫𝔢 ℌ𝔞𝔱𝔥𝔞𝔴𝔞𝔶 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔏𝔲𝔯𝔯𝔢𝔫 𝔑𝔢𝔴𝔰𝔬𝔪𝔢 𝔗𝔴𝔦𝔰𝔱
𝔐𝔦𝔠𝔥𝔢𝔩𝔩𝔢 𝔚𝔦𝔩𝔩𝔦𝔞𝔪𝔰 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔄𝔩𝔪𝔞 𝔅𝔢𝔢𝔯𝔰 𝔇𝔢𝔩 𝔐𝔞𝔯
𝔄𝔫𝔫𝔞 𝔉𝔞𝔯𝔦𝔰 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔏𝔞𝔰𝔥𝔞𝔴𝔫 𝔐𝔞𝔩𝔬𝔫𝔢
𝔏𝔦𝔫𝔡𝔞 ℭ𝔞𝔯𝔡𝔢𝔩𝔩𝔦𝔫𝔦 𝔠𝔬𝔪𝔬 ℭ𝔞𝔰𝔰𝔦𝔢 ℭ𝔞𝔯𝔱𝔴𝔯𝔦𝔤𝔥𝔱

ℜ𝔞𝔫𝔡𝔶 𝔔𝔲𝔞𝔦𝔡 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔍𝔬𝔢 𝔄𝔤𝔲𝔦𝔯𝔯𝔢

𝔎𝔞𝔱𝔢 𝔐𝔞𝔯𝔞 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔄𝔩𝔪𝔞 𝔍𝔯. (𝔞𝔬𝔰 19)


FONTE: BomBa Filmes