29/04/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

.

.
LIX~MEGA FÁBRICAS
4-INDUSTRIA AUTOMÓVEL
O futuro do carro




FONTE: ꧁Discovery Channel꧂
.
.
UNIVERSO
Nebulosas

II. Nebulosa de Órion


A Formação dos Mundos

Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
49.1-𝑪𝑨𝑻𝑨𝑹𝑰𝑵𝑨 𝑫𝑬 𝑨𝑹𝑨𝑮𝑨̃𝑶
"𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝐻𝐸𝑁𝑅𝐼𝑄𝑈𝐸 𝑉𝐼𝐼𝐼"

FONTE:Canal História e Tu .

SAFAA DIB

.



Um orçamento de estado
em negação

Pela sua distância geográfica do epicentros dos conflitos europeus, Portugal sempre teve tendência a conservar uma falsa sensação de segurança, mas não tenhamos ilusões.

A votação do Orçamento de Estado (OE) que decorre esta semana, na generalidade, já não terá o mesmo impacto dramático que teve há 6 meses, altura em que se deu o chumbo da proposta de Orçamento da legislatura anterior, precipitando eleições antecipadas. A maioria absoluta obtida pelo PS garantirá a aprovação do OE, um documento assumidamente igual ao que foi apresentado em outubro de 2021, mas com adaptações face ao impacto da guerra na Ucrânia. E esse é o seu calcanhar de Aquiles.

O mundo mudou de forma inesperada e abrupta desde então. Ainda nem tinham decorrido duas semanas desde o início da ofensiva militar russa na Ucrânia e os preços de bens essenciais já tinham disparado. As taxas de juro sobem, com uma taxa de inflação atualizada para 4%, e temos uma considerável dependência energética de combustíveis fósseis, fornecidos em grande parte pela Rússia, um regime perante o qual a Europa foi demasiado passiva.

O OE em discussão pouco parece ter acompanhado a mudança que enfrentamos. Houve medidas adicionais para ajudar famílias e empresas face ao aumento dos custos energéticos, e a indicação de mais de cerca de 400 milhões do que o previsto no Programa de Estabilidade, mas o problema não irá desaparecer em breve.

O fim da dependência de combustíveis fósseis, que já deveria ter sido iniciado há muitos anos, de forma gradual, face à gravidade das alterações climáticas, terá de ser precipitado por força de uma guerra no continente europeu, com custos mais elevados para todos, num mundo com cadeias de produção e distribuição ainda fragilizadas pelo ciclo pandémico de dois anos. A Europa já começa a enfrentar o corte de gás russo, com a recusa da maioria dos estados europeus em pagar em rublos o fornecimento de gás natural. Por mais que Ursula von der Leyen afirme que a Europa está preparada para o corte total de abastecimento russo, será um período atribulado de transição e adaptação com impacto nos orçamentos dos trabalhadores e famílias.

Se em 2011-2015 fomos submetidos a um ciclo de austeridade (que acabou por ir para além da Troika), seguido por um ciclo de parcial reconstrução do Estado Social dilapidado durante a austeridade, o ciclo dos próximos anos não pode ser alimentado por desejos irrealistas de que estes tempos difíceis são passageiros e remediados por setores voláteis como o turismo. A acrescentar a esse cenário, o plano doméstico continua a carregar ao colo situações que se arrastam como a evolução pandémica, a TAP e o Novo Banco.

Pela sua distância geográfica do epicentro dos conflitos europeus, Portugal sempre teve tendência a conservar uma falsa sensação de segurança, mas deixemo-nos de ilusões. O que aí vem, vem para todos e abala o sistema até aos seus mais profundos alicerces. O que precisamos agora é de um Orçamento de Estado que ponha em marcha uma estratégia eficaz de desenvolvimento para o país, muito mais ambiciosa, e que retire Portugal da armadilha dos salários baixos, dos trabalhos de baixa qualificação, que dinamize a economia e permita lançarmos um ciclo de descarbonização e independência e eficiência energética. Agora é o tempo de novas escolhas, ou sofremos o risco de corrermos sempre atrás do prejuízo.

* Empresária

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 28/04/22

.



2972.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
"Proibido por inconveniente" 
Materiais das Censuras 
no Arquivo Ephemera
Visita do Presidente da Republica


FONTE:  Presidência da República Portuguesa

NR: A vida de JOSÉ PACHECO PEREIRA deveria ser um motivo de reflexão para todos os políticos portugueses, pelos seus carácter combativo e seriedade ao qual se alia um enorme desejo de conhecimento e a vontade de o perpetuar no futuro. Por isso o admiramos e respeitamos sem ser preciso concordar sempre com as suas posições..

.
36-Falsidade.com

36.7 O Advogado do Diabo
.
REDMI 11 e 11 PRO!!!>
Unbox, review e camera teste
(Poco M4 e M4 Pro)


FONTE:   Cymye

.
.
Georges Moustaki

Ma solitude


.
.
Vietname Visto de Cima/4


Amazônia Travel Web Tv
.

 .

O que ninguém te conta da aviação



FONTE:  Aviões e Músicas.

 .

 NÃO QUEREMOS "ESTRANJEIROS"  DESTES

A FAZER TURISMO EM PORTUGAL


 * Cinco energúmenos das terras de Sua Magestade decidiram escalar pelos cabos da ponte 25 de Abril ultrapassando uma vedação limitadora de acesso. Como era seu dever a PSP interveio e prendeu os autores que deverão ser repatriados em breve a não ser que um juíz tenha a coragem de os sentenciar com pena de prisão convertível em pesada multa fiduciária. Pena é que nenhum escorregou e tivesse partido os cornos no tabuleiro.

** Bem haja BRUNO pelas imagens! .

 .

 ᚹᚱᛁᛖᚣꓦᛊᚱᚣ


 

FONTE:   Universo dos Curtas..

 .

INFLAÇÃO

.

.
3050
Senso d'hoje
VASCO LOURENÇO
CORONEL DO EXÉRCITO
"CAPITÃO DE ABRIL"
SOBRE O 25 DE ABRIL





* Programa "ISTO É O POVO A FALAR" com moderação de JOÃO NUNO PINTO

FONTE:   KuriakosTV..
.
O skateboard é Meu!


.
.

BOM DIA

.
.

32 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒱- 2 Aຕoɾᥱ⳽


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑓𝑜̂𝑙𝑒𝑔𝑜, 𝐽𝑜𝑎̃𝑜, 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎, 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑒, 𝑎𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐴𝑛𝑎. 𝑇𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑗𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙𝘩𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑐𝑡𝑜 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑎𝑝𝑖𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝐴 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑒 𝐵𝑒𝑡𝑜, 𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑠.

𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑖𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑎́𝑢𝑑𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑑𝑖𝑚𝑎
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐷𝑖𝑑𝑒𝑙𝑒𝑡

undefined

FONTE: Tiago Santos