24/04/2018

UMA (DES)GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
35-ARTE ARRISCADA

CLOTH


Interpretação de:
Adonis Damian
Delvis Frinon Savigne
Coreografia:
ENRICO LABAYEN




FONTE: ilabdans

.
.

GRANDES LIVROS/48

AUTORES DO MUNDO

3 - A Interpretação dos Sonhos

Sigmund Freud




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.

HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Trump alogia atitude “aberta” e
.“respeitável” de líder norte-coreano

Donald Trump afirmou esta segunda-feira que teve "uma conversa muito boa" com o líder norte-coreano. "Ele foi realmente muito aberto e teve, penso, uma atitude muito respeitável".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou esta segunda-feira a atitude do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com quem deve reunir-se em breve, afirmando que ele foi “muito aberto” e “muito respeitável”. Trump, que falava perante a imprensa durante o encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que Pyongyang quer que a cimeira com Trump se realize “assim que for possível”.
.
“Tivemos uma conversa muito boa. Ele foi realmente muito aberto e teve, penso, uma atitude muito respeitável, depois de tudo o que vimos”, disse. “A Coreia do Norte fez muitas promessas ao longo dos anos, mas eles nunca estiveram nesta posição”, acrescentou.

O elogio de Trump a Kim contrasta com comentários que fez no passado, como quando lhe chamou “Little Rocket Man”, numa alusão à pequena estatura do líder norte-coreano e aos ensaios de lançamento de mísseis do seu regime. Trump e Kim deverão reunir-se em maio ou junho.

* Trump, Kim e Putin passam por clones uns dos outros. O norte americano tem em agenda o menú assassino, elogia o assassino norte-coreano e convida para sua casa o assassino Putin. Nós temos uma lista de assassinos que podemos emprestar a Trump para ele escolher uns quantos.

.
.

V-CARGAS

IMPOSSÍVEIS

2- NOVOS DESTINOS




FONTE: NAT GEO

.
.
 HOJE NO 
"RECORD"
Panathinaikos banido das competições europeias durante três épocas

O clube grego Panathinaikos foi banido de todas as competições europeias para as próximas três épocas por violação das das regras de licenciamento de clubes e do "fair-play" financeiro da UEFA, informou este organismo.
.
O 'Pana', atual 8º classificado do campeonato grego, também foi multado em 200.000 euros, dos quais 100.000 foram pagos imediatamente, tendo um prazo até 1 de março de 2018 para "liquidar os valores ou chegar a um acordo com os credores", segundo a instância que superintende o futebol europeu.

De acordo com a imprensa grega, o défice do clube de Atenas, finalista da Liga dos Campeões Europeus em 1970, atinge os 60 milhões de euros.

Durante o mês em curso, os jogadores entraram em greve em protesto pelo não pagamento de seus salários correspondentes ao mês de dezembro de 2017.

* Haja justiça.

.
.
V-EXPEDIÇÃO AVENTURA

6- COSTA RICA
2- A FLORESTA NEBULOSA


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Elefantes em risco devido a procura
.chinesa pela pele destes animais

Grupo 'Família Elefante' diz que a pele do elefante é moída em pó e vendida na China

Um grupo ambientalista britânico diz que a procura chinesa por produtos feitos de pele de elefante está a aumentar a caça furtiva e representa uma ameaça para estes animais ainda maior do que o comércio de marfim.
.
Today, as part of our commitment to fight wildlife crime, Elephant Family publishes a ground-breaking investigative report into the illegal trade in Asian elephant skin. 'Skinned - The Growing Appetite for Asian Elephants' exposes the rise in poaching to feed the trade, and those who are trading, promoting and profiting from elephant skin products. As well as following the trade chain from the forests of Myanmar deep into China, the report highlights worrying evidence of possible state-sponsored product licensing.
With an eye-witness report from the elephant 'killing fields' in Myanmar, and the profile of a trader within China, the report provides a startling and comprehensive overview of an emerging, illegal wildlife trade.
Elephant Family has been researching the illegal trade in Asian elephants since 2014. Initially monitoring live trade, we were alarmed to discover a marked increase in poaching in Myanmar along with images of carcasses found with strips of skin missing. We began investigating the trade in elephant skin products both online and in physical markets, and in 2016 exposed this trade to the international conservation community at the 17th meeting of the Conference of Parties to CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora).
The first conservation organization to investigate the elephant skin trade chain, our research reveals that this trade continues to grow both in scope and in volume.
Our intention is not to point fingers but to inform and collaborate so that we can work together with range states, governments, conservation organizations and the public to end this abhorrent, illegal trade in Asia’s fragile elephant populations.
.
O grupo 'Família Elefante' diz que a ameaça atualmente é maior em Myanmar (antiga Birmânia), mas adverte que o elefante asiático pode extinguir-se em metade das áreas em que se encontra, caso o problema se agrave.

Fonte da organização sem fins lucrativos diz que a ameaça excede a do comércio de marfim porque os caçadores furtivos estão a atacar qualquer elefante, e não apenas os que têm presas.

Os autores do relatório dizem que a sua análise mostra que a pele do elefante é moída em pó e vendida na China como uma cura para doenças do estômago, além de ser moldada em contas para colares, pulseiras e pingentes.

* Não se tenham dúvidas, um negócio deste é controlado por alguém ligado ao governo de Pequim

.

MARTIM SILVA





 O 25 de Abril e 
o mercado da habitação. 
Tem tudo a ver...

Bom dia,
quem acordou neste dia há 44 anos vivia num país sem liberdade. Num país com censura. Num país sem eleições livres. Hoje, está a acordar num 24 de Abril de um país que já teve o seu 25 de Abril. Celebre. Festeja. Sorria. Tem razões para isso. Temos todos.

(a foto no topo desta newsletter é do Rui Ochôa)

Amanhã celebra-se o Dia da Liberdade. É assim há 44 anos. Momento alto das comemorações é sempre o desfile na Avenida da Liberdade. O Livre de Rui Tavares apostou forte e este ano apresenta como 'rainha da marcha' o antigo ministro das Finanças grego e verdadeira pop-star internacional de certa esquerda Yanis Varoufakis.

Claro que na sessão evocativa do 25 de Abril, no Parlamento, os olhos estarão, como estão sempre, no discurso do Presidente da República, tradicionalmente um dos mais importantes do ano. Mas, ainda assim, este ano merece realce outro facto: PSD, PS, BE e CDS escolheram mulheres para discursar. Margarida Balseiro Lopes, Elza Pais, Isabel Pires e Ana Rita Bessa. Um 25 de Abril mais no feminino que o normal. Ainda bem.

Falamos de liberdade. O Sérgio Godinho dizia que só há liberdade a sério quando houver paz, pão e habitação (e outras coisas). Pois é de habitação que falamos agora.

Habitação
Nas vésperas do 25 de Abril, o Governo aproveitou para anunciar um pacote destinado a resolver o evidente problema com o arrendamento, causado pela mistura entre a explosão do turismo e a liberalização do mercado de arrendamento (a somar à dificuldade no acesso ao crédito bancário para compra de casa).

Um cocktail potencialmente explosivo que torna a questão da habitação seguramente um dos temas políticos mais importantes no nosso país nesta altura. Seguramente um tema forte para a próxima campanha eleitoral.

Como conciliar todas estas vertentes, o mercado de arrendamento, o crescimento do turismo, a pressão nos centros urbanos?

António Costa sublinhou que o problema não é existir alojamento local a mais mas sim o facto de existir habitação a preços acessíveis a menos.

Entre as medidas apresentadas, destaque para o corte substancial nos impostos dos senhorios que façam contratos de arrendamento muito longos ou longuíssimos (taxa passa de 24 para 12% nos contratos a dez anos e desce ainda mais para contratos de 20 anos).
No DN de hoje destaca-se que os inquilinos com mais de 65 anos vão ter direito a contratos vitalícios.

Neste artigo do Expresso pode conhecer todas as medidas do pacote apresentado pelo Governo.

Meta? Chegar aos 50 anos do 25 de Abril, em 2024, daqui a seis anos, com a proclamação inserida na Constituição integralmente cumprida, anunciou António Costa.

Constituição que afirma, no artigo 65, que "Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar."

Miguel Sousa Tavares comentou a situação e o pacote legislativo ontem na SIC.

Atentado mortal em Toronto
A última noite ficou marcada em termos de noticiário internacional com o atropelamento mortal nas ruas de Toronto. Está para já descartada a hipótese de se ter tratado de um atentado terrorista. Mas as autoridades apontam para um "atropelamento intencional". Um homem matou 10 pessoas e deixou outras em estado muito grave num atropelamento nas ruas de Torono, no Canadá.

OUTRAS NOTÍCIAS
Cá dentro,
O deputado socialista Ascenso Simões, denunciando a alegada campanha anti-parlamentar que se criou na sequência das notícias sobre as viagens dos deputados, revelou ontem no Facebook o seu recibo de ordenado. O Observador leu os documentos à lupa e explica cada uma das parcelas dos vencimentos dos parlamentares.

O juiz Ivo Rosa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal é muito duro com os responsáveis do Ministério Público Joana Marques Vidal e Amadeu Guerra no despacho de arquivamento do caso TAP/Sonangol.

O presidente angolano decidiu exonerar o embaixador de Luanda em Lisboa. Ainda não se sabe quem será o novo embaixador na capital portuguesa.

Perante a agenda fraturante legislativa que os partidos de esquerda estão a apresentar, e que vai da eutanásia às barrigas de aluguer, da adopção gay à mudança de sexo, qual o comportamento de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República?

O contrato do SIRESP foi alterado de forma a garantir que o sistema de comunicações de emergência não volte a falhar quando é preciso. Veremos. E esperemos.

No Pinhal Interior, as populações vão começar a ter formação sobre como agir em caso de incêndios.

Salvador e Luísa Sobral já são comendadores. O Presidente da República condecorou-os pelo notável sucesso no Festival da Eurovisão do ano passado (e agora aproxima-se nova gala, desta vez em Lisboa).

Nas Dicas de Poupança, o Pedro Andersson explica como pode cortar na conta do gás.

Na Comissão Política, o podcast de política do Expresso, olhámos para a entrevista de Jerónimo de Sousa ao nosso jornal no último fim de semana.

As novas cativações de Mário Centeno estão à espera de publicação há 50 dias.

Lá fora,

O Senado norte-americano acabou de confirmar, numa votação renhida, a nomeação de Mike Pompeo como novo líder da diplomacia norte-americano. Mesmo a tempo de Pompeo poder já participar na Cimeira da Nato de sexta-feira como Secretário de Estado da Administração Trump.

Donald Trump que por estes dias está a receber o seu 'amigo' Emanuel Macron. Da agenda dos encontros destaque para as políticas proteccionistas do presidente norte-americano e para a ameaça sobre o acordo nuclear com o Irão. No Público, a Teresa de Sousa fala da amizade improvável entre Trump e Macron e do que ela pode significar.

Shania Twain disse que se pudesse teria votado Trump (não pode porque é canadiana). O comentário deu polémica e já a obrigou a vir retratar-se.

O antigo presidente norte-americano George Bush (pai) foi internado no hospital com uma infeção. Internado precisamente um dia depois do funeral da sua mulher, Barbara.

No Reino Unido, há um novo príncipe, com 3,8 quilos e ainda muita especulação quanto ao nome. Trata-se do terceiro filho de William e Kate. O correspondente da SIC em Londres conta o ambiente que por lá se vive.

Ontem falou-se muito do príncipe que nasceu no Reino Unido. Mas nascem 250 bebés a cada minuto no planeta. Planeta que já tem qualquer coisa como 7,5 mil milhões de humanos. No final deste século deveremos ser 11 mil milhões. Dados de um estudo das Nações Unidas que tenta olhar para a sustentabilidade da Terra.

Salah Abdeslam, o único terrorista sobrevivente dos atentados de Paris em 2015, foi condenado por um tribunal belga a 20 anos de cadeia por tentativa de assassínio de agentes policiais belgas. Abdeslam foi detido na Bélgica em 2016, depois de meses em fuga. Atualmente encontra-se detido em França, onde aguarda julgamento precisamente pela responsabilidade nos atentados terroristas.

Sundar Pichai. Sabe quem é? É o CEO da Google. E esta semana está a corre-lhe bem, com o bónus de 380 milhões de prémios a que teve acesso esta semana, e que corresponde a um lote de acções que lhe foram entregues quando aceitou tornar-se vice-presidente da empresa.

O primeiro-ministro arménio foi obrigado a demitir-se na sequência dos protestos populares. Serzh Sargsyan foi presidente da Arménia dois mandatos. Promoveu mudanças constitucionais para tornar o sistema político de cariz parlamentar. E depois fez-se eleger primeiro-ministro contra as suas próprias promessas. O povo não perdoou o movimento 'à Putin'.

Um conjunto de cientistas europeus fez uma carta aberta a pedir a criação de um centro europeu dedicado à Inteligência Artificial, para evitar a fuga de cérebros para outras partes do globo.

Nos últimos dois anos, a Finlândia andou a experimentar e a testar o conceito de Rendimento Básico Universal. Agora, deixou cair a ideia.

Protestos, pilhagens e violência nos últimos dias na Nicarágua já provocaram mais de duas dezenas de mortos.

DESPORTO
Não está propriamente fácil o final da época para o Benfica. Não só perdeu a liderança do campeonato como parece que dificilmente voltará a ter Jonas nos tempos mais próximos. O máximo goleador do campeonato está a contas com uma lesão nas costas.

Em alta parece estar o FC Porto. Ontem aviou o Setúbal por cinco a um. Já só faltam três jogos para o final do campeonato. E as estatísticas mostram que o ataque portista é o mais goleador deste século (superando as temporadas com Hulk, Falcão ou Jackson). A Tribuna chama aos portistas monster truck.

Rafael Nadal voltou a vencer a prova que vence quase sempre.

Hoje joga-se a primeira mão da primeira meia-final da Liga dos Campeões, opondo Roma e Liverpool.

O QUE ANDO A LER

Nos últimos dias, e depois de umas hesitações e avanços e recuos, agarrei-me furiosamente a "Pátria", de Fernando Aramburu. A primeira obra do espanhol traduzida em Portugal. Uma excelente supresa. Um impactante romance em torno de duas famílias do País Basco, dilaceradas cada uma à sua maneira pela violência da ETA.
Ainda estamos em abril/maio, mas um forte candidato aos melhores livros que li em 2018.

Finalmente, não fui infelizmente ver ontem os Arcade Fire ao Campo Pequeno. Gostava, mas não fui. Aqui na Blitz pode ler tudo sobre o que por lá se passou.

Por hoje é tudo. Tenha um grande dia. E não esqueça, depois de um 24 de Abril chega sempre um 25 de Abril.
Boas leituras

* Director Executivo

IN  "EXPRESSO"
24/04/18


.
.


1571.UNIÃO



EUROPEIA


PORTUGAL

O ÚLTIMO DIA DA DITADURA
24/04/74

.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
ARAE alerta para o consumo do arroz Saman e Camil

A Autoridade Regional de Atividades Económicas (ARAE) informa que os lotes dos produtos abaixo identificados não devem ser consumidos:
 .
 ARROZ PARBOILIZADO (arroz vaporizado fino) marca SAMAN, Lote – L250419 CAM;
ARROZ PARBOILIZADO marca CAMIL, Lote – L 160219 CAM;

 ARROZ INTEGRAL marca CAMIL, Lote – L 250419 CAM;
Os produtos têm origem no Brasil.



* FICA O ALERTA







.
.
179-BEBERICANDO


COMO FAZER O 
"Vaca preta com Jack Daniels"
com "DANI BIRITA"



. .
.
.
17-O SEGREDO DOS DEUSES



* Extraordinária série informativa "O Segredo dos Deuses",  grande reportagem da Investigação TVI, levada a cabo por Judite França e Alexandra Borges.


.
. 
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Bruxelas multa Altice em 124,5 milhões
por controlo antecipado da PT

A Comissão Europeia aplicou uma coima de 125 milhões de euros por ter considerado que a Altice tomou o controlo da PT Portugal antes da aprovação por parte de Bruxelas da compra.

A Comissão Europeia aplicou uma coima de 124,5 milhões de euros à Altice por ter controlado a PT Portugal antes da aprovação da compra por parte de Bruxelas, anunciou a instituição europeia.
 .
Em comunicado, a Comissão Europeia explica que concluiu que a Altice implementou a aquisição da operadora de telecomunicações nacional antes da notificação e aprovação pela Comissão.

Na semana passada a Reuters já tinha indicado que a coima que Bruxelas se preparava para implementar seria exemplar. Infringir regras da concorrência pode custar às empresas até 10% do seu volume de negócios. Ora, a coima ficou muito aquém desse valor. A Altice teve um volume de negócios em 2017 de 23,4 mil milhões de euros.

No comunicado, a Comissão Europeia explica que na fixação do montante da penalização tem em conta a natureza, a gravidade e a duração da infracção, bem como qualquer medida de mitigação ou desagravamento das circunstâncias.

Segundo Bruxelas, a "Altice infringiu quer a notificação quer as obrigações determinadas [de não implementar a compra antes da luz verde dos supervisores]", o que a Comissão Europeia considera serem graves "porque mina o efectivo funcionamento do sistema de controlo das fusões europeias".

Para a Comissão Europeia, o não cumprimento pela Altice das obrigações procedimentais foi, no mínimo, negligente.

Conforme o Negócios tinha avançado, a Altice não procedeu, ainda, a qualquer provisão para esta penalização.

A Comissão Europeia anunciou, em Maio de 2017, que tinha enviado uma nota de objecções à Altice, alegando que a empresa francesa teria infringindo as regras de concentração, ao assumir a aquisição da PT Portugal antes mesmo das respectivas aprovações.

A Altice notificou a Comissão Europeia, em Fevereiro de 2015, da aquisição da PT Portugal, tendo recebido luz-verde, com compromissos, a 20 de Abril de 2015. A operação ficou concluída em Junho desse ano, depois de a empresa francesa ter chegado a acordo com os brasileiros da Oi para ficar com a PT Portugal em finais de 2014.

* Mais uma telenovela para agitar as hostes da comunicação e depois o resultado será uma gorgeta da Altice.

.
.

Paulo de Carvalho

E depois Do Adeus


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Jorge Mendes 
dá casa a família e ambulância

Empresário de Cristiano Ronaldo ajuda com mais de 200 mil euros vítimas dos fogos.

O empresário FIFA Jorge Mendes coloca esta quarta-feira a primeira pedra na casa que vai construir para uma família com três filhos menores que ficou desalojada nos incêndios de outubro, em Treixedo, Santa Comba Dão.
.
Antes disso, e na cerimónia oficial de comemoração do dia 25 de Abril, o agente de Cristiano Ronaldo vai também entregar as chaves de uma ambulância topo de gama que também ofereceu à corporação de bombeiros daquele concelho do distrito de Viseu. Com estes dois gestos solidários, Jorge Mendes vai assim ajudar com mais de 200 mil euros as vítimas dos incêndios.

Na semana dos fogos de 15 de outubro, Jorge Mendes, empresário de jogadores de futebol, soube pelo CM do caso de um jovem casal com três filhos menores que teve que fugir do fogo à pressa e ficou sem nada.

Dias depois foi conhecer a família com a mulher e os filhos e prometeu-lhes uma casa. Mais tarde adquiriu um terreno que ardeu e esta quarta-feira vai lançar a primeira obra de uma casa que terá quatro quartos, além de cozinha e salas.

"Estou feliz porque sei que estou a ajudar uma família que necessita de ajuda. Perderam tudo o que tinham na tragédia dos fogos", diz Jorge Mendes, que ficou "sem palavras" quando foi ver a destruição provocada pelas chamas e tomou contacto com o sofrimento das pessoas: "Não podia ficar parado", reconhece.

As obras começam amanhã. A casa deverá ficar pronta a ser habitada em meados do verão. "Não sei como vou agradecer a este senhor que está a fazer tanto pela minha família", disse ontem ao CM Raquel Silva, mãe de três filhos menores. Leonel Gouveia, presidente da Câmara de Santa Comba Dão, louva a atitude de Jorge Mendes. "Deve ser exemplo de uma pessoa que faz questão de ajudar os mais necessitados", refere o autarca.

PORMENORES
Ambulância
Jorge Mendes ofereceu a ambulância quando soube que a corporação de Santa Comba Dão estava sem veículos para transportar os doentes e sinistrados. As viaturas estavam avariadas e aguardavam visto da Proteção Civil para serem arranjadas.

Burocracia
A Câmara Municipal de Santa Comba Dão tratou de todo o processo burocrático relacionado com a construção da habitação para a família desfavorecida e também na aquisição da viatura que foi transformada numa ambulância apetrechada com equipamento de topo.

* Um belo gesto, não nos lembramos de gestos semelhantes da parte de direcções partidárias, banqueiros, organizações patronais e outras riquezas individuais.

.
.
IX-TABU

AMÉRICA LATINA

(BRASIL)

2.COMPULSÃO



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

2-HUMBERTO DELGADO
O GENERAL SEM MEDO




* REALIZADO POR ANTÓNIO CUNHA

FONTE: VIDEOTECA DE LISBOA

.
.

1-HUMBERTO DELGADO

O GENERAL SEM MEDO


(CONCLUI ÀS 16 HORAS)


* REALIZADO POR ANTÓNIO CUNHA

FONTE: VIDEOTECA DE LISBOA


.
.
Portugal 
3-Antes do 25 de Abril de 1974 




FONTE:  Jesus Chacim

 .
.
Portugal 
2-Antes do 25 de Abril de 1974 


CONCLUI ÀS 14 HORAS

FONTE:  Jesus Chacim

 .
.
Portugal 
1-Antes do 25 de Abril de 1974 


CONTINUA ÀS 13 HORAS

FONTE:  Jesus Chacim

 .
.


1589
Senso d'hoje
DANIEL HOLT
ADVOGADO
'COM PARALÍSIA CEREBRAL'
"Paralisia cerebral não me
impediu de me tornar advogado"



FONTE: BBC Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







  .
.

Mimetismo e Camuflagem


.
.


BOM DIA


.
.


65-CINEMA
FORA "D'ORAS"

II-DEUS, PÁTRIA,
AUTORIDADE




SINOPSE
Um filme português de Rui Simões (cineasta), um documentário de longa-metragem de actualidades históricas que retrata o regime fascista de António de Oliveira Salazar.

Uma desconstrução da ideologia fascista através de três dogmas fundamentais assinalados no discurso de Oliveira Salazar, em 1936: «Não discutimos Deus e a virtude. Não discutimos a Pátria e a Nação. Não discutimos a Autoridade e o seu prestígio». Feito sobretudo de material de arquivo, de filmes de actualidades, a narrativa surge na montagem, analisando os principais acontecimentos históricos em Portugal, desde a queda da monarquia, em 1910, até à Revolução dos Cravos, numa perspectiva social de luta de classes.

FICHA TÉCNICA: 
Argumento: Rui Simões (cineasta) 
Realizador: Rui Simões 
Assistentes de realização: Manuela Serra e Francisco Henriques 
Produtores: Instituto Português de Cinema e RTP 
Colaboradores: Artur da Costa, Alice Pinto, Noémia Delgado, José Pedro Andrade dos Santos, J.M. Diogo, Raymond Fromont, Matilde Ferreira 
Animação: Geneviève Antoine e Mário Jorge 
Fotografia: Acácio de Almeida, Gérard Collet, José Reynès, Francisco Henriques 
Directores de som: Luís Martins e Rui Simões 
Música: Carmina Burana de Carl Orff 
Sonoplastia e misturas: Rui Simões 
Montagem: Dominique Rolin 
Assistente de montagem: Manuela Serra 
Rodagem: 1975 Laboratório de imagem: Ulyssea Filme 
Laboratório de som: Nacional Filmes 
Materiais de arquivo: Ulyssea Filme, RTP, Emissora Nacional 
Formato: 35 mm p/b 
Género: documentário (histórico) 
Duração: 103’ 
Distribuição: Instituto Português de Cinema Estreia: em Lisboa, no cinema Universal, a 21 de Fevereiro de 1976.

.