02/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

58-ARTE ARRISCADA

SECRET GARTEN

Interpretação de:
Alice Lee
Anabel Zabala
Claudia Rincon
Diana Esquivel
Ivory Blossom
Lisseth Rodriguez
Produção:
Talena Garten 
Realização:
Juan f. Chinchilla M





FONTE:Revolver Santos

.
.

GRANDES LIVROS/52

AUTORES DO MUNDO

3- CÓDIGO VOYNICH


de Autor Desconhecido





* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO 
"i" 
 Caso EDP
 Salgado recusa prestar declarações
 no DCIAP


Antigo líder do BES foi constituído arguido em abril

Ricardo Salgado esteve esta terça-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do caso EDP, mas recusou prestar declarações.

Uma hora depois de ter chegado ao DCIAP, o antigo líder do Banco Espírito Santo abandonou as instalações, sem prestar declarações aos jornalistas.

"A diligência realizou-se. O arguido optou por não prestar declarações em relação aos factos que lhe foram imputados", explicou a Procuradoria-Geral da República, citada pela agência Lusa.
Recorde-se que Salgado é arguido no processo dos CMEC (Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual), conhecido como caso EDP. Em abril, altura em que foi constituído arguido, a defesa do antigo banqueiro afirmou que era "falsa e despropositada a tese agora fabricada pelo Ministério Público de que Ricardo Salgado teria participado num suposto ato de corrupção de Manuel Pinho, em benefício do GES e da EDP".

* Pode não parecer mas ele ainda é o DDT, só deu um bocado do flanco.

.
.

4-ECOS DA ESCRAVIDÃO



* Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?


FONTE:   tvbrasil


.
.

HOJE NO
"A BOLA"
Hérnia discal obriga a paragem
 da líder do ranking
.
A romena Simona Halep, atual líder do ranking feminino de ténis, anunciou esta terça-feira que está a contas com uma hérnia discal, obrigando a paragem competitiva.
 .
«Fiz uma ressonância magnética nas costas e descobri que tenho uma hérnia discal. Falarei nos próximos dias com os médicos, mas espero voltar brevemente», escreveu na rede social Twitter.

Halep surpreendeu no passado domingo ao abandonar a partida de estreia no torneio de Pequim, diante da tunisina Ons Jabeur, que tinha vencido o primeiro set por 6-1.

* Hérnia discal não é uma tragédia mas uma recuperação bem feita vai impedi-la de regressar à alta competição por muitos meses.

.
.
VI-EXPEDIÇÃO AVENTURA

11- AFRICA ANIMAL
1- FLAGRANTES MEMORÁVEIS



COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Chefe do Estado-Maior do Exército 
afirma-se "tranquilo e sereno"

O chefe do Estado-Maior do Exército manifestou-se esta terça-feira "tranquilo", afirmando que "nada tem a ver com o assunto", após questionado se considera que o seu nome está "beliscado" com o caso da recuperação das armas furtadas em Tancos.

"Estou tranquilo e sereno", afirmou Rovisco Duarte, à saída da cerimónia que assinalou o ingresso de novos oficiais no Quadro Permanente da GNR, em Lisboa.

Questionado pela SIC sobre se considera que o seu nome está "beliscado", na sequência dos desenvolvimentos da investigação à recuperação do material de guerra furtado em Tancos, Rovisco Duarte disse que não tem nada a ver com o assunto.
 .
"Não tenho nada a ver com o assunto, é a única coisa que posso dizer nesta fase", disse, recusando prestar mais declarações.

As edições de domingo dos jornais Correio da Manhã e do `online' Observador, referem a existência de escutas que implicam o nome de Rovisco Duarte no caso da alegada encenação, pela Polícia Judiciária Militar (PJM), da recuperação das armas e munições furtadas em Tancos.

Citada pelo Observador, a porta-voz do Exército disse, no domingo, que o ramo "não teve qualquer envolvimento ou participação no processo que levou à recuperação do material de guerra".

A porta-voz sublinhou, ainda, que o Exército "desconhece" os contornos da investigação.

A 25 de setembro, a Polícia Judiciária deteve, no âmbito da Operação Húbris, que investiga o caso da recuperação, na Chamusca, em outubro de 2017, das armas furtadas em Tancos, o diretor e outros três responsáveis da PJM, um civil e três elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé.

Na segunda-feira chegou a Portugal e foi detido o major Vasco Brazão, que foi porta-voz da PJM e estava em missão na República Centro-Africana.

Segundo o Ministério Público, em causa estão "factos suscetíveis de integrarem crimes de associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder, recetação, detenção de arma proibida e tráfico de armas".

O furto de material militar dos paióis de Tancos - instalação entretanto desativada - foi revelado no final de junho de 2017. Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

* Nós percebemos bem as palavras do senhor CEME, apesar da incompetência continua "tranquilo e sereno" a usufruir de salário e mordomias.

.

EDUARDO MONTEIRO

.




Youth Olympic Games (YOG)
Buenos Aires – 2018

Os Jogos Olímpicos da Juventude foram criados por iniciativa de Jacques Rogge, antigo Presidente do Comité Olímpico Internacional, a exemplo do que já tinha acontecido com as Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia, quando exercia o cargo de Presidente dos Comités Olímpicos Europeus. Após a aceitação oficial da proposta de JR, o projecto dos YOG foi aprovado no plenário da 119ª Assembleia Geral do International Olympic Committee (IOC), efectuada em 2007 na cidade de Guatemala. Este evento desportivo internacional destinado aos jovens (entre os 15 e os 18 anos), de ambos os sexos, que se encontram no percurso da alta competição, procura incutir nos jovens desportistas uma filosofia de vida em que o desporto deve ser entendido como um meio de valorização pessoal, através do desenvolvimento das suas qualidades motoras e intelectuais, na participação na competição duma forma esforçada, leal e fraterna e na promoção e defesa dos valores do olimpismo. Em consonância com esta decisão, os primeiros Youth Olimpic Games (YOG) foram marcados para a cidade de Singapura em 2010.

Os jogos realizam-se nos meses de Verão (férias escolares) de quatro em quatro anos, intercalados com os YOG de Inverno, tal como acontece nos tradicionais Jogos Olímpicos. Têm um conceito único, não são uns mini jogos olímpicos, mas sim um evento multi-desportivo (10 a 12 dias de duração), secundado por imensas actividades extra desportivas, integradas num inovador programa educativo e cultural apropriado a este escalão etário. Competição, Aprendizagem e Partilha são três palavras chaves que traduzem a intenção da inclusão de outras modalidades desportivas no programa desportivo, introduzir novos modelos competitivos que ao serem experimentados poderão, por sua vez, ser aproveitados por outras modalidades desportivas.

Não devem ser construídas novas instalações desportivas. O conceito de desenvolvimento sustentável defendido pelo movimento olímpico diz-nos que é preciso enquadrar as diversas competições desportivas em instalações apropriadas às respectivas modalidades, sem cair em exigências de carácter especializado ou refinado ao nível da alta competição. O número de desportistas participantes está limitado a 3.800 atletas, nos jogos de Verão (204 países) e 1.100 nos de Inverno (entre 70 e 80 nações). Atendendo a que um evento desportivo desta natureza não atrai os grandes patrocinadores internacionais, foi decidido que as despesas de organização deste evento seriam suportadas, em conjunto, pelo Comité Olímpico Internacional e pela cidade responsável pela organização dos YOG.

Enquanto membro da Comissão das Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia dos Comités Olímpicos Europeus (1997 a 2002), participámos em diversas reuniões nas quais tivemos a oportunidade de sugerir que após a consolidação das JOJE (actual Festival Olímpico da Juventude Europeia) com bons resultados, o Comité Olímpico Internacional deveria procurar implementar uma actividade semelhante nas outras regiões continentais. Entendíamos e continuamos a pensar que esta etapa era de fundamental importância  no desenvolvimento do movimento olímpico internacional, na educação olímpica dos jovens desportistas dos diferentes continentes e de promoção do espírito olímpico, como se estava a processar a nível europeu.

Quando o Comité Olímpico Internacional decidiu organizar os primeiros Jogos Olímpicos, em 2010, em Singapura, percebemos a intenção de Jacques Rogge que, no momento da sua saída da Presidencia do IOC,  gostaria de o fazer pela porta grande. Assim, nada melhor que deixar como herança olímpica a criação dos YOG à juventude olímpica mundial. Julgamos que a estratégia de Jacques Rogge foi bem delineada, embora sintamos que à maioria dos continentes ainda faltava percorrer uma etapa fundamental, a organização dos Festivais Olimpicos da Juventude nas suas respectivas regiões.

Entretanto, no continente africano a Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos organizou, em 2010, os 1ºs Jogos African Youth Games (AYG) na cidade de Rabat (Marrocos) com a participação de 1008 atletas, de 40 países em 16 desportos. Os segundos jogos tiveram lugar em 2014, na cidade de Gaborone (Botswana) com a presença de 2.500 jovens praticantes, de 54 nações em 20 modalidades desportivas e os 3ºs AYG efectuaram-se recentemente (19 a 28 de Julho de 2018), na cidade de Algiers (Argélia), com a participação de 3.098 atletas, de 54 países em 35 desportos. O facto, destes jogos africanos se terem realizado pouco tempo antes dos  YOG, significa que os mesmos tiveram como principal objectivo o apuramento dos representantes africanos para as edições anteriores dos Jogos Olímpicos da Juventude (Singapura e Nanjing) e, agora, para os de Buenos Aires-2018.

YNa América do Sul, os 1ºs Jogos Sul-Americanos da Juventude foram organizados pela Organizacion Deportiva Suramericana (ODESUR), na cidade de Lima (Perú), de 20 a 29 de Setembro de 2013, com a participação de 1.200 atletas, de 14 países em 19 desportos. Os segundos efectuaram-se em Santiago (Chile), entre 29 de Setembro e 8 de Outubro de 2017, com a presença de 1.279 desportistas, de 14 nações em 20 modalidades desportivas. Os próximos jogos estão previstos para a cidade de Rosário (Argentina) em 2021. A ODESUR teve o cuidado de organizar os Jogos Sul-Americanos da Juventude nos anos anteriores ao dos Jogos Olímpicos da Juventude o que demonstra que as suas organizações têm objectivos distintos do que o simples apuramento dos seus representantes.

Os Asian Youth Games (AYG) foram organizados pelo Olympic Council of Asia (OCA) e tiveram o seu início em 2009, na cidade de Singapura (Singapura), de 29 de Junho a 7 de Julho, com a participação de 1.237 atletas de 43 nações e abrangeram 9 modalidades desportivas. Os segundos AYG foram efectuados em 2013 na cidade de Nanjing (China), de 16 a 24 de Agosto, com a presença de 2.404 atletas, de 45 países, em 16 desportos. Como se pode verificar estes dois eventos funcionaram como testes experimentais às organizações, nos anos seguintes (2010 e 2014) dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados nas mesmas cidades do continente asiático.

Na Oceania, a obcessão de previlegiar o apuramento dos seus atletas é muito semelhante ao que a maioria das federações internacionais fazem. Nesta situação, organizaram torneios de apuramento por modalidade, em  diferentes locais e datas, de acordo com a implantação da modalidade, no período de férias do verão.

Numa rápida retrospectiva histórica verificamos que os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude foram realizados na cidade de Singapura (Singapura), de 14 a 26 de Agosto de 2010, com a participação de 3.524 atletas em representação de 204 nações, abrangendo 26 desportos. Os 2ºs jogos foram efectuados em Nanjing (China), entre 16 e 28 de Agosto de 2014, frequentados por 3.579 desportistas de 203 países e envolveram 28 modalidades desportivas.

No que diz respeito aos Jogos de Inverno, os 1ºs tiveram lugar na cidade de Innsbruck (Austria), de 13 a 22 de Janeiro de 2012, com a presença de 1.059 atletas, de 69 nações e envolveram 7 desportos de inverno. Os 2ºs realizaram-se na cidade de Lillehammer (Noruega), de 12 a 21 de Fevereiro de 2016, com a participação de 1.100 atletas em representação de 71 países, abrangendo 7 desportos. Os 3ºs estão previstos para 2020, na cidade de Lausanne (Suiça), no período de 9 a 22 de Janeiro, abrangendo 8 desportos de Inverno. Aqui, o sistema de rotatividade dos eventos não tem funcionado na medida em que os dois primeiros YOG tiveram lugar no continente asiático e, no que diz respeito aos YOG de inverno, os dois primeiros realizaram-se na Europa e o próximo também tem destino europeu.

Dentro de dias (6 a 18 de Outubro) temos os 3ºs Jogos Olímpicos da Juventude (YOG), na cidade de Buenos Aires (Argentina), com a participação de cerca de 3.500 jovens desportistas (entre os 15 e os 18 anos) , em representação de 203 nações, distribuídos pelas 32 modalidades do programa: andebol de praia, atletismo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, dança desportiva, equestre, escalada, esgrima, futebol, ginástica, golfe, halterofilismo, hóquei, judo, karaté, lutas amadoras, natação, patinagem de velocidade, pentatlo moderno, remo, rugby de sete, saltos para a água, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, e vela.

>A Argentina é um país que está a atravessar uma enorme crise financeira. Esta semana o peso argentino acumulou uma desvalorização histórica frente ao dólar. A desvalorização acelerada da moeda argentina já atingiu este ano os 50%. A previsão é de mais inflação. Assim, o cenário a curto prazo não é promissor. Por essa razão, não se vai efectuar a tradicional Cerimónia de Abertura contributo importante para a  redução das despesas da responsabilidade da cidade de Buenos Aires. Embora esta organização não tenha os encargos previstos com os tradicionais Jogos Olímpicos, existem despesas fixas com a logística do evento que não se podem evitar. Esperamos que a realização deste evento não agrave a situação financeira da capital argentina, evitando-se assim a repetição do que se passou nos últimos Jogos Olímpicos com a cidade do Rio de Janeiro.

IN "A BOLA"
28/09/18

.
.


1686.UNIÃO



EUROPEIA



PROSPERIDADE-3

.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
ANA
Concessão do Montijo 
assegurada até 2062

O funcionamento do aeroporto complementar do Montijo está previsto começar em 2022.

A ANA – Aeroportos de Portugal e Governo pretendem formalizar o acordo que vai permitir aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa até ao dia 15 de outubro, segundo o Jornal de Negócios esta terça-feira. 
 .
 O acordo prevê, segundo o mesmo jornal, um alargamento do objeto do contrato que a gestora dos aeroportos nacionais tem com o Estado, garantindo a concessão doa aeroporto complementar do Montijo até 2062, altura em que termina também a do Humberto Delgado, em Lisboa

O valor do investimento previsto para reforçar a capacidade aeroportuária de Lisboa – para 72 movimentos por hora e 50 milhões de passageiros por ano – não chega aos mil milhões de euros.

* A ANA empresa pública que Coelho/Portas entregaram de mão beijada à "Vinci", francesa, presta após a privatização, o pior serviço de sempre nos aeroportos portugueses.

.
.
201-BEBERICANDO



COMO FAZER
NORONHA AZUL


.
.
1-LENDAS DA CIÊNCIA
1.3-PREVER




FONTE:  DocumentariosCiencia


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
APAV ajudou mais de 5.600 idosos 
vítimas de crime nos últimos quatro anos

Mais de 5.600 pessoas idosas foram vítimas de crime e de violência nos últimos quatro anos, segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, sobretudo mulheres agredidas pelos filhos, que viveram nesta situação entre dois a seis anos.

Dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), quando se assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa, revelam que entre 2013 e 2017, a associação ajudou 5.683 pessoas idosas, em que a maioria (4.556) foi vítima de crimes e de violência.
 .
No total dos 10.740 crimes associados a estas 5.683 pessoas, 8.561 foram relativos a violência doméstica, seguido de crimes contra pessoas (1.595), crimes contra o património (515), crimes contra a vida em sociedade e o Estado (40), outras formas de violência (26) e crimes rodoviários (3).

No total das 4.556 pessoas idosas vítimas de crime e de violência, 3.619 eram mulheres e 937 eram homens, em 37,4% dos casos eram pai/mãe do agressor, e em 27,6% cônjuge.

Cerca de 28% tinha entre 65 e 69 anos, em 42% dos casos eram casadas e pertenciam a um tipo de família nuclear com filhos (30,5%).

Estas pessoas sofreram de vitimação continuada (79%) e em 12% dos casos viveram nesta situação entre dois a seis anos, com as agressões a ocorrerem sobretudo (53,3%) na residência comum e em 28,8% na residência da vítima.

Nestes quatro anos, a APAV contabilizou mais agressores do que vítimas, com os primeiros a chegarem aos 4.771, na maior parte dos casos (3.259), do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos.

Outro dos problemas ligado aos mais velhos é a solidão, havendo, em Portugal, mais de 400 mil pessoas que vivem sozinhas, o que acarreta mais riscos no que diz respeito à sua saúde física e psicológica.
 .
Numa carta enviada ao Governo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alerta para o terço da população portuguesa que será idosa em 2050 e para o quase um milhão que terá mais de 80 anos, apontando que as doenças mais comuns associadas à solidão são a hipertensão arterial, as infeções repetidas, a ansiedade, a depressão e as demências.

Nessa mesma carta, a OPP mostra-se disponível para colaborar com o Governo no sentido de combater “este difícil desafio demográfico”, defendendo que a “promoção de processos de envelhecimento ativo e saudável traduzir-se-á em mais saúde e menos doença no futuro”.

“Nesse sentido, urge promover e dar oportunidade a que as pessoas tenham mais conhecimento e literacia em saúde. Urge promover e dar oportunidade a que as pessoas construam hábitos de vida mais saudáveis”, defende a OPP.

“Urge promover e dar oportunidade a que as pessoas desenvolvam competências pessoais e sociais que melhor as preparem para as crises que enfrentarão no seu processo de envelhecimento e lhes permitam mais realização pessoal, mais bem-estar e mais qualidade de vida”, acrescenta.

Na carta enviada ao Governo, a OPP defende ainda a necessidade de promover uma agenda para a prevenção e desenvolvimento das pessoas.

* Se o mundo fosse bom organizações como a APAV seriam desnecessárias, por isso desejamos agradecidos que os seus voluntários continuem no exercício solidário de apoio aos mais frágeis. 
Contribuamos com um pequeno donativo regular para aumentar a capacidade de intervenção da APAV.

.
.
António Chainho

Variações La


.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Frente parlamentar agropecuária e 
líderes evangélicos declaram apoio 
a Jair Bolsonaro

A Frente Parlamentar Agropecuária e os principais líderes evangélicos do Brasil declararam apoio ao candidato Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto nas eleições presidenciais brasileiras, com 31%. 
 .
A presidente do grupo parlamentar ligado ao agronegócio, Tereza Cristina, usou as redes sociais, hoje, para divulgar o apoio do bloco ao candidato do Partido Social Liberal (PSL).

"Estive com Jair Bolsonaro entregando o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária à sua candidatura à presidência da República. Representando os 261 deputados federais e senadores de todo o país, que agora apoiam a candidatura de Bolsonaro. Essa união de esforços permite que ele tenha uma base que garanta governabilidade responsável no Congresso Nacional", escreveu a deputada Tereza Cristina, na rede social Facebook.

* Não admira, os agroparlamentares são grandes detentores de capital e os líderes evangélicos brasileiros são xenófobos, mulher submissa ao homem.

.
.
.

XVI-TABU

PELO MUNDO

3. SÍNDROMES ESTRANHAS



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
**  As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
É PARA NOS INDIGNARMOS!
Imigrante em situação ilegal vive
 drama contra o câncer nos EUA



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
JUSTIÇA VELOZ




Obrigado ACT pelo envio

.
.

MERMAID SWIMSUITS
1951


FONTE:  British Pathé

.
.
Os Crentes






.
.

1750
Senso d'hoje
RICARDO COSTA
DIRECTOR DE INFORMAÇÃO "SIC"
'Prisão de Zenu' 
"Este é um sinal poderosíssimo
para toda a sociedade angolana"




FONTE:  Nova Notícia


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS
 






 .
.

ESCORREGA PATAL


.
.

BOM DIA


.
.


4-INFORMAÇÃO
FORA "D'ORAS"

III-O COMPADRIO


A REPORTAGEM DE ANA LEAL




* À tragédia de Pedrógão Grande que destruiu vidas e bens junta-se agora a notícia da chegada dos abutres, os que vêm depois do fogo reabilitarem falsos esqueletos.
Mais uma excelente reportagem de ANA LEAL ao serviço da TVI.

.
.