20/04/2018

UMA (DES)GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XIV~MEGA FÁBRICAS
3-LEARJET



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 HOJE NO 
"RECORD"
Sporting está na final da UEFA Futsal Cup

O Sporting entrou a todo o gás na partida, marcou dois golos num ápice, deixando a equipa do Györ praticamente sem reação. Depois do desconto de tempo solicitado pelo treinador dos húngaros o jogo acalmou um pouco, mas a superioridade dos leões foi por demais evidente. 
 .

Os golos foram-se sucedendo, o técnico da formação adversária apostou num 5x4, numa tentativa de reduzir a desvantagem, mas o Sporting não se deixou surpreender. A jogar assim na segunda parte, muito dificilmente a formação portuguesa não se apurará para a final desta UEFA Fulsal Cup.

O Sporting apurou-se para a final da UEFA Futsal Cup com um triunfo confortável sobre os húngaros do Gyor, uma equipa que até deu boa réplica na segunda parte, mas que nunca conseguiu abalar verdadeiramente a estrutura leonina. A formação de Alvalade espera agora pelo desfecho do outro jogo, que esta sexta-feira coloca frente a frente o Barcelona e o Inter Movistar, para saber quem será o adversário que terá pela frente no jogo de domingo.

* Viva o SPORTING

.
.

I- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES
1- Segredos Militares


Fonte: Levy Mac
.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Se chegar à rua e estiver tudo sujo não
 se admire. Vem aí chuva com areia

Em Espanha é certo que aconteça. IPMA explica que é apenas uma "deposição"

O Sul de Portugal poderá ver-se a contas com uma chuva com poeiras já este fim de semana. "Pode ocorrer em especial no sotavento algarvio e na fronteira com Espanha, na zona do Alentejo e Guadiana", disse Ângela Lourenço, do IPMA, ao DN.

No entanto, a possibilidade maior de acontecer uma chuva de poeiras - é quase certo que aconteça - é em Espanha, devido a ventos provenientes do Norte de África, segundo o El Español.

"A probabilidade maior será mesmo em Espanha", confirma a mesma fonte do IPMA.
 .
"Não é de descartar" que possa acontecer mais a norte, até no "alto Alentejo", mas "a propagação das poeiras é de facto esperada para Espanha".

O que acontecem, explicou também Ângela Lourenço, é uma "deposição", pelo que não existirão grandes preocupações em termos de saúde.

"As poerias estão na atmosfera e a chuva arrasta as poeitras para o solo. O impacto maior será mesmo na sujidade dos carros e nas estruturas que estão nas ruas. Mas os carros é normalmente aquilo que se deteta mais facilmente" acrescentou.

A chuva regressou esta sexta-feira a Portugal e irá permanecer pelo menos até segunda-feira, já afirmou também o IPMA, prevendo-se uma descida da temperatura máxima entre 4 e 6 graus. Está prevista também a ocorrência de trovoada e vento que poderá ser temporariamente forte.

* A "prima vera" é assim, caprichosa!

.
.
IX-ARMAS E TÁCTICAS
1- Tanques


FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
5 milhões para converter estrume
 em combustível

O grupo Serlima, que opera na área da limpeza, está neste momento a estudar a possibilidade de montar na Madeira uma unidade industrial para converter resíduos de animais em combustível.

O projecto – que deverá custar 5 milhões de euros – encontra-se na fase preliminar de estudos, pelo não estará concluído antes de 2019.
.
O anúncio foi feito hoje pelo administrador para a área do Ambiente, João Botas, durante uma visita do vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, às instalações da Serlima, no Funchal.

“É um Ferrari em termos ambientais para a Região Autónoma da Madeira”, sublinhou João Botas, vincando que a Região Autónoma da Madeira conta neste momento com o equivalente a 170 mil cidadãos fantasma poluidores, que é a conversão ao ser humano dos resíduos produzidos pelo gado.

O combustível – produzido a partir do estrume e do chorume (resíduos líquidos) do gado – poderá, depois, ser aproveitado pela Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Madeira, gerida pela empresa ARM - Águas e Resíduos da Madeira, que tem actualmente défice de combustível, explicou o responsável. E acrescentou: “Caso a ARM não queria o nosso combustível também já temos um comprador internacional”.

“A Madeira, com a nossa solução e com menos 170 mil habitantes, pode inclusivamente divulgar perante o mundo inteiro que tem uma agropecuária sustentável”, concluiu João Botas.

O Grupo Serlima empregou no ano passado 4.150 trabalhadores ao nível nacional, dos quais 1.600 na região autónoma, onde tem a sede fiscal, sendo um dos maiores contribuintes líquidos de receitas fiscais.

* Tínhamos uma secreta esperança que o "cócó" dos animais viesse a ser proveitoso, já quanto ao e abundante dos políticos temos as maiores reservas!

.

ALEXANDRE ABREU

.





Os valores liberais

A revista "The Economist" acaba de lançar a iniciativa Open Future, um conjunto de debates e eventos que visam celebrar os valores do liberalismo, de que esta revista é aliás um dos porta-estandartes mais conhecidos e de maior qualidade. Segundo afirma a directora Zanny Minton Beddoes, trata-se de defender os valores liberais numa altura em que estes se encontram sob ameaça por parte do populismo em ascensão e do autoritarismo crescente.

Num mundo em que florescem figuras tão sinistras como Erdogan, Orban ou Duterte e em que em muitos países se assiste a um preocupante recuo ao nível das liberdades e direitos civis e políticos, há efectivamente valores e princípios liberais fundamentais, da liberdade de expressão à separação de poderes ao primado da lei, que se encontram sob grave ameaça e que é muito importante defender.

Porém, o próprio liberalismo tem uma história repleta de contradições, pouco conforme aos retratos mais simplistas e mitificados que dele são habitualmente apresentados. Desde os seus primórdios, o pensamento e a prática política liberais assumiram muitas vezes um carácter autoritário, elitista e cúmplice em relação a diversas formas de violência e exploração. O desenvolvimento do pensamento e da prática política liberais teve lugar em articulação e activa conivência com o racismo, a expropriação colonial e a dominação de classe, como aliás é detalhadamente descrito por Domenico Losurdo em "Liberalism: a counter-history". O liberalismo de Locke excluía os povos indígenas do direito à propriedade, de modo a legitimar o império. Bentham defendia o internamento dos pobres nas workhouses victorianas e o panóptico penitenciário. A igualdade do liberalismo é historicamente uma igualdade formal no seio da comunidade dos incluídos, constituída em termos étnicos e de classe, em contraponto com a dominação e desumanização dos excluídos.

Percebemos melhor que assim seja quando temos em conta que o liberalismo surgiu historicamente como expressão ideológica no contexto da afirmação do capitalismo como sistema mundial. Incorporou por isso todas as contradições desta transformação, que ao mesmo tempo que afastou atavismos pré-modernos e permitiu uma real emancipação em muitos planos foi também fundada na violência de expropriações e subjugações tanto metropolitanas como ultramarinas. Esta linhagem de contradição estende-se até aos nossos dias. A "The Economist", que apoiou intervenções militares ilegais no Iraque e na Líbia que viriam a causar centenas de milhares de mortos, que o diga.

Para além disso, o carácter apenas formal da igualdade no contexto do liberalismo oculta e alimenta a iniquidade e a exploração. Há uma tensão fundamental entre a liberdade económica irrestrita, a protecção da dignidade de cada um e a salvaguarda do espaço de deliberação democrática. Tal como há um carácter intrinsecamente autoritário nas soluções tecnocráticas pós-democráticas preferidas de muitos partidários do liberalismo económico, de que é exemplo a independência dos bancos centrais, outro nome para a sua não-sujeição ao controlo democrático.

A viragem autoritária contra a qual alerta a The Economist" pode por isso ser vista como uma degenerescência, ainda que especialmente perigosa, de autoritarismos, exclusões e violências existentes desde logo no seio do próprio liberalismo. Há valores e princípios liberais que é realmente fundamental preservar. Mas fazê-lo implica reconhecer e confrontar as contradições do próprio liberalismo, sujeitá-lo à democracia, salvá-lo de si proprio.

IN "EXPRESSO" 
19/04/18

.
.


1567.UNIÃO



EUROPEIA


PRIMEIRO-MINISTRO HOLANDÊS E ERDOGAN

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Parlamento recomenda ao Governo
 que aborte negócio entre Santa Casa
 e Montepio

Apesar dos votos contra dos socialistas, o BE, o PCP e Os Verdes abstiveram-se nos diplomas da direita para que o Executivo ponha um travão na entrada da Misericórdia de Lisboa no Montepio. Ganhou a oposição ao negócio, que o Governo diz ver com bons olhos.

O Parlamento vai recomendar ao Governo que coloque um ponto final no investimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na caixa económica do grupo Montepio. Isto porque a esquerda absteve-se na votação dos diplomas da direita, a que só o PS se opôs.
.
"Foi aprovado este projecto de resolução do PSD com os votos contra do PS, a abstenção do BE, PCP e Verdes e a favor das restantes bancadas", anunciou o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, na votação do diploma dos sociais-democratas que pede ao Governo que proíba o negócio.

A mesma divisão de votos ocorreu em relação ao projecto de resolução do CDS-PP, que recomenda ao Executivo tomar "todas as diligências que legalmente lhe estão atribuídas para impedir a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital da Caixa Económica Montepio Geral".

Neste momento, a Misericórdia, cujo provedor é Edmundo Martinho, tem em cima da mesa a possibilidade de investir 18 milhões de euros para a aquisição de 1% do capital da caixa económica, actualmente detida na sua totalidade pela associação mutualista.

José Vieira da Silva é o ministro da Solidariedade e Segurança Social, tendo a tutela tanto da Santa Casa como da associação Montepio, pelo que é a si que a recomendação é digirida. O Governo é livre de não respeitá-la.

Além dos dois projectos de resolução para colocar um travão ao negócio, foram a votação outros dois diplomas, um do CDS outro do BE, para colocar limites à autonomia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no que diz respeito aos seus investimentos. Ambos foram aprovados.

O projecto de lei do CDS, que quer submeter a administração da Santa Casa à opinião da tutela em relação a grandes investimentos, foi aprovado pelas bancadas, com o voto contra do Partido Socialista, baixando à comissão para ser trabalhado.

Já o do BE, com a abstenção do CDS e o voto favorável das restantes bancadas, recebeu luz verde do Parlamento. Neste caso, está em causa a colocação de critérios de prudência à gestão da carteira de investimentos.

O PCP, que nas questões sobre a banca se afasta do PS e do Governo, vai apresentar uma declaração de voto sobre estas votações.

* É raro alguma intenção da direita portuguesa ser boa, excepções servem para confirmar a regra.

.
.

V-A BÍBLIA PROÍBIDA

1-Evangelhos proíbidos 




FONTE: 
1-HISTORY
2-Universo do Documentário


.
.
.
UM SET UP PORTÁTIL

(CUIDADO COM A CARTEIRA)




FONTE:  Nuno Agonia


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Ninguém quer julgar corrupção
 na Força Aérea 

Tribunais de Lisboa e Sintra declararam-se incompetentes para julgar a Operação Zeus.

Depois de o Tribunal de Sintra se declarar incompetente para julgar o caso dos 68 arguidos acusados de crimes de corrupção activa/passiva e falsificação de documentos na Força Aérea, e enviar o processo para Lisboa, agora foi a vez deste Tribunal Judicial se declarar incompetente e reenviar o processo – conhecido como Operação Zeus – para o Tribunal da Relação de Lisboa. 
 .

Caberá aos juízes desembargadores decidir onde é que o caso vai ser julgado, adianta a revista Sábado. Ao pronunciar os arguidos acusados pelo Ministério Público, empresários e militares, o juiz de instrução Ivo Rosa determinou o envio do processo para julgamento em Sintra, entendendo que o "crime mais grave se consumou na Direcção de Abastecimento e Transporte da Amadora". Só que a juíza do tribunal de Sintra que recebeu o processo para julgamento discordou da decisão do colega, argumentando com a dispersão territorial dos factos da acusação, que situou crimes nas Bases Aéreas de Sintra, Açores, Leiria, Montijo, Beja, Figo Maduro e Ovar.

* Se fosse o sr. José Sócrates a comentar a notícia diria "porreiro pá"!

.
.

Tais Quais

Limoeiro


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Viana do Castelo. 
Pena suspensa para homem 
condenado por 82 crimes de
 abuso sexual de menores

No acórdão do Tribunal de Viana de Castelo lê-se que o crime se encontra no "limiar mínimo dos atos sexuais de relevo", visto que o arguido acariciava os menores, "não procurando outro tipo de atos".

Um homem, de 41 anos, explicador de matemática e professor de karaté em Viana do Castelo, acusado de 159 crimes de abuso sexual de criança (11 menores estavam identificados como vítimas) e oito atos sexuais com adolescentes, foi absolvido de 80 destes crimes. Acabou por ser condenado apenas a cinco anos de prisão, com uma pena suspensa, por 82 crimes de abuso sexual de crianças e quatro crimes de ato sexual com adolescentes. Está igualmente obrigado a fazer tratamento psicológico e psiquiátrico, estando proibido de participar em atividades lúdicas com menores de 16 anos. A notícia está a ser avançada pelo DN.
.
No acórdão do Tribunal de Viana de Castelo, lido pela juíza Cristina Fonseca (dos três juízes do coletivo que julgou este caso, um discordou da pena suspensa e votaria vencido), escreve-se que o arguido sofria de uma “disfunção” que o levava a ter “fantasias homossexuais com rapazes”. Embora considerando “graves” os atos cometidos pelo arguido (os crimes de abuso sexual de criança são punidos com pena de prisão até oito anos e os crimes de ato sexual com adolescente com pena de prisão até dois anos), a juíza explicou que o crime se encontrava no “limiar mínimo dos atos sexuais de relevo”, visto que o arguido só acariciava o pénis dos menores em causa.

Entre as atenuantes para a pena suspensa estão o facto de o homem não ter procurado outro tipo de atos e ter demonstrado arrependimento em tribunal.

O homem, casado e pai de uma filha, alegou em tribunal que desde jovem tem “atração pela manifestação de afetos e proximidade por rapazes no início da adolescência”. A acusação, datada de 7 de setembro do ano passado, referia que o arguido “atuou sempre de forma livre, deliberada e conscientemente, com perfeito conhecimento das idades dos menores e com intenção de satisfazer os seus instintos libidinosos, bem sabendo que estes [menores], em razão da sua idade, não tinham a capacidade e o discernimento necessários a uma livre decisão e aquele relacionamento sexual prejudicava o seu normal desenvolvimento”.

Os crimes ocorreram na casa do arguido e nos locais onde era professor de karaté, em Viana do Castelo, entre 2013 e 2105. Depois da denúncia dos pais de uma das criança, em outubro de 2015, o homem foi detido pela PJ.

* Desejamos que ninguém se  lembre de o sodomizar e que a filha sinta muita vergonha do pai que tem.

.
.

 9.Os IMPRESSIONISTAS





* Uma história verdadeira, baseada em documentos históricos, produzida pela BBC


**As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

*** Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
FMI
Guerra comercial pode conter 
expansão global generalizada



FONTE: EFE BRASIL


.
.
O racismo MATA
Starbucks vai formar funcionários
sobre descriminação racial



FONTE: EURONEWS

.
.
Abuso Sexual Infantil
Sequelas



.
.
32-GPS








 







.
.


1585
Senso d'hoje
MULHERES BRASILEIRAS
NEGRAS E MULATAS
"USO DO CABELO AFRO É ACTO POLÍTICO"



FONTE: ONU Brasil


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.


O VOO DOS CISNES


.
.

BOM DIA



.