12/08/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


..
XXXIV-OS RIOS E A VIDA
1- RIO GUADIANA
1.2-A MEMÓRIA DO RIO



FONTE:  Ceder La Serena 
.
.
ACACIA SWIMWEAR 4K
Miami Swim Week 
Swimwear Bikini Fashion Show
2020





FONTE:  SHIFT
.
.
Como funciona a glutamina

FONTE:  Dra. Carolina Beckman

.

VIRIATO SOROMENHO MARQUES

.



Babuínos como nós

O grande filósofo grego Epitecto, escravizado e agredido pelo seu proprietário romano, secretário de Nero, lembra-nos como na humanidade o desprezo e o domínio dos outros não precisou do racismo para existir. Ao longo da história, diferentes e muitas vezes convergentes são as formas de xenofobia, de opressão e exclusão do Outro. Apenas a superioridade na componente militar de cada cultura é o fator decisivo que separa vencedores e vencidos. No dealbar do século XVI, os astecas tinham água canalizada na sua capital, mas Cortés tinha armas de fogo. A lança mais comprida é também inseparável da moderna hegemonia planetária do Ocidente.

Mas isso não é racismo. Para perceber a diferença, importará revisitar os estudos do saudoso Manuel Viegas Guerreiro (1912-1997), sábio pluridisciplinar e conhecedor do mundo. Na sua leitura dos escritos de Pero Vaz de Caminha e de Cristóvão Colombo, o geógrafo português identifica um genuíno desejo de verter na escrita o espanto por povos tão diferentes e desconhecidos (a América foi uma espécie de encontro do 3.º grau), mas nunca abandonando o pressuposto da "unidade psíquica do homem". Em contrapartida, se percorrermos a literatura colonial europeia do século XIX - incluindo os nossos tardios africanistas, que ainda estavam a percorrer os caminhos entre Angola e Moçambique, quando as fronteiras dos impérios europeus em África se decidiam em Berlim -, o racismo está caudalosamente omnipresente. Na descrição dos africanos, os colonizadores europeus, inchados de arrogância, limitavam-se a despejar os seus preconceitos sobre povos que foram considerados sub-humanos. No final do século XV, D. João II fazia alianças e apadrinhava no batismo príncipes dos reinos da África Ocidental. No século XIX, pelo contrário, a aliança tóxica entre uma biologia rústica e um nacionalismo cada vez mais belicista criou o ódio ontológico, que tanto exterminaria milhões pelo trabalho forçado no Congo belga como aniquilaria a aristocracia intelectual judaica, num Holocausto consentido pelas massas que apoiaram o nazismo.

Poderemos e deveremos analisar os dispositivos constitucionais de Portugal, ou de qualquer país, para verificar se neles persiste a presença de elementos discriminatórios de base étnica. Não ouso sequer colocar a possibilidade de o brutal assassínio do artista Bruno Candé Marques ter outro desfecho que não seja o da condenação do homicida, após um regular e rigoroso processo de justiça. Faremos bem. Mas será sempre insuficiente. Dito de outro modo: um país pode não ser racista, à luz das suas normas constitucionais (como é claramente o caso de Portugal), mas manter em simultâneo uma maioria sociológica que partilha ou tolera crenças de teor racista. Em 1953, a descoberta do ADN mostrou que o racismo "científico" é uma fábula. Mas ele alimenta-se do vírus do mal, que não pode ser extirpado. Apenas minimizado pela disciplina do respeito. Na verdade, nós, humanos, ainda não saímos do estaleiro. Partilhamos 94% do material genético com os babuínos. Sem ofensa para os babuínos.

* Professor universitário

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" 08/08/20 

 .

2359.UNIÃO EUROPEIA



2359.UNIÃO



EUROPEIA




.

14-Lura da Psi

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ

14 -Eɾo⳽ ᥱ Tᥲ̂ᥒᥲto⳽_ Iᥒ⳽tɩᥒto⳽ ᑯᥱ ʋɩᑯᥲ 
 ᥱ ຕoɾtᥱ ρᥲɾᥲ Fɾᥱᥙᑯ♥




FONTE:  Universo da Psicologia TV

51.1-HORIZONTES DA MEMÓRIA


.
51-HORIZONTES DA MEMÓRIA
51.1-O Vale do Sousa



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

Delta Goodrem

.
Live at Home Tribute

Delta Goodrem

Together We Are One


.
.
17-CASAMENTOS PRECOCES
1-BANGLADESH
Las niñas esposas: la historia de Mamoni: 




.

TERCEIRA IDADE


IƊOSO OU ƲƐLHO?
.

O HOMEM QUE CAIU DO CÉU

L̷E̷O̷N̷I̷D̷A̷S̷ B̷R̷E̷J̷N̷E̷V̷
(O̷ C̷A̷R̷N̷I̷C̷E̷I̷R̷O̷)


ᎪᏚ ᎪᎡᎷᎪᏚ ᎠᎪ ᏢᎬᎡᏚᏌᎪᏚᎪ̃Ꮻ




FONTE:IlustradaMente

Carnívoro...

 .

NÃO É VEGAN




* Bem Haja JVA por esta iguaria!
.


2426
Senso d'hoje
GUILHERME LEITE
DIRECTOR "SALOIA TV"
ACTOR, ESCRITOR
SINTRA:Factos sobre uma
"campanha" no jornal SOL


FONTE:  Saloia TV

Uma Fera

.
UMA "FÉÉÉRA"


.
.

BOM DIA


.

100.𝒳𝐼 - ᙏᥱ⳽ຕᥱɾ



100-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼 - ᙏᥱ⳽ຕᥱɾ



Sιɴopѕe:

No século XVIII em Viena , Franz Anton Mesmer acredita poder curar pessoas apenas modificando algo energético no interior de seus pacientes; 
no entanto, as únicas que parecem ter alguma tipo de melhora são as jovens senhoras que ele ajuda. 

Seus métodos controversos e suas consequências levam-no a deixar Viena e seguir para Paris. 

Uma vez lá, e demonstrando seus métodos únicos para proporcionar uma cura aos pacientes, é censurado pelos demais médicos.

Eleɴco:

Alan Rickman Franz Anton Mesmer 
Amanda Ooms Maria Theresia Paradis 
Donal Donnelly Doctor 
David Burke Doctor 
David Hemblen Dr. Ingehousz 
Simon McBurney Franz 
Gillian Barge Frau Mesmer 
Peter Dvorsky Dr. Deslon 
János Gosztonyi Footman 
István Szilágyi Coachman 
Anna Thalbach Francisca 
Caroline Holdaway Felicity 
Heinz Trixner Barão de Horka 

FONTE:
LibertaMENTE com LEANDRO MOTTA