16/09/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


1-VIAJE POR PORTUGAL

COM O STREET VIEW


.
.


3-A ASCENÇÃO

 DO DINHEIRO

O que também grandes banqueiros
e prestigiados políticos não querem
que se saiba acerca do dinheiro



* Veja também "O DINHEIRO COMO DÍVIDA" editado nas 5 semanas anteriores ao do início  desta série neste mesmo horário.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
..
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Jovem processa pais por 
partilharem fotos da sua infância

A jovem diz que os pais não tiveram vergonha, nem limites ao colocar as suas fotos no Facebook

Um jovem austríaca de 18 anos, que não revelou a sua identidade, decidiu processar os pais por publicarem, no Facebook, fotos da sua infância, que a jovem considera violarem a sua privacidade.
.
A jovem disse ao jornal "The Local", que os pais "não tiveram vergonha, nem limite, e não quiseram saber, se nas fotos, estava sentada na sanita ou deitada nua no berço."

Pediu várias vezes para retirarem as cerca de 500 fotos do Facebook, mas os pais têm recusado sistematicamente, o que a levou a processá-los, por sentir que não é levada a sério.

O seu advogado, Michael Rami, considera que a legislação está do seu lado e que as imagens publicadas violam o direito de privacidade.

A partilha de fotos de crianças, por parte dos pais, nas redes sociais está a tornar-se cada vez mais frequente, mas em alguns países estas situações já estão bem definidas na legislação.
Este processo vai a julgamento em novembro, altura em que será conhecido o seu desfecho.

* Esta jovem não vai ser caso único, o facebook é uma espécie de droga, também mata e desmoraliza.

.
.
 MERGULHO AVENTUREIRO


 Esta jovem perdeu a sua câmara de vídeo quando estava a surfar no mar da Índia. A câmra filmou durante 4 horas o percurso do seu mergulho. Arrastada pelo movimento das águas foi arrastada para a orla marítima e encontrada. Visione 4 minutos desta odisseia fílmica.

 .
.
HOJE NO 
"RECORD"

RTP explica-se por reportagem 
"infeliz e ofensiva" para os leões

O diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, escreveu ao Sporting uma carta onde explica o teor de uma reportagem que associa o Estádio de Alvalade ao número de novos casos de cancro por ano em Portugal.
 .
A reportagem, exibida no Telejornal de quinta-feira, começa com imagens do recinto leonino, lançando a pergunta: "Imagine o Estádio de Alvalade completamente cheio. Há, isso mesmo, 50 mil novos casos de cancro em Portugal por ano."

Como escreveu no seu site oficial, o Sporting considerou "infeliz e ofensiva" a reportagem, pelo que Nuno Saraiva, diretor de comunicação, apresentou "um veemente protesto" à estação pública. A resposta chegou por email e os leões, devidamente autorizados por Paulo Dentinho, publicaram-na.

Caro Nuno Saraiva,
Nunca, em momento algum, pretendeu a RTP, na sua peça sobre o aumento de casos de cancro em Portugal, melindrar a instituição Sporting Clube de Portugal, os seus sócios e os seus adeptos. Compreendo o incómodo que a peça possa ter causado, mas não se pretendeu outra coisa senão encontrar um termo de comparação que pudesse ajudar à compreensão dos números em causa. Lamento, em nome da RTP, que tivessem sido efectuadas outras leituras que não essa.
Na certeza da continuidade das boas relações entre as nossas duas instituições, espero que esta explicação possa ajudar a dirimir qualquer mal-entendido.
Um abraço
Paulo Dentinho
Informação Televisão

* Porque não foi a RTP à mata de Alcochete onde treinam os Comandos, cabem também 50 mil pessoas e mesmo sem cancro morre-se. Boçalidade.


.
.
A D O P Ç Ã O
(Parte1)


A história de Zoe, filha de pai agressivo, foi retirada de casa junto com seu irmão mais novo e entregue a um lar adotivo

.
.

HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Só 23% concluem a universidade

Portugal foi o segundo país da OCDE onde a despesa com a Educação mais cresceu, entre 2008 e 2013.
 .
Segundo o último relatório "Education at a Glance", da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, esse crescimento foi de 33%. 

No mesmo período, o número de alunos desceu 6%, ou seja, o aumento da despesa espelha maior investimento por cada estudante, embora não signifique que sejamos o país que mais investe por aluno. E continuamos a ser dos que têm habilitações baixas - só 23% concluem o Superior.


* Desejamos que este governo consiga neste mandato melhorar consideravelmente esta situação.

.

PAULA SANTOS

.








Gratuitidade 
dos manuais escolares 
é um investimento

A progressiva gratuitidade dos manuais escolares aprovada no Orçamento de Estado de 2016, a partir de uma proposta do PCP, marca indiscutivelmente o início do ano letivo. No ano letivo que agora se inicia, as 80 mil crianças que ingressam no 1º ano do 1º ciclo têm os manuais escolares gratuitos.

É sem dúvida uma medida de grande alcance social e político.

Constituindo os manuais escolares um instrumento fundamental no processo ensino/aprendizagem dos estudantes e respeitando o princípio constitucional do direito à educação para todos, a gratuitidade dos manuais escolares é algo que há muito se impunha.

Todos os anos, em vésperas do começo das aulas, milhares de famílias têm inúmeras dificuldades na aquisição dos manuais escolares e do material didático. Os custos dos manuais escolares são incomportáveis para muitas famílias e a ação social escolar não dá a resposta adequada. Portugal é um dos países da União Europa onde as despesas da educação mais pesam sobre as famílias.

A gratuitidade dos manuais escolares contribui também para a efetiva igualdade no acesso e sucesso escolar de todos os estudantes e para a gratuitidade do ensino obrigatório.

A gratuitidade dos manuais escolares em todo o ensino obrigatório é algo que o PCP tem vindo a propor e a defender, quer na perspetiva de assegurar a gratuitidade de todo o ensino obrigatório, quer na perspetiva de combate ao insucesso e abandono escolar. Defendemos também a cedência a título definitivo dos manuais escolares, de modo a não condicionar a relação entre o aluno e o livro. Por exemplo, no 1º ciclo, os manuais escolares estão concebidos para os alunos poderem inclusivamente escrever e desenhar.

Foi possível neste ano letivo abrir uma porta e dar um pequeno passo, mas há ainda um caminho a percorrer para se alcançar a gratuitidade dos manuais escolares em todo o ensino obrigatório. O Orçamento de Estado de 2017 deve dar continuidade a este caminho e alargar a gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo.

Garantir a gratuitidade dos manuais escolares não pode ser vista como uma despesa, antes como um investimento nas crianças e jovens, um investimento no combate ao insucesso e abandono escolar, um investimento na qualificação, um investimento no desenvolvimento económico e social do nosso país.

IN "EXPRESSO"
14/09/16

.
.


992.UNIÃO


EUROPEIA



.
 
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Vinhos da costa alentejana envelhecidos 
no fundo do mar em Sines

Mergulhadas a vários metros de profundidade, 700 garrafas de vinho da costa alentejana vão envelhecer submersas no mar, em Sines, para serem oferecidas aos capitães dos veleiros que participam na regata Tall Ships 2017.

As primeiras garrafas de vinho foram hoje mergulhadas no fundo do mar, em Sines, no distrito de Setúbal, a cerca de seis metros de profundidade, onde vão repousar durante alguns meses.

Agrupadas em conjuntos de 50 e posicionadas verticalmente em grades metálicas, construídas propositadamente por formandos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), as garrafas vão ser colocadas em diferentes locais, na costa de Sines e a diferentes profundidades, com a ajuda de mergulhadores.

Nos próximos dias, serão colocadas as restantes garrafas, a cerca de 10 e a 17 metros de profundidade, para testar o resultado na qualidade dos vinhos sob diferentes condições.

"A ideia é testar as várias profundidades, porque a luminosidade é diferente, a pressão da água é diferente e a temperatura também varia um bocadinho e, com estas três profundidades, verificar qual é que se adequa melhor ao estágio", explicou o presidente da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, José Mota Capitão.

A expectativa é a de que "os vinhos conservem melhor", tendo em conta que as condições, como a temperatura, são mais estáveis, oscilando menos ao longo do ano, o que poderá levar a que esta passe a ser "uma solução em termos de estágio de vinhos".

Sendo esta a primeira experiência do género em Sines, vão ser retiradas amostras "todos os meses" para "fazer provas organolépticas e químicas", de modo a verificar a "evolução no vinho", originário de sete produtores da região, sendo dois brancos e cinco tintos.

"Nós não temos ainda muita experiência de como é estagiar vinho na água do mar, foi feita uma experiência no Douro, que pelo que se sabe não correu muito bem, na medida em que o Douro tem muita corrente, foi feita também uma no Alqueva que acho que já correu melhor, e nós vamos iniciar este projecto de por vinho no mar de Sines", acrescentou José Mota Capitão.

A ideia surgiu "há cerca de dois anos", partindo da intenção de "oferecer aos capitães dos veleiros [que participam na regata Tall Ships 2017] algo que fosse um produto da região", revelou, em declarações à Lusa o presidente do município, Nuno Mascarenhas.

A regata RDV Tall Ships 2017 escala em Sines entre 28 de Abril a 1 de Maio de 2017, na frente marítima e terminais portuários da cidade, com uma previsão de participação de 25 grandes veleiros, envolvendo mil tripulantes de 20 países.

Com a perspectiva de que o envelhecimento de vinhos no fundo do mar, em Sines, passe a ser uma prática "com continuidade no futuro", a iniciativa pretende também promover simultaneamente os vinhos da região e Sines enquanto destino turístico.

Promovida pelo município, a iniciativa contou com o apoio do IEFP, da Administração Portuária de Sines (APS), da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

* A experiência inovadora pode trazer excelentes resultados.

.
.
.


I-HISTÓRIA DO SÉC.XX
3-O COMEÇO DO SÉCULO
DE 1890 A 1913


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

...
.
 BUDISMO
AUMENTA EM FRANÇA



FONTE:AFPBr

.
.
HOJE NO
"DESTAK"

Advogados queixam-se por "denegação de Justiça" no caso de Isabel dos Santos/Sonangol

Os autores da providência cautelar interposta para suspender a eficácia da posse da empresária Isabel dos Santos como presidente da petrolífera Sonangol pretendem avançar com um processo por "denegação de Justiça", por, três meses depois, não haver decisão. 
.
"Não há qualquer desenvolvimento e nós, na próxima semana, vamos dar entrada no Tribunal Constitucional com um recurso por denegação de Justiça, porque não há nenhum posicionamento, nem positivo nem negativo, colocando-se em causa os efeitos pretendidos com a ação", explicou à agência Lusa David Mendes, porta-voz do grupo de juristas que interpôs a ação e dirigente da associação cívica angolana Mãos Livres.

São 12 os advogados que assinam a petição que deu entrada no Tribunal Supremo, em Luanda, a 10 de junho, colocando em causa a nomeação (oito dias antes) da empresária angolana para as funções de presidente da Sonangol, por decisão do seu pai e chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, tendo Isabel dos Santos tomado posse quatro dias depois. 

* A "zeduzita" é intocável.

.
.

Gisela João

Vieste do Fim do Mundo


.
.
 
HOJE NO
"i"

Brandão Rodrigues contrata mais seis mil professores e reduz horários zero para 190

O Ministério da Educação contratou hoje mais 5987 professores e reduziu para 190 os horários zero, docentes dos quadros sem turma atribuída.

Um dia depois do arranque do ano letivo, foi realizada a segunda reserva de recrutamento (mini-concurso de colocações) através da qual foram reduzidos os horários zero. Numa semana os professores dos quadros sem turma atribuida passaram dos 667 para os 190.
.
EMBALANDO O FIASCO

Um número que o Ministério da Educação diz ser “inédito para esta altura do ano” e que representa menos de metade face ao ano passado, quando na mesma altura havia 400 horários zero.
Além da colocação de professores do quadro, a tutela contratou  mais 5987 professores, dos quais “mais de três mil dizem respeito a substituições temporárias”, baixas médicas, dispensas por amamentação ou baixas de parentalidade.

Também aqui a tutela de Tiago Brandão Rodrigues diz que o número de contratações é “superior ao do ano passado”.

Os horários a concurso nesta reserva de recrutamento foram pedidos pelas escolas até 13 de setembro. Nas colocações foi dada prioridade aos professores dos quadros em horário zero, seguindo-se as contratações.

Os professores hoje colocados têm 48 horas para aceitar o horário na plataforma da Direção Geral da Administração Escolar.


* Números que o insuspeito "i" deve ter conferido. Como é que a direita irá reagir?


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"

Seixalíada regressa entre 
17 de setembro e 15 de outubro

«Várias modalidades, um só objetivo!». Este é o lema da 33.ª edição da Seixalíada que decorrerá entre os dias 17 de setembro e 15 de outubro. .

A Seixalíada tem-se afirmado como fator de desenvolvimento desportivo integrado, enriquecendo-se com novas modalidades, dinamizando os espaços desportivos e contribuindo para a mobilização dos munícipes para a prática de desporto.

No próximo dia 17 realiza-se a festa de abertura, na frente ribeirinha de Amora, que oferecerá a possibilidade de observar e experimentar dezenas de atividades. 

.
Confira as modalidades da 33.ª edição da Seixalíada:

Aeromodelismo, airsoft, andebol, automobilismo (slalom),artes marciais (capoeira, jiu-jitsu, judo, karaté, kendo, krav maga, taekwondo), atividades gímnicas (aeróbica, ginástica acrobática, ginástica localizada, ginástica rítmica, trampolins, tumbling), atividades náuticas (barcos dragão, canoagem, kayak-polo), atletismo, badmínton, basquetebol, caminhadas, ciclismo, cicloturismo, damas, dança (ballet, danças de salão, danças orientais, hip-hop), desporto adaptado (boccia, goalball), desportos de combate (boxe, kickboxing), desportos radicais (escalada, rappel, slide), dominó, futebol, futsal, hóquei em patins, jogos tradicionais, malha, petanca, matraquilhos, natação, orientação, patinagem artística, polo aquático, setas bullshooter, setas sisal, sueca, ténis de campo, ténis de mesa, tiro ao alvo, todo o terreno, voleibol e xadrez.

* Grande exemplo de actividade desportiva a nível autárquico.

.
.
 Luxemburgo sugere expulsão 
da Hungria da União Europeia



FONTE: EURONEWS


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"

Polícia Marítima realizou mais de cem mil
. acções de fiscalização no último ano

A Polícia Marítima realizou no último ano mais de cem mil ações de fiscalização, reportando 1200 crimes e 7700 contraordenações, segundo um balanço hoje apresentado pelo Comandante-Geral, que destacou a participação na missão de salvamento marítimo na Grécia.
.
"Em termos práticos, da missão já resultou o salvamento de mais de 3500 vidas humanas de refugiados, além das ações de assistência e de cooperação com outras forças europeias", afirmou o Comandante-Geral da Polícia Marítima, vice-almirante António Silva Ribeiro.

O vice-almirante adiantou que está em ponderação a "possibilidade de, a partir de maio de 2017, voltar a participar na missão Poseidon, na Grécia", uma missão da agência Europeia Frontex.

Em termos de resultados operacionais, o comandante Silva Ribeiro enumerou 101.000 ações de fiscalização, das quais 10.300 ocorreram em embarcações no mar, 1200 crimes reportados e 7700 ilícitos contraordenacionais.

O militar discursava nas instalações centrais da Marinha, numa cerimónia de homenagem à Polícia Marítima (PM), tutelada pelo ministério da Defesa, que tem em preparação alterações à orgânica da Autoridade Marítima Nacional e ao estatuto do pessoal da PM.

Sobre este ponto, o vice-almirante Silva Ribeiro afirmou que é necessário atualizar o regime orgânico estabelecido em 1995 para a Polícia Marítima bem como à revisão do estatuto do pessoal "de modo a conformá-lo às realidades presentes do serviço e da carreira".

Para o vice-almirante, a "edificação da Polícia Marítima do futuro é uma missão ambiciosa e de exercício constante", tarefa "complexa" que "dificilmente será viável" sem "o compromisso" do governo e "o apoio da Marinha".

Na cerimónia, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, disse que a Polícia Marítima pode "contar com a tutela da Defesa Nacional em tudo o que tem que ver com as ações do futuro" num "espírito de modernização".

O vice-almirante António Silva Ribeiro apontou ainda as necessidades da PM em termos materiais, entre os quais a compra de "equipamentos específicos de polícia e a renovação das viaturas operacionais" e adiantou que no próximo ano o objetivo é equipar mais três viaturas de "vigilância costeira com capacidades de comunicações, visão térmica e noturna", entre outras especificidades.

* Grande competência e abnegação.

.
.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Helder Bataglia admitiu em interrogatório que emprestou sete milhões a primo de Sócrates

Entre 2005 e 2007, Helder Bataglia assume ter emprestado a um primo de José Sócrates, que já tinha sido referenciado no processo Freeport, um valor que “não consegue precisar a esta distância”, mas que “julgava ser próximo dos sete milhões de euros”
.
No interrogatório, feito em Abril, Helder Bataglia, ex-administrador da ESCOM foi constituído arguido por suspeitas de corrupção activa, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, diz ainda o Público, que o empresário terá desmentido qualquer vantagem a Sócrates quer de forma directa quer indirecta.

O empresário luso-angolano Hélder Bataglia, um dos arguidos da Operação Marquês, é uma figura chave no processo. Segundo o Ministério Público terá sido através de contas offshore que o empresário controlava, que terão sido transferidos perto de 17,5 milhões de euros que acabaram em contas de Carlos Santos Silva na Suíça.

O Público acrescenta ainda que, de acordo com o Ministério Público, o dinheiro que chegou às contas de Helder Bataglia teve origem no Banco Espírito Santo Angola, onde o empresário foi accionista e administrador, e da ES Enterprises, que se suspeita ser um saco azul do GES para pagamentos não documentados.

* Ainda vai correr muita tinta.


.
.
O MÁXIMO


.
.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

GNR fez 321 detenções na última semana

A Guarda Nacional Republicana deteve na última semana 321 pessoas, a maioria condutores em situação ilegal, mas também 27 pessoas por tráfico de droga e 11 por furto, revelou hoje a GNR.

Entre os dias 9 a 15 de setembro, a GNR deteve 321 pessoas em flagrante delito, destacando 111 condutores alcoolizados e outros 79 que conduziam sem habilitação legal.
 .
Segundo o gabinete de imprensa da GNR, foram também detidas 27 pessoas por tráfico de droga, onze por furto e outras nove por posse ilegal de arma.

Além das detenções, foram ainda apreendidas 4.726 doses de haxixe, 482 sementes de cannabis, 280 doses de MDMA, 144 doses de cocaína e 16 plantas de cannabis. A GNR apreendeu também onze veículos, cinco armas de fogo, 39 armas brancas, 6.281 euros em numerário e 713 artigos contrafeitos.

No que toca às operações de transito, foram detetadas 9.481 infrações, com destaque para os 1.486 casos de condução em excesso de velocidade, 706 casos de falta ou uso incorreto do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças e 511 pessoas que utilizavam o telemóvel enquanto conduziam.

A GNR encontrou ainda 345 viaturas sem a inspeção periódica obrigatória, autuou 331 pessoas que conduziam com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e detetou 256 irregularidades relacionadas com tacógrafos.

* O álcool é a grande arma de morte na estrada.

.
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

Costa pediu esclarecimentos a Juncker sobre tratamento a Barroso

O primeiro-ministro pediu esclarecimentos ao presidente da Comissão Europeia sobre o tratamento a dar a Durão Barroso. Jean Claude Juncker ficou de enviar uma resposta por escrito. 
.
O primeiro-ministro revelou que pediu esclarecimentos ao presidente da Comissão Europeia sobre o tratamento que o executivo comunitário decidiu dar ao seu antigo presidente Durão Barroso, tendo Jean Claude Juncker ficado de enviar uma resposta por escrito.

“Eu perguntei ao presidente da Comissão, pedi aliás esclarecimentos, sobre a decisão tomada relativamente ao dr. Durão Barroso comparativamente a outros antigos membros da Comissão que estariam em situações similares, visto que é preciso também assegurar que não há nenhum tratamento discriminatório relativamente a ninguém, independentemente da avaliação que façamos da decisão do dr. Durão Barroso, que é para já uma decisão pessoal”, declarou António Costa, à saída da cimeira informal de líderes europeus, em Bratislava.

* O primeiro-ministro  coerente na "não-subserviência", estávamos desacostumados.

.
.

Afectos em vez de violência




.
.


1006
Senso d'hoje

JOSÉ
PACHECO PEREIRA  
COMENTADOR POLÍTICO
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
"A 'RENTRÉE'DO CDS"


* Afirmações de José Pacheco Pereira no debate "QUADRATURA DO CÍRCULO" de 08/09/16, SIC NOTÍCIAS. Todo o debate está disponível no youtube.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS













.
.

 IDEIAS TONTAS


.
.

BOM DIA


.
.
.

41-CINEMA
FORA "D'ORAS"

II- Q DESIRE



IMAGENS COM NÚ INTEGRAL


..