02/10/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
NA IGREJA


.
.
XXIX-OS RIOS E A VIDA
1- RIO LOIRE
OS CASTELOS DO VALE



FONTE:  TV ENTRETENIMENTO  


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Ministério do Ambiente garante segurança e legalidade nas descargas de amianto

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética garantiu esta quarta-feira que os resíduos de amianto estão a ser depositados cumprindo todas as regras, usando "as melhores técnicas", e de acordo com a lei.

A garantia, em comunicado enviado à Lusa, surge no seguimento da acusação da associação ambientalista Zero de que estão a ser feitas descargas ilegais de amianto em aterros para resíduos não perigosos, podendo colocar em perigo a saúde e o ambiente.
 .
Na resposta, o Governo diz que os resíduos de construção e demolição (RCD) contendo amianto "não estão a ser depositados nos aterros dedicados à receção de resíduos urbanos (nomeadamente, domésticos)".

Esses resíduos, diz um comunicado do Ministério, são depositados em aterros não perigosos "devidamente preparados e licenciados para os receber e são tratados e encaminhados de acordo com as melhores técnicas e em conformidade com a legislação em vigor".

A remoção e transporte dos resíduos, prossegue o Ministério do Ambiente, é efetuada segundo regras específicas, por entidades devidamente autorizadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho, "sendo garantido o melhor acompanhamento e acondicionamento dos resíduos".

"Os referidos aterros apenas aceitam os RCD com amianto que se encontrem devidamente acondicionados em embalagens fechadas e apropriadas, rotuladas com a menção 'contém amianto'. 

Além disso, mantêm a zona de deposição de RCD com amianto sinalizada e coberta por material adequado, como inertes, efetuando-se uma vigilância sobre a referida zona", diz-se também no comunicado.

Em comunicado divulgado hoje a Zero dizia que verificou que não estão a ser cumpridas as regras para a colocação de amianto em aterros para resíduos não perigosos.

E explicava que de acordo com a lei a colocação de amianto em aterros para resíduos não perigosos só pode ser feita em células para aterros que não recebam resíduos biodegradáveis (orgânicos).

"O facto é que está a ser permitida a mistura de amianto e de resíduos orgânicos nas mesmas células desta classe de aterros", afiançava a associação ambientalista.

* O sr. ministro do Amianto, perdão do Ambiente não nos convence, fazemos um esforço enorme para acreditarmos no que diz e não conseguimos.

.
.

VERSACE

OUTONO/INVERNO
New York Fashion Show
2019/20



FONTE:  Versace 

.
.
 HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Eleições legislativas 2019 
Impostos sobre o consumo: 
o que propõem os partidos

A equipa de Direito Fiscal da Abreu Advogados levantou e resumiu as propostas fiscais dos partidos para a próxima legislatura.

O que cada partido propõe para os próximos quatro anos no que a impostos diz respeito para as famílias e as empresas, para o setor imobiliário e energético, na fiscalidade verde e no combate à evasão fiscal. 
 .

Nuno Cunha Barnabé (partner), Maria Inês Assis (advogada principal) e Francisco Granjo (advogado), da Abreu Advogados fizeram um trabalho de levantamento das principais propostas fiscais dos diferentes partidos que vão a votos no domingo, 6 de outubro, que o Dinheiro Vivo aqui reproduz por áreas. 
Abaixo, um resumo do que é proposto nos impostos sobre aquilo que as famílias compram e consomem, desde os créditos bancários contraídos até ao IVA da eletricidade.

Partido Social Democrata 
1 – Agravamento do imposto do selo nas operações de crédito para consumo acima de 14 salários mínimos (em 2019, EUR 8400); 
2 – Redução da taxa de IVA aplicável ao consumo de eletricidade para uso doméstico de 23% para 6%, em 2020.
.
Bloco de Esquerda 
1 – Redução do IVA da eletricidade e do gás para 6%.
.
CDS-Partido Popular 
1 – Melhoramento das condições de reembolso de IVA aos turistas; 
2 – Revogação de parte da lei de financiamento dos partidos recentemente aprovada, no que diz respeito ao fim dos limites à angariação de fundos pelos partidos e o alargamento da devolução do IVA a toda a sua atividade, partidária ou não.

PCP/Coligação Democrática Unitária 
1 – Redução da taxa normal do IVA para 21%; criação de um cabaz mais alargado de bens essenciais taxados a 6%, incluindo a eletricidade o gás natural e o gás de botija; IVA de caixa para as MPME com pagamento após boa cobrança; 
2 – Introdução de uma taxa reduzida de IVA para as aquisições de bens e serviços no âmbito de projetos de investigação e a adequação das normas da contratação pública; 
3 – Redução do peso relativo dos impostos indiretos (socialmente cegos e não progressivos) face aos impostos diretos.

PAN 
1 – Reduzir o IVA aplicável à produção de energia renovável para a taxa mínima; 
2 – Reduzir o IVA aplicável à aquisição de aparelhos, máquinas e equipamentos destinados à produção; de energia renovável para a taxa intermédia; 
3 – Aumentar o IVA aplicável à aquisição de adubos e fertilizantes utilizados na agricultura convencional para a taxa intermédia; 
4 – Aumentar o IVA aplicável à aquisição de produtos fitofarmacêuticos utilizados na agricultura convencional para a taxa intermédia; 
5 – Alargar a isenção do IVA a quaisquer serviços de Psicologia em qualquer área de intervenção e não apenas na prestação de cuidados de Psicologia Clínica; 
6 – Rever a isenção prevista no artigo 53º do IVA (relativo à contabilidade organizada) para o valor de €12 000 anuais; 
7 – Reforçar o investimento na Cultura através da consignação do adicional da receita proveniente da alteração do IVA de 6% para 13%, aplicável ao alojamento em estabelecimentos do tipo hoteleiro; 
8 – Reduzir o IVA aplicável à prestação de serviços médico-veterinários para a taxa reduzida; 
9 – Reduzir o IVA aplicável à aquisição de produtos destinados à alimentação de animais de companhia para a taxa intermédia; 
10 – Revogar a isenção de IVA nas prestações de serviços de artistas tauromáquicos; e agravar a taxa aplicável para entradas em espetáculos tauromáquicos, mediante alteração ao Código do IVA, para o máximo legalmente previsto. 
.
O PS e o Iniciativa Liberal não têm propostas nesta área

* Tão eleiçoeiros


.
.
3-ALIMENTOS DO FUTURO




FONTE:  New Atlantis Full Documentaries

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
FURACÃO LORENZO
Proteção Civil desativa plano de emergência após 255 ocorrências

O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores foi desativado às 17 horas de hoje, tendo sido registadas mais de 250 ocorrências na sequência da passagem do furacão “Lorenzo”, anuncio a Proteção Civil local.
.

“Resolvemos desativar o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil pelas 17:00”, adiantou o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

O responsável destacou a “grande celeridade, o grande profissionalismo e a total entrega, mesmo debaixo de um tempo severo”, dos operacionais de serviço esta madrugada nos Açores, acrescentando que todas as situações foram resolvidas e “a vida das pessoas pode decorrer dentro de condições muito satisfatórias de segurança”.

“Tivemos um total de 255 ocorrências, todas elas ao nosso nível encontram-se resolvidas. Há situações, como por exemplo o que aconteceu no Porto das Lajes das Flores, que nos ultrapassa e será uma situação a resolver numa escala a longo prazo”, frisou.

* Pelas notícias publicadas parece estarmos perante um grande trabalho dos elementos da Protecção Civil.

.

NUNO CINTRA TORRES

.





Sobre a nudez crua da ferrugem, 
o manto diáfano do digital



Em Portugal, a palavra digital alcançou um significado mirífico, muito por culpa da publicidade, e tem sido utilizada também por partidos políticos como se fora uma coisa per se ou uma modernidade por oposição ao analógico, palavra que passou a significar coisa antiga.


𝑨 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒇𝒆𝒓𝒓𝒖𝒈𝒆𝒎 𝒆́ 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒆𝒕𝒊𝒄𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒏𝒐 𝒕𝒊́𝒕𝒖𝒍𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒓 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒐𝒔 𝒔𝒆𝒕𝒐𝒓𝒆𝒔 (𝒃𝒆𝒏𝒔 𝒆 𝒔𝒆𝒓𝒗𝒊𝒄̧𝒐𝒔), 𝒆𝒏𝒒𝒖𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒂 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒑𝒓𝒆𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒓 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒆𝒓𝒗𝒂𝒓 𝒐𝒖 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒎𝒊𝒕𝒊𝒓 𝒔𝒊𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒆𝒙𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒔𝒆́𝒓𝒊𝒆𝒔 𝒅𝒐𝒔 𝒅𝒊́𝒈𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒛𝒆𝒓𝒐 𝒆 𝒖𝒎. 𝑨𝒍𝒈𝒖𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆𝒔𝒂𝒔 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒎 𝒂 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒈𝒏𝒂𝒓 𝒔𝒆𝒓𝒗𝒊𝒄̧𝒐𝒔 𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒃𝒆𝒏𝒔 𝒕𝒂𝒏𝒈𝒊́𝒗𝒆𝒊𝒔.

𝑬𝒎 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍, 𝒂 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒂𝒍𝒄𝒂𝒏𝒄̧𝒐𝒖 𝒖𝒎 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒅𝒐 𝒎𝒊𝒓𝒊́𝒇𝒊𝒄𝒐, 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒑𝒐𝒓 𝒄𝒖𝒍𝒑𝒂 𝒅𝒂 𝒑𝒖𝒃𝒍𝒊𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒔𝒊𝒅𝒐 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒑𝒐𝒓 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒍𝒊́𝒕𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒔𝒆 𝒇𝒐𝒓𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒄𝒐𝒊𝒔𝒂 𝒑𝒆𝒓 𝒔𝒆 𝒐𝒖 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒐𝒅𝒆𝒓𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒓 𝒐𝒑𝒐𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒂𝒐 𝒂𝒏𝒂𝒍𝒐́𝒈𝒊𝒄𝒐, 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒐𝒖 𝒂 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒓 𝒄𝒐𝒊𝒔𝒂 𝒂𝒏𝒕𝒊𝒈𝒂. 𝑵𝒂 𝒑𝒓𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂, 𝒏𝒂̃𝒐 𝒉𝒂́ 𝒐𝒑𝒐𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐: 𝒔𝒆𝒎 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒂𝒏𝒂𝒍𝒐́𝒈𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒕𝒂𝒏𝒈𝒊́𝒗𝒆𝒊𝒔 𝒆 𝒇𝒆𝒓𝒓𝒖𝒈𝒆𝒏𝒕𝒂𝒔 (𝒉𝒂𝒓𝒅𝒘𝒂𝒓𝒆) 𝒏𝒂̃𝒐 𝒉𝒂́ 𝒐 𝒊𝒏𝒕𝒂𝒏𝒈𝒊́𝒗𝒆𝒍 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 (“𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒗𝒊𝒔𝒊́𝒗𝒆𝒍” 𝒐𝒖 𝒔𝒐𝒇𝒕𝒘𝒂𝒓𝒆) 𝒆 𝒔𝒆𝒎 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒅𝒂𝒔 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒉𝒐𝒋𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒎.

𝑨𝒏𝒕𝒊𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆𝒓𝒂 𝒂𝒑𝒂𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒔𝒊𝒎𝒑𝒍𝒆𝒔: 𝒂𝒔 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒗𝒂𝒎 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒓𝒆𝒄𝒖𝒓𝒔𝒐 𝒂 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒂𝒏𝒂𝒍𝒐́𝒈𝒊𝒄𝒂𝒔 (𝒂𝒄̧𝒐, 𝒂́𝒈𝒖𝒂, 𝒄𝒂𝒓𝒗𝒂̃𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒛𝒊𝒂𝒎 𝒇𝒐𝒓𝒄̧𝒂 𝒅𝒆𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒎𝒐𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐). 𝑯𝒐𝒋𝒆, 𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒙𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒆́ 𝒊𝒏𝒇𝒊𝒏𝒊𝒕𝒂. 𝑨𝒔 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒊𝒔 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒏𝒋𝒖𝒏𝒕𝒐 𝒑𝒆𝒓𝒎𝒊𝒕𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒙𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒆 𝒊𝒏𝒕𝒓𝒐𝒅𝒖𝒛𝒆𝒎 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒔 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒏𝒂 𝒈𝒆𝒔𝒕𝒂̃𝒐, 𝒏𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒆𝒔𝒔𝒐𝒔 𝒆 𝒂𝒕𝒊𝒗𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒐𝒓𝒈𝒂𝒏𝒊𝒛𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒊𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒆𝒕𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒎𝒐𝒅𝒆𝒍𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒏𝒆𝒈𝒐́𝒄𝒊𝒐, 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒐𝒑𝒐𝒓𝒕𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒆 𝒂𝒄𝒆𝒍𝒆𝒓𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒊𝒎𝒑𝒂𝒄𝒕𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒏𝒂 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆. 𝑨 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝒊𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒍 𝒕𝒆𝒎 𝒅𝒆 𝒕𝒆𝒓 𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒔 𝒎𝒆𝒕𝒂𝒔 𝒔𝒂̃𝒐 𝒖𝒎 𝒂𝒍𝒗𝒐 𝒆𝒎 𝒎𝒐𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒆́ 𝒆𝒎 𝒔𝒊 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒂 𝒖𝒎 𝒓𝒐𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒅𝒆 𝒎𝒖𝒅𝒂𝒏𝒄̧𝒂 𝒆 𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐.

𝑨𝒍𝒈𝒖𝒏𝒔 𝒑𝒂𝒊́𝒔𝒆𝒔 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒎 𝒄𝒐𝒓𝒓𝒆𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒆𝒏𝒈𝒍𝒐𝒃𝒂𝒓 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒐 𝒕𝒊𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 (𝒐𝒔 𝒎𝒆́𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔, 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒆 𝒆𝒒𝒖𝒊𝒑𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂𝒎 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒊𝒆𝒏𝒕𝒊́𝒇𝒊𝒄𝒐 𝒆 𝒔𝒂̃𝒐 𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒐𝒔) 𝒔𝒆𝒎 𝒅𝒊𝒔𝒕𝒊𝒏𝒈𝒖𝒊𝒓 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒂 𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒅𝒆 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒐𝒖 𝒅𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒄̧𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒊𝒕𝒖𝒆𝒎 𝒆 𝒂 𝒂𝒑𝒍𝒊𝒄𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒊𝒔 𝒏𝒐𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒆𝒔𝒔𝒐𝒔, 𝒔𝒆𝒋𝒂𝒎 𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒊𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒐𝒖 𝒅𝒆 𝒈𝒆𝒔𝒕𝒂̃𝒐.

𝑵𝒂 𝑨𝒍𝒆𝒎𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒇𝒐𝒊 𝒊𝒏𝒕𝒓𝒐𝒅𝒖𝒛𝒊𝒅𝒐 𝒆𝒎 𝟐𝟎𝟏𝟏 𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒆𝒊𝒕𝒐 𝒆 𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒅𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝑰𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒆 𝟒.𝟎 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒓 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆 𝒑𝒂𝒊́𝒔 𝒆𝒎 𝒇𝒐𝒓𝒏𝒆𝒄𝒆𝒅𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒂𝒗𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒅𝒂𝒔. 𝑨 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂 𝒆́ 𝒃𝒂𝒔𝒆𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝑯𝒊𝒈𝒉 𝑻𝒆𝒄𝒉 𝟐𝟎𝟐𝟎 𝒅𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒇𝒆𝒅𝒆𝒓𝒂𝒍 𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒐𝒖-𝒔𝒆, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐, 𝒏𝒂 𝑷𝒍𝒂𝒕𝒇𝒐𝒓𝒎 𝑰𝟒.𝟎 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆𝒓𝒗𝒆 𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒍𝒊𝒄𝒚 𝒎𝒂𝒌𝒆𝒓𝒔. 𝑶𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒊́𝒔𝒆𝒔 𝒑𝒖𝒔𝒆𝒓𝒂𝒎 𝒆𝒎 𝒑𝒓𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔 𝒔𝒆𝒎𝒆𝒍𝒉𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒂 𝑬𝒔𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒂 (𝒆-𝑬𝒔𝒕𝒐𝒏𝒊𝒂, 𝟐𝟎𝟎𝟎), 𝑺𝒊𝒏𝒈𝒂𝒑𝒖𝒓𝒂 (𝑺𝒎𝒂𝒓𝒕 𝑵𝒂𝒕𝒊𝒐𝒏) 𝒐𝒖 𝒐𝒔 𝑬𝑼𝑨 (𝑮𝒆𝒏𝒆𝒓𝒂𝒍 𝑬𝒍𝒆𝒄𝒕𝒓𝒊𝒄 𝒑𝒓𝒐𝒑𝒐̂𝒔 𝒂 “𝑰𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒍 𝑰𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒆𝒕” 𝒆𝒎 𝟐𝟎𝟏𝟐).

𝑶 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒆𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒇𝒊𝒏𝒊𝒅𝒐 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝑱𝒂𝒑𝒂̃𝒐 𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒊𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒒𝒖𝒂𝒓𝒕𝒂 𝒓𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒊𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒍 𝒔𝒊𝒎𝒃𝒐𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝑰𝟒,𝟎. 𝑬𝒎 𝟐𝟎𝟏𝟔, 𝒂 𝑲𝒆𝒊𝒅𝒂𝒏𝒓𝒆𝒏 (𝑱𝒂𝒑𝒂𝒏 𝑩𝒖𝒔𝒊𝒏𝒆𝒔𝒔 𝑭𝒆𝒅𝒆𝒓𝒂𝒕𝒊𝒐𝒏) 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒐𝒖 𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝟓.𝟎 𝒒𝒖𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎𝒂 𝒂𝒏𝒂́𝒍𝒊𝒔𝒆 𝒅𝒂 𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂 𝒆𝒎 𝒄𝒊𝒏𝒄𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔: 𝒄𝒂𝒄̧𝒂𝒅𝒐𝒓𝒆𝒔-𝒄𝒐𝒍𝒆𝒕𝒐𝒓𝒆𝒔; 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂́𝒓𝒊𝒂; 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒍; 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒂 𝒊𝒏𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐; 𝒆 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒔𝒖𝒑𝒆𝒓-𝒊𝒏𝒕𝒆𝒍𝒊𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆 (𝒔𝒖𝒑𝒆𝒓-𝒔𝒎𝒂𝒓𝒕), 𝒐𝒖 𝒔𝒆𝒋𝒂, 𝒂 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝟓.𝟎.

𝑬𝒔𝒕𝒂 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂 𝒂𝒃𝒐𝒓𝒅𝒂𝒓 𝒗𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒂𝒇𝒊𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒂̃𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒂 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒆𝒎 𝒅𝒊𝒓𝒆𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒂̀ 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒐𝒔 𝒏𝒊́𝒗𝒆𝒊𝒔 𝒅𝒂 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒋𝒂𝒑𝒐𝒏𝒆𝒔𝒂, 𝒊𝒏𝒄𝒍𝒖𝒊𝒏𝒅𝒐 𝒂 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 (𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍) 𝒅𝒂 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒆𝒍𝒂 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐. 𝑵𝒂 𝒑𝒓𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂, 𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒐𝒏𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒊𝒏𝒅𝒖𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒆 𝑰𝟒.𝟎 𝒔𝒂̃𝒐 𝒊𝒎𝒑𝒐𝒓𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝟓.𝟎, 𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒊𝒏𝒄𝒐𝒓𝒑𝒐𝒓𝒂 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒔𝒕𝒂𝒌𝒆𝒉𝒐𝒍𝒅𝒆𝒓𝒔 – 𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒂̃𝒐𝒔, 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐, 𝒂𝒄𝒂𝒅𝒆𝒎𝒊𝒂, 𝒆𝒕𝒄.

𝑨 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝟓.𝟎 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒊𝒅𝒆𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒉𝒂́ 𝒄𝒊𝒏𝒄𝒐 𝒃𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔 𝒂 𝒗𝒆𝒏𝒄𝒆𝒓 𝒆𝒎 𝒅𝒊𝒓𝒆𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒂̀ 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒆𝒅𝒂𝒅𝒆 𝟓.𝟎:
𝟏. 𝑩𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒆́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒆 𝒂𝒈𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒊𝒔: 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒖𝒍𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒂 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒈𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒐𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐, 𝒖𝒎 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂 𝑰𝒐𝑻 𝒆 𝒖𝒎 𝒕𝒉𝒊𝒏𝒌-𝒕𝒂𝒏𝒌.
𝟐. 𝑩𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒐 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒍𝒆𝒈𝒂𝒍: 𝒓𝒆𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒈𝒖𝒍𝒂𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒂𝒅𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂.
𝟑. 𝑩𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔: 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎𝒂 “𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐” 𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆 “𝒅𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒂𝒄𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂́𝒗𝒆𝒊𝒔” (𝒂𝒄𝒕𝒊𝒐𝒏𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒂𝒕𝒂) 𝒕𝒆̂𝒎 𝒖𝒎 𝒑𝒂𝒑𝒆𝒍 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍, 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒕𝒐𝒅𝒂𝒔 𝒂𝒔 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒕𝒆𝒈𝒆𝒎 𝒆 𝒂 𝒂𝒍𝒂𝒗𝒂𝒏𝒄𝒂𝒎, 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝒂 𝒔𝒆𝒈𝒖𝒓𝒂𝒏𝒄̧𝒂 𝒄𝒊𝒃𝒆𝒓𝒏𝒆́𝒕𝒊𝒄𝒂, 𝒂̀ 𝒓𝒐𝒃𝒐́𝒕𝒊𝒄𝒂, 𝒏𝒂𝒏𝒐 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔, 𝒃𝒊𝒐𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔, 𝒆 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔.
𝟒. 𝑨 𝒃𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒐𝒔 𝒓𝒆𝒄𝒖𝒓𝒔𝒐𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐𝒔: 𝒓𝒆𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒆𝒅𝒖𝒄𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂, 𝒍𝒊𝒕𝒆𝒓𝒂𝒄𝒊𝒂 𝑻𝑰, 𝒂𝒎𝒑𝒍𝒊𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒔𝒌𝒊𝒍𝒍𝒔 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒗𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒅𝒐𝒔, 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒐𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒕𝒂𝒍𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓𝒆𝒔.
𝟓. 𝑨 𝒃𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒂 𝒂𝒄𝒆𝒊𝒕𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍: 𝒂 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒆𝒏𝒔𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍, 𝒂𝒗𝒂𝒍𝒊𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒊𝒎𝒑𝒍𝒊𝒄𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒆́𝒕𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔, 𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒍𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒎-𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂, 𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒊𝒎𝒑𝒍𝒊𝒄𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒇𝒊𝒍𝒐𝒔𝒐́𝒇𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒂 𝒅𝒆𝒇𝒊𝒏𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒇𝒆𝒍𝒊𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒅𝒊𝒗𝒊𝒅𝒖𝒂𝒍 𝒆 𝒔𝒆𝒏𝒕𝒊𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.

𝑨 𝒑𝒓𝒐𝒑𝒐𝒔𝒕𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒍𝒊𝒄𝒚 𝒅𝒐 𝑲𝒆𝒊𝒅𝒂𝒏𝒓𝒆𝒏 𝒂𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒊𝒏𝒄𝒍𝒖𝒆𝒎: 𝒂) 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒆𝒊𝒕𝒐; 𝒃) 𝒒𝒖𝒆𝒔𝒕𝒐̃𝒆𝒔 𝒂 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒂𝒃𝒐𝒓𝒅𝒂𝒅𝒂𝒔; 𝒄) 𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒂 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒆𝒙𝒆𝒄𝒖𝒕𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐; 𝒅) 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔 𝒅𝒂 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂. 𝑶 𝒆𝒍𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒆́ 𝒂 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒈𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒑𝒂𝒄̧𝒐 𝒄𝒊𝒃𝒆𝒓𝒏𝒆́𝒕𝒊𝒄𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒆𝒔𝒑𝒂𝒄̧𝒐 𝒇𝒊́𝒔𝒊𝒄𝒐 (𝑪𝑷𝑺 – 𝒄𝒚𝒃𝒆𝒓 𝒔𝒑𝒂𝒄𝒆 𝒂𝒏𝒅 𝒑𝒉𝒚𝒔𝒊𝒄𝒂𝒍 𝒔𝒑𝒂𝒄𝒆).

>𝑶 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒎𝒐𝒅𝒆𝒍𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒅𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒆́ 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒇𝒐𝒓𝒏𝒆𝒄𝒆𝒓 𝒆 𝒅𝒂𝒓 𝒗𝒆𝒍𝒐𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒂𝒕𝒓𝒂𝒗𝒆́𝒔 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒔 𝒂 𝒏𝒐𝒗𝒐𝒔 𝒗𝒂𝒍𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒅𝒂𝒎 𝒂̀𝒔 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒊𝒔. 𝑼𝒕𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒓 𝒂 𝒇𝒐𝒓𝒄̧𝒂 𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒑𝒂𝒄̧𝒐 𝒇𝒊́𝒔𝒊𝒄𝒐 𝒏𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒆𝒕𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒊𝒏𝒆𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒐 𝑪𝑷𝑺 𝒆 𝒄𝒂𝒑𝒊𝒕𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒓 𝒏𝒂 𝒄𝒂𝒑𝒂𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂 𝒅𝒂 “𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒔𝒓𝒖𝒑𝒕𝒊𝒗𝒂” 𝒆 𝒅𝒂 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒃𝒂𝒔𝒆𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆𝒔𝒕𝒐̃𝒆𝒔 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒏𝒂 “𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒗𝒊𝒔𝒊́𝒗𝒆𝒍” (𝒔𝒐𝒇𝒕𝒘𝒂𝒓𝒆). 𝑻𝒐𝒅𝒂 𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒃𝒍𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒊́𝒔: 𝒃𝒂𝒊𝒙𝒂 𝒏𝒂𝒕𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆; 𝒂𝒖𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒏𝒄̧𝒂 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒅𝒂 (𝒔𝒖𝒑𝒆𝒓 𝒂𝒈𝒊𝒏𝒈); 𝒅𝒆𝒔𝒂𝒔𝒕𝒓𝒆𝒔 (𝒕𝒆𝒓𝒓𝒐𝒓𝒊𝒔𝒎𝒐) 𝒆 𝒂𝒍𝒕𝒆𝒓𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒄𝒍𝒊𝒎𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂𝒔.

>𝑬, 𝒕𝒂𝒍 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒓𝒆𝒄𝒐𝒎𝒆𝒏𝒅𝒂 𝒐 𝑯𝒂𝒓𝒗𝒂𝒓𝒅 𝑮𝒓𝒐𝒘𝒕𝒉 𝑳𝒂𝒃, 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒒𝒖𝒊 𝒓𝒆𝒇𝒆𝒓𝒊 𝒏𝒂 𝒔𝒆𝒎𝒂𝒏𝒂 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒐 𝒂𝒓𝒕𝒊𝒈𝒐 “𝑶𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒂𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒕𝒐𝒓𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒐 𝒔𝒆𝒈𝒓𝒆𝒅𝒐 𝒅𝒐 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐”, 𝒂 𝑲𝒆𝒊𝒅𝒂𝒏𝒓𝒆𝒏 𝒓𝒆𝒄𝒐𝒎𝒆𝒏𝒅𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝑱𝒂𝒑𝒂̃𝒐 𝒕𝒊𝒓𝒂𝒓 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒓𝒄̧𝒂𝒔 𝒂𝒕𝒖𝒂𝒊𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒊𝒅𝒆𝒎 𝒏𝒂 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂 𝒆 𝒔𝒐𝒎𝒂𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒙𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔: 𝒂) 𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 (𝒉𝒂𝒓𝒅𝒘𝒂𝒓𝒆) + “𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒗𝒊𝒔𝒊́𝒗𝒆𝒍” (𝒔𝒐𝒇𝒕𝒘𝒂𝒓𝒆); 𝒃) 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒊𝒏𝒄𝒓𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍 + 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒔𝒓𝒖𝒑𝒕𝒊𝒗𝒂; 𝒄) 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒃𝒂𝒔𝒆𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂 + 𝒊𝒏𝒐𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒃𝒂𝒔𝒆𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆𝒔𝒕𝒐̃𝒆𝒔 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔.

𝑶 𝒓𝒐𝒂𝒅𝒎𝒂𝒑 𝒋𝒂𝒑𝒐𝒏𝒆̂𝒔 𝒆́ 𝒖𝒎 𝒎𝒐𝒅𝒆𝒍𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒔 𝒂𝒔𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆𝒔𝒂𝒓𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒅𝒂 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂 𝒆 𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒅𝒆 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒊𝒂𝒎 𝒂𝒑𝒓𝒐𝒗𝒆𝒊𝒕𝒂𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒊𝒏𝒔𝒑𝒊𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒏𝒗𝒐𝒍𝒗𝒆𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒆́𝒈𝒊𝒂 𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒆 𝒇𝒐𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒐 𝒊𝒏𝒄𝒓𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒙𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒆𝒎 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒏𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒂𝒊𝒔 𝒋𝒂́ 𝒔𝒐𝒎𝒐𝒔 𝒃𝒐𝒏𝒔, 𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒂𝒊𝒔 𝒇𝒐𝒊 𝒅𝒆𝒕𝒆𝒕𝒂𝒅𝒂 𝒐𝒑𝒐𝒓𝒕𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒆𝒓𝒎𝒐𝒔 𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒆 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒆𝒔, 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒅𝒆 𝒂𝒄𝒆𝒍𝒆𝒓𝒂𝒓 𝒓𝒂𝒑𝒊𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒐 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂, 𝒖𝒎 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒃𝒂𝒔𝒕𝒂𝒎 𝒂𝒕𝒊𝒗𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒂 𝒐𝒖 𝒎𝒐𝒅𝒆𝒓𝒂𝒅𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒙𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒂𝒈𝒓𝒊𝒄𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂, 𝒕𝒖𝒓𝒊𝒔𝒎𝒐, 𝒕𝒆̂𝒙𝒕𝒆𝒊𝒔, 𝑻𝑰𝑪.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"

01/10/19 
.
.


2049.UNIÃO



EUROPEIA



HELP

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Investigadores criam prótese que devolve
.sensação e autonomia a amputados

Uma equipa de investigadores criou uma prótese para pessoas cujas pernas foram amputadas que permite recriar sensação no joelho e pé, evitando quedas e permitindo movimentos complexos. 
 .
O projeto, divulgado hoje na revista Science Translational Medicine, usa próteses que estimulam nervos no que resta da perna, e permitiu a três pacientes amputados acima do joelho desempenhar melhor tarefas como subir escadas e contornar obstáculos.

As próteses foram criadas por um consórcio europeu baseado no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, em colaboração com instituições sérvias. 

* Os milagres, os verdadeiros, emanam  da ciência e não de livros de duvidosa  autoria.

.

.


57-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

AS VONTADES



FONTE:  crê.ser.humano


.
28-HORIZONTES DA MEMÓRIA
28.2-MADEIRA-PASSADO E FUTURO


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE  NO 
"i"
Barragens
Armazenamento de água 
baixou em setembro

Quantidade de água armazenada nas barragens voltou a diminuir em setembro. Quercus reforça inversão de política de gestão de água.

A quantidade de água armazenada desceu em todas as bacias hidrográficas no mês de setembro, um cenário que já se tinha verificado em agosto. De acordo com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a inversão da política de gestão de água é o “principal desafio deste século”, para que haja “quantidade e qualidade de água suficiente para as gerações vindouras”.

Os dados disponibilizados ontem pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) mostram que todas as 12 bacias hidrográficas portuguesas monitorizadas pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA) baixaram os seus níveis de armazenamento de água no último mês. No total, 26 das 59 barragens monitorizadas apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40%. Por outro lado, apenas quatro barragens apresentaram disponibilidades superiores a 80%.
 .
No final de setembro, a bacia hidrográfica que apresentava a menor percentagem de água armazenada era a do Sado, com 28,1% de água. Para além desta, a bacia do Barlavento estava a 34,4% da capacidade, enquanto que as bacias do Ave, do Arade e do Oeste apresentavam níveis de 40,5%, 41,8% e 41,9%, respetivamente.


Ao nível das barragens, as menores disponibilidades hídricas situam-se nas bacias do Guadiana e do Sado. A barragem de Lucefecit, no distrito de Évora, usada para irrigação, terminou setembro com 4,8% de disponibilidade de água. Os valores são também particularmente baixos nas albufeiras de Abrilongo (5,8%), Vigia (10,2%), Caia (15%), todas na bacia do Guadiana. Na bacia do Sado as percentagens de armazenamento mais baixas verificam-se nas albufeiras de Campilhas (7,2%), Monte da Rocha (8,8%) e Pego do Altar (11%).

Ao i, Paulo do Carmo, presidente da Quercus, reitera que o motivo principal para este cenário prende-se com “chover cada vez menos, de ano para ano, desde os últimos 30 ou 40 anos”, tendência associada às alterações climáticas.

O presidente da associação ambientalista defende que é necessário uma inversão da política de gestão de água, uma vez que grande parte da água utilizada para fins agrícolas - cerca de 70% da água nacional tem este fim – fins industriais e para consumo próprio é desperdiçada e fica na rede.

“Estamos a falar de milhões de metros cúbicos de água que fica no fundo na rede. É um desperdício daquilo que é um bem essencial e fundamental para o país e para o planeta”, sublinha.

“Portugal é o 3º país da Europa onde existe o maior consumo per capita. Estamos a falar de 195 metros cúbicos por dia. É um patamar bastante elevado e temos que inverter isso, nomeadamente com campanhas de sensibilização, informação, eficiência da gestão de água”, afirma ainda o ambientalista, notando que, em Portugal, apenas 1% das águas residuais são reaproveitadas, contrariamente ao que acontece nos restante países europeus.

Segundo Paulo do Carmo, o caso mais grave é o do Alentejo, devido aos “milhares de hectares de regadio que vão buscar águas às barragens”. De resto, a cultura do regadio é também apontada pelo dirigente como um grande problema ao nível da gestão da água em Portugal.

Para o presidente da Quercus, para que as gerações vindouras tenham “água em qualidade e quantidade suficiente”, é necessária uma “remodelação das redes, uma gestão eficiente e um reaproveitamento das águas e uma sensibilização constante das populações para uma melhor utilização deste recurso”.

* Quem são os responsáveis por dezenas de anos de desleixo no que respeita à gestão das águas em Portugal?
Não há responsáveis.... isto é, com responsabilidade.

.
.
RECORDANDO


Amália Rodrigues

Estranha Forma de Vida


E

HOMENAGEANDO



Dulce Pontes e Caetano Veloso

Estranha Forma de Vida

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Atletas treinados por Alberto Salazar
 eram «animais de laboratório»

Os atletas do treinador Alberto Salazar, suspenso por incitação ao doping e afastado do Mundial que decorre em Doha pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), «são tratados como animais de laboratório», acusou esta quarta-feira o presidente da Agência Norte-americana Antidopagem (USADA), Trevis Tygart.
 .
Os atletas foram ilibados de qualquer ilegalidade. «É preciso entender que os atletas não tinham a menor ideia do que estavam a receber e desconheciam se as dosagens eram permitidas», afirmou Tygart ao canal ZDF.

Na terça-feira, Alberto Salazar, que foi treinador do britânico Mo Farah até 2017, foi suspenso pela USADA por quatro anos «por organizar e instigar uma conduta de doping». Está acusado de ter traficado testosterona e injetado nos atletas o aminoácido L-carnitina acima das doses autorizadas.

Salazar é treinador de vários atletas presentes em Doha: a holandesa Sifan Hassan já venceu os 10.000 metros e vai aindaparticipar nos 1.500; norte-americanos Clayton Murphy e Donovan Brazier qualificaram-se ontem para a final dos 800 metros.

* Um nojo este Salazar, mais um.

.
.


11.AS FORMAS DO

INVISÍVEL



MILHO




* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
DITADURA ᴠᴇʀsᴜs IMPRUDÊNCIA

Hong Kong 
Os detalhes do momento em que 
um jovem de 18 anos é baleado




FONTE:  Observador

.
.
Mulheres debatem "promessa"
 da Igualdade na Comissão Europeia



FONTE:  euronews

.
.
cσмσ σ víяuร ÉЪσłค 
dεรтяó¡ σ σяgคห¡รмσ



Mais de 2000 pessoas contraíram o vírus ébola, e 1346 morreram desde que a epidemia se declarou no leste da Républica Democrática do Congo.


FONTE: AFP

.
C⊕η†α-mε ς⊕m⊕ έ:
  𝕿𝖗𝖆𝖇𝖆𝖑𝖍𝖔 𝖙𝖊𝖒𝖕𝖔𝖗𝖆́𝖗𝖎𝖔


FONTE:  EsquerdaNet

.
.
PÁTIO DA INQUISIÇÃO
COIMBRA
1566-1821



.
.

2114
Senso d'hoje
JOÃO MIGUEL TAVARES
JORNALISTA
ANALISTA POLÍTICO
«Não transformem Greta Thunberg
na Santa Greta»



FONTE:  SachenSachenSachen
.
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

BOM DIA


.
.
𝐋𝐞𝐠𝐢𝐬𝐥𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝟐𝟎𝟏𝟗
MIGUEL JERÓNIMO
Sobre Floresta e Conservação da Natureza









* As áreas protegidas impediram um “certo terrorismo ambiental”. Sem elas, provavelmente, hoje já não existiria a Ria Formosa e a Costa Alentejana seria “um novo Algarve”, diz o arquiteto paisagista Miguel Jerónimo, membro da direção da associação ambientalista GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. Mas o modelo é, sobretudo, proibitivo. “Os únicos recursos que as áreas protegidas têm é, eventualmente, passar multas; tornam mais difícil, para um investidor, usar certas práticas insustentáveis. Mas elas continuam a acontecer.” Uma entrevista sobre a reforma da floresta aprovada na atual legislatura, ordenamento do território, conservação da natureza e gestão de áreas protegidas.

** Se por qualquer motivo não conseguir ver o vídeo completo de uma só vez opte por vê-lo em parcelas, os temas escolhidos são de grande importância.


* Desde o passado domingo até 06/10/19 editaremos as declarações de uma figura pública de relevo na vida portuguesa.


FONTE:   Fumaça

.
:.


85-CINEMA
FORA "D'ORAS"
vɪɪ-ʋʍ ɔʀɪʍɛ ɗɛ ʍɛʂ†ʀɛ


𝓢𝓘𝓝𝓞𝓟𝓢𝓔:

Ted Crawford é um brilhante arquitecto, que têm a capacidade de descobrir falhas em construções maciças.

Utilizando de sua meticulosidade, ele elabora um plano criminoso depois de descobrir que a sua mulher, Jennifer, está tendo um caso com outro homem.
 
Ele diz que a ama e em seguida dá-lhe um tiro na cabeça, e confessa o seu crime à polícia.


O plano de Ted é caracterizado pela ausência de provas que inviabilizam a sua condenação.

O promotor Willy Beachum, representando um jovem audacioso e firme, porém com um cunho de imaturidade, lutando contra seu próprio ego, é obrigado a fazer escolhas morais cada vez mais árduas

𝓔𝓛𝓔𝓝𝓒𝓞:

𝓐𝓷𝓽𝓱𝓸𝓷𝔂 𝓗𝓸𝓹𝓴𝓲𝓷𝓼.... 𝓣𝓱𝓮𝓸𝓭𝓸𝓻𝓮 "𝓣𝓮𝓭" 𝓒𝓻𝓪𝔀𝓯𝓸𝓻𝓭
𝓡𝔂𝓪𝓷 𝓖𝓸𝓼𝓵𝓲𝓷𝓰.... 𝓦𝓲𝓵𝓵𝓲𝓪𝓶 "𝓦𝓲𝓵𝓵𝔂" 𝓑𝓮𝓪𝓬𝓱𝓾𝓶
𝓓𝓪𝓿𝓲𝓭 𝓢𝓽𝓻𝓪𝓽𝓱𝓪𝓲𝓻𝓷.... 𝓙𝓸𝓮 𝓛𝓸𝓫𝓻𝓾𝓽𝓸
𝓡𝓸𝓼𝓪𝓶𝓾𝓷𝓭 𝓟𝓲𝓴𝓮.... 𝓝𝓲𝓴𝓴𝓲 𝓖𝓪𝓻𝓭𝓷𝓮𝓻
𝓔𝓶𝓫𝓮𝓽𝓱 𝓓𝓪𝓿𝓲𝓭𝓽𝔃.... 𝓙𝓮𝓷𝓷𝓲𝓯𝓮𝓻 𝓒𝓻𝓪𝔀𝓯𝓸𝓻𝓭
𝓑𝓲𝓵𝓵𝔂 𝓑𝓾𝓻𝓴𝓮.... 𝓛𝓽. 𝓡𝓸𝓫 𝓝𝓾𝓷𝓪𝓵𝓵𝔂
𝓒𝓵𝓲𝓯𝓯 𝓒𝓾𝓻𝓽𝓲𝓼.... 𝓓𝓮𝓽𝓮𝓽𝓲𝓿𝓮 𝓕𝓵𝓸𝓻𝓮𝓼
𝓕𝓲𝓸𝓷𝓪 𝓢𝓱𝓪𝔀.... 𝓙𝓾𝓲́𝔃𝓪 𝓡𝓸𝓫𝓲𝓷𝓼𝓸𝓷
𝓑𝓸𝓫 𝓖𝓾𝓷𝓽𝓸𝓷.... 𝓙𝓾𝓲𝔃 𝓕𝓻𝓪𝓷𝓴 𝓖𝓪𝓻𝓭𝓷𝓮𝓻
𝓙𝓸𝓼𝓱 𝓢𝓽𝓪𝓶𝓫𝓮𝓻𝓰.... 𝓝𝓸𝓻𝓶𝓪𝓷 𝓕𝓸𝓼𝓽𝓮𝓻
𝓧𝓪𝓷𝓭𝓮𝓻 𝓑𝓮𝓻𝓴𝓮𝓵𝓮𝔂.... 𝓙𝓾𝓲𝔃 𝓜𝓸𝓻𝓪𝓷
𝓩𝓸𝓮 𝓚𝓪𝔃𝓪𝓷.... 𝓜𝓸𝓷𝓪
𝓡𝓮𝓽𝓽𝓪.... 𝓟𝓸𝓵𝓲𝓬𝓲𝓪𝓵 𝓭𝓪 𝓼𝓪𝓵𝓪 𝓭𝓮 𝓹𝓻𝓸𝓿𝓪𝓼
𝓐𝓵𝓵𝓪 𝓚𝓸𝓻𝓸𝓽.... 𝓽𝓻𝓪𝓭𝓾𝓽𝓸𝓻𝓪 𝓭𝓮 𝓻𝓾𝓼𝓼𝓸

FONTE: Leandro Emygdio