25/03/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
6-Eniko Mihalik



.
.
XII- SEGUNDOS FATAIS
1- EXPLOSÃO NA
DEEPWATER HORIZON



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
5-Eva Herzigova



.
.
IX -ERA UMA VEZ A VIDA

2- O CÉREBRO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
4-Elle Macpherson



.
.

Lana Mazahreh


Três maneiras conscientes

de se conservar água


De acordo com a ONU, quase uma em cada três pessoas em todo o mundo vive num país que enfrenta uma crise hídrica, e menos de 5% do mundo vive num país que tem mais água agora do que tinha há 20 anos. 
Lana Mazahreh cresceu na Jordânia, um país que tem vivido uma escassez de água absoluta desde 1973, onde ela aprendeu a economizar água logo que tinha idade suficiente para aprender a escrever o próprio nome. 
Nesta palestra pragmática, Lana compartilha três lições de como se economizar água vindas de países "pobres de água", e aborda o que está se tornando rapidamente uma crise mundial.
.
.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
3-Elizabeth Hurley





.

.

PEDRO TELHADO PEREIRA

.




Portugal a envelhecer
rapidamente e os cuidadores
  informais a aumentar

Muito se tem falado nos últimos dias sobre o Estatuto do Cuidador Informal pois, apesar de ser um assunto que tem estado na agenda política desde finais do século passado, até hoje não conseguimos ver aprovado, em Portugal, o Estatuto que já é uma realidade em alguns outros países.

As notícias nos meios de comunicação sobre a possível aprovação do Estatuto levaram a algumas reações dos que deixam comentários na internet do tipo “mamões!” ou “não queriam mais nada!” o que mostra que ainda existe uma parte da população que não compreendeu o que é ser um cuidador informal e qual o papel do Estado... volto novamente ao papel do Estado porque me parece que é um tema que é urgente discutir e encontrar um consenso mínimo para o futuro.

Se aceitarmos que parte do papel do Estado é promover a equidade, ou seja o tratamento diferenciado de situações que são distintas com vista a uma maior justiça social, facilmente nos apercebemos que existem situações muito distintas entre a maioria dos cidadãos e aqueles que devido às suas incapacidades têm que ser cuidados por terceiros. A pergunta que temos que fazer a seguir é: quem deve cuidar destes cidadãos?

Eu não tenho dúvidas que as melhores pessoas para cuidarem destes cidadãos são os seus familiares e acredito que a maioria dos portugueses está de acordo comigo. Ao pensarmos deste modo temos que compreender que estas famílias não são iguais à maioria das famílias portuguesas e, por esta razão, devem ter um tratamento diferenciado.

O cidadão incapacitado necessita de ser cuidado 24h por dia, por isso muitas famílias decidem que um dos seus elementos se vai dedicar a ser o cuidador a tempo completo deixando este de estar no mercado de trabalho. Este elemento vai ter um trabalho, muitas vezes extremamente extenuante, não só física mas também psicologicamente, e não tem direitos nenhuns – não tem direito a folgas, a férias ou reforma no futuro.

Com o envelhecimento da população vamos necessitar que mais famílias assumam o papel de cuidadores, por isso, se não queremos aumentar os problemas no futuro, com muitos que deram ou vão dar um grande contributo à sociedade, temos que dar direitos (e agradecer) a quem cuida dos seus todos os dias.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
21/03/18

.
.


1542.UNIÃO



EUROPEIA



.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
2-Elizabeth Berkeley

.

.
.


I-"PORQUE  POBREZA?"

3-A HISTÓRIA DA POBREZA



FONTE: THE WHY


.

XXXVIII-VISITA GUIADA

Portugal dos Pequenitos/2
Coimbra - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

II-ABECEDÁRIO

E
TRANSPARÊNCIAS
1-Eliza Sys



.
.

Filarmónica de Berlim

Bachianas Brasileiras nº 5


Villa Lobos

Regência Gustavo Dudanel,
Soprano Ana Maria Martínez.

.
.
ESTA SEMANA NO 
"SOL"
8 erros que cometemos 
durante o fim de semana 

No fim de semana é altura de 'estragações', mas com elas também chegam os arrependimentos, sobretudo no início da semana. Para aproveitar bem o seu fim de semana, siga estes truques. 
.
PRATIQUEM
Fique atento a estes ‘maus’ hábitos de fim de semana, para evitar estragar os únicos dias de descanso que tem.

1. Comer muito ao jantar de sexta-feira;
2. Dormir muito no sábado;
3. Passar os dias no sofá;
4. Exagerar no ginásio;
5. Beber muito e depois acordar de ressacada;
6. Estar sempre a atualizar as app’s no seu smartphone;
7. Aproveitar o fim de semana para recuperar e atualizar os maus vícios;
8. Passar demasiado tempo a dormir.

* Pratiquem o "amor", muito!

.
.

VI. O MUNDO SEM NINGUÉM 

2- ÁGUAS DA DESTRUIÇÃO



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
ESTA SEMANA NO 
"EXPRESSO"
Maioria dos inquéritos por 
violência doméstica arquivada 
nos últimos 2 anos em Lisboa

Num relatório relativo aos anos de 2016 e 2017 sobre violência doméstica, a procuradoria da comarca de Lisboa adianta que os inquéritos registados diminuíram 3,3% em 2017 em relação ao ano anterior

Num relatório relativo aos anos de 2016 e 2017 sobre violência doméstica, a procuradoria da comarca de Lisboa adianta que os inquéritos registados diminuíram 3,3% em 2017 em relação ao ano anterior 
 .
A maioria dos inquéritos por violência doméstica registados na comarca de Lisboa os últimos dois anos foi arquivada, segundo dados divulgados pelo Ministério Público.

Num relatório relativo aos anos de 2016 e 2017 sobre violência doméstica, a procuradoria da comarca de Lisboa adianta que os inquéritos registados diminuíram 3,3% em 2017 em relação ao ano anterior.
Segundo o relatório, a comarca de Lisboa recebeu 3.740 inquéritos em 2017, enquanto no ano anterior tinham dado entrada 3.869.

Os dados publicados na página da internet da Procuradoria-Geral da República (PGR) indicam que 70% dos inquéritos de violência doméstica na comarca de Lisboa foram arquivados em 2016 e no ano seguinte esse valor cifrou-se nos 68%.

Já em relação aos inquéritos findos que deram origem a uma acusação, o relatório indica que se registou “apenas uma percentagem” de 15% em 2016 e 16% em 2017.

Os dados mostram ainda que a pendência de inquéritos por violência doméstica sofreu um decréscimo de quase 4% no final de 2017 comparativamente ao final de 2016.

De acordo com o documento, esta diminuição justifica-se com a redução de entradas de inquéritos de 3,3%, bem como com o aumento de 32,6% das suspensões provisórias de processos aplicadas em inquéritos de violência doméstica.

* Muitas vezes os números são o que menos interessa, as razões do arquivamento sim.

.
.

Bem-estar da humanidade em risco



FONTE: AFP Brasil

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
A mulher que comandou o primeiro
 voo direto entre Austrália e Europa

Mulher, mãe de dois filhos, piloto de aviões. Lisa Norman fica para a história da aviação como a comandante do primeiro voo a ligar diretamente Austrália e a Europa.

A primeira ligação aérea direta entre Austrália e Europa (Reino Unido) foi concluída este domingo de madrugada com sucesso, depois de mais de 17 horas no ar.

O voo QF9 ligou as cidades de Perth e Londres, e foi efetuado pela companhia aérea Qantas, numa ligação que percorreu 14498 quilómetros num Boeing 787-9 Dreamliner.

"Gostava de lhes dar as boas-vindas ao livro da história da aviação", disse a comandante Lisa Norman, dirigindo-se aos passageiros depois de aterrar em Londres.

"O mundo esteve a observar-nos hoje. Obrigado por terem feito parte de algo mágico e tão especial", acrescentou, em declarações ao jornal britânico "The Guardian".

Lisa Norman dividiu os comandos do voo com o comandante Jeff Foote e os copilotos Dave Summergreene e Troy Lane. Cerca das 16 horas deste domingo, iniciou já o regresso à Austrália, sob a designação QF10.

Dois dias antes do "take-off", Lisa Norman falou ao jornal "Perth Now", da cidade australiana de onde saiu este histórico voo.

"Quando me juntei à Qantas, nem nos meus maiores sonhos pensei que isto seria possível", disse Lisa Norman, confessando que sempre teve dúvidas sobre a possibilidade de este voo se concretizar.

Com 29 anos de serviço na Qantas, Lisa fez praticamente tudo na companhia de bandeira australiana: comandante de treino dos Boeing 767, comandante dos gigantes 747 da empresa norte-americana e dos A330 da rival europeia Airbus e, agora, responsável pelos voos do 787-9 Dreamliner.

Achava que tinha nascido no corpo errado para ser piloto
Nada mau para uma mulher que tinha poucas esperanças de um dia entrar num cockpit de um avião, pelo simples facto de achar que não tinha o género necessário.
 .
"Creio que sempre quis ser piloto, mas achava que tinha nascido no corpo errado e as pessoas que me rodeavam não reconheciam o meu desejo de pilotar", desabafou.
Uma visita ao aeroporto de Sidney, na juventude, e os (bons) conselhos de uma amiga deram asas ao desejo, que se fez uma vida inteira de voo. Agora, recorda, é o filho mais novo, de sete anos, que já pensa em seguir os altos voos da mãe.

* Fantástico quando o ser humano faz alguma coisa por bem.

.
.


ENFIM

(Minuto de Poesia)



FONTE:  Saloia TV

.
.
ESTE MÊS NA 
"EXAME INFORMÁTICA"
Investigadores criam aparelho que 
extrai água a partir do ar do deserto

Cientistas do MIT e de Berkeley encontraram uma forma de retirar água a partir do ar, mesmo em climas mais áridos. O aparelho pode ajudar a trazer água a regiões desertas.

Os métodos convencionais para extrair água a partir do ar pressupõem humidades acima dos 50%. A vantagem deste novo aparelho criado por investigadores do MIT e da Universidade de Berkeley é que consegue fazê-lo em lugares com humidades desde os 10%. A outra vantagem é que o sistema funciona de forma passiva e não necessita de estar ligado a uma fonte de energia, noticia o Engadget.
 .

O sistema já tinha sido criado no ano passado, mas agora os investigadores melhoraram o design e testaram a nova versão em Tempe, no Arizona. No centro deste aparelho está uma metal-organic framework, ou MOF, que é um material bastante poroso, com uma grande superfície e que é capaz de atrair água a partir do ar. O ar é captado pelos poros e a humidade acaba por ficar aí durante a noite. 

Depois, a luz do dia faz com que a água seja libertada e um condensador é usado para a recolher.

* Maravilhosa a ciência.

.
.

A PENA QUE TEMOS DOS
HOMENS AMERICANOS
Tucker Carlson e Jordan Peterson 
O Declínio da masculinidade




FONTE: Embaixada da Resistência


.
.
HOJE NA 
"SÁBADO"
Puigdemont presente a juiz alemão
 na segunda-feira, 26

Carles Puigdemont, antigo presidente da Catalunha, será presente a um tribunal alemão na segunda-feira, dia 26. A informação foi avançada pela AFP. 

Desta forma, Puigdemont passará a noite na prisão de Neumuenster, a norte de Hamburgo. Segundo o jornal El País, encontra-se em prisão preventiva.
 .
Segundo um porta-voz da polícia citado pela EFE, Puigdemont foi hoje detido numa autoestrada alemã pelas 11:00 locais (cerca de 10:00 em Lisboa). O jornal El País diz que a detenção ocorreu no estado de Schleswig-Holstein, o único que faz fronteira com a Dinamarca.

A detenção de Carles Puigdemont ocorreu na sequência de um mandado de detenção europeu e internacional emitido pelo Supremo Tribunal espanhol. Quando foi interceptado na Alemanha, Puigdemont voltava da Finlândia, onde manteve contactos com vários deputados alertando para a situação catalã e deu uma palestra, na Universidade de Helsínquia, acerca do impasse da independência.  

O antigo líder catalão pode ser condenado até 25 anos de prisão em Espanha. Ainda não se sabe se poderá ser extraditado da Alemanha, país que atribui penas entre dez anos e prisão perpétua aos crimes de que Puigdemont está acusado – entre os quais, rebelião e sedição.

A detenção do antigo presidente catalão resultou de uma operação conjunta entre as autoridades espanholas e alemãs. No dia 24, as autoridades finlandesas procuraram Puigdemont de forma a aplicar o mandado de detenção europeu pedido pelo juiz Llarena.

* Para nós Carles Puigdemont lutava apenas por poder e ostentação pessoal, a Catalunha região com autonomia  integra um país democrático, um Estado de Direito, perderá qualidade de vida se insistir na independência sem sentido.


.
.

CEVICHE PERUANO


De: Ana Maria Brogui

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Ronaldo tenta acordo para evitar julgamento e eventual pena de prisão

De acordo com notícia da Cadena Cope, os advogados de Cristiano Ronaldo estudam um acordo com as finanças de Espanha para resolver o delito fiscal de que está acusado e pelo qual responde em tribunal. 
.
 De acordo com a mesma fonte, os três peritos apresentados pelo jogador para analisarem o caso acabaram por confirmar a tese de fraude fiscal, deixando mais complicada a situação do internacional português.

Relembra, este domingo, o Mundo Deportivo, que a pena de prisão prevista pra estes casos poderá ir até aos 15 anos de prisão e relata que um acordo financeiro, que evite julgamento e eventual pena, nunca ficará barato a Ronaldo: quase 15 milhões de euros reclama a Agência Tributária espanhola por fraude, mais a multa, pelo que o bolo total ascenderia aos 25 milhões de euros, refere esta mesma publicação.

* Os milhões de Ronaldo  dão para pagar as dívidas que contrair, se existiu, aborrece-nos a aldrabice.

.
.


1559
Senso d'hoje
GUSTAVO DUDAMEL
MAESTRO VENEZUELANO
"MÉXICO"
'Anima ateliê com 300 jovens'



FONTE: EURONEWS
.

ESCOLHAS DE DOMINGO

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS










,
.
4– PENAS COLORIDAS








.

BOM DOMINGO


.
.


63-CINEMA
FORA "D'ORAS"

IV-ÁGUA E SAL




*Título original: Água e Sal 
De: Teresa Villaverde 
Com: Galatea Ranzi, Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros 
Género: Drama 
Classificação: M/12 

Ana vive numa pequena aldeia junto ao mar, com o marido e a filha. Ele decide partir por alguns dias. Esta parece ser a solução ideal, porque Ana precisa de tempo para acabar um trabalho que há muito começou. Mas em vez de a ajudarem a atingir o seu objectivo, as suas deambulações diárias pela aldeia e pela praia ameaçam a sua concentração. Ana salva um desconhecido da morte no mar, conhece Alexandre e Emília e recebe a visita da sua amiga Vera... E tudo muda na sua vida. 

Na sua nota de intenções, Teresa Villaverde, a realizadora de "Três Irmãos" e "Os Mutantes", diz que este filme é sobre alguém que precisou que o tempo parasse. "A poesia sabe fazer parar o tempo, o cinema tenta", escreve a cineasta. "Água e Sal" esteve em competição no Festival de Veneza.


FONTE:  TV GOLD PORTUGAL

.