25/06/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

49-SUBTILEZAS
ÁLCOOL E MACONHA



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.

6-ACHTERLAND


COREOGRAFIA DE

ANNE TERESA DE KEERSMAEKER




Achterland, filmé par le chorégraphe flamand Anne Teresa De Keersmaeker, est une nouvelle manifestation de son intérêt pour les différences entre hommes et femmes. Elle se concentre sur la diversité et la multiplicité du concept de la féminité. Dans Achterland, la chorégraphe fait appel pour la première fois à des musiciens qui, en plus de jouer en direct, prennent également part au jeu théâtral. Des caractéristiques récurrentes de son travail peuvent être observées dans sa chorégraphie: références à des travaux antérieurs, mouvements maintenus jusqu’à la limite de l’endurance, répétitions, courses en rond rapide, ainsi que les rencontres intenses entre hommes et femmes.
 
 FONTE: Carloes Hreis 


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Confessionários abrem para turistas 
.de verão no Algarve

Seis igrejas vão estar abertas a turistas católicos, de férias, que queiram confessar-se.

Os turistas católicos que passam férias no Algarve já podem confessar os seus pecados, em várias línguas, durante as férias de verão. O serviço vai ser implementado em seis igrejas da zona do Sotavento algarvio e surgiu, ao que o CM apurou, devido à procura de muitas pessoas, de nacionalidades diversas, de praticarem este sacramento nesta altura do ano. 
 .

A iniciativa inédita ‘Aproveita as férias e reconcilia-te com Deus’ decorre de 1 de julho a 31 de agosto e é organizada pela vigaria de Tavira (conjunto de paróquias do Sotavento). "Os párocos estão preparados para ouvir e falar em várias línguas", explicou, ao CM, Miguel Neto, padre e porta-voz da Diocese do Algarve, que considera que o período de férias pode ser "vivido de formas diferentes" e que "muitas pessoas aproveitam para fazer balanço, repensar a vida, surgindo a necessidade de celebrar o sacramento da reconciliação". 

Os interessados podem deslocar-se, à segunda-feira, à igreja de Cabanas (Tavira) , à terça-feira a Altura (Castro Marim), à quarta-feira a Monte Gordo (Vila Real de Santo António), à quinta-feira a Vila Real de Santo António, à sexta-feira em Tavira (igreja de Santiago) e ao sábado em Cacela (Vila Real de Santo António). 

O horário é sempre às 21h00. "Há muita gente que vem de férias e aproveita para fazer uma aproximação a Deus", revela ainda Miguel Neto, que destaca a possibilidade da confissão poder ser feita em espanhol, inglês ou francês. 

* Depois dos pecados da gula, da luxúria ou da ira, nada como uma visita ao confessionário do little father.

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/186

Interpretação de Gráfico
do Abastecimento de Água



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Encontrados quase mil novos genes
.ligados à inteligência

O mais de mil genes relacionados com a inteligência e os quase 600 genes relacionados com o neuroticismo podem ajudar a perceber o aparecimento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

A inteligência e o neuroticismo são, em grande medida, condicionados pela genética. Conhecer melhor que genes estão envolvidos e que características expressam, pode ajudar a perceber os fatores biológicos que afetam a função cognitiva e os distúrbios neurológicos e psiquiátricos. 
 .

Uma equipa internacional apresentou esta segunda-feira o mapeamento dos genes relacionados com a inteligência e neuroticismo (condição dos indivíduos com tendência para estado emocional negativo) com dois artigos publicados na Nature Genetics (aqui e aqui). Só para a inteligência foram apresentados quase mil novos genes.

“A inteligência é altamente hereditável e um fator determinante da saúde e bem-estar humanos”, escrevem os autores no artigo em que são apresentados os novos genes ligados à inteligência. Medições de inteligência em quase 270 mil indivíduos levaram à identificação de 205 locais  nos cromossomas (loci) onde se localizam os genes relacionados com a inteligência — desses, 190 são novos loci. Esses locais podem ser ocupados por 1.016 genes — 939 dos quais foram agora identificados pela primeira vez.

Os genes relacionados com a inteligência têm um papel direto ou indireto na formação de novos neurónios (neurogénese), diferenciação dos neurónios (e, em particular, no sistema nervosos central), regulação do sistema nervoso e regulação da estrutura e atividades da sinapse. Além disso, os investigadores verificaram que quanto menos genes relacionados com a inteligência maior a probabilidade de distúrbios de atenção e hiperatividade, doença de Alzheimer ou esquizofrenia, e que um maior número de genes relacionados com a inteligência estava correlacionado com o aumento da longevidade e do autismo.
Os nossos resultados sugerem que uma maior inteligência tem um efeito protetor nos distúrbios de défice de atenção e na doença de Alzheimer, mas estavam associados a uma maior risco de autismo”, escreve a equipa coordenada por Danielle Posthuma, investigador na Universidade Livre de Amesterdão.
No segundo trabalho, a análise de quase 450 mil indivíduos permitiu identificar 136 loci relacionados com o neuroticismo — 124 dos quais são novos —, com 599 genes. Os genes do neuroticismo apareciam particularmente relacionados com a neurogénese e diferenciação dos neurónios. Os investigadores verificaram ainda que a neurogénese e a resposta comportamental à cocaína, assim como os neurónios que produzem dopamina e serotonina, estavam relacionados com o neuroticismo.

O neuroticismo é um fator de risco para a depressão e esquizofrenia. A equipa identificou, pelo menos, três caminhos genéticos distintos que levam à depressão. Os investigadores analisaram ainda a interação entre os genes e fármacos específicos e identificaram vários alvos potenciais para tratamentos farmacológicos.

* Para quando a descoberta do código genético que torna a maioria dos políticos tão incompetentes?

** Neuroticismo é um termo que indica indivíduos que, no longo prazo, possuem uma maior tendência a um estado emocional negativo. Pessoas com perfil neuroticista possuem maior inclinação aos estados depressivos ? sofrem com sentimentos de culpa, inveja, raiva e ansiedade de forma mais acentuada ? quando comparados a outros traços de personalidade.

.
.
XXII- MEGA MÁQUINAS

4-GRANDES NAVIOS



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do DISCOVERY TURBO.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
HOJE NO 
"RECORD"
O documento que oficializa a saída de Bruno de Carvalho da presidência da SAD

Bruno de Carvalho deixou de ser presidente da SAD do Sporting e José Sousa Cintra já foi nomeado administrador, de acordo com documentos publicados no portal do Ministério da Justiça.

* Finalmente o traste caíu.

.

LUÍS MARQUES MENDES

.




Marques Mendes sobre ISP: 
isto é tudo um exercício de 
demagogia e leviandade

As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre a Selecção no Mundial; o fim de Bruno de Carvalho no Sporting, o ISP e as negociações do OE, entre outros temas.

OS COMBUSTÍVEIS BAIXAM?
1. O que se passa nesta matéria é uma loucura – um exercício de completa demagogia e leviandade. De todos os agentes políticos.
 
a) Governo É o maior culpado. Prometeu que este adicional no imposto sobre os produtos petrolíferos era transitório – que só existia enquanto o preço do petróleo estivesse baixo. Pois bem. Passou de transitório a definitivo, mesmo quando o preço do petróleo subiu. O Governo falhou a palavra. Ficou-se pela demagogia.
b) Oposição CDS e PSD são outros culpados. Criam a expectativa de que com esta lei o preço dos combustíveis pode baixar este ano. Mas sabem que isso é impossível. Esta lei é inconstitucional. Viola a chamada norma travão prevista na Constituição. Logo, ou a lei não seria aprovada; ou, sendo, teria de ser vetada pelo PR ou chumbaria no TC. Numa palavra: demagogia e leviandade.
c) PCP e BE – Os últimos culpados e os últimos demagogos. Apoiaram este adicional no ISP quando aprovaram o OE e agora viabilizam a iniciativa da oposição. Tentando agradar a gregos e a troianos. Sabendo que estão a ser desleais com o Governo que apoiam, com o Orçamento que aprovaram e com a Constituição que dizem respeitar.

2.O que é que isto prova?
a) Primeiro, que estão todos em campanha eleitoral. A demagogia está à solta e a regra é o vale tudo.
b) Segundo, que é assim que os políticos perdem o respeito dos cidadãos. Toda a gente percebe que tudo isto é um exercício de "esperteza saloia".

O FIM DE BRUNO DE CARVALHO

1. Primeiro apontamento: esta Assembleia Geral (a maior de sempre na vida do Sporting) é uma grande manifestação de força e de democracia. Os sócios do Sporting foram claros, foram inequívocos, foram inteligentes e tiveram a coragem de romper.
É uma grande lição para os demagogos e os populistas. O poder está no povo.

2. Segundo apontamento: por que é que Bruno de Carvalho cai com estrondo, apesar de quase toda a gente elogiar uma boa parte da sua actuação? 
a) Porque se deslumbrou e endeusou com o poder (quis ser uma espécie de Dono disto Tudo);
b)  Porque quis o poder absoluto – controlar tudo, mandar em tudo, afrontar tudo (chegou a ter votações de 90%);
c) Porque ultrapassou todos os limites – da lei, da ética, do bom senso, da razoabilidade e da decência.
Esta é outra lição para os populistas e demagogos. Em democracia, mesmo no futebol, tem que haver regras, limites e respeito. Bruno de Carvalho não respeitou nada nem ninguém. Por isso, caiu.
.
3.Finalmente, esta Assembleia Geral é um grande motivo de esperança e de aviso. Por um lado, ela é a prova de que o populismo pode ser vencido. Mas atenção! Para o futuro convém ter mais cuidado. O populismo tem um preço. E um preço elevado. Bruno de Carvalho caiu mas o Sporting vai pagar uma factura pesada. É que esta gestão vai deixar sequelas fortes.

O DIA D DA SELECÇÃO

1. Primeira nota: este é um Mundial atípico. Uma caixinha de surpresas. Uma boa parte dos favoritos tem sentido dificuldades enormes (caso do Brasil, da Argentina ou da Alemanha). Em boa verdade, ninguém pode facilitar.        

2. Segunda nota: o vídeo-árbitro tem sido importantíssimo para afirmar a verdade desportiva. Mesmo assim, tem havido falhas clamorosas da arbitragem. Erros com forte influência no resultado. É uma boa lição para Portugal. Passamos a vida, cá dentro, a queixarmo-nos dos árbitros. Afinal, na mais alta competição do futebol, repetem-se os mesmos maus exemplos.        

3. Terceira nota: para já, este Mundial vai de vento em popa para Cristiano Ronaldo. Primeiro, porque ele tem estado em grande; depois, porque os seus principais adversários à conquista da Bola de Ouro, têm estado francamente em baixo (é o caso de Messi e de Neymar).

4.  Última nota: Portugal continua fiel ao ADN de Fernando Santos – uma Selecção resultadista. Focada no resultado e não na exibição. Não é necessariamente mau. Durante anos tínhamos boas exibições e vitórias morais. Mas, apesar de tudo, podia ser um pouco melhor: podemos tentar conciliar a qualidade do resultado com a qualidade da exibição. Afinal, no meio termo está a virtude. Espera-se que ela se afirme amanhã, no jogo com o Irão.

TRAPALHADAS NO PSD

1.Mais uma semana de descoordenações no PSD. Aquilo a que antigamente se chamavam trapalhadas. A novidade é que desta vez já não são descoordenações desencadeadas pela oposição a Rui Rio. Agora, são trapalhadas entre Rio e os seus próprios apoiantes e dirigentes. Três casos em 10 dias:
 
a) Professores – David Justino a defender uma posição. Rio a defender outra. Só que Justino é vice-presidente de Rio.
b) Orçamento – Silva Peneda a defender uma coisa. Rio a defender outra. Só que Silva Peneda é do Conselho Estratégico de Rio.
c) Combustíveis – O líder parlamentar a votar de uma forma. Rio a defender outra votação. Só que Fernando Negrão é uma escolha de Rio.

2. O que é que isto revela? Três coisas: 
a) Falta de liderança. Se houvesse liderança a sério, havia coordenação. E nenhum responsável falava ou decidia sem previamente articular com Rio. Como não há liderança a sério, o PSD está em autogestão.
b) Falta de debate político. Se houvesse debate político, havia pensamento e orientação. Como não há debate, é "cada cabeça sua sentença". Uma desafinação total.
c) Tendência suicida. Quando o PS está em dificuldade e em queda nas sondagens, o PSD, em vez de aproveitar, dá tiros nos pés.

Em conclusão: um desastre. Aos olhos dos eleitores, quem não manda no partido não conseguirá mandar no governo do país. Mau para o PSD. Péssimo para o país.

3. Bloco Central?        
#  Rui Rio teima em duas outras coisas erradas: em admitir amiúde que o PSD vai perder as eleições; e em nunca fazer uma crítica a António Costa (critica o Governo mas nunca o PM). 
#  São dois erros crassos. Primeiro, porque desta forma o PSD não gera uma dinâmica de vitória; depois, porque estas atitudes legitimam as suspeitas que entre Costa e Rio passa a ideia de um futuro Bloco Central.
#  E a suspeita é mais legítima do que se pensa. Um e outro não pensam noutra coisa. Só falta saber se terão condições políticas nos respectivos partidos para imporem um Governo de Bloco Central.

AS NEGOCIAÇÕES DO OE

1. Começaram as negociações dentro da geringonça para a aprovação do próximo Orçamento. E o PR colocou pressão sobre os partidos à esquerda, dizendo que é a eles e não ao PSD que cabe aprovar o Orçamento.      
2. Nunca como este ano foi tão crispado e difícil o ambiente dentro da coligação. Mesmo assim, é do interesse de todos que o OE passe e não haja crise política 

a)É do interesse do PCP e do BE – Ambos têm medo de serem penalizados por provocarem uma crise e de beneficiarem o PS, que rapidamente se vitimizaria. Não querem repetir o erro de 2011.
b)É também do interesse do PS evitar uma crise:
# Primeiro: abrir uma crise significaria que a geringonça falhou. Seria uma derrota para o PS que a criou e a pôs de pé;           
# Segundo: mesmo que o PS se fizesse de vítima, não haveria nenhuma garantia de que obtivesse uma maioria absoluta, face à queda nas sondagens;          
# Finalmente: não tendo maioria absoluta, não poderia repetir, a seguir às eleições, a solução política que antes falhou.

A CANDIDATURA DE ANTÓNIO VITORINO

1. É já no próximo dia 29 (6ª feira) que ocorre a eleição do novo Director-Geral da Organização Internacional das Migrações, um organismo no âmbito das Nações Unidas. Uma eleição com três candidatos, um dos quais António Vitorino.
       
2. O que dizer desta candidatura? 
a) Primeiro: é mais uma excelente iniciativa de Portugal. Ousar propor portugueses para altos cargos internacionais é sempre uma boa aposta;
b) Segundo: é uma excelente candidatura. António Vitorino é um excelente candidato. Além das suas qualidades pessoais, políticas e profissionais, António Vitorino tem, nesta área, uma bela experiência que adquiriu, designadamente, quando foi Comissário Europeu, onde desenvolveu um trabalho notável;
c) Terceiro: esta eleição é um desafio difícil. Basta pensar que um dos seus adversários é um norte-americano. E até hoje, em nove das escolhas para directores-gerais da Organização, oito foram dirigentes dos Estados Unidos da América. Mesmo assim, há sobretudo quatro razões que reforçam as probabilidades da eleição de António Vitorino.
Primeiro, um fortíssimo apoio na UE e em África;
# Segundo, as atitudes de Trump, que desajudam o candidato americano e indirectamente favorecem Vitorino;
# Terceiro, o trabalho notável da diplomacia portuguesa;          # E, the last but not the least, a qualidade e o prestígio do nosso candidato. 

A EUROPA E AS MIGRAÇÕES

1.  Nos EUA, Trump separa pais e filhos; a Itália recusa-se a acolher barcos com refugiados em risco; risco; na Hungria, o Governo quer punir criminalmente quem ajude os imigrantes; na Alemanha, a coligação corre o risco de quebrar por causa das divisões sobre imigração. Hoje tivemos uma mini-cimeira europeia por causa da imigração. 
       
2. O que dizer de tudo isto? 
a) Do ponto de vista humanitário, tudo isto é deplorável. O que sucede nos EUA e na UE é um retrocesso da civilização. É o regresso à barbárie. O mundo ocidental é tão moderno na tecnologia (no Facebook, no Twitter, na Indústria 4.0) e depois é tão arcaico nos princípios e valores.
b) Do ponto de vista político, tudo isto é perigosíssimo. É o maior ataque à democracia e ao Estado de Direito que se conhece nas últimas décadas.
# Porquê? Porque este é o campo em que florescem os ditadores e populistas e em que se afundam os moderados de centro-esquerda e de centro-direita;
# Porque o discurso anti-imigração dá votos; e porque os eleitores são muito permeáveis à exploração do medo, da insegurança e da chantagem; 
c)Do ponto de vista europeu, a imigração é uma espécie de Cavalo de Troia:
 # Primeiro: a mesma Europa que faz o grande projecto do Euro não é capaz de se entender para acolher imigrantes que, no máximo, representam 1% da população europeia; 
# Segundo: a mesma Europa que tanto apregoa a solidariedade quando se trata de distribuir fundos estruturais não é capaz de ser solidária quando se fala de integrar pessoas.        
Finalmente: porque a UE, em vez de fazer pedagogia, deixa que os seus adversários façam demagogia. O discurso da pedagogia essencial é este: a Europa precisa de mais população; a economia europeia precisa de mais mão-de-obra; a segurança social dos países europeus precisa de mais receita; a imigração não é sinal de insegurança. Ou seja: uma política inteligente de portas abertas concilia a cultura dos valores com a lógica dos interesses europeus. 

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
24/06/18


.
.


1587.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Cinco coisas que as sauditas 
ainda não podem fazer

Já podem conduzir, mas as mulheres do reino de Saud ainda vivem com muitas proibições e limitações

O rei Salman e o príncipe Mohammed bin Salman instauraram em 2016 um conjunto de reformas intitulado Visão 2030, que tem como objetivo tornar a economia menos dependente do petróleo e, em simultâneo, modernizar a sociedade.
.
As mulheres sauditas já podem conduzir. Esta abertura junta-se à possibilidade de ir ao estádio ver futebol ou ao cinema (as cadeias de cinemas são também uma novidade no país), mas igualdade de género continua a ser uma expressão exótica na Arábia Saudita.

O que está vedado ou limitado às mulheres na Arábia Saudita?

Vestuário
As sauditas estão obrigadas a vestir em público abayas (uma espécie de bata que cobre as roupas), complementadas não por força da lei mas dos costumes de hijab (véu que cobre a cabeça) e de niqab (cobre o rosto, com abertura nos olhos).

Viajar, abrir conta bancária ou casar
As mulheres não têm liberdade para tomarem certas decisões sozinhas. Cada mulher tem um guardião (wali) que tem de dar permissão para que possa casar-se, viajar ou abrir uma conta bancária, apesar de hoje já ser possível às sauditas o acesso a algumas profissões sem autorização masculina.

Igualdade perante a lei
Em caso de responder perante as autoridades jurídicas, o testemunho de uma mulher vale metade do que o de um homem.

Custódia dos filhos
As mães só podem ficar com as crianças até aos sete anos, se forem do sexo masculino, ou nove, do sexo feminino, quando se divorciam.

Relacionar-se com homens
Falar com alguém do sexo oposto que não seja do círculo familiar não é tarefa fácil. Em público, restaurantes ou universidades, por exemplo, homens estão de um lado e as famílias de outro.

* Em pleno século XXI existem países em que o papel da mulher se situa entre "coisa" e "ser humano". Uns bárbaros.
Se as mulheres não podem relacionar-se com homens fora da família, será que os machos árabes se "relacionam" uns com os outros, ai os maganos?

.
.

4- O Enigma das
Catedrais Góticas



FONTE:Documentário National Geographic

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
Um dos fugitivos mais procurados na
.Europa foi detido em Esposende

As autoridades espanholas, com a colaboração das forças de segurança portuguesas, detiveram em Portugal “um dos fugitivos mais procurados na Europa” responsável por um esquema que desviou mais de 11 milhões de euros ao fisco, anunciou hoje a polícia do país vizinho.
.
Segundo direção-geral da Polícia Nacional espanhola, o homem, de nacionalidade espanhola, foi localizado e detido a 22 de junho último nas imediações de um restaurante em Belinho, localidade portuguesa do concelho de Esposende.

“Agentes da Polícia Nacional, em cooperação com a Polícia Judiciária de Portugal e a Guarda Nacional Republicana Portuguesa, prenderam um dos fugitivos mais procurados da Europa”, lê-se num comunicado de imprensa enviado hoje para as redações.

O detido estava fugido desde julho de 2016, depois de ter sido condenado a seis anos de prisão por liderar uma rede criminosa que desviou mais de 11 milhões de euros à Agência Tributária espanhola.

A sua fotografia foi incluída em dezembro de 2016 na página “EU Most Wanted Fugitives” (os fugitivos mais procurados na União Europeia” da Europol (polícia europeia).

Segundo a Polícia Nacional espanhola, a sua localização foi possível graças colaboração da rede policial ENFAST (rede europeia de equipas de busca ativa de fugitivos), que tem como objetivo alcançar uma maior eficácia no rastreio e detenção dos maiores criminosos procurados a nível internacional.

* Bravo, também prestariam bom serviço ao país se prendessem o maior traste do SCP, desde que haja mandato é óbvio.

.
.
Chicago *

All That Jazz


* Titulo do musical
Interprete: Ute Kemper

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
CTT vão ter de baixar preços até 
.1 de Outubro por falhas no serviço

A decisão final já foi tomada pela Anacom. Os CTT vão mesmo ter de baixar os preços até 1 de Outubro, e por um período mínimo de três meses.

Os CTT vão, mesmo, ter de reduzir em 0,085 pontos percentuais os preços que estão em vigor para este ano depois de ter falhado o cumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço.
.

A decisão da Anacom, cuja intenção já era conhecida, já é a final, anunciou o regulador.

"Estes novos preços terão que estar em vigor pelo menos durante três meses", e terá de ser implementado até 1 de Outubro.

Os preços tinham sido actualizados em média este ano em 4,5%, não podendo essa média ser agora acima dos 4,415%. Os novos preços tinham entrado em vigor a 1 de Abril.

"Esta redução de preços decorre da aplicação do mecanismo de compensação, que tem lugar quando não são cumpridos os indicadores de qualidade do serviço postal universal. Está ainda previsto na lei que a redução de preços beneficiará a universalidade dos utilizadores daqueles serviços", explica a Anacom em comunicado.

É o segundo ano consecutivo que os CTT falham alguns dos indicadores e, como tal, sofrem penalização.

Os dois indicadores que os CTT incumpriram em 2017 dizem respeito à entrega no correio azul no continente e ao encaminhamento no correio transfronteiriço intracomunitário.

No correio azul, o mínimo estabelecido é de 93,5% de entregas no dia útil seguinte ao depósito, devendo acontecer em 94,5% dos casos. Mas os CTT apenas entregaram no prazo 91,4% do correio. A Anacom contabiliza, mesmo, que cerca de dois milhões de cartas do correio azul demoraram mais de 1 dia útil a chegar ao destino.

Já no correio transfronteiriço intracomunitário, o mínimo é que 85% do tráfego seja entregue até três dias úteis depois do seu recepção pelos CTT, com o objectivo que 88% dos casos chegue nesse prazo. Os CTT conseguiram entregar apenas 82,6% do tráfego nesse prazo, ou seja, 4,5 milhões de cartas foram entregues fora do prazo.


Estes dois indicadores pesam 8,5% na aferição da qualidade, pelo que a penalização a aplicar é de 0,085 pontos percentuais.

* Decisão acertada contra uma gestão pindérica.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/4
2-Divulgação e
Investigação Científica



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

.. . .
.
ACONTECEU NA TERRA
PRIMEIROS 4 DIAS DE MARÇO DE 2018



Obrigado ROBERTO pelo envio

.
.
 PROFESSORA
de MATEMÁTICA



Obrigada TÓ CUNHA pelo envio


.
.
A esquecida Rota dos Balcãs



FONTE: EURONEWS


.
.
131-NO GINÁSIO
AEROHIIT COMPLETO PARA  
QUEIMAR 700 CALORIAS EM CASA/3



COM PROFESSORA LIRA BUENO

* Importante é não parar. Dividimos estes 35 minutos de cultura física em 3 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora Lira Bueno tem arcaboiço para muito mais, que inveja. Se ao fim dos 3 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.

O Aerohiit é exclusividade do Exercício em Casa! Um misto de passos ginástica aeróbica com movimentos funcionais, tudo isso no protocolo de treino HIit feito na música! Ou seja, a mistura perfeita que você precisa para deixar a preguiça de lado, acabar com a flacidez, eliminar a barriga, levantar o bom humor e auto estima!! A saúde fica nota mil!!! 

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1651
Senso d'hoje
ANTÓNIO GUTERRES
SECRETÁRIO GERAL DA ONU
"O que faria se fosse forçado
a abandonar sua casa?"




FONTE: ONU Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.