15/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
.


65-SUBTILEZAS
O que é consciência?



RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
4-DE.GELO
by Companhia de Dança Siameses



* De.Gelo, da Companhia Siameses, trata do envelhecimento, falando-nos da transformação entre estados humanos e, principalmente, da metamorfose corporal, a todos inevitável. Como enfrentaremos e como enfrentamos o envelhecimento, como enfrentar o inexorável da vida em sua força e fragilidade? Maurício de Oliveira parte destas complexas questões e nos apresenta respostas transformadas em uma dança construída de flexibilidade e fôlego, em dinâmicas onde os ritmos são nuançados e a utilização de direções espaciais mudam constantemente: movimentos. Três intérpretes movem-se quase sem trégua, com partes de seu corpo apontando para todos os planos e sentidos do palco. Movem-se como se a energia de cada um, ao preencher tanto espaço de maneiras variadas, fosse o fluxo de vida pelo qual se processa a transformação da matéria.

Ficha Técnica:
Direção e Coreografia: Maurício de Oliveira 
Assistente de Coreografia: Alessio Silvestrin
Bailarinos: Maurício de Oliveira, Marina Salgado e Natália Fernandes 
Cenografia: Maria Duda e Zé Silveira 
Iluminação: Domingos Quintiliano 
Operador de Luz: Ricardo Schers | 
Figurino: Adriana Hitomil 
Trilha Sonora: Gil Assis 
Produção: Cássia de Souza
Direção de Produção: Luzes e Magia Produções Culturais


.
.

HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Mensagem póstuma de 
Stephen Hawking é um alerta

O cosmólogo britânico Stephen Hawking avisa, numa mensagem póstuma transmitida esta segunda-feira no lançamento do seu último livro, em Londres, que a ciência e a educação estão ameaçadas no mundo.

A obra "Breves respostas a grandes perguntas", que compila as últimas reflexões do cientista sobre o Universo, foi apresentada em Londres pelos filhos Lucy e Tim.
.
O físico teórico considerava que a educação e a ciência estavam "em perigo agora mais do que nunca", mencionando a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e a saída do Reino Unido da União Europeia como parte de uma "revolta global contra especialistas, incluindo cientistas".

Na mensagem, Stephen Hawking voltou a exortar os jovens "a olharem para as estrelas e não para os pés", assumindo que a ciência ainda necessita de superar grandes desafios, como as alterações climáticas, a extinção de espécies, a desflorestação, a degradação dos oceanos e o excesso de população.

Nas palavras da filha Lucy, emocionada por escutar novamente a voz do pai, "Breves respostas a grandes perguntas" resume-se a "um apelo à unidade e à humanidade" para "encontrar soluções" para os desafios do mundo.

Lucy Hawking contou que o pai, antes de morrer, em 14 de março, se manifestava preocupado ao afirmar que "quando os desafios globais requerem uma maior união e cooperação" as pessoas assumem um pensamento "cada vez mais local, fragmentado e dividido".

O livro, que foi concluído por colegas de Stephen Hawking e família, procura responder a questões como se existe Deus, como começou tudo, se se pode prever o futuro ou o que há dentro de um buraco negro.

Para o cosmólogo britânico, segundo a filha, o mais importante era "responder às grandes perguntas de uma maneira acessível, divertida e relevante para todo o mundo".

Tim Hawking, o filho mais novo, preferiu realçar no lançamento mundial da obra, no Museu da Ciência de Londres, um dos locais favoritos do físico, a sua faceta mais humana, a de que também se preocupava com os assuntos do dia-a-dia dos filhos.

Stephen Hawking, que sofria de uma doença neurodegenerativa que o deixou numa cadeira de rodas e a comunicar através de um sintetizador de voz, morreu com 76 anos.

As suas cinzas estão depositadas na Abadia de Westminster, em Londres, entre as sepulturas do físico Isaac Newton (1643-1727), que formulou a lei da gravitação universal, e do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que postulou a teoria da evolução das espécies por seleção natural.

* Um homem como poucos.

.
.

HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
OE 2019: 
Conselho das Finanças Públicas 
.tem “reservas”

Instituição liderada por Teodora Cardoso refere que o cenário macro "não pode ser considerado o mais provável ou um mais prudente". 

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) manifesta reservas sobre as previsões macroeconómicas traçadas pelo Governo para o Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019). “Em resultado da análise efetuada, o Conselho das Finanças Públicas endossa, ainda que com reservas, as previsões macroeconómicas subjacentes à Proposta de Orçamento do Estado para 2019”, lê-se no parecer a que o Dinheiro Vivo teve acesso. 
 .
A justificar estas dúvidas, o CFP refere que apesar de as projeções para 2019 estarem “enquadradas dentro dos limites de previsões prováveis, contemplam riscos descendentes acrescidos para o crescimento da economia, que são oriundos em particular da previsão da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo)”. Ou seja, a instituição liderada por Teodora Cardoso tem dúvidas sobre a previsão do investimento inscrita no cenário macroeconómico sobre o qual assenta o Orçamento para o próximo ano.

No documento, que será anexado à Proposta de Lei do Orçamento, o CFP refere que “o cenário macroeconómico subjacente não pode ser considerado como o cenário mais provável ou um cenário mais prudente.”
 O Conselho das Finanças Públicas sublinha que as reservas “devem-se essencialmente à falta de informação complementar solicitada e não fornecida atempadamente ao CFP.”

* A dra. Teodora Cardoso é uma pessoa séria bem como os elementos da equipa que lidera.

.
.
XXVI- MEGA MÁQUINAS

4-SUPER AVIÕES



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Turbo.
No entanto estabelecemos a dúvida, esta "máquina" é uma demonstração de força ou uma cobertura para o medo?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
João Rendeiro condenado a cinco anos
 de prisão com pena suspensa

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi condenado, esta segunda-feira, a cinco anos de prisão com pena suspensa por falsidade informática e falsificação de documentos, caso pague 400 mil euros à associação Crescer.
.

O ex-administrador do BPP Paulo Guichard foi, por sua vez, condenado a quatro anos e três meses de pena suspensa na sua execução se pagar 25 mil euros à associação Os anjos, também por falsificação de documentos e falsidade informática.

Salvador Fezas Vital, outro dos antigos administradores do banco, foi condenado, também pelos mesmos dois crimes, a três anos e seis meses de prisão, mas a pena será suspensa se pagar 15 mil euros à Associação Cais.

Paulo Lopes, que também pertencia ao conselho de administração do BPP, foi condenado pelos mesmos crimes a um ano e noves meses de pena suspensa, enquanto o ex-administrador Fernando Lima foi condenado a um ano de cadeia por falsidade informática, estando obrigado ao pagamento de uma multa de 5,4 mil euros.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou ainda outros processos judiciais, um por suspeitas de burla qualificada e outro relacionado com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancárias.

* Eis que a Justiça consagra a história bem sucedida dum falsário e vigarista, enquanto noutro local uma mulher violada é cúmplice da violação sofrida.

.

RUTE AGULHAS

.






Os pais não podem andar nus
à frente dos filhos?

O corpo despido dos pais deve ser escondido e tapado, sob pena de as crianças poderem ver e ficar traumatizadas. Pode até ser considerado um abuso sexual! É isto o que muita gente pensa.

Por isso, os pais fecham bem as portas da casa-de-banho e do quarto, andam enrolados em toalhas até se vestirem e todo este processo é vivido com muita preocupação e ansiedade. Ai se a toalha cai. Ai se as crianças veem…

Muitos pais – especialmente homens – evitam ainda sentar os filhos ao colo, uma vez que isso implica, necessariamente, contacto entre o rabo da criança e a zona genital dos pais (ainda que por cima da roupa).

Esta preocupação é mais frequente nos homens porque a tolerância social ao contacto físico entre as crianças e as mulheres é maior. Acredita-se (erradamente) que os abusadores sexuais são sempre homens. Mas não são. E quando os pais estão em conflito e um deles observa algum destes comportamentos no outro… podemos ter alegações de abuso sexual.

Estas são ideias ainda enraizada em muitos pais e mães, que procuram evitar a todo o custo que os filhos os vejam nus. E vivem rodeados de cuidados, associados a um medo crescente sobre eventuais alegações de abuso sexual. Que as crianças sintam esta exposição como algo negativo ou, ainda, que terceiros a percepcionem dessa forma.

O abuso sexual de crianças e jovens é um tema cada vez mais abordado, e ainda bem, sensibilizando a comunidade para a existência desta forma de mau trato, que é transversal a todas a classes sociais e estatutos sócio-económicos. Não é exclusivo das famílias pobres e disfuncionais e, mais, os agressores sexuais não se identificam a «olhómetro». Não são, necessariamente, estranhos-feios-porcos-e-maus. Não. Na maior parte das vezes são pessoas próximas do círculo relacional da criança, familiares ou amigos da família. Pessoas de confiança.

Por um lado, esta sensibilização da comunidade é muito importante, na medida em que permite desmistificar ideias erradas e, consequentemente, aumentar a probabilidade de estas situações serem precocemente identificadas e sinalizadas.

Aumentar conhecimentos sobre o abuso sexual e promover competências para a sua detecção e para saber lidar com o mesmo são os grandes objectivos da prevenção primária de natureza universal.

Por outro lado, é importante evitar os alarmismos. Os alarmismos são perigosos na medida em que aumentam a ansiedade e conduzem a comportamentos desajustados. E há que ter cuidado com os alarmismos em relação à nudez dos pais.

Ver os pais nus apenas poderá ser enquadrado como abuso sexual se a essa exposição estiverem associadas motivações sexuais (por exemplo, com toques ou conversas de natureza sexualizada, em que se pretende que o adulto ou a criança experimente algum prazer sexual). Caso contrário, não podemos falar em abuso sexual.

Outra coisa, bem diferente, é a necessidade de privacidade. À medida que crescem, é natural que as crianças se sintam incomodadas com este comportamento por parte dos pais, e vice-versa. Passam a fechar-se as portas, a não querer que se entre no seu espaço sem pedir licença. E a privacidade deve ser respeitada, pelo que os pais devem perceber em que momento este comportamento (muitas vezes, um hábito familiar que não é abusivo) deve ser repensado.

Por sua vez, sentar os filhos ao colo é maravilhoso, quer para os filhos, quer para os pais. Estamos a falar de um comportamento de cuidado, que transmite afecto positivo. O toque é muito securizante para a criança e fortalece os vínculos afectivos entre pais e filhos. E quem não gosta de colo?

E a velha ideia de mimo a mais não existe. O mimo quer-se em doses exageradas, superlativas, absolutas e sem qualquer contenção ou limites.

Assim, deixemos de lado esta ideia errada de que os pais têm de se controlar na forma como interagem com os filhos, sob pena de qualquer comportamento poder ser interpretado como potencialmente abusivo.

Importa clarificar, saber distinguir o que é, e o que não é, abuso sexual, para que pais e filhos possam viver a sua relação de uma forma tranquila, espontânea e, por isso mesmo, mais saudável e estruturante.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
14/10/18

.
.


1699.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"DESTAK"
Perda de mamíferos nos próximos 50 anos levará cinco milhões de anos a recuperar 

Muitas espécies de mamíferos vão desaparecer nos próximos 50 anos se nada for feito pela sua conservação, e a natureza poderá demorar três a cinco milhões de anos a recuperar essa perda, conclui um estudo hoje divulgado. 
.
Uma equipa de cientistas das universidades de Aarhus, na Dinamarca, e de Gotemburgo, na Suécia, chegou a esta conclusão a partir de simulações computacionais sobre a evolução das espécies e de dados sobre a evolução das relações e do tamanho das espécies de mamíferos sobreviventes e extintas.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica PNAS, a evolução das espécies não está a acompanhar o ritmo a que as espécies estão a desaparecer. 

* Mas ninguém tem a coragem de elaborar estudo sobre a extinção do "homo stupidus", nós.

.
.
Os Grandes Egípcios

Cleóptra/1



Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

6. Esboços de Frank Gehry


Frank Gehry adora fazer esboços: é o início do seu processo de trabalho. E foi este amor pelos esboços que deu a Pollack as primeiras pistas para o seu documentário. A partir dos esboços originais de Gehry para cada um dos seus projetos mais importantes, o filme explora o modo como Gehry transforma estes desenhos abstratos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita-cola, e depois no seu resultado final -edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra. Esboços de Frank Gehry, o filme sobre o reconhecido arquitecto Frank O. Gehry, é o primeiro documentário de longa-metragem do realizador Sidney Pollack. Gehry e Pollack são amigos há muitos anos e foi Gehry quem pediu ao cineasta que assinasse este filme sobre a sua carreira. 


FONTE:  Reabi(li)tar


.
.
HOJE NO 
"i"
Riade ameaçou e Trump recuou na
.atribuição de responsabilidades

O presidente dos EUA disse que jornalista saudita poderá ter sido morto por “assassinos por conta própria” e diz que negação de Riade foi “muito, muito forte”

O presidente norte-americano, Donald Trump, referiu-se à possibilidade de terem sido “assassinos por conta própria” os responsáveis pelo desaparecimento (e possível morte) do jornalista saudita Jamal Khashoggi, de 59 anos. A especulação surgiu após o chefe de Estado ter telefonado ao rei saudita, Salman, para lhe perguntar se o reino estava envolvido no desaparecimento. “A negação foi muito, muito forte”, disse Trump aos jornalistas. “Parece-me que talvez tenham sido assassinos por contra própria. Quem sabe?”.
.
Ontem, estava marcada uma visita para recolha de provas pela polícia turca no consulado saudita em Istambul, na Turquia, para se apurar se Khashoggi terá sido torturado e morto no edifício. Horas antes, uma equipa de limpeza, com material e batas, entrou no consulado.

O jornal turco “Daily Sabah” avançou com a possibilidade de o relógio Apple de Khashoggi ter gravado o som do “interrogatório, tortura e assassínio no iphone e na cloud”. No entanto, a distância entre o interior do consulado e o iphone, que se encontrava no exterior, levanta dúvidas sobre essa possibilidade. “Parece muito mais provável que tenham [as autoridades turcas] outros meios para descobrirem o que andam a fazer os diplomatas estrangeiros e que seja uma história de encobrimento útil”, escreveu o analista de tecnologia Rory Cellan-Jones na BBC.

A breve conversa telefónica entre Trump e Salman foi uma tentativa de se evitar a escalada da tensão diplomática entre aliados próximos, depois de no domingo Riade ter ameaçado com “uma punição ainda maior” se fosse alvo de sanções por Washington. “O reino reitera a sua total rejeição de qualquer ameaça ou tentativa de o debilitar, quer através de ameaças de sanções económicas ou do uso de pressão política”, afirmou uma fonte oficial do reino à agência SPA, referindo ainda que a “economia saudita desempenha papéis vitais e influentes na economia global”. Um claro aviso sobre os riscos de um eventual aumento do petróleo nos mercados internacionais, relembrando o choque petrolífero de 1973, quando Riade (e a OPEP) o fez em protesto pelo apoio ocidental a Israel durante a Guerra do Yom Kippur.

O telefonema não foi a única ação para minimizar as tensões. Trump também ordenou ao secretário de Estado, Mike Pompeo, que se dirigisse “imediatamente” à capital saudita, segundo um breve comunicado do Departamento de Estado.

O líder da Casa Branca tem sido pressionado para cancelar o acordo de venda de armas a Riade, no valor de 110 mil milhões de dólares nos próximos dez anos, mas, no sábado, garantiu que seria “insensato” desfazer o acordo. “Apenas nos estaríamos a prejudicar”, afirmou à margem de um comício no Kentucky, referindo-se aos postos de trabalho que o negócio mantém. Mas nem por isso deixou, no mesmo dia, de enviar um forte recado ao seu aliado numa entrevista ao programa “60 Minutos”: “Vamos chegar ao fundo disto e haverá duras punições”, ainda que tenha acrescentado que “ninguém sabe” se responsáveis sauditas estiveram envolvidos no desaparecimento do jornalista. 

Ontem, Trump livrou Riade 
de qualquer responsabilidade.
Relembre-se que o reino está envolvido, desde 2015 e com o apoio tácito dos EUA, numa guerra no Iémen, precisando de armamento para a levar a cabo. Em troca do acordo, Riade mantém o preço do petróleo baixo, contribuindo para melhores condições na economia mundial. Além disso, a Arábia Saudita ganhou  importância geoestratégica acrescida por Washington estar a tentar cortar o fornecimento de petróleo iraniano aos mercados internacionais, tornando-os completamente dependentes do petróleo saudita. O reino produz dez milhões de barris por dia, afirmando-se como o maior produtor mundial. Se decidir diminuir a produção diária ou aumentar o preço, a economia mundial irá sofrer, principalmente os EUA, que, por sua vez, caminham para as eleições intercalares de novembro. A subida do preço da gasolina em solo norte-americano poderá custar votos aos republicanos num momento de intensa polarização política com os democratas.

O petróleo sempre foi o principal instrumento da política externa saudita e Riade já o usou mesmo contra si em prol de outros objetivos. Nos últimos anos, desceu o preço do petróleo a pedido dos EUA, mesmo que o seu défice aumentasse.  Em 2018, Riade disse estar confortável com o barril nos 81 dólares, quando as previsões de défice do reino apontavam para os 7,3% do PIB. Segundo o FMI, para que Riade pudesse equilibrar as suas contas públicas precisaria de vender cada barril entre os 85 e os 87 dólares.

* Já se sabia que Donald Trump era um mestre em cobardia, forte só com os fracos, este recuo confere-lhe o doutoramento em "merdicas"


.
.

D.A.M.A

Oquelávai


.
.

HOJE NO 
"A BOLA"
Djokovic ameaça liderança de Nadal

Novak Djokovic, vencedor do Masters 1000 de Xangai, encurtou distâncias para Rafael Nadal na liderança do ranking ATP.
.
O sérvio, que beneficiou da derrota de Roger Federer nas meias-finais do torneio chinês para ascender ao segundo lugar da hierarquia mundial, soma agora 7445 pontos, a escassos 215 do espanhol, que comanda com 7660 pontos.

De resto, não se registou qualquer outra alteração entre os dez primeiros classificados.

Borna Coric, finalista em Xangai, subiu 13 posições, posicionando-se agora no 13.º lugar.

Classificação dos 10 primeiros:
1. Rafael Nadal (ESP) 7660 pts
2. Novak Djokovic (SER) 7445 (+1)
3. Roger Federer (SUI) 6260 (-1)
4. Juan Martin Del Potro (ARG) 5860
5. Alexander Zverev (ALE) 5025
6. Marin Cilic (CRO) 4185
7. Dominic Thiem (AUT) 3825
8. Kevin Anderson (RSA) 3775
9. Grigor Dimitrov (BUL) 3440
10. John Isner (EUA) 3290

* Os 3 primeiros no ranking são de outra galáxia, 4370 pontos separam o primeiro do décimo.


.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/7
3- Indústria e Comercialização
do Pescado




* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.

Cubanos debatem legalização 
do casamento homossexual




FONTE:  euronews

.
.

Facebook 
Hackers acessaram dados de
 29 milhões de usuários




FONTE:  afpbr

.
.
Sangue palestiniano 
à venda em Wall Street



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
142-NO GINÁSIO
AEROHIIT PARA PERDER MEDIDA/1 



COM PROFESSORA LIRA BUENO

* Importante é não parar. Dividimos estes 24 minutos de cultura física em 2 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora LIRA BUENO teve o máximo cuidado no vídeo que elaborou. Se ao fim dos 2 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1762
Senso d'hoje
CAMILA COSTA
JORNALISTA
BBC NEWS-BRASIL
"Bolsonaro x Haddad"
Como segundo turno pode ser
 decidido na 'disputa da rejeição'




FONTE:  BBC News Brasil


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
 MESTRE EM JENGA


.
.

BOM DIA


.
.


70-CINEMA
FORA "D'ORAS"
VI-CORRUPÇÃO



FONTE: Trovão 13


SINOPSE
Corrupção é um filme português que nasceu da ideia de João Botelho, realizador de cinema, fazer uma película baseada no livro best-seller, Eu, Carolina. O livro conta os meandros do futebol português, escrito pela ex-companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado. O filme foi protagonizado pela atriz de vinte e quatro anos, Margarida Vila-Nova, na personagem de Carolina, porém com um nome diferente (Sofia) e pelo ator de sessenta e seis anos Nicolau Breyner, que interpretará 'Presidente', uma personagem inspirada pelo presidente do Futebol Clube do Porto. O filme estreou nas salas de cinema em 2007. 


Margarida Vila-Nova - Sofia 
Nicolau Breyner - Presidente 
António Pedro Cerdeira - Inspetor Luís 
Suzana Borges - Magistrada 
André Gomes - Advogado do Presidente 
João Ricardo - Empresário 
Ruy de Carvalho - Juiz Presidente 
Miguel Guilherme - Presidente dos Árbitros Virgílio Castelo - Vice-Presidente 
Miguel Monteiro - Diretor da Polícia Judiciária 
José Eduardo - Almirante 
José Raposo - Inspetor da PJ 
João LagartoFigueira 
Filipe VargasAgente PJ 
Alexandra Lencastre - Mãe de Sofia 

E ainda: Sónia Balacó, João Cabral, Rita Blanco,Paula Guedes, Luís Soveral, Paula Lobo Antunes, Rui Morrison, Adérito Lopes, Eurico Lopes, Dinarte Branco, João Catarré, Paulo Filipe, Carlos Costa, Jorge Sequerra, Guilherme Lopes, Teresa Ovidio e João Loy, entre outros. (WIKIPÉDIA)

.