28/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XI-OS RIOS E A VIDA
4- GANGES


FONTE:  Mundo Documentário

.
.

CHLOE

Full Fashion Show
OUTONO/INVERNO
2017/2018



.
.
1-MUITO ALÉM DO PESO




* O vídeo retrata o problema da obesidade infantil na sociedade brasileira, Portugal não difere muito, nem o resto do mundo.

**Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight)
Obesidade, a maior epidemia infantil da história.
Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Trilha Sonora: Luiz Macedo

.

.

SANDRA MAXIMIANO

.





 De boas intenções 
está o inferno cheio

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quinta-feira, na Antena 1, que o governo prepara uma proposta para reduzir em 5% o número de vagas já nos próximos dois anos nas universidades e politécnicos de Lisboa e Porto, aumentando na mesma proporção as vagas fora destes centros urbanos. A proposta faz parte de um pacote de medidas que pretende promover a mobilidade, levando mais estudantes para o interior do país, já que pelas contas do governo, 48% dos estudantes do ensino superior público encontram-se em Lisboa ou no Porto.

As reações a esta proposta são e serão dicotómicas e pouco parciais, como ficou já espelhado pelas manifestações públicas do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, que discorda da proposta, e do presidente do politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, que aplaude a “sensatez” da mesma.

Com mais ou menos imparcialidade, a discussão terá de ser feita. Antes de mais, há que reconhecer dois grandes problemas. Por um lado, a quebra da natalidade e a consequente redução de estudantes que afetará o ensino superior no seu todo. Por outro, a desertificação do interior que põe em causa a coesão económica e social do país. Estes problemas exigem respostas, que a meu ver, passam pela criação de condições e incentivos que promovam quer a natalidade, como medidas de maior apoio às famílias e de conciliação da vida familiar e profissional, quer o dinamismo económico do interior.

Quanto a este último ponto, há que levar a cabo o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) que promove medidas como a criação de um quadro fiscal mais vantajoso para as localidades do interior e para as PME que para lá se deslocalizem, a desconcentração e descentralização territorial de serviços públicos, por exemplo, através da reabertura de tribunais, a implementação de incentivos financeiros para a colocação de médicos em zonas carenciadas e a articulação entre os politécnicos e universidades do interior.

A redução das vagas no ensino superior em Lisboa e Porto e consequente aumento no interior, tem em vista o grande objetivo de maior coesão territorial. Não tenho qualquer dúvida, que a medida tenha boas intenções, mas de boas intenções o inferno está cheio. Esta medida atua na margem, ou seja, terá impacto nos 5% de alunos com qualificações mais baixas que conseguiriam ser colocado em determinados cursos, em Lisboa ou no Porto, mas que, devido à redução do número de vagas nas universidades públicas nestas cidades, passam a não o conseguir. Estes 5% deixados de fora que, mais uma vez importa referir, estão na ponta da distribuição quanto às médias de entrada no ensino superior, terão várias opões, que não passarão necessariamente por uma deslocalização para o interior. Existem duas razões para tal.

Primeiro, muitos destes alunos, com uma preferência vincada por estudar nas principais cidades, tentarão outros cursos, em Lisboa ou no Porto, nos quais a média de entrada pode permitir a sua admissão. Mais, implica ainda que admissão destes alunos nestes cursos, “expulse” outros com médias ainda mais baixas, sendo estes os alunos que possivelmente se deslocarão para o interior, onde até poderão ter acesso a cursos para os quais não têm grandes qualificações e aptidões. 

Uma distribuição ineficiente de alunos pelos cursos, que não se coaduna, quer com as suas preferências, quer com as suas qualificações, é meio caminho andado para o insucesso escolar.
Segundo, os alunos que deixam de conseguir vaga em Lisboa ou no Porto nos cursos que pretendem vão também “fazer contas à vida”, ou seja, vão ver o quanto gastam com a deslocalização para o interior em comparação com o pagamento de uma propina numa universidade privada. Para muitos compensará optar por esta alternativa.

Esta reafetação de vagas no ensino superior é uma medida que leva à mobilização de alunos dos principais centros urbanos para o interior, mas algumas questões ficam no ar: 1) Quantos alunos efetivamente se deslocarão? 2) Qual a qualidade destes alunos? e 3) Quanto ficarão a ganhar as universidades privadas com esta medida?

Colocar em questão esta proposta, não implica que não concorde com o crescimento quantitativo e qualitativo das universidades no interior, muito pelo o contrário. Mas se queremos promover a mobilização de alunos temos de criar melhores motivos para incentivar essa mobilização. Por exemplo, há que promover a desburocratização administrativa, incentivar a investigação, procurar o rejuvenescimento do corpo docente que aposte na ciência e que reforce um ecossistema de investigação, ensino, serviço à comunidade, nomeadamente a inovação pública e empresarial. Os alunos, sobretudo os melhores, para os quais a decisão de onde estudar passa mais por “estudar cá ou no estrangeiro”, procuram cada vez mais um espaço de aprendizagem que seja dinâmico e onde tenham um papel ativo, fazendo parte de atividades de ensino e investigação. Há que não esquecer, que muitos bons alunos escolhem sair do país para estudar e trabalhar em universidades estrangeiras que estão isoladas geograficamente.

Quem fizer esta desburocratização, quem apostar claramente na internacionalização, atraindo mais jovens de todo o mundo, quem mais rapidamente promover a inovação dos cursos oferecidos e criar centros de investigação que se diferenciem, tem vantagens na captação de mais e melhores alunos. Ajudar o interior a concorrer com a atratividade dos centros urbanos, por forma a atrair mais estudantes, passa, antes de mais, por criar incentivos para que bons professores e investigadores trabalhem no interior. Mais, esta aposta obriga a que todas as universidades, do interior ou litoral, se mexam no mesmo sentido, com o perigo de, se não o fizerem, “perderem a carruagem”. No limite, esta estratégia conduz à “chatice” de ficarmos com universidades de maior qualidade.

Dado o quadro que temos e tanto que temos que fazer para melhorar o ensino e a investigação em Portugal, as universidades do interior tem armas muito melhores para captar bons estudantes do que se fazerem valer de medidas que apenas lhes deixarão ficar com os restos.

IN "EXPRESSO"
23/02/18

.
.


1517.UNIÃO



EUROPEIA



.



INFORMÁTICA DE A A Z
4-D
(DOWNLOAD)


Prof. Luiz Rezende

* Um conjunto de professores do site  AlfaCon Concursos Públicos, do Brasil, decidiu colocar em vídeo uma série de programas explicativos sobre noções base de informática das quais muitas vezes não temos informação conveniente.
Por acharmos a série interessantíssima aqui a apresentamos com o devido respeito aos autores.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
3-PORTUGAL
UMA HISTÓRIA DESCONHECIDA



FONTE: CANAL HISTÓRIA

.
.

Cristina Branco

Boatos


.
.
XXIII.O MUNDO SECRETO DOS JARDINS


MANIA DOS BESOUROS



 * Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
BOKO HARAM


FONTE: AFP Brasil


.
.

A luta é por liberdade
Refugiado sírio reconstrói vidas 
através do desporto 




FONTE: ONU Brasil

.
.

INCÊNDIOS
As freguesias nas listas de 
prioridade de limpeza de terrenos 



 FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS

.
.
ABENÇOADAS














.
.


1534
Senso d'hoje
DIOGO PIÇARRA
CANTOR - COMPOSITOR
CONCORRENTE EM 2018 AO
FESTIVAL RTP DA CANÇÃO
"Resposta do cantor à acusação
de ter plagiado um tema da IURD"



* Ontem demos conta num vídeo editado sobre a semelhança de canção de Diogo Piçarra com uma canção religiosa da IURD, temos a noção de que o cantor, apesar de não ser das nossas preferências, é pessoa séria, tendo por isso nós o dever de expôr a sua opinião na qual acreditamos. 
Pena que plagiadores profissionais possam argumentar em defesa dos seus plágios, com base no precalço de Diogo Piçarra.

**Damos conta em seguida do nosso comentário feito ontem a uma notícia divulgada pelo jornal digital  "OBSERVADOR":
 #Achamos injusto todo o clamor à volta de Diogo Piçarra embora entendamos a sua decisão porque já se sabe dum conglomerado de fariseus prontos para o crucificar. Nem a canção por ele criada e interpretada nem ele próprio como cantor goza avaliação positiva da nossa parte, mas da sua seriedade no que respeita a esta hipótese de plágio não temos dúvida, se nos enganarmos paciência.
O maestro Vitorino de Almeida diz que a canção não é plágio, é igual, ficamos perplexos.#

FONTE: OBSERVADOR

.
.

VÊ SE ME APANHAS!!



.
.

BOM DIA


.
.

11-TEATRO
FORA "D'ORAS"


X-MINHA LINDA  

SENHORA



FONTE:  MeZOTP

Título Original
My Fair Lady - Minha Linda Senhora

Intérpretes:
Anabela, Carlos Quintas, Miguel Dias, Helena Rocha, Manuela Maria, Lurdes Norberto, Joaquim Rosa, Joel Branco, Manuel Maria, Mariema, Rosa Areia, Sofia Duarte Silva, Tiago Diogo, Tó Leal, entre outros

Encenação e produção - Filipe La Féria
Ano - 2004

.