09/02/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

 ..

XL-OS RIOS E A VIDA
1- RIO VIZELA
DA NASCENTE À FOZ/3
UM CAMINHO DE AMOR



FONTE:   Manuel Mendes Marques

NR: Este precioso documentário datado de 1990/91 é exemplo de que quando se quer o trabalho de excelência aparece. Provavelmente paisagens aqui reproduzidas já não existem fica o registo histórico para o futuro. BEM HAJA 
.
. .

MAISE WILEN
FALL WINTER
New York Fashion Week
2021/22 


FONTE:  FF Channel
.

 .

IIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

3 - Números no Egipto Antigo



* Professor: João Bosco Pitombeira

FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: Mais um extraordinário professor, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.
.

JOSÉ COSTA

 .




A protecção de dados 

começa em cada um de nós

É fundamental que empresas e utilizadores elevem a cibersegurança a outro patamar e adotem medidas de controlo mais robustas para evitar incidentes que podem ter, em muitos casos, consequências irreversíveis.

“Os dados são o novo petróleo” – já todos nós nos cruzámos com esta frase. Por isso, não é de admirar que estes sejam, cada vez mais, recolhidos e tratados em qualquer atividade que realizemos diariamente, seja ela virtual ou não.

Se, por um lado, esses dados são fundamentais para que as empresas possam proporcionar serviços mais direcionados, constituem também um sinal de alerta, caso não sejam devidamente utilizados, sendo por isso fundamental aumentar a consciência por parte dos cidadãos acerca dos riscos relacionados com o tratamento dos dados. Quase todos utilizamos, seja por motivos pessoais ou até profissionais, aplicações tais como as redes sociais que, pela sua natureza, têm já acesso a uma quantidade enorme de informação.

Nos últimos anos, especialmente em 2021, temos assistido a inúmeros casos de violação da privacidade de dados dos utilizadores. Isto revela, por um lado, a falta de compromisso que ainda existe, por parte de muitas entidades, em relação à recolha e tratamento dos dados e, por outro, um baixo nível de conhecimento ao nível da utilização das várias plataformas e aceitação de termos e condições das mesmas.

Inicialmente, quando as cookies foram idealizadas, tinham como principal objetivo melhorar a nossa experiência online ao permitir memorizar as preferências do utilizador, entre outras funcionalidades. Contudo, hoje são, muitas vezes, condições de navegação impostas pelas plataformas e que, em caso de recusa, limitam o acesso à informação, levando a que o utilizador, quase inconscientemente, as aceite, sem compreender efetivamente as permissões que está a dar.

Por esta razão, é cada vez mais importante conhecer o modo de atuação desta recolha de dados para que possamos, de facto, proteger-nos, seja enquanto utilizadores pessoais ou colaboradores de uma empresa.

É cada vez mais frequente nos questionarmos, ao descarregar uma aplicação de uma rede social, uma loja de roupa, ou até mesmo um jogo, porque motivo somos confrontados com a hipótese de disponibilizar acesso aos contactos, imagens ou câmara – sendo que nenhuma dessas funcionalidades é realmente necessária para o seu funcionamento.

Se hoje em dia, e mais do que nunca, a utilização dos dados é fundamental para as empresas perceberem qual a jornada do consumidor, a verdade é que muitas aplicações, especialmente aquelas em que o acesso é gratuito, servem-se dos dados dos utilizadores como “forma de pagamento” – e por isso requerem atenção redobrada.

Contudo, as ameaças vão muito além disto. Surgem também os apelidados “piratas informáticos” com o objetivo de condicionar a atuação, especialmente das empresas, recolher informação confidencial e, em casos mais extremos, culminam em pedidos de resgate. Por esta razão, é necessário que, tanto as empresas como os utilizadores, elevem a cibersegurança a outro patamar e adotem medidas de controlo mais robustas de forma a contornar e evitar incidentes que podem ter, em muitos casos, consequências irreversíveis.

Neste campo, o conhecimento é a melhor arma contra qualquer tipo de investidas. Quanto melhor conhecermos os métodos e técnicas destes cibercriminosos, melhor conseguiremos proteger-nos.

Seguir as recomendações das plataformas, tais como definir palavras-passe fortes, longas, que incluam várias combinações de caracteres, que sejam diferentes nas várias contas, assim como a utilização de métodos de autenticação multifator, é fundamental para que sejam mais difíceis de comprometer. Além disso, outras práticas essenciais são manter o software sempre atualizado, utilizar firewalls e antivírus, não abrir emails e links com conteúdo suspeito e utilizar  apenas websites que forcem comunicações seguras (https).

O dia 8 de fevereiro, Dia da Internet Segura, marca por isso um momento importante de reflexão, para que todos entendamos que a segurança dos dados, sejam dados pessoais ou organizacionais, começa em cada um de nós.

* Chief Security Officer, Critical Software

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 08/02/22.

 .



2893.UNIÃO


EUROPEIA


COVID 19
Que papel político podem desempenhar 
os movimentos antivacinação? 
O PAPEL DA IMBECILIDADE!!!!


 
FONTE:   euronews
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
92 - Exρᥱɾɩຕᥱᥒto ᑯᥱ Aɠɾᥱ⳽⳽ɩʋɩᑯᥲᑯᥱ/
Aρɾᥱᥒᑯɩⱬᥲɠᥱຕ SoᥴɩᥲꙆ


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
82-HORIZONTES DA MEMÓRIA
82.4- Um Algarve Diferente


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Rodrigo Lourenço e Gisela João

"Louca"


The Voice Portugal 2021 - Final

.

.

2-TAYTU BETUL
A imperatriz que fundou 
Addis Abeba, na Etiópia




FONTE:   DW Português para África.

 .

 𝓐 𝓜𝓪𝓲𝓸𝓻 𝓕𝓵𝓸𝓻 𝓭𝓸 𝓜𝓾𝓷𝓭𝓸

 𝗝𝗢𝗦𝗘́ 𝗦𝗔𝗥𝗔𝗠𝗔𝗚𝗢

 10- S̷U̷É̷C̷I̷A̷



* Leitura por  Emma Hernborg Universidade de Estocolmo

 FONTE: Camões I.P.

 * A nossa modesta homenagem a JOSÉ SARAMAGO .

 .

Ⲇ ⲊⳘⳖⲒꓓⲆꓓⲈ ⲂⲄⲆⲚⲤⲆ ꓓⲞ ⲈⲚⲤⲞⲂⲄⲒⲘⲈⲚⲦⲞ

 Bento XVI acusado de encobrir abusos na igreja


 FONTE:   Band Jornalismo.


 Bento XVI pede perdão a vítimas de abusos

 

 FONTE:   AFP Português 

 É PRECISO TER LATA 


* É fixe pertencer a esta organização, sexo com fartura..



Ⲟ⳽ 15 ⳳⲓ́𝖽ⲉⲟ⳽ ⲙⲇⲓ⳽ ⳳⲓ⳽ⲧⲟ⳽ 𝖽ⲟ Ⲩⲟⳙⲧⳙⲃⲉ
ⲇⲟ ⳑⲟⲛⳋⲟ 𝖽ⲟ ⲧⲉⲙⲣⲟ -2012/2020

FONTE:TheRankings

 .

λMβIGUIDλDΣS

.

.

2971
Senso d'hoje
JORGE COSTA 
DIRIGENTE DO B.E. 
LICENCIADO EM JORNALISMO
AUTOR DE
 "OS DONOS DE PORTUGAL"
Sobre a queda eleitoral do BE



* Entrevista conduzida por ANA SÁ LOPES na rubrica "INTERESSE PÚBLICO"


FONTE:   PÚBLICO.
.
SOCORRO!!!


.
.

BOM DIA

.
.

31 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒱𝐼-𝑉𝑎𝑚𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑀𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎𝑠


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐶𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎, 𝑒𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑓𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑃𝑎𝑠𝑜, 𝑐𝑜𝑚 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎𝑑𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑎𝑢𝑙 𝑆𝑜𝑙𝑛𝑎𝑑𝑜. 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎-𝑛𝑜𝑠 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑢𝑚 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑐𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑒𝑠. 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑎 𝑡𝑒𝑚 𝑜 𝑣𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑒́ 𝑡𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑗𝑢𝑙𝑔𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑟 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒...


FONTE:Ricardo Cardoso