10/03/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
III-A HISTÓRIA 
DO SEXO
  
4- IDADE MÉDIA



FONTE: André Luis Karpinski

..
.


12- LIBIDINOSAS




FIERRA CRUZ

NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
Legionella Gourmet


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.


11- LIBIDINOSAS



ALEXANDRA VOICA 

NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL

.
.


DOENÇAS REUMÁTICAS
.
2- ARTROSE X ARTRITE



Uma interessante série conduzida por Flamarion Gomes Dutra, Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
.


10- LIBIDINOSAS


KHLOE TERAE

NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL

.
.

Robôs vão assaltar
o seu emprego



FONTE: NERDOLOGIA

.
.


9- LIBIDINOSAS



KAYDEN KROSS

NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL

.

LÍDIA PARALTA

.



Bem-vindos ao grau zero

É complicado definir aquilo em que se tornou o nosso futebol nos últimos meses. É uma guerrilha constante, em que se fala mais em justiça e arbitragens e que cansa quem gosta verdadeiramente do jogo. Num dia são e-mails, noutro são posts do Facebook, no dia seguinte já há funcionários alegadamente corrompidos com bilhetes e camisolas para aceder a informações que estão em segredo de justiça. Tudo isto para ganhar um campeonato, para se ter um pouquinho mais de poder.

Por esta altura, estando tudo por provar, só podemos falar de “alegadamentes”. Mas já são muitos “alegadamentes” para isto ser normal. Mas tudo isto é fruto de um país que não gosta de futebol, gosta de três clubes que secam tudo à volta, outros clubes, outras modalidades. É fruto de pessoas que chegam ao futebol para se servirem e de adeptos que deixaram de ter sentido crítico e capacidade de colocar a mão na consciência e recusar certos comportamentos dentro da instituição que apoiam. Ganhar é o último objetivo, naturalmente, mas não interessa também a honra, a seriedade? Ou vá, pelo menos não cometer potenciais crimes? É só uma ideia.

Sinto que o futebol voltou ao grau zero da decência e isso afasta as pessoas. Não sei muito bem qual vai ser o rescaldo de tudo isto, quem vai continuar a acreditar cegamente, quem terá sempre um pé atrás, quem nunca mais conseguirá ver um jogo do campeonato nacional da mesma maneira. O certo é que dificilmente será igual.

 IN "DESTAK"
07/03/18


 .
.


1527.UNIÃO



EUROPEIA



.


8- LIBIDINOSAS


MARKETA

NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL

.
.
O Lado Obscuro de
Madre Teresa de Calcutá


FONTE: #canalguardeiafe


.
.
XXV-VIDA SELVAGEM
5- A História das Lontras Marinhas



FONTE:RICARDO VIEIRA ALVES

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


7- LIBIDINOSAS



SARA URIBE


NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL
.
.
RECORDANDO

Cenair Maica

Baile do Sapucay


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
João Cepeda: 
"Não há no mundo nenhum 
food hall com esta qualidade"

O Time Out Market recebeu o prémio máximo das restauração europeia. João Cepeda, presidente da marca, foi a Hamburgo receber o troféu, mas antes falou ao DN daquilo que torna o seu projeto único e inovador e dos planos para o futuro

São mais de 40 restaurantes e marcas gastronómicas lisboetas sob o mesmo teto, que servem 800 lugares sentados, no interior, e 250 nas esplanadas. Se fosse só isto, o velhinho mas icónico Mercado da Ribeira, em Lisboa, recriado como Time Out Market (TOM) há quase quatro anos, seria apenas mais um food hall como tantos que há na Europa e no mundo. 
 .

Mas o inovador TOM oferece mais do que isso: uma viagem de sentidos que inclui comida portuguesa de excelência, eventos de lazer e aprendizagem de gastronomia. A qualidade e a inovação do conceito levaram o TOM a conquistar o Hamburg Food Service Award deste ano, uma espécie de Óscar da restauração que deixa o presidente da marca Time Out, João Cepeda, "muito orgulhoso".


O que representa para o cofundador do Time Out Market [TOM] vê-lo distinguido com este prémio?
Não há outra recompensa melhor do que as visitas, do que o público, claro. Esse será sempre, para nós, o nosso grande drive, a nossa intenção maior - passar esta imagem de criatividade e de qualidade. Mas depois se, em cima disso tudo, ainda conseguimos ter o reconhecimento dos profissionais do setor e dos melhores profissionais do mundo, tanto melhor, claro. Deixa-nos a todos muito orgulhosos e é daquelas pequenas coisas que nos dão muito mais energia para continuar a fazer mais e melhor.

Que valor acrescentado espera deste prémio e como vai ser capitalizado?
O facto de ser dado à margem daquele que é considerado o certame internacional mais importante da restauração traz, com certeza - e nós sabemos isso pelos prémios anteriores -, muita atenção a este projeto junto dos maiores profissionais do setor. E a verdade é que são as pessoas que se dedicam a esta área os melhores agentes para promover o trabalho que nós fazemos. Conseguimos este reconhecimento porque muita gente desta área que ouviu falar veio ver e acabou por nos promover falando bem ou, às vezes, até replicando ou tentando replicar aquilo que nós fizemos.

Portanto, talvez nem seja preciso grande investimento pessoal e de recursos para capitalizar este prémio.
Não. Nós ficamos sempre tremendamente orgulhosos com os prémios e a verdade é que - tivemos já a sorte, nestes quatro anos, quase, de existência de termos recebido alguns - nunca os capitalizamos de uma forma premeditada. O mercado tem crescido tanto, sempre a um ritmo tão forte, que o nosso esforço tem sido no melhoramento contínuo das condições e da nossa oferta. Até agora ainda não fizemos um grande investimento de marketing, não porque não precisemos - porque acho que ninguém pode ter essa perspetiva, precisamos sempre -, mas porque ainda nem tivemos oportunidade de parar um pouco para ver. Nós sentimos que ainda estamos no primeiro fôlego.

Continua a ter solicitações de espaços que gostariam de estar no TOM?
Centenas. Diariamente somos abordados seja por pequenos agentes seja por grandes grupos, ou por pessoas tanto de Portugal como do estrangeiro. Mas o nosso conceito é muito claro: trazer o melhor da cidade para dentro do mesmo espaço, para debaixo do mesmo teto. O que nós tentamos explicar sempre é que, de acordo com este conceito - que nós tentamos seguir à risca -, não faria sentido trazer nem conceitos de outras partes do país, quanto mais de outras partes da Europa. Claro que há exceções, mas são exceções que confirmam a regra. Em segundo lugar, muitos deles são conceitos de pessoas que acham que podem lançar projetos aqui. O TOM, como conceito, mostra o melhor que há na cidade, ou seja, o que já existe na cidade e, portanto, também não acolhemos novos projetos. Não é plataforma de lançamento, é para os nomes consagrados.

O que faz deste food hall, em concreto, um espaço tão único na Europa?
Em primeiro lugar, a qualidade. Não há na Europa - nem no mundo, já agora - nenhum food hall que tenha a qualidade que nós oferecemos. Isto podia ser subjetivo, até há uns tempos. Hoje em dia, quando três dos nossos chefs têm estrela Michelin, já conseguimos dizer isto como um facto e não como uma mera opinião. Em segundo lugar, diria, o conceito/marca, ou seja, o facto de nós sermos o primeiro projeto do estilo baseado na curadoria editorial. Normalmente os food halls são resultado de uma escolha feita por alguém da empresa que os promove e não de uma escolha editorial. E, em terceiro lugar, para resumir muitas diferenças que temos, eu diria também a parte da cultura. Estamos sentados no Estúdio Time Out, que está acoplado a este projeto, onde decorrem perto de 250 eventos por ano. Além disso, há mesmo no meio da zona da restauração dezenas de eventos todos os anos. Esta componente cultural é absolutamente única do nosso conceito. Ninguém se preocupa com nada, além da comida.

E, além disso, ainda há iniciativas como a Academia e outras, não é?
Precisamente. Eu incluo isso dentro do bolo da cultura. Explicando de outra forma, há food halls neste momento a nascer por todo o mundo, literalmente centenas. Eu diria que nós poderíamos dividir todos em dois grupos: os que estão ligados à conveniência e os que estão ligados à experiência. Mais de 90% deles estarão ligados à conveniência, são espaços, tal como nos centros comerciais, onde nós encontramos oferta muito diversa, melhor ou pior, e onde vamos buscar comida convenientemente adequada aos interesses de uma família, por exemplo. No nosso food hall - pela cultura, pela academia de cozinha e por todas as coisas que nós fazemos a montante da comida -, o que nós queremos não é que as pessoas cheguem cá e achem prático, mas que as pessoas cheguem cá e achem que isto é um destino em si próprio e em si mesmo e que podem passar aqui um bom bocado, aprender, comer, ver uma peça de teatro infantil ou um concerto e, portanto, ter uma experiência muito mais completa e interessante do que teriam num food hall normal.

A ideia de um food hall com os contornos descritos é portuguesa. Como surgiu a ideia?
É 100% portuguesa, é nossa. A ideia surgiu, em primeiro lugar, de um constrangimento: olhando para o futuro dos media - olhando, em concreto, para o futuro da imprensa em papel -, sentimos que tínhamos de fazer mais: em termos de criatividade, naturalmente, e em termos financeiros. Portanto, tivemos esta ideia de ativar a nossa marca, o nosso título, fisicamente. Trazer para a vida real tudo aquilo que eram conteúdos de que falávamos. No início a ambição era muito mais reduzida. No fundo, a ideia era fazer isto num espaço bastante mais modesto - mil metros quadrados, suponhamos - e depois acabou por nos surgir esta oportunidade que nos forçou um pouco a avançarmos com a loucura, primeiro, de fazermos os sete mil metros quadrados que temos e concretizar isto tudo. Foi assim que nasceu.

Que balanço faz dos primeiros quatro anos que o TOM completa em maio?
Podemos avançar que, no ano passado, voltámos a crescer e registámos 3,6 milhões de visitantes e posso dizer que hoje, no início de março, continuamos a crescer. O balanço, de facto, é extraordinário, é muito gratificante, porque superou as expectativas até dos mais otimistas - e eu era um deles [risos]. A verdade é que acho que nunca ninguém imaginou que uma ideia como esta pudesse chegar onde chegou. Nós conseguimos. Claro que fruto de muito trabalho e daquelas coisas todas que se atribuem ao sucesso dos projetos, mas é sobretudo fruto de coragem e boas ideias.

Planos de expansão em Portugal, há? E para onde?
O presidente da Câmara do Porto e os restantes vereadores mostraram-se favoráveis a um projeto que nós propusemos para a Estação de São Bento, no Porto. Ainda não está aprovado, falta a UNESCO pronunciar-se sobre o projeto do arquiteto Souto de Moura, que nós contratámos, e faltará depois, obviamente, uma série de licenciamentos, próprios deste tipo de processo. Tenho muita esperança de que esse projeto possa seguir em frente, acho que tem condições para ser, respeitando as devidas proporções, um êxito tão grande como este de Lisboa. E sendo eu natural do Porto, obviamente também que teria um prazer grande, quase emocional, em conseguir ser bem-sucedido na minha cidade natal.

Já se disse que o conceito do TOM está a ser replicado além-fronteiras. Onde?
Já é público que temos três projetos em andamento nos EUA - Miami, Boston e Chicago. São os três que já estão anunciados. Estamos em luta pelo do Porto e temos outro em Londres que também estamos a batalhar. Portanto, já são muitos projetos que estamos a tentar fazer ao mesmo tempo e contamos abri-los nos próximos anos, o mais breve possível, obviamente. É esse o nosso esforço, no momento. Mas estamos sempre a avaliar possibilidades no mundo inteiro.

Como é que um jornalista com 15 ou 16 anos de carreira, na altura, salta para um projeto destes?
O jornalismo é uma profissão curiosa que, sei agora, esconde muitos bons empresários. Porquê? Não pela apetência das pessoas pelos números, mas por pôr em marcha planos criativos, ideias. O jornalismo permitiu-me ter sempre uma grande vantagem que foi nunca me cansar: uma história nova é ter uma realidade nova, é dedicar-me a uma nova realidade, novas pessoas. Isso, para mim, é sempre muito necessário, é fundamental para me manter entusiasmado. O mundo empresarial - e isso foi uma surpresa para mim, confesso - também tem isso: permite-nos criar novos conceitos, pô-los em marcha e, no sítio certo, ter essa "comida" para a alma, esse campo para trabalhar coisas novas. Portanto, o que posso dizer? Gosto muito do jornalismo, vou considerar-me sempre jornalista de profissão (era o meu sonho desde os 8 anos), mas percebi, a uma certa idade, que aquilo que eu fazia melhor era criar coisas, era ter ideias e concretizá-las. E é isso que eu gosto de fazer.

Planos para o futuro, há algo de novo ou de diferente na calha?
Fazer estes mercados no mundo inteiro é um projeto enorme e imenso. É a isso que eu me dedico a full time neste momento - sobretudo aos projetos nos EUA e no Porto, por me ser tão caro. Além disso, aquilo que posso dizer é que tudo aquilo que fiz nos últimos dez anos, pelo menos desde que cofundei a Time Out em Portugal, teve um papel grande (imodestamente, acho eu) em mudar a perceção que as pessoas têm da comida em Portugal. E isso parece-me uma missão muito digna - não me parece uma coisa pequena, parece-me uma coisa de elevadíssima importância nacional. E eu gostaria de estar associado a isso em mais frentes, no futuro, mas não tenho pressa nenhuma.

Mas não parece ser esta já uma ideia concretizada e, portanto, estar na hora de uma ideia nova?
Há muitas ideias a melhorar, dentro deste grande espectro. Mas não, não me parece concretizada, acho que ainda há muito para fazer. Quando eu digo que a comida portuguesa pode estar ao nível das grandes, a palavra "pode" tem de ser sublinhada. Não o está. Não estamos ao nível de uma Espanha nem de uma França ou de uma Itália e temos muito que caminhar até podermos estar sequer próximos.

O que significa isso de a comida portuguesa não estar ao nível da espanhola ou da italiana?
Em termos de reputação, em termos de reconhecimento no exterior.

Quando chega lá fora, para tratar destes projetos, como é recebido?
Tenho dito a muita gente, com responsabilidades neste país, que podia estar o dia inteiro a contar-lhes histórias que os deixavam orgulhosos e felizes. Lembro--me perfeitamente das primeiras reuniões que tive, há três anos e qualquer coisa, e da diferença que há, neste momento, em relação a Portugal. A subida do nosso nível de reconhecimento internacional é espantosa. É talvez difícil, hoje em dia, participar numa reunião com mais de cinco pessoas onde não haja pelo menos uma que ou esteve Portugal nos últimos meses ou pondera estar nos próximos meses. Isto mostra que isto é muito mais do que uma moda, é "a" tendência do momento. Não há outra no mundo, em termos de viagens e de turismo e de interesse geográfico, tão forte como neste momento é Portugal. E isto é uma oportunidade única que nós podemos aproveitar ou, para sempre, lamentaremos ter desperdiçado.

* Já viajámos um pouco pelo mundo e nunca vimos um espaço de comida tão grande com tanta qualidade, vale uma visita.

.
.
6-PROSTITUIÇÃO
OS SUPERMERCADOS 
DO SEXO


ÚLTIMO EPISÓDIO

Documentário que investiga o negócio da venda de sexo e a realidade da prostituição, com destaque para países como a Bélgica (onde existe um enorme número de bordéis muito pouco discretos), Espanha (onde um clube para uma clientela selecta ultima os pormenores para a inauguração) e França (onde abrem, por todo o lado, "casas de massagens" geridas pela comunidade chinesa).


EXIBIDO PELA "SICNOTÍCIAS" EM 2012 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE"


FONTE: m244986



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
 HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Militares espancam detido em Cascais 

Seis guardas de Alcabideche, um bombeiro e um civil acusados

Conhecido por ‘Pamplona’, o homem de 32 anos, referenciado e tido como violento, foi detido e levado para o posto por militares da GNR de Alcabideche, Cascais, a 20 de junho de 2015.
.
Saiu horas depois e foi apresentar queixa à PSP do Estoril, alegando ter sido espancado. Seis militares foram agora acusados pelo Ministério Público, bem como um bombeiro e um civil – o queixoso.

Pamplona foi detido pela suspeita de, com outras pessoas, ter agredido seis militares de folga no bairro Novo de Alcoitão. Agressões que levaram um militar ao hospital.

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, os militares regressaram ao local e detiveram o civil. Já no posto foi alvo de "um número indeterminado de golpes, com objetos de natureza contundente".

* Não precisamos de "pamplonas" travestidos com fardas de GNR.

.
.
TOMEMOS CONSCIÊNCIA
Como metais minerados por crianças podem 
acabar no telemovel que carrega no bolso



FONTE: BBC Brasil


.
.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Assunção Cristas: 
“Temos de estar um passo à frente
 na preparação das eleições”

A líder do CDS-PP realçou, durante a sua intervenção no congresso, que o partido é alternativa às esquerdas unidas e a António Costa.

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, já fez a sua intervenção no congresso dos centristas. A centrista afirma que o partido é alternativa às esquerdas unidas e a António Costa e realçou a importância do partido estar um passo à frente na preparação das eleições.
.
Assunção cristas acusou as esquerdas unidas de “gerirem o dia-a-dia”, de “esconderem a austeridade” em áreas como a saúde e os impostos e ainda de ser “incapaz de baixar a carga fiscal” e de “aumentar a dívida pública”.

A líder do CDS-PP acredita que é possível ao partido chegar a outro patamar salientando o trabalho que os centristas têm feito, em várias áreas, nos últimos tempos.

“O programa eleitoral não é feito apenas por nós”, destacou Assunção Cristas. A líder do CDS-PP referiu ainda que é necessário um “sentido de urgência” de fazer as coisas bem feitas para as legislativas.

* E assim se cumpre o 37ª curso de cristandade do PP, quase anémico.

.
.
UNIÃO EUROPEIA
Como funciona a política de coesão



FONTE: EURONEWS

.
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Descubra a igreja portuguesa 
anti-papa Francisco

As missas em latim regressaram e revelam o movimento conservador que está a crescer no País. Atraem jovens fiéis e sacerdotes que aprendem o ritual em segredo. Um desafio ao estilo do Papa Francisco.

Quase todas jovens, na casa dos 20 anos, as raparigas tiram da carteira um lenço branco bordado e cobrem a cabeça. Ao final da tarde daquela sexta-feira, 12 de janeiro, o grupo alinha-se na Igreja de Nossa Sra. da Conceição Velha, em Lisboa. Sentam-se nos bancos castanhos corridos e preparam-se para assistir a uma missa à antiga, celebrada em latim, seguindo os rituais tradicionais e rigorosos.
 .
No altar, de costas para os fiéis, o padre Hugo Santos, 41 anos, comanda o rito, enquanto os presentes, rapazes e raparigas, rezam de dedos entrelaçados. Predomina um silêncio intenso, só por vezes interrompido por um sussurrar, em latim, em resposta às orações do sacerdote. Na mão, seguram o pequeno livro de capa preta, um missal para os ajudar a seguir a cerimónia. O ambiente é pesado, solene, apesar das cores vivas que decoram o altar e das vestes alegres do padre que usa uma casula romana, indumentária obrigatória para esta missa antiga. Aqui não se descuida o tom cerimonial – em contraste com a imagem modesta do Papa Francisco.

Conhecida como tridentina (desde o Concílio de Trento, no século XVI) ou missa do rito romano na sua forma extraordinária, esta não é uma eucaristia comum e pacífica entre os católicos. Mas, desde há cinco meses, ela realiza-se todos os dias, exceto ao domingo, na paróquia de São Nicolau, em Lisboa. Foi a resposta da Igreja Católica nacional à adesão, cada vez maior, dos portugueses a esta missa dos velhos tempos, abandonada depois do Concílio Vaticano II (1962-1965). E esta foi também uma forma de evitar que muitos fiéis passassem a frequentar os oratórios da Fraternidade São Pio X, uma organização ultraconservadora que tem tido alguns conflitos com o Vaticano – mas que, por celebrar a eucaristia desta forma, está a cativar muitos católicos.

“A maneira de fazer missa é a parte visível da diferença doutrinal que existe”, admite o padre Samuel Bon, 45 anos – que há dois anos lidera a Fraternidade em Portugal –, considerando que os católicos adeptos do ritual antigo defendem a tradição e não gostam das mudanças que o Vaticano está a impor. “Quem defende esta missa deve necessariamente opor-se também às mudanças do Concílio Vaticano II, pois foi aí que se criou a missa nova”, diz, não disfarçando o incómodo com o estilo progressista do Papa Francisco. “Quando se quer agradar a toda a gente, acaba-se por não se agradar a ninguém.”

No último ano, garante, a quantidade de portugueses a procurar a Fraternidade aumentou de tal forma que a organização teve de começar a realizar três missas ao domingo, duas em Lisboa e uma em Fátima, além das cerimónias diárias. E prepara-se para abrir uma nova igreja, em Marvila, com 200 lugares.

Um culto ainda a medo
Pedro Froes, 21 anos, estudante da Universidade Católica, costuma ir às missas nas igrejas da diocese de Lisboa, tanto às comuns como às tradicionais, em São Nicolau, mas por vezes assiste também às da Fraternidade. Não aprecia que lhe chamem conservador, prefere o termo tradicionalista, e não esconde a satisfação ao observar que “todos os dias estão a aparecer pessoas novas na missa em latim”.

Vasco Câmara, 22 anos, começou a frequentar esta cerimónia, em São Nicolau, há apenas quatro meses. “Tem mais espiritualidade”, diz o jovem, que se tornou presença assídua. “Tento ir todos os dias”. Por isso, na segunda-feira, 15 de janeiro, era de novo um dos fiéis que ao final da tarde rezava em latim. Costuma estar rodeado de colegas da mesma idade, algumas raparigas com véus na cabeça – um acessório usado pela ala conservadora, branco para as solteiras, escuro para as casadas. Num dos bancos, nessa segunda-feira, estava também Manuel, com pouco mais de 20 anos, que é acólito nas cerimónias. Quase todos têm receio de falar. “Não tenho medo da Igreja, porque perseguidos já nós somos; tenho é medo da reação das pessoas”, justifica outro estudante.

Esta missa não é do agrado dos bispos, mas está a ganhar popularidade desde que, em 2007, o Papa Bento XVI esclareceu que nunca esteve proibida, como alguns julgavam. E agora há crentes a apresentar pedidos em várias dioceses – o médico de família Francisco Lopes Vilaça, 29 anos, chegou a lançar uma petição pública a solicitar ao Cardeal-Patriarca que a autorizasse na Sé de Lisboa.
Ao mesmo tempo, está “a crescer o número de sacerdotes, especialmente os mais novos, a aprender o rito às escondidas e a celebrar missas”, explica um padre que a costuma rezar.
 .
Para muitos, o sucesso desta liturgia é sinal do crescimento do movimento conservador. A maioria dos que a frequentam e celebram são defensores da tradição na eucaristia e na postura da Igreja, confirma Paulo Mendes Pinto, professor de Ciência das Religiões (ver entrevista). Muitos assumem que certas decisões do Papa Francisco estão a aumentar o desconforto – como a que abre a porta à comunhão dos recasados e que neste mês levou o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, a publicar um documento com os requisitos para que os casais possam ser acolhidos na diocese.

“Se, até hoje, 265 papas disseram uma coisa e se um Papa diz outra, prefiro estar com os 265. Há aqui uma contradição”, afirma Pedro Froes, ressalvando que, apesar disso, ama e reza pelo atual sumo pontífice. Tal como Froes, os jovens que frequentam as missas em latim admitem que o Papa Francisco lançou “confusão” e “ambiguidade” na Igreja quanto à comunhão dos que são casados pela segunda vez (ou mais). Mas, para eles, não há dúvidas: os recasados não podem comungar. “A maioria das pessoas que participa na missa antiga move-se em meios religiosos que olham para o Papa Francisco com muita desconfiança”, adianta Mendes Pinto.

Movimento em crescendo
Pelo mundo, o fenómeno repete-se: no Brasil, este movimento começou a surgir um pouco por todo o país, notou há já três anos uma reportagem do jornal O Globo; e no Reino Unido, segundo a Sociedade pela Missa em Latim de Inglaterra e Gales, o número de liturgias tradicionais disparou, passando de 26 em 2007 para 157 em 2012. A revista The Economist, numa reportagem sobre o movimento conservador, relatou como este fenómeno estava a atrair jovens tradicionalistas ativos nas redes sociais e em blogues. “É impressionante este movimento. Em Cracóvia [Polónia], fui a uma missa destas ao domingo; cheguei 
15 minutos e já não tinha um lugar sentado. Em Roma, a igreja também estava cheia”, descreve Pedro Froes.

Todos rejeitam ser anti-Papa Francisco, mas vão dando sinais claros de discordância. Pedro Froes, por exemplo, assume que admira Raymond Burke, o cardeal dos EUA, conhecido em todo o mundo como um dos principais opositores do atual Papa. Foi um dos quatro cardeais que escreveram a dubia, uma carta em que pedem ao sumo pontífice que esclareça a questão da comunhão dos recasados.

Quando o cardeal veio a Portugal, em novembro de 2017, foi recebido com entusiasmo pelos meios conservadores. Azeredo Lopes, 64 anos, um católico de Coimbra responsável pela editora Caminhos Romanos, que editou o livro do cardeal, foi um dos que o acompanhou de perto. Seguidor das ideias de Burke, Azeredo apresentou recentemente, com um conjunto de católicos da diocese de Coimbra, um pedido ao bispo Virgílio Antunes, para que possam ter uma missa em latim. “Não é obrigatório pedir autorização. Fizemo-lo por uma questão de zelo, mas ainda estamos à espera”, conta, assegurando que há uma clara resistência dos bispos. “É inexplicável, pois foi assim que a missa se celebrou ao longo de dois mil anos”, lamenta.

“Houve um grande mal-estar dos bispos em relação à vinda desse cardeal”, diz, por seu lado, Eduardo Almeida, um jovem de 20 anos ultraconservador e antigo seminarista, que começou a frequentar a Fraternidade e que é um dos elementos mais ativos nas críticas ao Papa no meio católico. “Quer agradar mais à sociedade moderna do que aos católicos”, refere o jovem, contando que, quando estava no seminário em 2015, já ia com um colega, “às escondidas, a uma missa antiga”. Hoje em dia, revela, costuma participar num grupo que está secretamente a ensinar alguns seminaristas do Porto e de Braga a celebrar missa em latim. “Nos seminários não se fala desse ritual”, nota, explicando que o aprendeu quando esteve uns tempos em França e em Itália, no Instituto Cristo Rei. “Por isso, fui acólito do cardeal Burke na missa em latim que ele celebrou na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na Foz do Porto.”

Sinais por todo o País
Todo este movimento, que passa pelas missas em latim, críticas às posições mais modernas do Papa e apoio a religiosos como o Burke, não agrada à hierarquia da Igreja em Portugal, que através dos bispos tem dado alguns avisos subtis a vários sacerdotes, conta um pároco conservador. Apesar disso, alguns padres diocesanos decidiram dar a cara e estiveram ao lado de Burke, em Fátima, quando ele passeou pelo Santuário com um manto vermelho 
de 15 metros. Entre eles estava um sacerdote da diocese de Coimbra, Manuel Vaz Pato, 
de 29 anos, e outro de Aveiro, Hélder Ruivo, de 31 anos. Usavam barrete preto, acessório apreciado pelos mais tradicionalistas.
.
“Sim, fui a Fátima vê-lo”, confirma Manuel Vaz Pato, admitindo que gosta de usar “vestes antigas”, como fez na sua ordenação, em que foi de capa e batina. E também na primeira missa que celebrou, em que chegou com um capelo – um chapéu preto – e usou incenso durante a cerimónia. Para ele, ao contrário de muitos outros padres e bispos, fez todo o sentido Burke andar a passear pelo Santuário com um manto vermelho. “É uma tradição. O Papa João 
Paulo II, enquanto cardeal, também o usou”. Manuel Vaz Pato não se incomoda de ser visto como conservador. “Eu e muitos padres da minha geração temos como referência papas como João Paulo II e Bento XVI, que são muito sólidos”, diz. E Francisco? Manuel Vaz Pato responde assim: “Este Papa é muito diferente.”

A forma de vestir é uma maneira de transmitir essa ideia. São vários os padres que, mesmo nas missas normais que celebram, fazem questão de usar algo que os associe a esta forma mais conservadora de estar. No dia em que um padre de Aveiro celebrou a sua primeira missa, vários colegas apareceram com trajes mais tradicionalistas. Foi o caso de João Vergamota, da paróquia da Encarnação, em Mafra, que envergou uma sobrepeliz, um manto rendado, hoje em desuso, e dos sacerdotes Diogo Correia, pároco em Peniche, e Paulo Pires, da Azambuja, que se apresentaram de batina, marcando a diferença para os colegas modernistas que se vestem à civil e usam gravata.

Todos estão a aprender ou aprenderam a celebrar em latim. Vaz Pato, assim como outros sacerdotes da mesma geração, já foi dar a missa à Igreja de São Nicolau, em Lisboa. E, há um ano, liderou uma cerimónia em latim na Igreja de São Vicente de Fora, também na capital, a convite de um grupo de fiéis, monárquicos, que quiseram homenagear D. Miguel nos 150 anos da sua morte. “A missa antiga remete para o sagrado e não a torna profana, ou seja, comum e vulgar”, defende, garantindo que também sente um crescimento dos conservadores entre os jovens padres. “Há, pelo menos, quatro seminaristas portugueses – dois deles de Coimbra e os outros de Lisboa – que decidiram ir para o estrangeiro para seminários tradicionais”, onde aprendem o ritual antigo.

O padre admite que esta missa é a face visível do crescimento dos defensores de uma igreja mais tradicional e deixa um recado: só razões de ordem ideológica fazem perseguir diferentes formas de estar na Igreja, não compreendendo a falta de resposta da Igreja portuguesa. “Os fiéis que querem esse tipo de eucaristia deviam ter esse direito.” O mesmo pensa o padre Hélder Ruivo, da diocese de Aveiro. Tem 31 anos e conta que, muitas vezes, celebra missa antiga para si próprio. São dois dos padres mais conservadores da Igreja e integram um grupo que se costuma reunir às segundas-feiras, dia de folga dos sacerdotes. “Partilhamos as mesmas preocupações”, conta outro padre diocesano, que pede anonimato por ter receio.
.
Quando se juntam, conversam sobre a importância desta missa em latim, das ameaças à doutrina e da falta de formação tradicional dos seminários nacionais. Foi essa questão que levou o seminarista Lourenço Ribeiro e Castro a ir para Itália. “Ele identifica-se com outra forma de estar na Igreja”, conta a mãe. Leonor Ribeiro e Castro, 63 anos, conheceu a missa tridentina no ano passado através do filho e, desde então, aproximou-se da Fraternidade São Pio X. Em sua casa, em Fátima, tem uma capela, onde, conta, costumam ir, em segredo, muitos sacerdotes celebrar esta missa. “Agora até vou mudar o altar para que o padre possa dar a missa de costas.”

A Igreja dividida
Para os progressistas, celebrar a eucaristia desta forma é “virar as costas ao mundo”. Para os tradicionalistas, significa a “verdadeira forma de tornar Jesus Cristo o protagonista da celebração”, defende um sacerdote de Lisboa que se revê neste movimento conservador, mas que prefere ficar à parte por considerar que a tensão entre os padres está a aumentar. 
“O ambiente dentro da Igreja está a ficar tenso, resultado do extremar de posições”, diz, notando que, alguns padres, sabendo do mal-estar que a visita de Burke causou aos bispos, surgiram ao seu lado, com trajes ortodoxos, ao mesmo tempo que os liberais não pouparam críticas públicas ao cardeal. Foi o que fez o Bispo das Forças Armadas, Manuel Linda. Num texto de opinião publicado na revista da Agência Ecclesia, e ao falar da missa velha dada por Burke no Santuário, o bispo referiu-se a “pavões de cauda armada” que têm “gestos barrocos e bacocos”, que praticam “rituais mais esotéricos” e que usam “indumentária de circo, composta por capas magnas estapafúrdias”. E ainda, referindo-se aos que gostam da missa tridentina, falou de “latins e latinórios, rendinhas e rendilhados, vénias e salamaleques.”

“Neste momento, há uma divisão clara”, acrescenta outro sacerdote, também conservador, de uma diocese no Centro/Sul do País. Jovem, aprendeu a missa velha no YouTube. É assim que muitos se instruem. Não aceitam que se esteja a banalizar a religião, como dizem. “Não faz sentido que hoje em dia se cantem os Parabéns a Você na missa, que os noivos vão para o altar ou que os leigos façam as leituras”, considera o padre, dizendo que isso significa “não cumprir as leis” da Santa Sé.
.
Todos os que praticam o ritual antigo consideram estar “a respeitar” a tradição e as normas, mas receiam assumi-lo e, por isso, fazem-no discretamente – com exceção do padre Geraldo Morujão, de 87 anos, da diocese de Viseu, que todas as semanas a celebra para um grupo restrito de fiéis. “Eles pediram ao bispo, mas, como não obtiveram resposta, eu acabei por ajudar”, conta, explicando que, como não está colocado em nenhuma paróquia (é assistente regional do Corpo Nacional de Escutas), celebra na capela, em Viseu, a que pertence o seu irmão José, de 79 anos.

"Ele nem pode ver isso. Não entende como é que se pode querer dar a missa em latim. Mas como sou o irmão mais velho, não me diz que não”, esclarece Morujão, garantindo que o ritual antigo dá um sentido “mais sagrado, transcendente e divino” ao momento, estando a conquistar muitos sacerdotes. “Ainda recentemente esteve cá um padre Fernando António, de Lisboa que me ajudou na missa”.

Ultraconservadores
De norte a sul do País, há cerimónias destas, mas a maioria tem lugar em capelas privadas e em locais discretos. A Igreja de São Nicolau é a única que as disponibiliza diariamente. São, em regra, celebradas pelo padre Hugo Santos, que foi capelão da Universidade Católica, mas de onde saiu em junho de 2017, tendo o Cardeal- -Patriarca substituído-o por Miguel Vasconcelos, um padre mais progressista. Agora, Hugo dedica-se a liderar estas missas. Tudo começou depois de, em 2014, “várias dezenas de leigos cristãos” terem entregado uma petição para que “se passasse a celebrar a Missa do Rito Romano na Forma Extraordinária”, explica Mário Pedras, responsável da paróquia de São Nicolau.
.
Em 2015, depois de autorizado pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, o ritual foi disponibilizado aos sábados. A afluência levou a que, pouco depois, já se celebrasse três vezes por semana. Agora, em setembro de 2017, passou a ser diária, menos ao domingo – o dia de missa mais importante para os católicos. Apesar disso, quando a VISÃO pediu para fazer uma reportagem, Mário Pedras respondeu: “Não tenho interesse em divulgar isso.”

“Foi uma forma de tentar esvaziar a Fraternidade São Pio X que começou a ficar cada vez mais cheia”, considera Ludgero Bernardes, 60 anos. Este escrivão do Tribunal da Relação de Lisboa passou anos a frequentar missas modernas e chegou a ser catequista. “Mas, depois, quando estudei teologia, descobri a verdade”, afirma, pondo até em causa a popularidade do Papa Francisco. “Agora na visita ao Chile viu-se que não é assim tão amado pelo povo”, alega, explicando que se estava “à espera de 400 mil fieis e só apareceram 80 mil”.

No domingo, dia 21 janeiro, Ludgero chegou, bem-arranjado e com o seu missal em latim debaixo do braço, à sede da Fraternidade São Pio X em Lisboa, numa moradia na estrada de Chelas, junto à Penha de França. Enquanto a missa não começava, esteve a conversar com outros membros da organização. Conhecem-se todos, ou quase. Na hora da missa, entram e os que cabem sentam-se numa das 15 filas do pequeno oratório de paredes amarelas e tetos brancos trabalhados. Os outros ficam espalhados pelo corredor. Há mulheres, jovens e crianças de lenço na cabeça. Alguns homens estão de fato, como Duarte Machado, 20 anos. “Vou assim para os sítios solenes”, conta.

A ouvir a homilia do padre Samuel, que compara os leprosos aos pecadores, está, entre outros, um jovem casal: Diogo, 32 anos, e Sara, 22, que espera um filho. Casaram-se em maio de 2017, na Igreja de São Nicolau, com uma missa antiga. “Mas o padre que ia casar-nos desistiu dois meses antes.” Então, eles tiveram de pagar a um religioso para vir de Londres. São conservadores. Não gostam das missas desleixadas, dizem.

Maria de Lurdes, uma angolana de 38 anos, que está em Portugal a tirar o mestrado em técnicas laboratoriais, explica que, quando descobriu, pela internet, que este tipo de missa existia, ela sentiu-se “traída pela Igreja”. Sobre o Papa Francisco, resume o pensamento de quase todos os que se movem neste meio ultraconservador: “Prefiro não dizer nada, para não pecar.”

* A teia emaranhada da tarântula.

.