01/05/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

* A ver vamos daqui a nove meses!

 .

ᗪIᗩS ᗪᕮ Gᖇᕮᐯᕮ



Dɪʀᴇᴄ̧ᴀ̃ᴏ:
Aᴅɪʀʟᴇʏ Qᴜᴇɪʀᴏ́s
Pʀᴏᴅᴜᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 
Aɴᴅᴇʀsᴏɴ Fʟᴏʀɪᴀɴᴏ

𝔈𝔩𝔢𝔫𝔠𝔬:
𝔇𝔦𝔩𝔪𝔞𝔯 𝔇𝔲𝔯𝔞̃𝔢𝔰,
𝒲𝔢𝔩𝔩𝔦𝔫𝔤𝔱𝔬𝔫 𝒜𝔟𝔯𝔢𝔲,
ℌ𝔲𝔪𝔟𝔢𝔯𝔱𝔬 𝔓𝔢𝔡𝔯𝔞𝔫𝔠𝔦𝔫𝔦,
𝔍𝔬𝔞̃𝔬 𝔅𝔯𝔢𝔞ƙ,
𝔏𝔲ί𝔰 𝒜𝔩𝔟𝔢𝔯𝔱𝔬,
𝔈𝔩𝔦𝔞𝔰 𝔑𝔞𝔰𝔠𝔦𝔪𝔢𝔫𝔱𝔬,
𝔈𝔡𝔪𝔦𝔩𝔰𝔬𝔫 𝔅𝔯𝔞𝔤𝔞

FONTE:  Cinemateca Cinema & Invenção.

.
A FAMÍLIA KENNEDY

Joseph kennedy Jr., John F. Kennedy, Kathleen Kennedy
O trio de Ouro


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/89
CHINA
BARRAGEM A 5 MIL
METROS DE ALTITUDE
No rio Yarlung Tsangpo



(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)

* É um projeto colossal, uma construção sem equivalente hoje, que em breve poderá sair do chão. Há alguns meses, o governo chinês deu luz verde à construção daquela que virá a ser a maior barragem hidroelétrica do mundo. Com uma capacidade de 60 gigawatts, a megabarragem de Motuo será três vezes mais potente do que a atual recordista: a Barragem das Três Gargantas. Um projeto louco que vai acontecer no rio mais alto do mundo, com mais de 5.000 metros de altitude: o Yarlung Tsangpo, localizado na parte tibetana dos Himalaias. Aqui, a construtora PowerChina quer construir a maior e mais poderosa barragem hidroelétrica do mundo, a um custo total estimado de 137 mil milhões de dólares. A 25 de dezembro de 2024, a agência de notícias Xinhua anunciou a aprovação governamental deste projeto, que estava a ser discutido há vários anos. Mais um passo na corrida chinesa para construir barragens nos cursos superiores dos grandes rios da Ásia. No entanto, a sua localização é um grande problema para a construção de tal infraestrutura. A nível logístico, obviamente, uma vez que mobiliza a ajuda de engenheiros de todo o mundo, mas também a nível dos direitos humanos. De facto, a barragem pode devastar grande parte da região, destruindo aldeias e templos inteiros e desalojando inúmeras pessoas. Finalmente, a nível geopolítico, a Índia não vê este projecto com bons olhos e está já a preparar a sua resposta. Longe de ser um rio longo e calmo, as razões e as condições para a construção desta barragem incomparável são um maremoto com inúmeras consequências.  
 
 FONTE: Looking 4- 25/04/25

DIOGO BARROS

 .



Nacionalização da EDP
e REN: Lições do Apagão
de 28 de Abril de 2025

O apagão de abril de 2025 deve ser o chamado à ação para que Portugal reavive o seu compromisso com a soberania energética. É necessário afirmar que a energia é um bem público e vital; a sua gestão deve refletir isso.

Em um mundo onde a segurança energética se tornou uma questão central para a soberania de nações, a situação que se desenrolou em Portugal, no dia 28 de abril de 2025 serve como um alerta poderoso. O país enfrentou um apagão que durou mais de 10 horas, deixando a população à mercê da escuridão e colocando em risco a continuidade dos serviços essenciais por dias a fio. Este evento trágico não é apenas um mero incidente isolado; ele expõe as fragilidades de um sistema energético que foi deixado nas mãos de multinacionais e fundos de investimento.

O PS e PSD, bem como restantes partidos de direita, frequentemente defendem que a privatização e a liberalização do setor energético trariam eficiência e preços mais baixos para os consumidores. Mas, como o demonstrou este apagão, a realidade é bem diferente. O "barato" de uma energia controlada por interesses privados pode, na verdade, sair muito caro para a sociedade. No caso português, esse apagão revelou não só a vulnerabilidade da rede elétrica, mas também a falta de um compromisso genuíno com a segurança e a sustentabilidade energética.

O episódio do apagão foi alimentado por diversas falhas de gestão e manutenção das infraestruturas pela EDP (Energias de Portugal) e pela REN (Redes Energéticas Nacionais), entidades que, ao priorizarem lucros em detrimento de investimentos cruciais, deixaram o país em uma situação crítica. O recorte de custos em setores vitais acabou por comprometer a estabilidade da rede, evidenciando a necessidade urgente de um controle nacional sobre a produção e distribuição de energia.

Neste contexto, a nacionalização da EDP e da REN se torna não apenas uma opção viável, mas uma imperativa estratégica. Ao reverter o controle dessas entidades para as mãos do Estado, Portugal poderia garantir um gerenciamento mais responsável e orientado para as necessidades da população. Além disso, essa mudança permitiria um investimento robusto em energias renováveis e sustentáveis, alinhando-se às metas globais de redução de emissões de carbono e desenvolvimento sustentável.

A transição para uma matriz energética verde não é somente uma questão ambiental; ela é uma questão de independência e segurança nacional. As energias renováveis, como solar e eólica, são demais potencialmente abundantes em Portugal, e devem ser exploradas em sua plenitude. Um sistema energético nacionalizado focado em fontes limpas e autossuficientes não apenas fortaleceria a resiliência do país frente a crises futuras, mas também promoveria empregos e desenvolvimento económico local.

Portanto, é hora de reconsiderar a abordagem liberal que entregou o setor energético a interesses privados e estrangeiros. O apagão de abril de 2025 deve ser o chamado à ação para que Portugal reavive o seu compromisso com a soberania energética. É necessário afirmar que a energia é um bem público e vital; a sua gestão deve refletir isso. Somente assim poderemos garantir um futuro onde cada cidadão tenha acesso a uma energia segura, acessível e, acima de tudo, sustentável.

* Activista, Porta-Voz da Humanamente e militante do Bloco de Esquerda de Vila Nova de Famalicão.

IN "ESQUERDA" - 30/04/25

NR: Toda a gente fala de mudança depois do "apagão", antes quem se preocupava?.



4045.UNIÃO


EUROPEIA

 QUE SAÚDE ANIMAL?
Como está a União Europeia
a lutar contra o mais recente
surto de febre aftosa?




FONTE:   Euronews em Português-30/04/25


 putin  HUYLO

putin é um canalha


trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
Grαтιdα̃o

Iɴdepeɴdeɴтeмeɴтe doѕ тrαɴѕтorɴoѕ cαυѕαdoѕ pelo αpαɢα̃o, eѕтαмoѕ recoɴнecιdoѕ α тodoѕ oѕ тécɴιcoѕ qυe eмpreeɴderαм eѕғorçoѕ pαrα α recυperαçα̃o dα eɴerɢια elécтrιcα perdιdα.
Eѕтα ɴoѕѕα ɢrαтιdα̃o ɴα̃o é eхтeɴѕιvel αoѕ ιɴυмeroѕ eɴerɢύмeɴoѕ doѕ ѕυceѕѕιvoѕ ɢoverɴoѕ de Porтυɢαl, qυe crιαrαм υмα αвѕυrdα depeɴdêɴcια dα eɴerɢια elécтrιcα eѕтrαɴɢeιrα.
É prιorιтάrιo oυvιr αѕ declαrαçõeѕ do Eɴɢ Mιrα Aмαrαl
A redαçα̃o
Sαтυrɴιɴo Pιcαɴтe

.

𝒳𝐿𝒱𝐼-OH MAR SALGADO

𝟷-Lαвorαтórιo Sυвмαrιɴo - Projecтo Seαlαв


FONTE:American Experience | PBS
.
Beyoncé
Proud Mary


.


ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
43.4-Dʋplɑ pɑɾɑ ɱɑtɑɾ🔨🔥🔪💃👭


FONTE:MONSTROS ENTRE NÓS



54-CINCO SINTOMAS INCOMUNS DA MENOPAUSA


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
𝟷𝟺-𝒞𝑜𝓃𝓈𝓉𝓇𝓊𝒾𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂 𝐼𝓂𝓅𝑒́𝓇𝒾𝑜
𝟷𝟺.𝟺- 𝒩𝒶𝓅𝑜𝓁𝑒𝒶̃𝑜


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 .

Para cozer os miolos/413

QUE JUSTIÇA?

O salgaɖɔ (ɛx-ƉƉT) 
COMƐTƐU MAIS CRIMƐS Ɛ TƐM MOTORISTA!
O  GAJO, (ex-DDT), ASSALTOU O PAÍS!



Título original: DELFIM SOUSA


FONTE:  LETRAS DE UM CRIME -26/04/25


NR: Bem haja ANABELA DE SOUSA!.

 .

ƁOƇ̧ALƖƊAƊƐ ƬRUMƤƐSƇA




Título original: Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump após crises causadas



FONTE:  UOL-30/04/25.

 .

POSTAL DO DIA
pσɾ LUÍS OSÓRIO
30/04/25
Convidado: MARGARIDA REBELO PINTO
MANU 
não pode ter morrido em vão




FONTE:   Antena 1

 .

JOSÉ GOMES FERREIRA
.
Ɑ mɛŋʈɪɍɑ ɗɔ s̱ɛ́c̱ʊlɔ 


 
 
FONTE:  Nuno Rei

 ..

 
4137
Senso d'hoje
MARIANA MORTÁGUA
COORDENADORA DO
BLOCO DE ESQUERDA
DEPUTADA À A.R.
Recuperar controlo da rede elétrica é o nível mais
 básico de sensatez



FONTE:  Bloco de Esquerda - 30/04/25
.
Aterrorizado!!


.
.

BOM DIA


.