14/07/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
150-ARTE ARRISCADA
MILK IS RACIST
Intérprete:
Lady Alchemy 
Espaço
Siberian Sex Circus
Produção
Donna Trumplova





FONTE:  Donna Donatella 
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/22

22.3-Ilhas artificiais do Dubai



FONTE: Universo do Documentário
.
.
HOJE  NO
"O JORNAL ECONÓMICO"
Companhias aéreas e gestora de aeroportos incorrem em multas até 
três mil euros se não cumprirem 
regras de rastreio de passageiros

A ANA – Aeroportos de Portugal fica obrigada a efetuar o rastreiro de temperatura corporal por infravermelhos a todos os passageiros que cheguem ao país. Já as companhias aéreas ficam obrigadas a exigir em países considerados de risco um comprovativo de realização de teste para “despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque”.

Assim, passa a ser obrigatório que os os passageiros de voos com origem em países considerados de risco epidemiológico apresentarem no momento de partida “um comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque”, segundo o comunicado do Conselho de Ministros que teve lugar esta terça-feira.
 .

Ao mesmo tempo, a ANA – Aeroportos de Portugal fica obrigada a “efetuar, nos aeroportos internacionais portugueses que gere, o rastreio de temperatura corporal por infravermelhos a todos os passageiros que chegam a território nacional e implementar as respetivas medidas de proteção e contenção”.

O Governo esclarece que estas regras não são aplicáveis aos aeroportos da Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Por cada passageiro que embarque sem demonstrar teste laboratorial Covid-19 negativo, ou dispensa da sua necessidade, incorre numa multa entre 500 a 2.000 euros. Quem incumprir na obrigação de rastreio de temperatura corporal por infravermelhos a todos os passageiros que chegam a território nacional, incorre numa coima entre 2.000 a 3.000 euros.

Segundo o Governo, o cumprimento destas obrigações será fiscalizado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

* O valor da multa será considerado pelas companhias aéreas e pelas gestoras de aeroportos como uma gorjeta ao Estado, cujo governo continua a pensar "poucochinho".

.
.
XIII - DITADORES
4- KING II SUNG
ASSASSINO NORTE COREANO



FONTE:  DOC Play 
.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Baixo consumo de peixe durante 
gravidez pode afectar neurodesenvolvimento das crianças

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mostra que um baixo consumo de peixe durante a gravidez pode ter impacto negativo e afectar o neurodesenvolvimento das crianças, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a FMUP avança hoje que o estudo mostra que uma alimentação insuficiente em ácidos gordos ómega 3 tem “impacto negativo do desenvolvimento dos cérebros dos bebés”, sendo o período mais crítico entre o terceiro trimestre da gravidez e os primeiros seis meses de vida.
 .

O estudo, coordenado pela professora Margarida Figueiredo Braga, revela ainda que a carência destes ácidos gordos nos bebés, em especial nos nascidos antes das 37 semanas de gestação, pode originar um “pior desempenho cognitivo e da linguagem, menos habilidades motoras, menos competências sociais e comunicacionais e mais problemas de comportamento”.

Citada no comunicado, Margarida Figueiredo Braga afirma que “uma ingestão baixa de peixes ricos em DHA (ácido docosahexaenoico) pode comprometer o neurodesenvolvimento” das crianças, associando-se a Perturbações do Espetro do Autismo e a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). 

Nesse sentido, os investigadores acreditam que um consumo mais elevado de peixe durante a gravidez e a amamentação até aos seis meses de idade (uma vez que os ácidos gordos também estão presentes no leite materno ainda que em quantidades “altamente variáveis”) estão relacionados com “um melhor desempenho neurocognitivo das crianças”.

“Há mesmo evidência de que uma ingestão adequada de ómega 3, através quer do peixe quer da amamentação, pode conferir alguma proteção contra o autismo”, refere a FMUP, acrescentando poder também “prevenir ou mitigar os sintomas de Hiperatividade e Défice de Atenção”.

Apesar disso, Margarida Figueiredo Braga salienta que são necessários “mais estudos que clarifiquem o papel dos ácidos gordos neste tipo de perturbações e que prevejam quais as grávidas e crianças que mais irão beneficiar com uma suplementação ou otimização da dieta”.

No comunicado, a FMUP acrescenta ainda que as autoridades de saúde aconselham às mulheres que estão a tentar engravidar e às grávidas o consumo de duas a três porções de peixe, preferencialmente com menor teor de mercúrio, por semana.

O estudo contou também com a participação de investigadores do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

* Grávidas do meu país, leiam um bom conselho.

.

Desafio em Dose Dupla - Peninsula de Yucatan

.
Desafio em Dose Dupla
5.3- Peninsula de Yucatan


  VITOR PLAY
.
.
HOJE  NO
"EXPRESSO"
Rui Moreira e Fernando Madureira
 juntos ao almoço para combinar 
“festa exemplar, à Porto”

O presidente da Câmara do Porto e o líder dos Super Dragões juntaram-se, esta terça-feira, num restaurante da Foz, para combinar os festejos do título. Conta Fernando Madureira que o almoço surgiu por acaso.

O líder histórico dos Super Dragões avança ao Expresso que Rui Moreira lhe pediu para que o título nacional do FC Porto seja celebrado com “civismo”, sem grandes ajuntamentos, com distanciamento social e com todos os adeptos de máscara. Fernando Madureira, tal como o presidente da Câmara do Porto, quer fazer “uma festa exemplar”. “À Porto!”, diz o líder da claque portista.
.
NÃO HÁ FOTOS DO ALMOÇO DE HOJE
O encontro, segundo 'Macaco', aconteceu quando almoçava, na Foz, com um amigo comum, tendo Rui Moreira, líder do Conselho Superior portista, eleito na lista de Pinto da Costa, acabado à mesma mesa. O FC Porto poderá já festejar o título nacional, o segundo da era Sérgio Conceição, já esta noite, caso o Benfica não vença ao Guimarães, na Luz, ou amanhã se o FC Porto não perder com o Sporting, no Dragão.

Já esta segunda-feira, o presidente da Câmara do Porto deixou numa mensagem de vídeo um apelo aos portuenses e portistas para que, dada a proximidade do fim do campeonato e da final Taça de Portugal, mantenham o mesmo civismo e atitude responsável que têm adotado nos últimos meses. Por isso, neste ano atípico, as celebrações e concentrações devem ser evitadas, de forma a honrar os sacrifícios que, individual e coletivamente, os cidadãos têm sabido fazer em tempos tão difíceis como o que o país e o mundo atravessa.

* Para um almoço de cavalheiros só faltava mesmo o Sindika Dokolo, marido da "zeduzita" e grande amigo da Invicta. Parabéns à equipa técnica e aos jogadores pelo título da campeão, não lobrigamos  mais ninguém para ser felicitado.

.

JOSÉ EDUARDO MARTINS

.





Os delfins

É sempre uma maravilha quando as pessoas sabem o que é preciso. Mesmo quando não fazem ideia de quanto custa ou para que serve

Quando o ministro das Finanças, de quem se dizia ser meio governo, fugiu para pastagens mais verdejantes, o primeiro-ministro, num involuntário ato de contrição, disse irritado que “há pessoas a quem o confinamento deve ter feito mal”. Se alguma vez tivesse habitado no mundo real sempre perceberia melhor a evidência e os motivos da tautologia que lhe pareceu oportuno partilhar, mas, para deixar as coisas sérias já pelo primeiro parágrafo, receio que esta “fixação de residência” da Covid-19 já lhe tenha mesmo impossibilitado tanto o esforço de suplantação que se impunha como até mesmo a compreensão de boa parte do que está para vir.

Como se viu, ao primeiro sinal do óbvio – que a total ausência de estratégia para reabrir não é em nada alheia ao agravar da situação –, o nosso comandante limitou-se a perder a cabeça com a ministra à frente de todos no Infarmed, onde, pelos vistos, há demasiada ciência para acreditar em milagres. E por aqui ficamos de coisas sérias nesta vida de celofane.

Mudando de assunto, ou talvez não, tempos destes, lá está, são sempre propícios a um certo circo e se o confinamento não foi bom conselheiro sempre entretém com pouco e assim nos valeram, pour cause e até para distrair da falta de oposição e apatia do Parlamento, os que o partido socialista apresenta como sucessores do líder: Fernando Medina e Pedro Nuno Santos.

O primeiro, que anda claramente em perda, aproveitou a boleia do primoroso raspanete do líder à ministra para, com a mesma elegância e sentido de responsabilidade, se atirar como um leão de televisão à gestão da pandemia na cidade dele.

Com ar de quem exigia ser ministro da Saúde, depois de ter andado de bilha na mão e a tirar fotografias com aviões de material alheio quando tudo parecia correr bem, disse mais do que Maomé sobre o toucinho sobre o desnorte do Governo, agora quando tudo começou a correr mal. Ou, pelo menos, foi o que quis fazer crer para depois, na costumeira saída de sendeiro, sussurrar que o problema é com uns burocratas. Enfim, fez barulho. No dia seguinte, foi em instalações municipais que a pandemia evoluiu no concelho.

Já o Delfim que vai à frente, para nosso azar, escolheu um tema graúdo para brincar aos crescidos, a TAP. E deixou-nos com um presente inolvidável. É sempre uma maravilha quando as pessoas sabem o que é preciso. Mesmo quando não fazem ideia de quanto custa ou para que serve.

O ministro acabou três semanas de intensa atividade (depois de vários meses de isolamento social por via da “aterragem” do Montijo) eufórico numa conferência de imprensa, a roubar o palco ao ministro das Finanças para perorar quase uma hora de bazófias sobre tudo ao contrário – nacionalização, prémios de gestão e outros que tais – do que antes afirmara com a mesmíssima tonitruância e certeza.

Particularmente patusco foi o momento em que, na resposta a uma pergunta direta e simples, se engasgou e se percebeu que não percebia o que tinha acontecido aos empréstimos de Neeleman, depois de lhe ter pago, como todos dizem, mais do que a Lufthansa ia fazer antes da pandemia pela mesma parte do capital.

É o que temos. É fazer as contas, para perceber quantos contribuintes são precisos para juntar estes primeiros 1 200 milhões e esperar que chegue pelo menos até ao fim do ano.

Tudo isto até podia ter alguma graça, pouca, se o PS não fosse estando cada vez mais perto da velha ambição escondida de ser a doce União Nacional da democracia que faz do Estado casa.

É que se for mesmo um destes dois senhores que acaba a pegar no cajado, a direita liberal e moderada que tinha a obrigação de representar a maioria silenciosa – mas só caminha para a irrelevância enquanto deixa medrar tudo o que é daninho à volta– será a primeira responsável por ter falido na alternativa. Assim como um condenado que adivinhava a pena e nada fez para a evitar mas, no último momento, bate no degrau a subir para a guilhotina e exclama: tropeçar dá azar.

IN "VISÃO"
13/07/20

.
.


2330.UNIÃO



EUROPEIA

ATENÇÃO MINISTROS DO EURO-GRUPO


.
.
HOJE  NO 
"i"
Ricardo Salgado acusado de associação criminosa e corrupção

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do Grupo Espírito Santo e defende que causaram prejuízos de 11,8 mil milhões. Defesa do ex-banqueiro diz que  acusação “falsifica” a história do BES.

A Procuradoria-Geral da República informou que o Ministério Público (MP) deduziu a acusação contra 25 arguidos, “18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, nacionais e estrangeiras”, no âmbito do processo principal do designado Universo Espírito Santo. Na lista de crimes estão burla qualificada, branqueamento de capitais, associação criminosa, falsificação de documentos, fraude no comércio internacional e desvio de fundos e corrupção ativa e passiva que terão causado prejuízos de 11,8 mil milhões de euros.
.

Em causa, segundo o MP, está o “crime de associação criminosa (relativamente a 12 pessoas singulares e 5 pessoas coletivas) e “crimes de corrupção ativa e passiva no setor privado, de falsificação de documentos, de infidelidade, de manipulação de mercado, de branqueamento e de burla qualificada contra direitos patrimoniais de pessoas singulares e coletivas”, diz em comunicado.

A acusação - que já foi dada a conhecer aos vários arguidos - diz ainda que estes alegados crimes podem ter contribuído para a derrocada do BES e do grupo Espírito Santo.

“O inquérito teve por objeto a investigação de dados patrimoniais de um conjunto de empresas do grupo em questão, incluindo unidades com licenças públicas para o exercício de atividade bancária e de intermediação financeira”, acrescentando que “pela dispersão territorial dos factos em investigação que demandaram atividade de cooperação judiciária internacional, o inquérito finda com o despacho de acusação agora proferido, excluindo a situação que envolve instrumentos de dívida e de capital da ESFG, holding financeira de topo do Grupo, com participações em várias unidades bancárias”. E acrescenta que foram extraídas certidões para o prosseguimento autónomo da investigação relacionada com comportamentos que poderão convocar infrações de natureza tributária e crimes relativos a titulares de cargo político estrangeiros. Já os factos que envolvem o processo do aumento de capital do BES, em junho de 2014, são investigados em processo distinto.

* Para os advogados o "gangue" "Salgado and friends" constitui uma clientela de peso, quando havia ainda DDT circulavam alvíssaras para grandes negócios e lucubrações, agora escorre muito dinheiro para formatar planos  de defesa, é  democrático.
Não desdenharíamos S&S - Salgado&Sócrates e acompanhantes, inquilinos do mesmo presídio quiçá a gizar um  suicídio colectivo, chega de boa temperança.




.
.
287-BEBERICANDO


COMO FAZER
"CAIPIROCA" 
.
.
VII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

5 - O lado negro do facebook

LOG IN...





FONTE:  Toda a Verdade VI

.
.
HOJE  NO
"A BOLA"
Recordista do mundo de decatlo
 lança desafio a Mbappé

Considerado um dos jogadores mais rápidos, Kylian Mbappé foi desafiado a uma corrida de 100 metros por Kevin Mayer. O recordista do mundo de decatlo lançou a proposta numa entrevista à France Football.
.
NO POLEIRO JÁ ESTÁ
«Os adeptos do futebol passam a vida a fazer comparações, por isso acho que devíamos de tentar. Antes de tentar bater um sprinter, o Mbappé devia tentar bater um atleta do decatlo», atirou, mostrando confiança no resultado. «Acho que um jogador de futebol nunca vai conseguir bater um sprinter, mas se ele acha que estou errado, então que me prove que estou errado.»

Mayer é o atual detentor do recorde de pontos (9126) no decatlo  – disciplina em que os atletas combinam 10 modalidades - a que junta uma medalha de ouro nos Mundiais-2017 e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos-2016.

* O vedetismo conduz rapidamente à insanidade, de cérebro extremado, porque não compete com uma galinha para ver quem põe mais ovos?
.
.
Live at Home Tribute

Jessie J

Bang Bang


.
.
Live at Home Tribute

Elton John

"I'm Still Standing



.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE  NOTÍCIAS"
Ministério da Administração Interna abre inquérito ao fogo de Castro Verde

O ministro da Administração Interna determinou esta terça-feira a abertura de um inquérito ao incêndio florestal que deflagrou na segunda-feira em Castro Verde e em que quatro bombeiros ficaram feridos, dois deles com gravidade.

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna disse à agência Lusa que Eduardo Cabrita pediu o inquérito à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
.
Durante o combate às chamas do incêndio que ocorreu na segunda-feira em Castro Verde, distrito de Beja, dois bombeiros ficaram feridos com gravidade, ambos da corporação de Cuba, e foram transportados de helicóptero para os hospitais de Santa Maria e São José, em Lisboa, tendo sofrido queimaduras.

Os outros dois bombeiros, que sofreram ferimentos ligeiros, um da corporação de Ferreira do Alentejo e outro da corporação de Castro Verde, foram assistidos no local.

* Achamos que o primeiro inquérito a fazer no MAI é exactamente à competência do ministro.

.

28-DO MAR, O LIXO



DO MAR, O LIXO
~28~

𝒫𝓁𝒶́𝓈𝓉𝒾𝒸𝑜 𝒹𝑜 ℐ𝓃𝓉𝑒𝓇𝒾𝑜𝓇 𝒶𝓉𝑒́ 𝒶𝑜

- ℳ𝒶𝓇 -



𝒟𝑜𝒸𝓊𝓂𝑒𝓃𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒 𝒶 𝓅𝓇𝑜𝒷𝓁𝑒𝓂𝒶́𝓉𝒾𝒸𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝓅𝓁𝒶́𝓈𝓉𝒾𝒸𝑜𝓈 𝓃𝑜 𝑜𝒸𝑒𝒶𝓃𝑜, 𝓇𝑒𝒶𝓁𝒾𝓏𝒶𝒹𝑜 𝓅𝑜𝓇 𝒶𝓁𝓊𝓃𝑜𝓈 𝒹𝒶 ℰ𝓃𝑔𝑒𝓃𝒽𝒶𝓇𝒾𝒶 ℱ𝒾́𝓈𝒾𝒸𝒶 𝒹𝒶 𝒰𝓃𝒾𝓋𝑒𝓇𝓈𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 ℱ𝑒𝒹𝑒𝓇𝒶𝓁 𝒹𝑒 𝒮𝒶̃𝑜 𝒞𝒶𝓇𝓁𝑜𝓈 (𝒰ℱ𝒮𝒞𝒶𝓇) 𝒹𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒 𝒶 𝒹𝒾𝓈𝒸𝒾𝓅𝓁𝒾𝓃𝒶 𝒹𝑒 𝒞𝒾𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶𝓈 𝒜𝓂𝒷𝒾𝑒𝓃𝓉𝒶𝒾𝓈 𝑒𝓂 𝟤𝟢𝟣𝟪.
𝒞𝑜𝓂 𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝒾𝒸𝒾𝓅𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝒫𝑒𝒹𝓇𝑜 𝒥𝓊𝓃𝑔𝑒𝓇 (𝒹𝑜𝓊𝓉𝑜𝓇𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓃𝑜 𝒫𝓇𝑜𝑔𝓇𝒶𝓂𝒶 𝒹𝑒 𝓅𝑜́𝓈𝑔𝓇𝒶𝒹𝓊𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒𝓂 ℰ𝒸𝑜𝓁𝑜𝑔𝒾𝒶 𝑒 ℛ𝑒𝒸𝓊𝓇𝓈𝑜𝓈 𝒩𝒶𝓉𝓊𝓇𝒶𝒾𝓈 𝒹𝒶 𝒰ℱ𝒮𝒞𝒶𝓇) 𝑒 𝑜𝓇𝒾𝑒𝓃𝓉𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝒫𝓇𝑜𝒻. ℋ𝓊𝑔𝑜 𝒮𝒶𝓇𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 (𝒟𝑒𝓅𝒶𝓇𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 ℋ𝒾𝒹𝓇𝑜𝒷𝒾𝑜𝓁𝑜𝑔𝒾𝒶 𝒹𝒶 𝒰ℱ𝒮𝒞𝒶𝓇)


FONTE: Divulgando Ciência DHb - UFSCar


.
Estado da União 
Conter pandemias agora e no futuro



FONTE:  euronews
.

𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
32) Como Ennio Morricone Revolucionou 
 a Música No Cinema



FONTE:  EntrePlanos

.

𝒰ℳ𝒜 𝒱ℐ𝒜𝒢ℰℳ ℰℳ 𝒫𝒜ℛℐ𝒮 𝟣𝟪𝟫𝟢

.

𝒰ℳ𝒜 𝒱ℐ𝒜𝒢ℰℳ ℰℳ 𝒫𝒜ℛℐ𝒮
𝟣𝟪𝟫𝟢



FONTE:  Denis Shiryaev

.
.
ᴏ ғɪຕ ɪηєѕᴘєяαɗᴏ ɗᴏ ᴄᴏяᴏηα


.

2397 - MIGUEL FRASQUILHO

.
. 2397
Senso d'hoje
MIGUEL FRASQUILHO
CHAIRMAN DA TAP 
ADMINISTRADOR NÃO EXECUTIVO
 A TAP estava preparada para um mundo
  onde não existia esta pandemia



FONTE:  Observador
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
TEIMOSO


.
.

BOM DIA


.