24/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXIII- SEGUNDOS FATAIS
4- Colisão nos Alpes



FONTE:   Felipe Schmidt 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
6-Carmella Rose



.
.

VII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Leonardo da Vinci


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
5-Caprice Bourret


















































.
.
Tatiane Lobato

Sonhe Grande, Comece Pequeno


.
.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
4-Cameron Diaz


.

JOSÉ CABRITA SARAIVA

.





O génio, o gentleman 
e os loucos

Nas últimas décadas, o génio de Leonardo da Vinci tem atraído toda a espécie de fantasias e devaneios delirantes sob a forma de livro impresso. Aliados às reproduções baratas da Mona Lisa e da Última Ceia, esses livros contaminaram e deformaram, como uma peste, a nossa ideia do grande artista do Renascimento.

Para nos devolver intacto o fascínio dessa personalidade, nada como o estudo que Kenneth Clark lhe dedicou em 1939. Quem o viu a apresentar a excelente série Civilização, da BBC, conhecerá um pouco da erudição, dos dotes pedagógicos e da eloquência deste verdadeiro gentleman da história da arte. Nascido em Londres em 1903 no seio de uma rica família escocesa, a sua ascensão foi meteórica. Ainda antes de fazer trinta anos, Clark já conquistara tal notoriedade que foi nomeado para o prestigioso cargo de diretor de National Gallery de Londres. «Tornou-se uma celebridade instantânea», recorda Martin Kemp na introdução ao seu estudo sobre Leonardo da Vinci. «Entrou vigorosamente na alta sociedade londrina e era muito requisitado para palestras. Felizmente para nós, os seus compromissos como orador incluíram uma série de palestras sobre Leonardo». Foi delas que nasceu este livro.

Ao contrário de alguns dos seus pares, que parecem esforçar-se para transformar a história da arte numa disciplina aborrecida e cheia de pormenores desnecessários, Kenneth Clark soube pintar um retrato vivo do génio do Renascimento sem comprometer o rigor dos factos. As suas descrições de pinturas ou desenhos não só se caracterizam pela nitidez como espevitam a imaginação do leitor.

Até quando fala de um retrato tão banalizado quanto a Mona Lisa, o livro de Clark consegue ser altamente estimulante. Depois de reproduzir algumas palavras de Giorgio Vasari, um artista e biógrafo de artistas do século XVI, Clark comenta: «Alguém que tenha tido o privilégio de ver a Mona Lisa retirada para fora do poço profundo em que se encontra pendurada, e trazida para a luz, recordará a maravilhosa transformação que toma lugar. A presença que se ergue perante nós, tão maior e mais majestosa do que tínhamos imaginado, já não é a de um mergulhador em águas profundas. À luz do dia, recupera algo da vida ainda quente que Vasari admirava, e tinge-lhe as bochechas e os lábios, e conseguimos perceber por que ele a via como sendo acima de tudo uma obra-prima do naturalismo».

Hoje, o problema já não será a Mona Lisa estar num «poço profundo», mas os magotes de turistas, a distância imposta por uma guarda e a caixa de vidro à prova de bala que se encontra a protegê-la. Bem precisa - já foi atacada à pedrada, com ácido, com spray e até com uma caneca. Lá está: quinhentos anos depois da sua morte (a 2 de maio de 1519), o génio de Leonardo continua a atrair as multidões e os loucos.

IN "SOL"
21/02/19

.
.


1832.UNIÃO



EUROPEIA




.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
3-Candice Swanepoel



.
.

3-A CIVILIZAÇÃO DO CACAU




* Um documentário sobre a história da produção do cacau na região sul da Bahia, onde vive cerca de dois milhões de habitantes. A partir de uma excelente pesquisa de imagem, o filme ilustra o primeiro contato de um europeu com o cacau, provavelmente em 1502, quando astecas ofereceram sementes da planta a Cristóvão Colombo. 
A bebida era considerada fonte de sabedoria e energia sexual e física, possibilitando aos guerreiros enfrentarem longas caminhadas e batalhas. Além disso, o cacau era utilizado como moeda. 
Em 1580, a primeira fábrica de processamento de cacau foi inaugurada na Espanha. A partir daí, o gosto pelo chocolate foi aos poucos sendo difundido pelo resto da Europa. No século XVIII, o cultivo do fruto foi introduzido no Brasil. 
O filme segue construindo um detalhado panorama dessa cultura a partir de depoimentos, imagens da Bahia atual e narração de Camila Pitanga.


FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas


.
.

LIII- VISITA GUIADA

4- Ruínas do Carmo
LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
2-Callie Cattaneo


.
.

Evgeni Svetlanov

Marche Slave Op.31


Piotr Ilitch Tchaikovsky

.
.

IV-ABECEDÁRIO

C
NATUREZA
1-Cailin Russo



.
.
6-QUEM SOMOS  NÓS?



* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
BIJUTERIA RELIGIOSA

 ALGO ESTRANHO ESTÁ A ACONTECER!




FONTE:  O informante

.
.
As vozes das vítimas que o 
Vaticano quase nunca quis ouvir



FONTE:  euronews 

.
.
 Leopardo-das-neves como uma ideia 
simples vai salvar os animais da extinção



Aquecimento global ursos polares invadem
 arquipélago na Rússia em busca de comida




FONTE: BBC News Brasil

.
.

TEMPERO DE ALHO




De:  Bete com carinho
.
.
  OH MY GOD













.
.

1894
Senso d'hoje
MATAY
CANTOR SOUL - FINALISTA
DO FESTIVAL DA CANÇÃO/19
"A maior responsável por ter música
na minha vida é a minha mãe"



FONTE: Observador

.
.
ANIMAL TV

OKUNOSHIMA
A ILHA DOS COELHOS


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.