25/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXIV~MEGA FÁBRICAS
2-GOOGLE
FÁBRICA DE IDEIAS



FONTE: Milton Júnior 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Ministério reverte escolha para
 DGArtes ao tomar conhecimento
 de processo judicial

O Ministério da Cultura anunciou hoje ter anulado a decisão de nomear Susana Graça como nova diretora-geral das Artes, depois de ter tomado conhecimento da existência de um processo judicial da nomeada contra a entidade que iria dirigir. 
.
"Já depois de ter sido emitido esta tarde um comunicado a anunciar que Susana Graça seria a nova Diretora Geral das Artes a partir de 01 de fevereiro, a ministra da Cultura tomou conhecimento de que existe um processo judicial em curso, movido por Susana Graça contra o organismo que iria dirigir", lê-se no comunicado do Ministério de Graça Fonseca, que explica que o processo estará ligado à "cessação da sua comissão de serviço enquanto diretora dos serviços de planeamento, informação e recursos humanos da DGArtes".

Ao tomar conhecimento deste facto, a ministra da Cultura "decidiu que Susana Graça não tem condições para exercer as funções de Diretora Geral das Artes", pelo que Sílvia Belo Câmara vai manter-se no cargo até ser anunciado um novo nome - "o que deverá acontecer muito em breve".

* Decisão acertada.

.
.

XI- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES

2- Óvnis e Testemunhos Confiáveis


Fonte: Levy Mac
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO
"i"
Vítor Santos tem apenas 15 anos e é campeão mundial de kickboxing 

Vítor Santos conquistou a medalha de ouro nos Mundiais na Argentina

Vítor Santos é o campeão mundial de kickboxing. O jovem tem apenas 15 anos, mas em novembro do ano passado ganhou a medalha de ouro nos Mundiais da Argentina.

“Chegou aqui com muita vontade de treinar boxe. Era para isto que estava cheio de vontade. Mas desde cedo vi que tinha algumas aptidões para o kickboxing”, começou por explicar o treinador do atleta à revista 'Men's Health'.

Hoje em dia, Vítor treina cinco vezes por semana e, em 2017 sagrou-se campeão regional, nacional e europeu numa competição que o levou até Santorini, na Grécia. Passado um ano, arrecadou a medalha de ouro na Argentina.

"O seu percurso tem sido muito interessante e o Vítor tem certamente um futuro promissor pela frente. Se continuar como tem feito até aqui, dedicado, com o talento natural, acompanhado de trabalho, acredito que terá muito sucesso", disse César Moreira.

* Fantástico jovem.


.
.

III- OS BÁRBAROS
4-OS HUNOS




FONTE:  Canal Documentario

.
.
HOJE NO
"A BOLA"
Final feminina do Open da Austrália
 vai definir nova número 1

A japonesa Naomi Osaka e a checa Petra Kvitova vão discutir sábado o primeiro Grand Slam do ano, mas a final terá também outro aliciante: quem vencer será a nova número 1 mundial, sucedendo a Simona Halep.
.

Esta manhã, a japonesa de 21 anos - que fará a segunda final consecutiva depois de ter chegado há quatro meses ao último jogo do US Open - venceu por 6-2, 4-6, 6-4 Karolina Pliskova, que tinha eliminado Serena Williams.

Kvitova, por seu lado, bateu a norte-americana em ascensão Danielle Collins, por 7-6 (7/2) e 6-0). Aos 28 anos, dois anos depois de ter sido atacada com um faca pondo em risco a vida e a carreira, Kvitova estará na sua terceira final de Grand Slam.

Em 2018 foi igual, com o duelo entre Caroline Wozniacki e Halep a valer título e número um. A dinamarquesa venceu e assumiu esse posto.

* Estão a surgir novas e brilhantes estrelas no ténis feminino.

.

FERREIRA FERNANDES

.






O assessor parlamentar 
Mamadou Ba

Ao contrário da frase batida ("Ah, eu não recebo lições de ninguém!"), sobre racismo eu recebo lições de muita gente. Mas não, obviamente, de toda a gente. O carregador negro que trabalhava num camião e ouviu de mim, eu miúdo, a palavra "preto" deu-me a lição certa, daquelas boas de receber ainda antes de saber juntar as letras. Ele fez sangue num dedo e mostrou-mo: "Preto é carvão, branco é papel mas o sangue é igual, vês?" Tive a minha primeira lição sobre racismo. E, mais importante, aprendi.

A minha primeira lição de racismo não foi eu ver o diferente e temê-lo. Contemporâneo ao episódio do carregador - ainda na meninice, aos 4 ou 5 anos - eu via as marchas de Carnaval passar pelo meu bairro, de brancos e mestiços, vindas dos musseques, a caminho da Baixa luandense. Foi antes do começo das guerras e era uma metáfora sincera da conquista da cidade colonial. Um negro seminu, corpo luzidio e máscara africana, veio para mim em dança marcada por tambores. Pequenito e quieto, fiz-me forte e enfrentei o que era diferente e parecia maldoso. Era diferente e era amigo.

Isso fez-me, adolescente, chegar a angolano - naqueles anos 1960 significava, sendo branco, não ser racista. Comovia-me ver casais mistos. Ver numa montra o disco de Otis Redding The Dock of the Bay levava-me a pôr a mão no ombro do meu amigo Zé van Dunem e partirmos, eu a assobiar, ele a fazer gritos de gaivota. Já conhecíamos os versos de Agostinho Neto "Nós somos/ Mussunda amigo/ Nós somos..."? Não sei, se o soubéssemos haveríamos de os dizer. Não sabíamos, com certeza, é que entre Neto e o Zé tanta morte haveria de acontecer. O que havia, disso lembro-me, era a ideologia revolucionária e simples de dois adolescentes cor de sol nascente e amigos.

Então, a guerra, nunca a faríamos do lado errado, eu e ele. Por causa disso, calhou a ele ir para a prisão e eu para o exílio. Num dezembro, já ele estava preso, entrei num lar de trabalhadores imigrantes em Bordéus, França. Pedi um quarto. A francesa da receção disse que não havia. Não?, e apontei para o pequeno cartaz: "Há vagas." Ela: "Isso é na camarata dos bougnoules." E então? "Eles vão roubá-lo." Insisti, não me importava de dormir numa camarata de argelinos ou tunisinos.

No dia de Natal, um velho árabe (ponham 50 anos nisso) bateu à minha porta. A camarata estava dividida em cubículos, com um catre e mesinha-de-cabeceira, com paredes que não chegavam ao teto nem ao chão. O árabe ofereceu-me um pequeno bolo: "É tua festa, não é, mon frère?" Lembrei-me, mas não lhe contei, do carregador luandense que anos antes me ensinou a prova do sangue. A prova da igualdade.

Égalité, como se diz naquela França onde estávamos. A mais importante das três palavras importantes, Liberté, Fraternité, Égalité, porque as duas primeiras são intenções para consumar o facto que realmente é a terceira. Somos iguais quer se queira quer não - os homens de todos os tempos e de todos os lugares.

Há lições que nos ficam para a vida. E sobre racismo elas são essenciais. Estou sempre disposto a recebê-las, lições sobre o racismo, tão importante é o racismo. Mamadou Ba, assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, escreveu no Facebook "bosta da bófia", a propósito dos incidentes no bairro Jamaica. O meu jornal, o DN, escreveu isso: que um assessor do BE no Parlamento diz da polícia ser merda. Mamadou Ba respondeu que a notícia do DN "tem um só objetivo: desacreditar a luta antirracista".

O pano de fundo dos incidentes do bairro Jamaica, no Seixal, tem muito de racismo. As condições degradantes em que vivem muitos imigrantes, a falta de representatividade social e política que têm os cidadãos portugueses negros, a ignorância mútua de negros e brancos, o contacto conflituoso nos bairros problemáticos entre jovens negros e forças policiais... Um pano de fundo grave que impede uma obrigação urgente: lutar eficazmente contra o racismo.

Mamadou Ba ao escrever "bosta de bófia" não ajudou nada na luta antirracista. Sobre assunto, o assessor parlamentar do BE parece não ter nada a dizer a ninguém. Digo eu que tive há muito um carregador negro a ensinar-me o essencial.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
23/01/19

.
.


1802.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugal "livre" de descartáveis 
"mais tardar em 2021", diz ministro

O ministro do Ambiente disse esta sexta-feira, na Maia, que "o mais tardar em 2021 Portugal estará livre de palhinhas e garrafas de plástico" referindo-se a um desafio que pretende lançar ao país ainda durante o primeiro semestre deste ano.

João Pedro Matos Fernandes, que falava perante alunos de vários graus de ensino do Colégio Novo da Maia, distrito do Porto, começou por avançar que o projeto 'tara retornável' vai ser alargado este ano, para depois avançar que quer Portugal "livre" de descartáveis no espaço de três anos.
 .
TAMBÉM DESCARTÁVEL
"Queremos que no final de 2021, início de 2022, estejam proibidos em Portugal um conjunto de utensílios de plástico descartáveis como as palhinhas, os misturadores, o talher e os pratos de plástico", disse o governante, em declarações à agência Lusa, à margem do evento.

Questionado sobre qual o planeamento e regras para a implementação desta medida, o ministro do Ambiente e da Transição Energética apontou que conta fazer "a proposta até ao final deste primeiro semestre" para que depois "o país tenha dois anos de adaptação para que isso se conclua".

Quanto à tara retornável, medida que se traduz no depósito em máquinas de embalagem como garrafas de plástico ou latas de alumínio que podem ser trocadas por vales de desconto, Matos Fernandes apontou que este ano vão ser instalados 50 equipamentos em todo o país.

"É um absurdo que se esteja a fabricar com um material indestrutível um bem que se usa uma só vez. Tudo o que é descartável tem mesmo de abandonar a nossa economia e sociedade no menor número de anos possível", disse o ministro.

Antes, perante dezenas de alunos que tiveram a oportunidade de lhe fazer perguntas e ficaram a saber que o sonho do ministro era ser professor de filosofia, Matos Fernandes disse que quer levar a todos os portugueses as preocupações ambientais e elegeu a construção de saneamento básico como o projeto que mais evoluiu nos últimos 25 anos.

"Há 25 anos só 50% da água era boa para beber e agora 98,9% é potável. Portugal tinha 65 praias com bandeira azul e agora tem 325. Somos líderes no mundo no fazer e no gerir a rede de saneamento básico", disse o governante que já sobre energias renováveis disse que o país "pode progredir bastante em todas as áreas, sobretudo na solar".

"É preciso combater a ideia de que o sustentável é caro" foi outra das ideias mais frisadas por João Pedro Matosos Fernandes.

O ministro do Ambiente visitou o Colégio Novo da Maia para conhecer o A+ Sustentabilidade - A construção de um mundo melhor, um projeto que mobiliza 900 alunos do 1.º ao 12.º anos em torno das questões ambientais.

Matos Fernandes assistiu a várias apresentações, recebeu um saco de papel das mãos dos alunos do 8.º ano que procuraram incentivar a comunidade escolar a trocar o plástico pelo papel, provou paté de cavala graças às preocupações dos alunos de 12.º que lembraram que a sardinha é uma espécie ameaçada, entre outros momentos.

"Este é um daqueles projetos educativos felizes, complexo, mas ao mesmo tempo descomplicado. A disciplina de que não nos podemos mesmo esquecer fora da escola é a sustentabilidade", disse o ministro do Ambiente ao comentar o projeto.

O presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago, elogiou "os grandes projetos que educam para o futuro", enquanto o diretor do colégio, David Pinto, falou da "urgência de formar cidadãos críticos e com espírito empreendedor".

* Mais uma promessa de ministro absolutamente descartável.

.
.
3-Falsidade.com 
3.2-IDADE, SEXO, LOCAL





FONTE:  tbrsete


.
.


O Smartphone mais sexy de 2018



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Espargo não só gourmet

Produtores nacionais querem fomentar o cultivo deste vegetal, bem como o seu consumo, sem que se torne numa moda

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras organizou nesta sexta-feira o primeiro Encontro Nacional de Produtores de Espargos, com o objetivo de “despertar o interesse” pelo cultivo deste alimento, acreditando que tem um “enorme potencial”.
.
Em paralelo, pretende “desconstruir” a ideia de que a utilização do espargo está confinada à alta cozinha, ou seja, conetado com uma vertente gourmet, e torná-lo acessível à generalidade da população, lê-se num comunicado.

Produtores nacionais querem fomentar o cultivo deste vegetal, bem como o seu consumo, sem que se torne numa moda

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras organizou nesta sexta-feira o primeiro Encontro Nacional de Produtores de Espargos, com o objetivo de “despertar o interesse” pelo cultivo deste alimento, acreditando que tem um “enorme potencial”.
 Em paralelo, pretende “desconstruir” a ideia de que a utilização do espargo está confinada à alta cozinha, ou seja, conetado com uma vertente gourmet, e torná-lo acessível à generalidade da população, lê-se num comunicado.

No entanto, os promotores do evento salvaguardam que a ideia também não é vulgarizar o seu uso a ponto de se tornar numa “moda” gastronómica, que possa “denegrir a cultura e todos os anos de esforço por parte dos empresários já instalados”, como refere Rui Pinto, diretor da Cooperativa Agrícola – Terras de Felgueiras, citado no mesmo comunicado.

Assim, o mesmo responsável sublinha a importância de se “alertar e sensibilizar o setor para a necessidade de profissionalizar a produção e comercialização do espargo em Portugal”. Rui Pinto reconhece que, no país, “à exceção dos grandes centros – Lisboa e Porto -, o consumo deste vegetal é muito reduzido”.

Em contrapartida, assinala que “os principais clientes do espargo nacional são Espanha e França, onde é um produto com muita aceitação, apreciado de várias maneiras”. Do ponto de vista gastronómico, a Cooperativa recorda que os espargos “integram as refeições de várias formas, como entradas, nas sopas, saladas, acompanhamento de pratos ou sob a forma de soufflé”.

Originários da Ásia, estes alimentos também têm propriedades nutricionais que os organizadores do encontro fazem questão de destacar: baixos em calorias, isentos de colesterol, ricos em potássio, importantes fontes de fibras solúveis e ácido fólico, ricos em vitamina C e B e em ferro.

* Somos apreciadores incondicionais de espargos e em casa não há conhecimento para a confecção da apelidada 'alta cozinha'.
Mas pare-se de se brincar com os valores nutricionais dos alimentos e de falar mal do colesterol. O colesterol no cérebro em doses baixas provoca doenças mentais. A grande virtualidade duma alimentação saudável exige que seja variada e sem grandes restrições para uma pessoa com padrões de saúde equilibrados. A publicidade aos alimentos precisa de ética.

.
.
Valas ft. Raquel Tavares

Estradas No Céu


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Navio patrulha oceânico "Sines" 
aberto a visitas

O navio patrulha oceânico "Sines" pode ser visitado na quarta e quinta-feira, dias 30 e 31 de janeiro, no porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, naquela que é a primeira comissão nos Açores.
De acordo com a Marinha Portuguesa, o NRP Sines vai poder ser visitado no horário das 15 às 17 horas.
.
PONTE DE COMANDO

"Batizado em julho do ano passado”, o navio “tem como principal função a busca e salvamento marítimos, a vigilância marítima, a prevenção e combate à poluição e outras tarefas de interesse público", acrescenta o comunicado da Marinha.

Comandado pela capitão-tenente Mónica Martins e com 48 militares embarcados, o NRP Sines estará em missão no mar dos Açores nos próximos meses.

* Uma visita imperdível.

.
.
5- HISTÓRIA DAS DROGAS


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 e se estende por 2018, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.

BREXIT




* Obrigado GILDA por este esclarecimento


.
.
FRANÇA
Substâncias tóxicas encontradas em fraldas



FONTE:  euronews

.
.

COLUNA DE TRAJANO



* Obrigado TÓ  por este ensinamento

.
.
MUITOS ANOS ATRÁS













.
.
1864
Senso d'hoje
RUI RIO
PRESIDENTE DO PSD
CGD:
 Hipocrisia dos partidos de esquerda



 FONTE: PSDTV


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
Equidnas


Uma mistura de tamanduá, porco-espinho e ave
 .
.

BOM DIA


.>
.
15-TEATRO
FORA "D'ORAS"
IV-HIP HOP'ARQUE



* No Parque Mayer, em Lisboa, numa produção com a assinatura de Marina Mota, HIP HOP 'Arque, que é uma Revista com textos de Francisco Nicholson e Tiago Torres da Silva, conta com um corpo de dez bailarinos e tem direcção coreográfica de Marco de Camilis.

** Sabemos que os vídeos têm imagem de qualidade insuficiente mas são quase três horas de muito humor.


FONTE:   Teatro Português 


.