07/06/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XLII-OS RIOS E A VIDA
4-O VALE DO LUANGWA
Interior oriental da Zâmbia



 
(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

BDSM LUXURY
DESFILE DE LINGERIE
ÍNTIMI EXPO 
2023




FONTE: FOTOGRAFIA COM ESTILO J.

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

3-tгคภรթ๏гtє


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)


* O transporte pode ser realizado por diferentes meios e veículos. O professor Leo Akio Yokoyama e o engenheiro Rafael Fernandes investigam como a álgebra e a geometria influenciam as decisões sobre o tempo de trabalho e o custo final da construção de uma ponte sobre um rio. E já que falamos de água, o especialista em navegação Jorge Pereira Monteiro comprova que mesmo sem a tecnologia moderna é possível navegar apenas com o auxílio da astronomia e de uma bússola..


FONTE:   Prof. Leo Akio.

ALEXANDRA PAIO

 .




Paisagens para o nosso futuro

É necessário olhar com atenção para ações locais a decorrer em Lisboa e no Porto, onde a academia e a sociedade aprendem com a natureza para garantir os princípios de uma paisagem para o nosso futuro coletivo.

A paisagem tem vindo a ser reconhecida como um valor natural e cultural identitário de uma comunidade. A Convenção Europeia da Paisagem (CEP) designa “paisagem” como uma parte do território, tal como é apreendida pelas populações, cujo caráter resulta da ação e da interação de fatores naturais e humanos. Para o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, a paisagem é tudo, “é um diagnóstico de uma organização humana do território. É uma construção artificial, baseada nas leis da Natureza”.

A construção da paisagem humanizada contemporânea faz-se cada vez mais com dinâmicas urbanas e paisagísticas geradas em abordagens inovadoras e integradoras, com o recurso a Soluções Baseadas na Natureza (Nature-Based Solutions).

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente e a Comissão Europeia definem-nas como importantes para a agenda global de desenvolvimento sustentável, porque oferecem o potencial para enfrentar, de forma eficiente, os desafios relacionados com as alterações climáticas, insegurança alimentar e hídrica, impactos e ameaças à saúde e ao bem-estar humano, ao mesmo tempo que reduzem a degradação ambiental e a perda de biodiversidade.

Estas devem ser absorvidas pelas políticas de ordenamento para que seja possível o equilíbrio ecológico e a polivalência dos espaços públicos, que vão para além parques e jardins públicos, em síntese, embelezamento urbano. A solução passa por um urbano ordenado como conjunto orgânico que corresponde a um certo princípio de organização social e cultural de uma paisagem, onde o espaço natural e o espaço edificado têm o mesmo valor.

Ou seja, estratégias de desenho urbano que permitam a correta integração dos edifícios no ambiente circundante, tirando partido das especificidades naturais do local, criando espaços públicos alternativos, em equilíbrio com as atividades económicas e bem-estar social.

Como forma de fomentar estas práticas é necessário olhar com atenção para ações locais a decorrer em Lisboa e no Porto, onde a academia e a sociedade aprendem com a natureza para garantir os princípios de uma paisagem para o nosso futuro coletivo.

O Festival Regador é a oportunidade para conhecer projetos em curso em Lisboa, percorrendo intervenções focadas no espaço público em processos de cocriação de novas relações urbanas e sociais, garantindo como prioridade o bem-estar físico, mental e social das pessoas na sua relação com a alimentação, mobilidade e economia solidária.

Neste, destaca-se a Agrofloresta da Bela Flor, um projeto piloto de coprodução do espaço público com a comunidade no bairro de Campolide; a Horta FCUL sensibiliza e difunde a prática da permacultura urbana com a investigação académica; as Hortas LX promovem o consumo de uma alimentação saudável proveniente de uma agricultura orgânica e responsável na cidade; a Horta do Alto da Eira, na Penha de França, é um ponto de encontro de pessoas e projetos de agricultura coletiva; e a Rizoma, uma cooperativa comunitária, “uma rede de apoio, construindo uma comunidade que responde a necessidades básicas de consumo de forma económica, ecológica e socialmente justa”.

No Porto, o desenho de corredores saudáveis, como o da Campanhã, pretende suprimir a fragmentação e desconexões locais dos bairros do Cerco, Falcão e Lagarteiro, com o envolvimento dos cidadãos locais.

Em suma, parafraseando Gonçalo Ribeiro Teles, “a cidade e as áreas de características metropolitanas necessitam dum planeamento eficaz e que permita responder à complexa problemática duma época de profunda transformação social e económica, o que se traduzirá na construção de novas paisagens”.

* Docente ds ISCTE

IN "O JORNAL ECONÓMICO" -03/06/23.

 .



3371.UNIÃO


EUROPEIA


PARLAMENTO EUROPEU
Exposição de fotografia mostra celebridades
 nuas a posar com peixes e crustáceos





FONTE:   Euronews -06/06/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
161-ᴏѕ єғєɪᴛᴏѕ ηєɢαᴛɪᴠᴏѕ ɗє ᴘєηѕαя ᴘᴏѕɪᴛɪᴠᴏ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
98-HORIZONTES DA MEMÓRIA
98.4-Heróis Do Mar. Nobre Povo


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Júlia Machado
Rolling in the Deep


The Voicekids 2023 -1.ª Gala

.

 .

ē¢ ค́fri¢/19

NIGÉRIA

RESGATAR A VIDA SELVAGEM

 Mark Ofua é o rosto de um grupo de 
 pessoas que luta contra o comércio
ilegal de animais selvagens na Nigéria




FONTE:  DW Português para África - Setembro de 2021.

 .

5~«AιτεરλȻ̧Θ̃εȘ Ȼιίɱλ́τίȻλȘ: Ʋɱ ʃƲτƲરΘ ρΘȘȘί́νει»

 

FONTE:  ffmspt..

 .

 DIA MUNDIAL DO AMBIENTE


 FONTE:   Fala Portugal.



Ƥяσ∂υçα̃σ Mυη∂ιαℓ ∂є Ʋιηнσ 1961 - 2020

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .



Uma reflexão autocrítica: um compromisso para o futuro

🆀🆄🅰🅻 🅳🅸🅶🅽🅸🅳🅰🅳🅴?

DECRÉPITA AUTOCRÍTICA

"𝖻𝗏𝗌" 𝗉𝖾𝗋𝗆𝗂𝗍𝗂𝗎-𝗌𝖾 𝗍𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗈𝗋𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 "𝖺𝗇𝗍𝗂𝗀𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗉𝗋𝗈𝗉𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈𝗌", 𝗇𝗈 𝗉𝖾𝗋𝗂́𝗈𝖽𝗈 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗍𝖺𝖽𝗎𝗋𝖺 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖺 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗋𝖺 𝗈𝗉𝗈𝗌𝗂𝗍𝗈𝗋, 𝗆𝖺𝗌 𝗍𝖾𝗏𝖾-𝗈𝗌 𝗇𝗈 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝖷𝖷𝖨, 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖽𝖾𝗆𝗈𝖼𝗋𝖺𝖼𝗂𝖺 𝖻𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗈𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅.

"𝖻𝗏𝗌" 𝖿𝗈𝗂 𝗋𝖾𝗌𝗀𝖺𝗍𝖺𝗋 𝖺𝗈 𝖻𝖺𝗎́ 𝖽𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗏𝖾𝖼𝗍𝖺 𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗈𝗋𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 "𝖺𝗇𝗍𝗂𝗀𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗉𝗋𝗈𝗉𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈𝗌" 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗇𝗈 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝖷𝖷𝖨 𝗍𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋 𝗅𝖾𝗏𝖺𝗋 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝖺𝗆𝖺.
.

𝖤 𝖼𝗈𝗆𝗈? 𝖮𝗋𝖺, 𝖿𝗈𝗂 𝗋𝖾𝖼𝗋𝗎𝗍𝖺𝗋 𝖺 𝗎𝗆 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗆𝖺𝗇𝗎𝖺𝗅 𝖿𝖺𝗌𝖼𝗂𝗌𝗍𝖺, 𝗍𝖺𝗅𝗏𝖾𝗓 𝖺̀ 𝗌𝗎𝗋𝗋𝖾𝗅𝖿𝖺, 𝗆𝖾́𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝖺𝖽𝖾𝗊𝗎𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝖽𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖻𝖺𝗂𝗑𝖺𝗋 𝖺 𝖼𝗎𝖾𝖼𝖺 𝖺 𝗏𝖺́𝗋𝗂𝖺𝗌 "𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝗇𝖽𝖺𝗌" 𝖽𝗈 𝖢𝖤𝖲 𝗆𝖺𝗌 𝗈 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗋𝖾𝗆𝗉𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈 𝗌𝖾𝗋𝗂𝖺 𝗈 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗈 "𝗆𝖺𝗇𝖽𝖺 𝖼𝗁𝗎𝗏𝖺" 𝖽𝖺 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗅𝖺𝗋𝗀𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝗏𝗈𝗋𝖾𝖼𝖾𝗋 𝖺 𝖼𝗅𝖺𝗌𝗌𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝖾𝗌𝗍𝗎𝖽𝖺𝗋 𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋.

𝖤́ 𝗍𝖺𝗇𝗍𝖺 𝖺 𝖻𝖺𝖻𝗈𝗌𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗇𝗈 𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗉𝗂𝗇𝗂𝖺̃𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗌𝖾 𝖺𝗍𝗋𝗂𝖻𝗎𝗂 𝗇𝖺 𝗀𝖾𝗇𝖾𝗋𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗆𝖺𝖼𝗁𝗈𝗌 𝗇𝖺𝗌𝖼𝗂𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗆 𝟣𝟫𝟦𝟢 𝖺 𝖼𝖺𝗉𝖺𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 "𝗌𝗎𝗂́𝗇𝗈-𝗌𝖾𝖽𝗎𝗍𝗈𝗋𝖺" 𝖽𝖾 𝖺𝖻𝗈𝗋𝖽𝖺𝗀𝖾𝗆 𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗌𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋𝖺.

𝖤𝗌𝗍𝖾 "𝖽𝖾𝖿𝖾𝗇𝗌𝗈𝗋" 𝖽𝗈𝗌 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗁𝗎𝗆𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗅𝖾𝖼𝗍𝗎𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗌𝗌𝗎𝗆𝗂𝖽𝗈, 𝗌𝗈𝖼𝗂𝗈́𝗅𝗈𝗀𝗈, 𝖿𝗂𝗇𝗀𝗂𝖽𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗋𝖽𝖺, "𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗋𝖽𝖺𝗅𝗁𝗈" 𝗉𝗈𝗋 𝗈𝗉𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝖢𝖺𝗍𝖺𝗋𝗂𝗇𝖺 𝖬𝖺𝗋𝗍𝗂𝗇𝗌 𝖽𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗆 𝗈𝗌 𝗉𝖾́𝗌 𝖾 𝖻𝖾𝗆, 𝖺𝖼𝗁𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗏𝖾𝗇𝗍𝗎𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖼𝗋𝗂𝗈𝗎 𝗌𝗂𝗍𝗎𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖿𝗈𝗋𝗍𝗈 𝖺̀𝗌 𝗈𝖿𝖾𝗇𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖽𝖾𝗇𝗎𝗇𝖼𝗂𝖺𝗋𝖺𝗆, 𝖼𝗅𝖺𝗋𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝖺𝗇𝖺́𝗉𝗎𝗅𝖺 𝗀𝗋𝗈𝗌𝗌𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗇𝖺 𝖼𝗈𝗑𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝖼𝗈𝗇𝖿𝗈𝗋𝗍𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝗈𝖿𝖾𝗇𝗌𝗂𝗏𝖺 𝖾 𝖻𝗈𝖼̧𝖺𝗅. 𝖬𝖺𝗌 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖿𝗈𝗋𝗍𝗈 𝖾́ 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝖺𝗌𝗌𝖾́𝖽𝗂𝗈.
.
.
𝖠𝗉𝗋𝗈𝗏𝖾𝗂𝗍𝖺 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗈 𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝗂𝗅𝗁𝖺𝗋 𝖺 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝗌𝖺𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝗅𝖺𝖻𝗋𝖾𝗀𝗎𝗂𝖼𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖿𝗋𝖺𝗀𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖿𝖾𝗆𝗂𝗇𝗂𝗇𝖺𝗌 𝗇𝖺 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗌𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗎𝗌 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗉𝖾𝗋𝗆𝗂𝗍𝗂𝗇𝖽𝗈 𝗀𝗋𝗈𝗌𝗌𝗈 𝗆𝗈𝖽𝗈 𝖺𝗈 𝖻𝖺𝖼𝖺𝗇𝗈 𝗎𝗆 𝗂𝗇𝖼𝗁𝖺𝗋 𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗉𝗈 𝗇𝗎𝗆 𝗋𝖾𝗌𝗍𝖺𝗎𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖺 𝗉𝗋𝖾𝖼𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗂𝗇𝖽𝗈-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗏𝗂𝗍𝖾 𝗂𝗇𝗌𝗂𝗇𝗎𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖺 𝗏𝗂𝗌𝗂𝗍𝖺 𝖺𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗏𝗂𝗅 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅. 𝖯𝗂𝗆𝖻𝖺!

𝖰𝗎𝖺𝗌𝖾 𝖺 𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝗋 𝖾𝗅𝖾, 𝗎𝗆 𝗅𝖾𝗂𝗍𝗈𝗋 𝖽𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈, 𝗉𝗋𝗈𝗆𝖾𝗍𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋 𝗏𝗂𝗀𝗂𝗅𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖾𝗆 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗌𝖺 𝖽𝖺𝗌 𝗈𝗉𝗋𝗂𝗆𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗂𝗇𝗏𝗈𝗅𝗎𝗇𝗍𝖺𝗋𝗂𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗈𝗌𝗌𝖺 𝗈𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝖺̃𝗈 𝖿𝗈𝗋𝗍𝗎𝗂𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗅𝗈𝖼𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝗌𝗂́𝗍𝗂𝗈 𝗂𝗇𝗀𝗋𝖺𝗍𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗏𝗂́𝗍𝗂𝗆𝖺.

𝖥𝗈𝗋𝖺𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖼𝗂𝗇𝖼𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗂𝗑𝗈𝗌𝖺𝗌 𝖾 𝖼𝗈𝗋𝖺𝗃𝗈𝗌𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝖾𝗇𝗎𝗇𝖼𝗂𝖺𝗋𝖺𝗆 "𝖻𝗏𝗌", 𝗊𝗎𝖺𝗇𝗍𝖺𝗌 𝗍𝖾𝗋𝖺̃𝗈 𝗌𝗂𝖽𝗈 𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖾𝖽𝗈 𝖾 𝗏𝖾𝗋𝗀𝗈𝗇𝗁𝖺 𝗌𝖾 𝖼𝖺𝗅𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖾 𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖾𝖽𝗈 𝖾 𝗏𝖾𝗋𝗀𝗈𝗇𝗁𝖺 𝖼𝖾𝖽𝖾𝗋𝖺𝗆 𝖺̀ 𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗋𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗂𝗆𝖺𝗀𝗂𝗇𝖺𝗋.
𝖳𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗆𝗎𝗂𝗍𝖺 𝗏𝖾𝗋𝗀𝗈𝗇𝗁𝖺 𝖾 𝗇𝗈𝗃𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗉𝗋𝖾𝖽𝖺𝖽𝗈𝗋 𝗌𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖿𝗂𝗀𝗎𝗋𝖺 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝖺, 𝗆𝖺𝗌 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆, 𝗉𝗎𝖻𝗅𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝗉𝗈𝖽𝗋𝖾𝖼𝖾.

* Bem haja às pessoas a quem pedimos ajuda para encontrar o artigo de "bvs" e se esforçaram muito positivamente, não esquecemos a boa vontade.

A REDACÇÃO - 07/06/23.

 ..

3452
Senso d'hoje
JOANA MARQUES
HUMORISTA, RADIALISTA
COMENTADORA POLÍTICA
ESCRITORA
Casamento Marcado


 
* Programa "EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL", com ANA GALVÃO e INÊS LOPES GONÇALVES



FONTE:   Renascença..
.

Que Rica Banhoca!


.
.

BOM DIA

.