01/01/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.

6-ENGENHO


COREOGRAFIA DE

Felix Rucket




O Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural - unidade da Secretaria de Cultura. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Arraiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho e Claudio Bernardo, entre outros. Hoje, o BTCA conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. A direção artística é de Antrifo Sanches.


 FONTE: Balé Teatro Castro Alves.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/467

Raciocínio Lógico
Resolva com expressão numérica
e raíz sexta para gabaritar



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXXIII- MEGA MÁQUINAS
4-O SUPER SUBMARINO USS PENSILVÂNIA

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:VonKarten

ADOLFO MESQUITA NUNES

 .



Desmascaremos o intolerável
abuso de quem usa o nome 
de Deus para fazer política

Anda por aí uma direita que usa e abusa da Igreja e do nome de Jesus para construir um programa político. Ventura é o expoente máximo, dizendo até que Deus lhe deu uma missão. Mas não é o único a afirmar que a consequência lógica do catolicismo é a adesão a específicas políticas públicas, à aprovação de determinas leis, ao voto num partido.

Isso é um disparate sem nome e a Igreja tarda em ativamente distanciar-se desse intolerável aproveitamento.

E é um disparate porquê?

Em primeiro lugar, não faz sentido que seja a lei a impor-nos a verdade e o amor, porque o nosso caminho até Deus tem de ser feito em liberdade, não por obrigação.

Na Redemptoris Missio, o Papa João Paulo II afirma que a Igreja propõe, mas nada impõe. Da mesma forma, na Instrução Libertatis Conscientia, o então Cardeal Joseph Ratzinger recordava que Deus quer ser adorado por homens livres.

Ao contrário daquilo a que apelam católicos de pacotilha que pululam na nossa política, o amor a Deus não se impõe por leis votadas no Parlamento.

Em segundo lugar, se a ordem moral nos é revelada por Jesus, ela é interpretada e aplicada pelo Homem.

Somos nós, pecadores, ignorantes, que procuramos interpretar a verdade. Como é evidente, essa interpretação está condenada a ser imperfeita, provisória, e nem sabemos se é sequer aproximada.

Uma coisa é pautarmos os nossos gestos pela nossa interpretação dessa verdade. Coisa diferente é fazer dessa interpretação uma lei que obrigue toda a gente e que condena quem dela se afasta.

A 12 de março de 2000, na Santa Missa no Dia do Perdão, o Papa João Paulo II pediu desculpa a Deus por todos os cristãos que usaram da violência no serviço à verdade. Neste pedido, o Papa reconheceu que os cristãos, mesmo quando acreditando estar ao serviço da verdade, podem cometer erros, pecar, exercer violência sobre os outros. Este é o reconhecimento da falibilidade da nossa leitura da verdade. E é por isso que nenhum partido pode ousar ser intérprete autêntico dessa ordem.

Em terceiro lugar, não cabe ao Estado atuar em nome da Igreja, substituindo-se a esta, usando os seus meios para impor a ordem moral.

No 56.º Congresso Nacional de Estudo, o Papa Bento XVI foi claro a este respeito: “A Igreja não pode indicar qual ordenamento político e social deve ser preferido (…). Cada intervenção direta da Igreja neste campo seria uma ingerência indevida”.

Nenhuma lei pode ser imposta, nenhuma regra pode coagir, com base numa suposta legitimidade divina. Estado e Igreja são a todos os níveis entidades distintas, que não podem confundir-se, e é por isso um ultraje que haja partidos, tantas vezes contando com a omissão da Igreja, a provocar essa confusão. Isso tem de ser desmascarado, e rapidamente.

Claro que isso não significa que a comunidade cristã não possa, como tal, pronunciar-se a respeito das matérias do Estado. O que significa é que a Igreja não pode utilizar o Estado e o monopólio da força e da coação de que este beneficia para impor a sua ordem ou para evangelizar – algo que a Igreja há muito reconheceu, aliás, mas que alguma direita teima em não vislumbrar.

Mas se Deus existe para os crentes, como podem estes abdicar da ordem em que acreditam? Sucede que não é disso que se trata. Aqui apenas se nega que o Estado possa usar os seus meios para impor a todos uma qualquer moral. Aqui apenas se recorda que há diferentes formas de ver o bem e o mundo e que cada pessoa deve ser livre de viver de acordo com elas.

Em quarto lugar, porque num mesmo Estado convivem pessoas de várias religiões e ideologias, ou até mesmo pessoas sem qualquer religião ou ideologia firme.

Qualquer uma dessas pessoas tem a sua ordem moral, ou a sua interpretação do que deva ser a ordem moral, que vai variando de acordo com a sua fé ou contextos pessoais. Se assim é, não podemos ter o Estado a impor a uma ordem moral a todos aqueles que dela não partilham, a todos aqueles que nela não acreditam.

Ciente de que nos nossos Estados convivem cidadãos de várias religiões e ideologias, ou até sem qualquer religião, o Papa Paulo VI reconheceu na conclusão do Concílio que o Estado deve ser imparcial em relação a essas religiões, assumindo a responsabilidade por uma convivência ordenada e tolerante entre os cidadãos.

Daí que, na encíclica Deus Caritaa Est, o Papa Bento XVI afirme, com clareza, que a doutri- na social católica “não pretende conferir à Igreja poder sobre o Estado; nem quer impor, àqueles que não compartilham a fé, perspetivas e formas de comportamento que pertencem a esta”.

Deixemos, por isso, Deus e Jesus fora destas eleições, desmascarando todos aqueles que usam e abusam da religião e da fé para fazer política.

E, já agora, instemos a Igreja a recordar isto a quem ousar dizer que é emissário político de Deus.

* Advogado, militante do CDS

IN "NOVO"- 27/12/23

NR: Achamos que não se deve abusar do nome de ninguém! Não praticamos nenhuma fé e por isso não beliscamos a seriedade do autor..

 .

 

3572.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

DONALD TUSK
Novo primeiro ministro
PM aposta em novos ministérios para 
aproximar o país aos valores europeus 




FONTE:   Euronews - 01/O1/24

NR: Desejamos que o novo governo do país acabe com os procedimentos esclavagistas sobre trabalhadores norte coreanos.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

32. Viagens Maravilhosas
de Comboio
32.2- FERROVIA DO TRIGO
FEITA A PÉ
Entre MUÇUM e GUAPORÉ a vapor



(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA
COM  NOVA VIAGEM)

𝐅𝐄𝐑𝐑𝐎𝐕𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐓𝐑𝐈𝐆𝐎: 𝐓𝐫𝐚𝐯𝐞𝐬𝐬𝐢𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐝𝐚 𝐞 𝐟𝐫𝐞𝐪𝐮𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐥. 𝐅𝐚𝐦𝐨𝐬𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐯𝐢𝐚𝐝𝐮𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐭𝐮́𝐧𝐞𝐢𝐬. 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐨 "𝐕𝐢𝐚𝐝𝐮𝐭𝐨 𝟏𝟑" (𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐥𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐀𝐦𝐞́𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐋𝐚𝐭𝐢𝐧𝐚), 𝐕𝐢𝐚𝐝𝐮𝐭𝐨 𝐌𝐮𝐥𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐭𝐚 𝐞 𝐕𝐢𝐚𝐝𝐮𝐭𝐨 𝐏𝐞𝐬𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐡𝐨. 𝐒𝐚̃𝐨 𝟓𝟎𝐤𝐦 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚𝐬 𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐌𝐮𝐜̧𝐮𝐦 𝐞 𝐆𝐮𝐚𝐩𝐨𝐫𝐞́. 𝐔𝐦 𝐭𝐨𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝟑 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐞𝐤𝐤𝐢𝐧𝐠 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐥𝐯𝐚𝐠𝐞𝐦. 𝐔𝐦𝐚 𝐚𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐦𝐚𝐦 𝐚 𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐮𝐫𝐭𝐞𝐦 𝐭𝐫𝐢𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐞 𝐚𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬. 
 
 
 FONTE:  SOZINHO NA TRILHA

NR: Terminamos 2023 e iniciamos 2024 com uma viagem de três dias a pé por uma via férrea, que interessante..
. 
 
Portugal bem português
XIX - O IMPÉRIO PORTUGUÊS
16- Nunca tão poucos fizeram tanto




FONTE:  Jose SantoS

O "IMPÉRIO PORTUGUÊS" nα̃o é um documentάrıo mαs é umα montαgem de vάrıos αrquıvos hıstórıcos, nem tudo é perfeıto mαs αcredıtαmos nα serıedαde do αutor deste trαbαlho.

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝒳𝐼𝒳-Aмαr o Mαr ‿︵‿︵

FONTE:Coral Vivo
.
As Expedições de
Josh Bernstein

Timbuktu/1


Documentários Online
.
.

POR TRÁS DAS REDES
ARTE XÁVEGA
MANUTENÇÃO OBRIGATÓRIA
REDES E MECÂNICA
TOCHA
CANTANHEDE
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/172




FONTE:  Camões TV

 .

ꑄꉻꀎ ꉻ 1º ꂟꏂ ꒻ꋬꂚꏂ꒐ꋪꉻ

 

 * BOM ANO ALEX CARIOCA POR ESTA MENSAGEM SUBLIME!

.
II-Terra Viva

História registrada nas rochas/3


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

ⲊⲞ́ ⳨ⲀⳐⲦⲀⲘ 6 ⲀⲚⲞⲊ ⳎⲀⲄⲀ ⲦⲄⲀⳲⲀⲄ ⲈⲊⲦⲈ ⳨ⳘⲦⳘⲄⲞ


 * Bem haja ACT por este alerta.

O VENENO ESSE MALVADO

3660
Senso d'hoje
JOANA MARQUES
HUMORISTA, RADIALISTA
COMENTADORA POLÍTICA
ESCRITORA
O Melhor do Pior de 2023




* Programa "EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL", com ANA GALVÃO e INÊS LOPES GONÇALVES



FONTE:   Renascença -22/12/23..

.
ESPERTALHÕES


.
BOM DIA

.