14/12/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


163-ACIDEZ

FEMININA


DIU,

TIRE TODAS AS DÚVIDAS

com o Dr Bruno Jacob


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.


NEW BOY



.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Polícia Florestal faz acção de sensibilização contra 
corte ilegal de árvores na Madeira

A Polícia Florestal da Madeira está a desenvolver hoje uma ação de sensibilização e fiscalização contra o corte ilegal de árvores, que costuma ser mais frequente na época do Natal, informou a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais.
 .

“Esta ação é um misto de sensibilização às boas práticas e também de fiscalização e, este ano, entendemos oferecer às pessoas uma lanterna decorativa, que pode ser colocada nas árvores de Natal”, disse Susana Prada.

A governante fez estas declarações no Posto Florestal do Ribeiro Frio, no concelho de Santana, no norte da ilha.

“A ação decorre em vários pontos da ilha e é aleatória”, disse Susana Prada, explicando que a Polícia Floresta deixou de erguer cancelas nas estradas regionais durante o período natalício desde o ano passado, sendo que a fiscalização agora não é feita em locais fixos.

A secretária do Ambiente e Recursos Naturais sublinhou, ainda, que um dos grandes objetivos é fazer ver que as autoridades contam com o contributo da população na preservação da floresta, que ocupa cerca de dois terços do território insular, onde se inclui uma vasta mancha de Laurissilva, que é Património Natural da Humanidade desde 1999.

“A lanterna que estamos a oferecer tem uma luz que faz projetar uma imagem e que no fundo tem a nossa mensagem: contamos consigo na preservação da floresta, para que desfrute dela sem a destruir”, disse. 

* Uma boa campanha para não se matarem árvores.

.
.
L- O UNIVERSO

3- O LADO ATERRORIZANTE



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Já é possível combinar bilhetes de Alfa e Intercidades com urbanos no site da CP

A CP passou a disponibilizar a compra do bilhete para o comboio urbano em complemento à compra de uma viagem de longo curso na sua página na internet. Actualmente, se precisar de uma etapa urbana na sua viagem, tem de comprar o bilhete na estação.

A CP já permite a compra de bilhetes de comboio de longo curso até ao destino final, mesmo que a viagem envolva transbordo para composições do serviço urbano. 
 .

Até ao início deste mês, se quisesse viajar de comboio entre, por exemplo, Lisboa e Valongo, podia comprar na internet ou na aplicação da empresa o bilhete de longo curso até ao Porto, mas teria de comprar na estação a etapa em comboio urbano ou regional, porque não era possível adquirir online essa última parte da viagem.

Com a alteração que a CP anunciou esta quinta-feira, em e-mail enviado aos seus clientes, passa a ser possível comprar de uma só vez toda a viagem na bilheteira online e na aplicação para telemóvel.

Neste momento, ao fazer a compra de uma viagem para um destino que não seja directamente servido ou pelo Alfa Pendular ou Intercidades, e que seja servido pelos comboios urbanos do Porto e de Coimbra, já é possível adquirir o bilhete para o serviço urbano, surgindo não só a indicação do serviço em causa (através da letra U) como também o número do comboio.

Apesar de a comunicação da CP não referir esse facto, na bilheteira online da empresa também é possível comprar bilhetes de longo curso combinados com bilhetes de comboios regionais e inter-regionais. Por exemplo, se viajar entre Barcelos e Lisboa, pode comprar todo o bilhete exclusivamente na internet, tendo apenas de fazer transbordo no Porto (Campanhã).

A CP apenas disponibiliza a compra dos bilhetes de comboios urbanos e regionais em complemento aos bilhetes de longo curso. Não é possível comprar na internet bilhetes apenas para o serviço urbano ou regional.

* Uma notícia boa que peca por tardia, por a tecnologia existir há muito, só faltava fazer o programa.

.
.

XXIV- Cidades

e soluções

1 - RECICLAGEM DE PILHAS
E BATERIAS



FONTE: GLOBONEWS

.
.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Último bombeiro de Castanheira de Pera hospitalizado teve alta 

Rui Rosinha foi um dos quatro bombeiros que ficaram internados na sequência dos fogos de Pedrógão.

"O Rui Rosinha regressou hoje a casa. Vai continuar a fazer fisioterapia em Castanheira de Pera, na unidade da Santa Casa da Misericórdia", disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Castanheira de Pera, José Domingues. 
 .

Rui Rosinha foi um dos quatro bombeiros da corporação local que ficaram internados na sequência do incêndio que deflagrou em 17 de junho, em Pedrógão Grande, e que causou 66 vítimas mortais. O bombeiro esteve internado em dois hospitais do Porto e, posteriormente, foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde esteve em recuperação. "É um dia muito feliz", afirmou José Domingues. 

O comandante adiantou ainda que a jovem bombeira de 24 anos, da corporação de Castanheira de Pera, que também esteve internada devido aos ferimentos sofridos no mesmo incêndio, voltou a ser internada para ser submetida a uma nova intervenção cirúrgica à perna direita.

* Desejamos a Rui Rosinha e a todos os valentes bombeiros um ano melhor em 2018.

.

MARTA CAIRES

.






E estamos quase na Festa

Saudades da festa lá por cima no Laranjal, em família, com o meu irmão a largar bombas e a minha mãe a arrastar-me pelo beco, que não ia sozinha às novenas da Virgem

E pronto, estamos quase na Festa, o ano andou depressa, parece que os meses são mais curtos e os dias têm menos horas. Ou sou eu que não tenho andamento para isto, ainda outro dia estava calor e daqui a nada começam as missas do parto. Não é que vá, custa-me acordar de madrugada e falta-me talento para cantar no tom ‘Virgem do Parto, ó Maria’. E sem as cantigas não vale o mesmo, nem chega para acalmar as saudades que o Natal me traz.

Da festa lá por cima no Laranjal, em família, com o meu irmão a largar bombas e a minha mãe a arrastar-me pelo beco, que não ia sozinha às novenas da Virgem e levava-me, que era bonito e da tradição. Eu não gostava, parecia-me mais uma missa com meia dúzia de pessoas, quase todas mulheres a cantar desafinado as ‘nuviens’ piedosas. A malta nova da paróquia começara a dispersar aí pelo fim dos anos 80, fiquei apenas eu incapaz de dizer não à minha entusiasmada mãe.

As tradições eram como que um departamento da minha mãe, nada a deixava mais alegre. Virar a casa do avesso com as limpezas, semear o trigo para a lapinha, plantar junquilhos e fazer bolos, mas todos os anos repetia o mesmo mais ou menos pelo dia da Imaculada Conceição, quando começavam a piscar as gambiarras nas janelas dos vizinhos. “Este ano, não sei porquê, não me lembra à Festa” e dizia num tom desconsolado, a olhar para a nossa casa que, por essa altura, continuava a nossa casa, sem pinheiro, nem presépio e com bordados ainda para acabar.

Aqueles planos, aquela vontade de viver os dias por inteiro, em comprar panos de cozinha e uns sapatos novos traziam-lhe o espírito da época, enchiam a casa e enquanto não fazia as compras de Natal e se metia no autocarro carregada de sacos a Festa não parecia a Festa. Mesmo quando ficava a matutar nos gastos, no dinheiro e nas milhares de preocupações que a afligiam, do que ia ser em Janeiro se continuasse a chover e o meu pai não tivesse onde trabalhar. Até nisso a Festa ganhava e dava esperança e para a ver assim, feliz, eu lá me arrastava para as missas do parto, quando não era moda, nem assunto que se contasse no regresso das férias no corredor do Girassol antes do toque de entrada.

E disso, dessa festa, eu tenho saudades, também sei que não volta. O tempo não se limita a passar, o tempo altera as pessoas, as coisas, as vidas, esquece e recupera modas, faz o que era foleiro ser bonito ou o contrário. O tempo leva e traz, mas também nos revela parte de nós mesmos como o facto de cada vez me parecer mais com a minha mãe, de dar por mim a ter as mesmas manias como esta de mais ou menos pelo dia da Imaculada Conceição ter aquela sensação de que este ano nada me lembra à Festa. Ou porque falhei uns jantares, daqueles do ginásio e da malta da natação, ou porque não montei o pinheiro, se calhar é dos Ferrero Rocher que ainda não comi.

O que vale, nisto de partilhar as mesmas manias da minha mãe, é saber que o espírito há-de chegar, quem sabe quando for ver as luzes, quase me vejo a dizer o mesmo que dizia, no regresso das compras quando o autocarro cortava pela Avenida do Mar, quase a consigo ouvir: “sim, sim, este ano estão mais bonitas”. As luzes estavam sempre mais bonitas e os fachos também, pena era não ter um facho no nosso caminho, mas isso também não era segredo, nós vivíamos no fim do mundo, num lugar esquecido, onde a minha mãe fazia tudo para termos um Natal como devia ser, até comprava bombas para o meu irmão rebentar no quintal.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
10/12/17

.
.


1441.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Explicador 
Com o fim da neutralidade da rede
 nos EUA, a Internet está em risco?



* Parabéns e obrigado a MANUEL PESTANA MACHADO pelo excelente trabalho.

.
.
VII- AS MAIS ESTRANHAS 
FORMAS DE MORRER
2-MORRER ESTRANHAMENTE
EM NEW YORK



As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
.
5-GERAÇÃO TREKKIE




.
.
HOJE  NO 
"RECORD"
FPF cria comissão que pode dar 
ao Sporting os 22 campeonatos

A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou esta semana a criação uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do organismo.
 .
De acordo com a mesma fonte, o resultado deste estudo será apresentado em Assembleia-Geral, que ratificará ou não as conclusões.

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, tem reclamado que o seu clube tem 22 campeonatos nacionais, por ter vencido quatro Campeonatos de Portugal, prova que foi também conquistada por Olhanense, Marítimo, Carcavelinhos e Belenenses e que os leões sublinham tratar-se da antecessora do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

O primeiro campeonato português reconhecido de forma mais consensual é o da Liga 1934/35, prova que foi ganha pelo FC Porto.

* Seria justo.

.
.

Sam Smith

Too Good At Goodbyes


.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Viúva do Nobel chinês Liu Xiaobo 
escreve carta perturbadora

Liu Xia está em prisão domiciliária desde 2010, apesar de nunca ter sido acusada formalmente de nenhum crime. "Estou deitada como um cadáver", escreveu a poetisa

Os familiares e amigos do Nobel da Paz Liu Xiaobo, que morreu em julho, expressaram esta quinta-feira preocupação com o estado de saúde de Liu Xia, a viúva do dissidente chinês, após a divulgação de uma carta cujo conteúdo foi considerado perturbador, noticiou a Lusa.
 .
Numa carta escrita em forma de poema e endereçada à Nobel da Literatura de 2009, a escritora alemã de ascendência romena Herta Müller, a viúva de Liu Xiaobo disse estar "a ficar louca".

"Estou muito sozinha / Não tenho o direito de falar / De falar alto / A minha vida é como uma planta / Estou deitada como um cadáver", escreveu a poetisa chinesa, segundo excertos citados pelas agências internacionais.

A poetisa, de 56 anos, tem estado sob detenção domiciliária desde que o seu marido recebeu o Nobel da Paz em 2010, uma distinção que provocou a irritação das autoridades chinesas. Liu Xia nunca foi acusada formalmente de qualquer crime.

O intelectual e dissidente chinês exilado na Alemanha Liao Yiwu, amigo do casal, publicou uma imagem da carta na rede social Facebook no passado dia 9 de dezembro.

"Ela está a tomar muitos medicamentos para controlar a depressão", afirmou Liao Yiwu, a partir de Berlim, em declarações via telefone à agência noticiosa francesa France-Presse.

Liao Yiwu assegurou que a viúva de Liu Xiaobo enviou o poema "recentemente", mas sem explicar como a poetisa conseguiu ultrapassar as restrições de segurança. Outro amigo do casal, que recusou identificar-se, mas que vive em Pequim, afirmou que não consegue falar com a poetisa desde agosto.

Os Estados Unidos e a União Europeia apelaram ao governo chinês para que libertasse a viúva do dissidente e que autorizasse Liu Xia a deslocar-se ao estrangeiro.

Liu Xiaobo foi o primeiro chinês a ser distinguido com o Nobel da Paz. Morreu a 13 de julho deste, vítima de cancro do fígado. O dissidente tinha 61 anos e cumpria há mais de oito uma pena de 11 anos por "subversão", Foi libertado condicionalmente no final de maio da prisão, dias depois de lhe ter sido diagnosticado o cancro em fase terminal, e transferido para o hospital.

* E é diante desta democracia asiática, a China, que todo o ocidente ajoelha, até Trump.

.
.


15.OS MESTRES
DO DINHEIRO



Como uma série de 1996 está tão actual, à parte algumas afirmações "datadas", tudo o resto ensina-nos a compreender o espírito da Troika, a economia de Trump, os capitalismos russo e chinês.

FONTE: lucas84doc


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
E N V E L H C E R




Obrigado JOPE pelo envio

.
.
ESCOLAS SUECAS



Obrigado GILDA pelo envio


.
.
Para cozer os miolos/35


MAGIA NA MESA...


FONTE: Canal Top10


.
.


TOME ATENÇÃO





.
.

1458
Senso d'hoje
JOSÉ MANUEL FERNANDES
JORNALISTA
DIRECTOR DO "OBSERVADOR"
"O que o caso da Raríssimas
nos diz sobre vaidade,
promiscuidade e cobardia"



FONTE: jornal digital "OBSERVADOR"

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.
.

AMOR À
PRIMEIRA VISTA


..
.

BOM DIA


.
.

3-BIZARRO

FORA "D'ORAS"

XI-MOUNT OLYMPUS/3




*Quem diz que os artistas não são atletas?

 O artista belga Jan Fabre e 27 outros artistas conceberam uma apresentação de 24h sem paragem nem intervalos, intitulada de Mount Olympus, que foi estreada no Berliner Festspiele. 
O incrível feito de resistência foi escrito, dirigido e coreografado por Fabre, que novamente empurra os limites do teatro.

Depois de 12 meses de ensaios, Mount Olympus tentou unir todas as facetas do trabalho anterior do artista. 

Descrito como 'um projecto excepcional' no site do Berliner Festspiele, os artistas  'dançaram, actuaram, amaram, sofreram, dormiram e sonharam ao percorrerem os mitos da Grécia antiga'.  Levaram os espectadores através duma actuação entre o acordar e o sonhar, entre o sonho e a realidade.

Actuações anteriores baseadas na resistência, tal como a sua peça de oito horas 'Isto é Teatro Como Era Esperado e Antecipado'  (1982), revolucionaram o conceito da arte de teatro e actuação.

Desde 1951 que o Berliner Festspiele une uma variedade de entre-cruzamentos de disciplinas artísticas e de eventos culturais para promover a rica e colorida paisagem artistica de Berlim.


** Somos suficientemente incultos e incapazes para considerar como arte este espectáculo, não há como aprender e digerir.

*** A primeira parte da encenação foi editada neste blogue entre 07 e 25 de Abril.

**** A segunda parte da encenação foi editada neste blogue a partir de 02/06/17.
Disfrute.