14/09/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


150-ACIDEZ

FEMININA

Ela dá moral p'ró amigo fura olho




A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA
  
* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.

Adeus amor, 
          desejo-te o pior…




.
.
HOJE NO 
"i"
Comandante da Proteção Civil demite-se

O comandante nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, demitiu-se esta quinta-feira, informou a secretaria-geral do Ministério da Adminisração Interna.

Rui Esteves demitiu-se esta quinta-feira, após o jornal Público ter revelado que este fez uma licenciatura praticamente toda por equivlências, o que terá levado o ministro da Ciência e Ensino Superior a pedir a abertura de um inquérito.
 .
"O Comandante Operacional Nacional (CONAC), da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves, apresentou hoje, dia 14 de setembro, ao Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o pedido de cessação da Comissão de Serviço, o qual foi já aceite", diz a nota enviada pelo Ministério da Administração Interna, acrescentando ainda que "o lugar de CONAC será assumido interinamente pelo actual segundo Comandante Operacional Nacional, Tenente Coronel Albino Tavares".

O agora antigo comandante da Proteção Civil já estava a ser alvo de um processo disciplinar, na sequência de uma notícia da RTP, que informava que o mesmo estaria ilegal no comando da ANPC.

* Simplexamente previsível, o ruído era muito e consistente.

.

.
XLVII- O UNIVERSO


2- ECLIPSE TOTAL



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"

Portugal vence Ucrânia (3-2) e segue
 para os quartos de final do Europeu 

A Seleção feminina de ténis de mesa venceu esta tarde a Ucrânia na terceira jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de ténis de mesa, a decorrer no Luxemburgo.
.
A abrir Fu Yu bateu Margaryta Pesotska por 3-2, depois Jieni Shao perdeu por 0-3 com Ganna Gaponova e Cátia Martins também perdeu por 0-3 com Solomiya Brateyko.

A recuperação deu-se com Fu Yu, que venceu por 3-0 Ganna Gaponova e Jieni Chau fechou com 3-1 sobre Ganna Gaponova.

Quinta-feira às 18 há novo encontro, com a Eslováquia.

Portugal está dependente do resultado do encontro entre a Espanha e a Áustria para saber em que posição fica no Grupo.

* Que valentes meninas!


.
.

XVI- Cidades

e soluções


1- Efeitos da poluição
no corpo

FONTE: GLOBONEWS

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Manual da praxe no Porto trata 
alunos como seres "irracionais"

Um "manual de sobrevivência do caloiro" distribuído nas imediações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto define os novos estudantes como seres irracionais, servis e obedientes. O Bloco de Esquerda vai confrontar o Governo com esta nova praxe.

"O caloiro não é um ser racional", "assexuado", "não goza de qualquer direito", deve ser "incondicionalmente servil, obediente e resignado" e ser "sempre moderado no uso da palavra (zurra, grunhe, bale e relincha só quando lhe é dada permissão". O "manual de sobrevivência do caloiro" tem sido distribuído, durante esta semana, aos novos estudantes junto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP).
.
A praxe é proibida neste estabelecimento há sete anos e o diretor António Fernandes Silva chegou a chamar, no ano passado, a PSP às instalações da faculdade para expulsar membros de comissões de praxe. Para o deputado do BE, Luís Monteiro, o debate "não é geográfico" e pouco importa se o "manual" foi distribuído a "cinco metros" da faculdade. "É certo que as direções das instituições não podem atuar no espaço público mas podem ter gabinetes de apoio e aprovar medidas dissuasoras", insiste.

O Bloco vai enviar esta quinta-feira um requerimento ao Governo. Além de questionarem o ministro do Ensino Superior sobre se irá intervir junto da direção da FCUP, o BE pergunta a Manuel Heitor se irá aprovar mais mecanismos de integração dos novos estudantes, alternativos às praxes. Para o deputado, as linhas (de telefone e email) criadas para denúncia de praxes abusivas são "pouco publicitadas" e pouco consequentes, pelo que muitos estudantes acabam por desistir das queixas. Luís Monteiro classifica as praxes como "um flagelo" do sistema de ensino superior que deve ser eliminado.

* Esta boçalidade universitária permite fazer previsões quanto ao futuro do país dirigido por estes irracionais com curso superior.

.

NUNO RIBEIRO

.




TESLA: 
Os automóveis do futuro, hoje!

Se há empresa da atualidade sobre a qual é natural ouvir opiniões tanto de fascínio como de incompreensão é a TESLA.

Quem experimenta um TESLA fica instantaneamente fascinado, mas, por outro lado, analistas de mercado e concorrentes da indústria automóvel não percebem como é possível sustentar uma empresa que tem apresentado, ano após ano, resultados negativos elevados (674 milhões de dólares de prejuízo em 2016) e um aumento exponencial de dívida.

Isto não impediu que o mercado a tornasse no fabricante automóvel americano com maior capitalização bolsista (56 mil milhões de dólares), ultrapassando a rentável General Motors (54 mil milhões de dólares). Como é possível? Para alguns analistas é a fé no seu líder, Elon Musk, que justifica esta valorização. Na verdade, o ponto comum entre os investidores da TESLA é que acreditam na capacidade da empresa em conseguir afirmar-se no mercado, por ter um produto e serviços diferenciadores e inovadores.

Trata-se de uma startup, numa indústria de capital intensivo, que está a escalar o negócio, inovando não apenas no produto per se, mas em toda a experiência e, desta forma, abre mercado criando também as infraestruturas necessárias para conseguir ter sucesso.

Criar uma empresa, e em particular uma empresa inovadora que vem desafiar gigantes instalados, tem um elevado risco, mas a TESLA está a fazê-lo... e bem. Se dúvidas houvesse de que está no caminho certo, leia-se a crítica da Chanceler Angela Merkel aos fabricantes alemães, pela falta de inovação e de confiança que criaram nos consumidores. E a afirmação do CEO da Volkswagen (VW), no mês passado, que referiu que a TESLA tem competências que a VW não tem, que tem por base o perfil de colaboradores (com maior número de engenheiros de software) e a sua capacidade de recolha, captação e tratamento de dados (em tempo real).


Apesar das preocupações públicas da Chanceler alemã e do CEO da VW, é importante entender:
- Como é possível esta capitalização bolsista da TESLA?
- Em que é que a TESLA se distingue dos fabricantes tradicionais?
- E porque deixa os consumidores fascinados?

Preocupação ecológica e económica
O primeiro ponto de diferenciação da TESLA assenta na preocupação ecológica. São cada vez mais as pessoas que têm essas preocupações. Apesar de outros fabricantes terem carros elétricos, quem já visitou um stand de um fabricante tradicional (com carros a combustível e carros elétricos) percebe que a convicção do vendedor não é a mesma na venda de um automóvel elétrico. E como Angela Merkel referiu, recentes notícias sobre as fraudes nos testes de emissões de CO2 por alguns fabricantes afetou fortemente a confiança dos consumidores nos fabricantes.

Acresce também o facto do custo da energia elétrica ser mais baixo do que o do combustível fóssil, em particular se for através de energia solar (como é o caso dos SuperChargers).

Venda direta
A TESLA vende diretamente os automóveis, através do seu site www.tesla.com ou stands próprios, não utiliza distribuidores nem concessionários. Ou seja, a relação entre a marca e o comprador é direta (mesmo na venda em segunda mão, é possível um registo posterior do novo proprietário no seu site e aplicações).

Os preços do automóveis TESLA ainda são elevados e, por isso, não são acessíveis a todos, mas faz parte da estratégia de desnatação do mercado que com o lançamento do Model 3 inicia o processo de massificação.


Automóvel conectado
A melhor definição que encontro para o TESLA é “o automóvel do futuro, hoje!”. E a melhor comparação é imaginarmos que estamos nos anos 90, quando os telemóveis dominantes eram NOKIA e de repente a Apple lançava o iPhone (só lançado em 2007). Os automóveis da TESLA são o iPhone em 1990, ou seja, lançado antes do tempo e com todos os (elevados) riscos que enfrenta.

Trata-se de um automóvel de alta performance, controlado por software, sempre ligado à Internet (como um smartphone), permitindo atualizações e, assim, uma melhoria em contínuo da experiência dos seus clientes. Por exemplo, na recente passagem do Furação Irma na Flórida, a TESLA aumentou a autonomia das baterias através da atualização de alguns automóveis que estavam na região, algo que surpreendeu positivamente os seus clientes.

Rede de carregamento
A principal barreira à compra de um automóvel elétrico é o carregamento. Onde posso carregar o meu automóvel? É a primeira pergunta que um potencial comprador fará, motivo pelo qual a TESLA criou a infraestrutura através de uma rede de estações de carregamento rápido, com superchargers (quase 1.000 em todo o mundo, com carregamento gratuito para os primeiros clientes), que permite o carregamento em 30 minutos (em Portugal, estão previstas, para já, a construção de 3 estações). Para além disso, têm sido desenvolvidas parcerias com hotéis e restaurantes, onde disponibiliza carregadores TESLA (bem como a possibilidade de instalação de carregadores domésticos). Em Portugal, somos um dos países privilegiados em termos de infraestrutura de carregamento para automóveis elétricos através da rede Mobi.e , que disponibiliza em todo o país mais de 1.250 pontos de carregamento.

Voltando à comparação, se a Apple tivesse lançado o iPhone em 1990, teria de instalar rede de telecomunicações móveis em todo o mundo, com 3G ou 4G, para garantir uma boa experiência aos seus clientes.

Serviços personalizados
A TESLA sabe quem é o proprietário e qual a utilização que este faz do seu carro, por estar sempre conectado (como a Apple ou a Google no caso de dispositivos Apple ou Android). Um verdadeiro conhecimento baseado em dados de utilização, como número de quilómetros, tipo de condução, percursos habituais, número de passageiros, e tantos outros. E é baseado nestes dados que os serviços se personalizam: 

- Assistência
Assistência técnica “instantânea”. Quando o automóvel precisa de uma reparação urgente, um técnico da TESLA vai ao encontro do automóvel (que sabe exatamente onde está) ou os seus clientes podem fazer a marcação da assistência, através da consola do TESLA.

- Seguros
E porque a segurança do TESLA é superior aos restantes automóveis (pela quantidade de sensores e software que apoiam a condução normal ou o modo de autoguiado pelo software Autopilot), há menor risco de acidente, o que não está a ser considerado ainda pelas seguradoras, ignorando esta variável no cálculo do valor de seguro. Por isso, a Tesla lançou, para já na Austrália e Hong-Kong, o serviço InsureMy Tesla (em parceria com seguradoras locais). 

- Tesla Music
Apesar da parceria com o Spotify, que disponibiliza gratuitamente o serviço Premium em todos os TESLA, tudo indica que se prepara para lançar o seu próprio serviço de música, o TESLA MUSIC.


Forte comunidade e publicidade zero
Outra das grandes diferenças entre a TESLA e os restantes fabricantes é o facto do seus clientes serem uma comunidade muito ativa e excelentes embaixadores. O que leva Elon Musk a prestar toda a atenção a esta comunidade e a responder em tempo real, normalmente através do Twitter, aceitando sugestões e recomendações que implementa nos automóveis e/ou serviços.
Good point. We will add that to all cars in one of the upcoming software releases.
— Elon Musk (@elonmusk) 19 de agosto de 2017
Para além disso, tem potenciado a força desta comunidade e premiado a sua fidelização através de modelos de gamificação, onde permite, por exemplo, que os proprietários possam oferecer a amigos descontos e serviço de supercharger (através de códigos promocionais) e receber também recompensa por estas recomendações.
Recentemente, “premiou” alguns clientes com um novo nível “Secret Level” que oferece um desconto cumulativo aos proprietários de TESLA que recomendem a compra a amigos. Por cada 5 amigos que confirmem a compra de um TESLA, recebem 2% de desconto no próximo modelo Tesla Roadster. Desta forma, a TESLA não precisa de investir em publicidade (como fazem os restantes fabricantes).


Modelo de financiamento em crowdfunding
Outra diferença da Tesla em relação aos restantes fabricantes é a forma como capta financiamento. Para além das formas tradicionais, a TESLA utiliza também o modelo de crowdfunding. No caso do Model 3, tornou-se na maior campanha de crowdfunding de sempre. Depois de apresentar o novo Model 3, convidou os interessados a efetuarem a pré-reserva online através do pagamento de mil euros (ou dólares), antes de iniciar a produção, conseguindo, na primeira semana, 325 mil reservas que representam um potencial de receitas de 14 mil milhões de dólares. 

Agora tem um bom problema para resolver: conseguir aumentar o número de fábricas para produzir os automóveis pré-reservados (isto explica em grande parte o valor crescente de dívida).


Master Plan
A visão de Elon Musk é, de facto, um dos pontos no qual assenta a fé, esperança, crença, ou o que quer que lhe queira chamar, que explica como a startup TESLA se está a tornar uma empresa que está a transformar não apenas a indústria automóvel, mas o próprio setor da mobilidade (com automóveis autoguiados partilhados) e o setor da energia e das smart cities, com a captação de energia solar através de telhas e com o armazenamento pela bateria doméstica PowerWall

Em resumo, Elon Musk quer ajudar a transformar para melhor o nosso planeta e está a fazê-lo com uma abordagem radicalmente diferente dos modelos tradicionais. 

Por isso, é impossível analisar a TESLA através de parâmetros tradicionais e, muito menos, analisar apenas os resultados financeiros da empresa. A TESLA deve ser analisada como uma startup, ou seja, com base nas propostas de valor que está a oferecer aos seus clientes e como está a conseguir captar e fidelizar novos clientes.
Quando será financeiramente rentável? É difícil prever... Mas não foi assim também no início das startups Amazon? Google? Facebook?...


* Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Com mais de 20 anos de experiência profissional em novos media e inovação, dirigiu as unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste e grupo Cofina Media. Foi consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital entre os anos 1997 a 2002

IN "VISÃO"
12/09/17

.
.


1353.UNIÃO



EUROPEIA



.

HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"

Cerca de 30 personalidades incluindo
 uma dúzia de prémios Nobel em 
defesa dos rohingyas

Cerca de trinta laureados com o Nobel, ex-presidentes e ministros dos negócios estrangeiros pediram a intervenção imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para impedir os "crimes contra a humanidade" que sofrem os rohingyas em Birmânia. 
 .
"A tragédia humana e os crimes contra a humanidade que estão a acontecer na região de Arakan (estado de Rakhine) na Birmânia precisam de intervenção imediata", disseram numa carta aberta, lançada hoje em Daca pelo escritório do prémio Nobel da Paz Muhammad Yunus, do Bangladesh.

Yunus, além de outras 26 personalidades, incluindo uma dúzia de prémios Nobel como a ativista paquistanês Malala Yousafzai, assinaram a carta pedindo medidas "efetivas" e advertem que, caso contrário, a situação vai piorar.

Os signatários pedem ao Conselho de Segurança que pressione Myanmar (antiga Birmânia) a implementar as recomendações feitas, em agosto, pela Comissão presidida pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan.

A Comissão propõe abordar os direitos do rohingyas para resolver a violência sectária, com medidas como acelerar o processo de verificação de cidadania e considerar a concessão de nacionalidade por naturalização.

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se hoje para discutir a violência na Birmânia, uma reunião urgente reclamada pelo Reino Unido e Suécia em resposta às crescentes preocupações da comunidade internacional.

Os rohingyas são considerados apátridas na Birmânia.

A violência contra os rohingyas escalou desde o ataque, no dia 25 de agosto, contra três dezenas de postos da polícia pela rebelião, o Exército de Salvação do Estado Rohingya (Arakan Rohingya Salvation Army, ARSA), que defende os direitos da minoria.

A ONU estima que mais de um milhar de pessoas, maioritariamente da minoria muçulmana rohingya, pode ter morrido devido à violência no estado de Rakhine, um número duas vezes superior às estimativas das autoridades da Birmânia, e mais de 370 mil já atravessaram a fronteira para o Bangladesh para fugir à violência.

* Bizarro é haver uma birmanesa, prémio Nobel da Paz, conluiada com esta situação


.
.

I- AS MAIS ESTRANHAS 
FORMAS DE MORRER
1-Obcecados por saúde e beleza




.
.


1- A ESTATÍSTICA DO CORPO



FONTE: Visão do Mundo - Documentários


.
.

ESTA SEMANA NO 
"DINHEIRO VIVO"

Colegas tóxicos no trabalho: 
sinais que os identificam 

Não se iluda com sorrisos no local de trabalho, especialmente se é a mais recente aquisição da empresa. Fora do seu conhecimento estão os contornos das histórias dos seus colegas e algumas delas podem ser indício de perigo.

 Um estudo do departamento de Gestão da Universidade de Buffalo comprovou que aqueles que se sentem menosprezados na empresa tendem a sabotar o desempenho dos seus colegas para compensar a sua falta de eficácia profissional.

Para evitar ser uma vítima deste tipo de vingança, damos-lhe alguns sinais que o ajudam a perceber se a relação que tem com determinado colega é ou não potencialmente perigosa para si.









São mais competitivos do que o normal 
É natural querer dar o melhor de nós em cada tarefa, mas há quem leve a competitividade para lá do normal, especialmente aqueles que admitem querer ser o melhor entre os melhores. Há quem não se importe de prejudicar os outros para o conseguir. Tenha isso em atenção.


Colocam-no sempre à prova 
Os colegas tóxicos têm uma coisa em comum: São normalmente aquela pessoa com quem nunca debate ideias ou discute pontos de vista. É também aquele colega que o faz 'jogar à defensiva' sempre que fala consigo. É também aquela pessoa que tende a pô-lo sempre à prova cada vez que fala consigo, à espera que erre.


Uma vítima nunca vem só
 Aqueles que não se importam de sabotar o trabalho dos outros normalmente se contentam em prejudicar uma única pessoa. Se conhece alguém que já foi acusado de ter prejudicado outro colega, o mais provável é que possa vir a ser o seu próximo alvo. Evite-o a todo o custo.

Conversam demais mais, trabalham a menos 
Um dos hábitos frequentes nas pessoas tóxicas é o chamado 'Gossip', ou 'fofoquice'. Estes colegas interessam-se particularmente pela vida pessoal dos outros, na tentativa de os poder comprometer com algumas informações que nada têm a ver com o trabalho. E lembre-se: Se os ouve a falar dos outros, é porque também podem falar de si noutras conversas.

Tentam distraí-lo 
Não se deixe afetar pela procrastinação do seu colega. O facto de ele não se conseguir concentrar motiva-o a procurar companhia. Não deixe que a sua produtividade seja afetada pela preguiça alheia.


Recolhem os louros do seu trabalho 
Este é dos sinais mais óbvios que o seu colega pode-lhe ser prejudicial. Tirar proveito das suas ideias ou trabalho é um indício óbvio que está a ser sabotado. O ideal a fazer é confrontá-lo e, se preciso, envolver um superior para esclarecer as coisas.


Tendem a deixá-lo de parte 
É natural esquecermo-nos de uma tarefa ou de alguém em determinado evento. O que não é normal é que os esquecimentos aconteçam sempre com a mesma pessoa. Se isso acontecer consigo, é sinal que está a ser deixado de parte propositadamente.



Adoram espalhar rumores 
Espalhar informações falsas sobre a sua pessoa é dos sinais mais óbvios de que a verdade é, para o seu colega tóxico, facultativa. O facto de ele espalhar boatos sobre a sua pessoa é um sinal óbvio de que está a tentar prejudicá-lo.

Fazem-se passar por algo mais do que são
Um colega tóxico gosta de exagerar naquilo que faz. Este é aquele colega que pode ter as mesmas funções que os outros, mas vai comportar-se como um superior hierárquico. Isso é sinal de que a ascensão profissional é o seu único objetivo, independentemente dos meios que irá utilizar para o conseguir.

Eles menosprezam-no socialmente 
Este é um dos sinais mais subtis, mas também dos mais perigosos. Em momentos de convívio fora do trabalho, os colegas tóxicos tendem a envergonhá-lo ao mencionar fatores mais embaraçosos sobre a sua pessoa. Esta prática adensa-se quando há desconhecidos por perto. O intuito é apenas um: Ridicularizá-lo pessoal e profissionalmente.

Fazem com que os outros o tratem de maneira diferente 
Esta é a principal consequência da 'fofoquice' e dos boatos: Mudar a perceção que outros têm de si. Conseguido o objetivo, o colega tóxico vai eliminando, aos poucos, a concorrência.


Eles são subtis 
Enquanto há quem se afirme, ainda que erradamente, com insultos, falar alto ou atitudes mais expressivas, este tipo de colegas são aqueles que 'fazem tudo pela calada'. Ou seja, não vão mostrar que o querem fora do seu caminho, vão fazer o 'jogo de bastidores' para que saia desse mesmo caminho.

* ESCLARECIDA/O?


.
.

LUIZ CARACOL

Samba de Bairro



.
.
HOJE NO 
"DESTAK"

Governo lembra recomendação 
da CNE sobre eventos desportivos 
em dia de eleições

O Governo lembrou hoje a recomendação da Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre eventos desportivos em dia de eleições, sublinhando que a ponderação sobre a matéria deve incidir em garantir "maior liberdade de tempo" para os cidadãos votarem. 
 .
"Há uma recomendação da CNE, naturalmente sem valor de imposição, não é obrigatório que seja seguida, mas até foi seguida durante muitos atos eleitorais", assinalou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, falando em conferência de imprensa no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros.

Questionada sobre a reação do PSD, que considerou um "insulto aos portugueses" e uma "manobra de diversão" a intenção de o Governo apresentar uma lei que proíba jogos de futebol em dias de eleições, a ministra diz "não perceber" essa reação "tendo em conta essa ser uma recomendação da CNE" que, recordou, "não é um órgão do Governo".

* Já devia ser  obrigatória há muito tempo a proibição de jogos em dia de eleições, somos Portugal ou Futugal? Pedro Proença sai péssimo na fotografia de patriotismo duvidoso.

** Quanto ao PSD coitado, arrasta-se penosamente e não esqueçemos o facto de abandalhar a memória do "5 de Outubro"

.
.


2.OS MESTRES
DO DINHEIRO


Como uma série de 1996 está tão actual, à parte algumas afirmações "datadas" tudo o resto ensina-nos a compreender o espírito da Troika, a economia de Trump, os capitalismos russo e chinês.

FONTE: lucas84doc


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.


O MURO DA
CISJORDÂNIA


FONTE:TERRA NEGRA


.
.
Felipe VI
A Constituição prevalecerá 



FONTE: EURONEWS


.
.
Para cozer os miolos/23


MINI TRANSPORTES

FONTE: TechZone

.

CURRÍCULO

.



.
.


1367
Senso d'hoje
ANTÓNIO FILIPE
DIRIGENTE DO PCP
DEPUTADO NA A.R.
"Em 18 anos houve 21 actos
eleitorais na Venezuela"



FONTE: PCP


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
PAPAGAIOS CHAAATOSSS!


.
.

BOM DIA


.
.


55-CINEMA
FORA "D'ORAS"

IX-O CRIME DO

PADRE AMARO




..