22/01/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

27-SUBTILEZAS
Como Mentir com Estatística
por Darrell Huff



RESUMO ANIMADO

FONTE: SejaUmaPessoaMelhor

.
.



1-Les Variations Goldberg

by Marie Chouinard



FONTE:  Biohazard Videos



.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Mais de 80% da riqueza gerada em 2017
.nas mãos de 1% da população

De acordo com a Oxfam houve um aumento histórico no número de multimilionários no mundo, 2.043 multimilionários e 9 em cada 10 são homens.

Mais de 80 por cento da riqueza criada no mundo em 2017 foi parar às mãos dos mais ricos que representam 1 por cento da população mundial, refere um relatório da organização não-governamental Oxfam divulgado este domingo. No relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, a Comissão de Combate à Fome de Oxford (Oxfam, no acrónimo em inglês da confederação de 17 organizações não-governamentais) refere que metade da população mundial não ficou com qualquer parcela daquela riqueza.

Segundo a Oxfam, houve um aumento histórico no número de multimilionários no mundo: “atualmente existem 2.043 multimilionários no mundo e 9 em cada 10 são homens”. O estudo calculou que a riqueza dos multimilionários aumentou 13% ao ano em média desde 2010, seis vezes mais do que os aumentos dos salários pagos aos trabalhadores (2% ao ano). 

O mesmo relatório indicou que em 2017 a riqueza desse grupo aumentou 762 mil milhões de dólares (622,8 mil milhões de euros), uma verba suficiente para acabar mais de sete vezes com a pobreza extrema no mundo. 

Para a organização não-governamental, o crescimento sem precedentes do número de bilionários não é um sinal de uma economia próspera, mas um sintoma de um sistema extremamente problemático já que mais de metade da população mundial tem um rendimento diário entre 2 e 10 dólares (entre 1,6 euros e 8,1 euros). 

 “Enquanto o 1% mais rico ficou com 27% do crescimento do rendimento global entre 1980 e 2016, a metade mais pobre do mundo ficou com 13%”, refere o relatório. “Mantendo o mesmo nível de desigualdade, a economia global precisaria ser 175 vezes maior para permitir que todos passassem a ganhar mais de 5 dólares (4 euros) por dia”, concluiu a análise. 

O lançamento do relatório internacional da Oxfam é feito na véspera do Fórum Económico Mundial, que junta os principais líderes políticos e empresariais do mundo na cidade de Davos, na Suíça, entre 23 e 26 de janeiro.

* Falta acrescentar que é nos continentes mais pobres que aumenta o maior número de ricos.

.
.


MINUTOS DE

CIÊNCIA/165



80% das Pessoas

Erram o Valor



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Luísa Guimarães 
é a nova inspetora-geral do Trabalho

A nova Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Luísa Guimarães, e a nova Subinspetora-Geral, Fernanda Campos, iniciaram hoje funções, tendo sido nomeadas em regime de substituição até ser concluído o procedimento concursal em curso. 
.
De acordo com um comunicado da ACT, a nova equipa dirigente foi nomeada "no seguimento da cessação de funções dos membros da anterior direção da Autoridade para as Condições de Trabalho", mas estão em regime de substituição até à conclusão do procedimento concursal pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

A nova Inspetora-Geral substituiu o inspetor Pedro Pimenta Braz, que foi suspenso no dia 10 de janeiro em resultado de um processo disciplinar, embora terminasse a comissão de serviço no dia 21 deste mês. 

* Desejamos grande sucesso no desempenho do cargo

.
.
XVII- MEGA MÁQUINAS

3- BALSA HAVAIANA


*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"i"
PSD. 
Hugo Soares mantém-se como 
líder de bancada até fevereiro

Para já, Rui Rio vai manter o deputado Hugo Soares, atual líder de bancada do PSD, em funções.

Rui Rio, o novo presidente do PSD, vai manter o deputado Hugo Soares, o atual líder de bancada do partido, em funções. 
.
Soares vai manter-se no cargo, mas só até ao Congresso do partido, refere, em comunicado, o PSD. Rio esclareceu que, enquanto não for formalmente presidente do Partido Social Democrata, a “a atual direção da bancada se deve manter na plenitude das suas funções”.

O recém-eleito presidente do PSD esteve, esta segunda-feira, reunido com o deputado e, afirmou que quer manter, “a estabilidade e capacidade de intervenção do grupo parlamentar”.

* Atitude Rui Rio revela bom senso, a atitude de Hugo Soares ao não pôr o lugar à disposição realça a crise, não se abandona um bom tacho embora se finja ser patriota.
Quanto à capacidade de intervenção do grupo parlamentar lembra-nos um miado patético em toda a legislatura.

.

PAULO CARMONA

.





Libertar os portugueses

Podemos em breve ter eutanásia, mas impedidos de abusar do sal ou do açúcar, podemos mudar de sexo aos 16, mas nem pensar em beber ou fumar. Os exemplos são infinitos numa sociedade cada vez mais embalada e entorpecida.

A FRASE...
(…) O esmagamento das ideias de Lucas Pires pela tecnocracia de Cavaco é um momento negro para a direita portuguesa, representa uma automutilação que dura até hoje, e representa a destruição de um efectivo pluralismo político. Santana e Rio querem um PSD igual ao PS. E assim pergunta-se: então para que serve a política se todos são iguais?

Henrique Raposo, Expresso, 13 de janeiro 2018

A ANÁLISE...
Que ideias e projetos existem hoje para o país? Só sentimos dois. Um de pendor utópico perigoso que tomava como bandeiras a Venezuela e a Grécia até vir a fome e o 15.º pacote de austeridade, respetivamente. Infelizmente, o outro é apenas de evolução na continuidade. Um Estado fiscalmente insaciável que falha na elementar proteção aos cidadãos, como nos fogos, e falhará nas prestações sociais daqui a 20 anos quando já não conseguir cumprir os seus compromissos com as pensões, preocupado com o interesse dos seus governantes e dos funcionários urbanos votantes, sempre com a música da defesa do povo, enquanto o sobrecarrega com impostos indiretos.

Um Estado cada vez mais salazarista do qual se depende mais, que tudo controla e os gestores silencia. Nada se faz sem o Estado ou contra um Estado que tudo regulamenta e certifica. Temos censura das opiniões como atesta o processo movido pela CIG ao Arq.º Saraiva, legisladores vigilantes que nos indicam o que comer, podemos em breve ter eutanásia, mas impedidos de abusar do sal ou do açúcar, podemos mudar de sexo aos 16, mas nem pensar em beber ou fumar. Os exemplos são infinitos numa sociedade cada vez mais embalada e entorpecida.

E os nossos problemas de fundo ficam por tratar ou pensar, o definhamento demográfico, uma educação que pense mais os alunos para o futuro e a globalização e menos nos interesses dos professores, uma saúde mais virada para a satisfação do utente sem preconceitos ideológicos anacrónicos, a lenta estagnação económica, os baixos salários, etc.

Diz-se que cada povo tem os governantes que merece. Não, os portugueses merecem mais, se não tiverem medo de ambicionar ser e ter mundo. Quando saem e o olham de frente, sem medo, vencem. São bons, são dos melhores nas suas áreas…

Portugal necessita de um 25 de Abril económico que nos liberte deste crescente Estado Corporativo e salazarento que tudo quer regular, abafar e entorpecer… que sabe o que queremos, que escolhe por nós e tudo faz em nosso nome. Há que libertar o potencial e a responsabilidade dos portugueses, sem medo e desafiá-los a mostrar que são bons. Essa é uma ideia e um projeto. Teremos líderes à altura? E os portugueses, querem-se mesmo libertar? Ou Salazar tinha razão?

* Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
17/01/18

.
.


1480.UNIÃO



EUROPEIA



.

CIVILIZAÇÕES PERDIDAS

ÁFRICA/1


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Weah tomou posse como presidente 
num estádio de futebol

George Weah, 51 anos, tomou esta segunda-feira posse como presidente da Libéria, sucedendo à primeira mulher presidente de um estado africano, Ellen Johnson Sirleaf.
 .
O ex-jogador, que brilhou nos anos 90 e continua a ser o único africano a vencer a Bola de Ouro (95), venceu as eleições de dezembro com 61,5% dos votos, batendo o adversário e vice-presidente em exercício Joseph Boakai.

«Passei muitos anos dentro de estádios, mas o que estou hoje a sentir é incomparável», disse ele na cerimónia de tomada de posse no estádio Samuel Kanyon Doe.

«Se estivermos unidos, a nossa nação vai prosperar. Se estivermos divididos, vamos certamente falhar», referiu, referindo-se seguramente à guerra civil por que o país passou entre 1989 e 2003, com a estimativa de 250 mil vítimas.

A mesma mensagem já tinha deixado na sua conta de Twitter: «Nos próximos meses vamos ter de trabalhar mais do que nunca para ficarmos mais fortes. É a oportunidade de mostrarmos ao mundo o verdadeiro potencial do nosso país.»

Dois dias antes da tomada de posse, Weah participou num jogo de futebol amigável em Monróvis, entre os Weah All Stars e uma equipa do exército.

* Desejamos que seja tão bom chefe de Estado como foi bom jogador.

.
.

1-SAL
O tempero da vida


FONTE: Globo Repórter


.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Facebook reconhece perigo 
das redes sociais para a democracia

O Facebook reconheceu que um uso excessivo das redes sociais pode representar um perigo para a democracia, ao mesmo tempo que garantiu que está a fazer tudo para reduzir estes riscos.

"Apesar de ser um otimista, não ignoro os perigos que a Internet pode provocar, mesmo no seio de uma democracia que funciona bem", disse Samidh Chakrabarti, responsável pelo envolvimento cívico no Facebook, em texto divulgado esta segunda-feira.
 .
Mais uma vez, como já o tinha feito em janeiro o chefe do grupo, Mark Zuckerberg, a Facebook reconheceu ter subestimado em 2016 o seu papel na propagação de "informações falsas" e, de forma mais geral, não ter lutado de forma eficaz contra os conteúdos problemáticos que pululam nesta rede social.

Em particular, esta empresa é acusada no contexto de inquéritos realizados nos EUA sobre uma possível ingerência da Federação Russa na campanha presidencial de 2016, com Moscovo a ser objeto de suspeitas de ter utilizado as redes sociais para influenciar os eleitores. Acusações estas negadas pelo Kremlin.

A rede social, que tem dois mil milhões de utilizadores, "levou muito tempo a compreender que pessoas mal-intencionadas estavam a utilizar a plataforma de maneira abusiva", insistiu Samidh Chakrabarti, que assegurou que a empresa "está a trabalhar ardentemente na neutralização destes riscos".

Em comunicado distinto, a encarregada das questões ligadas à política no seio do grupo baseado no Estado na Califórnia, Katie Harbath, afirmou: "Continuamos determinados em combater as influências negativas e garantir que a nossa plataforma contribui, de maneira indiscutível, para o bem da democracia".

O Facebook acaba de anunciar duas alterações importantes que vão modificar a presença de informação no "fio noticioso", que funciona como página de acolhimento pessoalizado de cada utilizador, com o objetivo alegado de melhorar a qualidade dos conteúdos.

Estas alterações vão privilegiar as mensagens publicadas pelos próximos, em detrimento das páginas institucionais de marcas ou meios de comunicação, e hierarquizar as fontes de informação consideradas como fiáveis pelos próprios utilizadores.

* Na hora de cobrar o "guito" que se lixe a democracia


.
.

Heidi Joubert e Paul Jennings

Cajon Jam


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Anacom estabelece descida de 43% 
do preço de terminação das chamadas
 em redes móveis

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta segunda-feira que aprovou um projeto de decisão segundo o qual os operadores móveis vão ter de descer em 43% o preço de terminação das chamadas em redes móveis a partir de julho. 
 .

Em comunicado, o regulador refere que, segundo o projeto de decisão aprovado, "os operadores móveis terão que descer para 0,43 cêntimos de euro por minuto o preço de terminação de chamadas em redes móveis, que corresponde ao preço grossista praticado entre operadores". 

De acordo com a Anacom, "este novo preço, que entrará em vigor a partir de 01 de julho de 2018, traduz uma redução da ordem dos 43% face ao preço atualmente em vigor – 0,75 cêntimos de euro/minuto".

Segundo o regulador liderado por João Cadete de Matos, "a descida das tarifas de terminação móvel reveste-se de grande relevância, pois permite corrigir distorções na concorrência que penalizam o mercado, em particular os operadores de menor dimensão". 

Ou seja, "a existência de preços de terminação acima dos custos, associada a diferenças acentuadas entre os preços retalhistas praticados dentro e para fora da rede de cada operador, reforçam o efeito de rede, e geram um desequilíbrio de tráfego em desfavor dos operadores de menor dimensão, que entregam muito mais tráfego nas redes dos maiores operadores, tendo por isso maiores custos".

A redução dos preços das terminações diminui o esforço financeiro suportado pelos operadores de menor dimensão que "poderão melhorar a sua capacidade competitiva e tornar-se mais atrativos, podendo daqui decorrer benefícios para os consumidores em geral".

A descida das terminações móveis "permite viabilizar a existência de tarifários com preços iguais independentemente da rede de destino ou que incluem chamadas gratuitas para todas as redes, contribuindo para eliminar esse efeito de rede, já que não penaliza a realização de chamadas para fora da rede do operador a que pertence", continua a Anacom.

O regulador explica que esta decisão nas tarifas de terminação móvel "decorre da circunstância de os operadores terem poder de mercado significativo e não terem nunca promovido descidas voluntárias nestes preços". 

Recorde-se que os preços em vigor foram decididos pela Anacom em 2015 e atualizados em 2016 e 2017.

"No projeto de decisão aprovado agora, e com o intuito de promover a certeza regulatória, a Anacom identifica desde já o valor do preço máximo do serviço grossista de terminação móvel para os exercícios de 2019 e 2020, atualizados pelos dados da inflação existentes e previstos", adianta. 

A partir de 01 de julho de 2019, o preço corresponderá ao valor de 0,41 cêntimos de euros, atualizado pelos dados da inflação, e a partir de 01 de julho de 2020 será de 0,36 cêntimos, também atualizado pelos dados da inflação. 

"Em todos os casos existe faturação ao segundo a partir do primeiro segundo", acrescenta a Anacom.
O projeto de decisão vai ser submetido a audiência prévia dos interessados e a consulta pública decorrerá ao longo de 30 dias úteis.

* Peca por tardia esta decisão.
** TERMINAÇÃO MÓVEL - valor pago pelo operadores quando terminam uma chamada numa concorrente

.
.


Portugal bem português

II-Agricultura biológica
13 -Bio Habitus



* Esta é uma série pelo o nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: RTV Agronegócio

.
.

A última história de amor no 
maior lixão da América Latina



FONTE: EFE Brasil .

.
.
A Grande Barreira de coral



FONTE: AFP Brasil

.
.

Ele vinha cá todos os domingos 
e falava com todos



FONTE: EURONEWS

.
.
109-NO GINÁSIO
TREINO INTENSO PARA
QUEIMAR GORDURA/1
(NÍVEL INTERMÉDIO)



COM PROFESSOR VINICIUS

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1497
Senso d'hoje
ANA BACALHAU
CANTORA
VOCALISTA DOS DEOLINDA
ARTICULISTA E AUTORA
"NOME PRÓPRIO"



FONTE: CANAL "Q" - Programa "INFERNO" entrevista conduzida por AURÉLIO GOMES publicado no youtube em 17/01/18

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
COELHO DESTEMIDO


.
.

BOM DIA


.
.


60-CINEMA
FORA "D'ORAS"

V-A ÚLTIMA TENTAÇÃO

DE CRISTO



Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. As suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide livrar-se dele. Na cruz,  imagina como seria a vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com mulher e filhos.

Data de lançamento:
23 de setembro de 1988 (Portugal)
Direção: Martin Scorsese
Música composta por: Peter Gabriel
Roteiro: Paul Schrader

ELENCO - Willem Dafoe como Jesus Cristo, Harvey Keitel como Judas Iscariotes, Barbara Hershey como Maria Madalena, David Bowie como Pôncio Pilatos, e Harry Dean Stanton como Paulo. O filme foi inteiramente rodado em Marrocos

WIKIPEDIA

 .