05/05/2011

- UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

14 - EPITÁFIO


O SENTIDO DA VIDA


O ASSASSINATO DA FORMIGUINHA


O ASSASSINATO DA FORMIGUINHA

7 - FOTOS INVULGARES
JOGOS OLÍMPICOS DE 2008

CLIQUE PARA AMPLIAR









ISABEL VILHENA



Compromisso da Esperança

O Governo Civil de Braga, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, e as empresas ‘Primavera Software’, ‘Regojo Imobiliária’ e ‘Design About’ foram as entidades da região que assinaram por estes dias o ‘Compromisso da Esperança’, no âmbito do projecto ‘Aponte para o Gerês’ - um projecto que pretende rentabilizar todas as potencialidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês .

Ora, trata-se de uma espécie da união faz força! Todos juntos por uma causa comum, neste caso concreto, pelo nosso único parque nacional.

Ninguém questiona as potencialidades do PNPG, desde a marca ‘Gerês’ à paisagem, aos vastíssimos recursos de atracçã o turística, de carácter religioso, como o São Bento da Porta Aberta, passando por outros espaços como o rio Caldo até às afamadas Termas do Gerês.

“Aponte para o Gerês” é apenas um dos muitos exemplos de que é possível dar volta à crise, contornando as adversidades que se atravessam no caminho. Basta de resignação é o mote projecto.

À semelhança desta iniciativa de carácter local, o País não deve, nem pode ignorar estes pequenos grandes projectos alicerçados numa mensagem forte de união e esperança.

O país precisa urgente de um “Aponte para Portugal”, congregando esforços de todos os quadrantes da sociedade, num firme 'Compromisso de Esperança' com as gerações vindouras.

IN "CORREIO DO MINHO"
02/05/11
19 - RECEITAS
CLIQUE 2XS PARA PODER LER

Se quiser saber o início da 1ª receita consulte o
nº 18 - RECEITAS editado em 28/04/11

13 - IPSIS VERBIS


PINTO BALSEMÃO

"A liberdade de imprensa foi muito difícil de conquistar e de manter e nunca se pode tomar como garantida. Mesmo em democracia temos de lutar por ela"

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
03/05/11
4 – SEGREDOS OBSCUROS

ALMORRÓIDA INFERIORIZADA


Ricos ganham 18 vezes mais

Por:Janete Frazão

Cinco por cento dos portugueses mais ricos têm 18 vezes mais rendimento do que cinco por cento dos mais pobres. Esta é uma das conclusões preliminares do estudo ‘Desigualdades em Portugal’, elaborado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), que revela igualmente que o País tem um nível de desigualdade "extremamente elevado" no quadro dos países europeus.

Os dados da FFMS mostram que 5% da população com menor rendimento auferem cerca de 1% do rendimento total e os 10% da população mais pobre recebem somente 2,7% do rendimento existente. No extremo oposto, 5% dos mais ricos detêm 18% da totalidade do rendimento por adulto equivalente gerado na sociedade. No referido estudo constatou-se ainda que, em 2008, 90% da população portuguesa auferiu menos de 18,5 mil euros, o que a 14 meses significa cerca de 1300 euros/mês. Por outro lado, perto de 1,1% da população apresentou rendimentos, por adulto, superiores a 40 mil euros, ou seja, cerca de 2800 euros, a 14 meses.

Ao nível da UE a 27, em 2008, Portugal foi o terceiro país com maior nível de desigualdade, apenas suplantado pela Letónia e pela Lituânia. Nesse mesmo ano, em matéria de incidência de pobreza, Portugal apresentou uma taxa de 17,9 por cento, acima da média europeia (16,3 por cento).

Os resultados deste estudo são apresentados amanhã numa conferência no ISEG, Lisboa, moderada pelo presidente da FFMS, António Barreto.

TAXA DE POBREZA CAI 4,7%

A taxa de pobreza em Portugal registou uma diminuição de 4,7 pontos percentuais, passando de 22,5% da população, em 1993, para 17,9%, em 2008, refere o estudo ‘Desigualdades em Portugal’, da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).

Na base deste decréscimo estão, de acordo com o mesmo estudo, algumas das medidas de política social dirigidas à população com maior precariedade, tais como o Rendimento Social de Inserção (RSI), aprovado no Governo de Durão Barroso, e o Complemento Solidário para Idosos (CSI).

A FFMS conclui ainda que no período entre 1993 e 2008, a intensidade da pobreza em Portugal foi reduzida em cerca de 43% e a severidade da pobreza assumiu, em 2008, um valor que é menos de metade do registado quinze anos antes.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
05/05/11

MUSICA COM UM BIZARRO INSTRUMENTO

A CRUZ VERMELHA RECOMENDA


Esta é uma recomendação 
da Cruz Vermelha a nível mundial

O pessoal das ambulâncias e emergência médica que presta assistência nos acidentes da estrada, constata que os sinistrados têm um telemóvel consigo.
No entanto, na hora de intervir, muitas vezes esse pessoal não consegue descobrir qual a pessoa a contactar na longa lista de telefones existentes no telemóvel do acidentado.
Para tal, a Cruz Vermelha lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem na sua lista de contactos o número de telefone da pessoa a contactar em caso de emergência.
Para facilitar, tal deverá ser feito da seguinte forma: Inserir na memória do telemóvel a entrada 'AA Emergência', seguida do nº de telefone para o qual deseja que seja feito o aviso. (As letras AA são para que este contacto apareça sempre em primeiro lugar na lista de contactos).
É simples, não custa nada e pode ajudar muito quem nos prestar assistência.
Se concordar com esta proposta, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.
É tão-somente mais um dado que regista no seu telemóvel e que pode ser muito importante.





14 - IPSIS VERBIS


ANTÓNIO SOUSA
Presidente da Associação Portuguesa de Bancos

“O "BPN" é um caso diferente. 
O caso do "BPN" não é um banco é uma fraude”

in "JORNAL DE NEGÓCIOS
05/05/11

A EVOLUÇÃO HUMANA 
EM 3 MINUTOS



3 – MODELOS A DORMIR





1 - A M I G O S





6 - ERROS  HISTÓRICOS


TENHA UM BOM DIA............


...os políticos só olham 
       para o umbigo e para o bolso


COMPRE JORNAIS


"tudo a favor" de quem trabalha
Subsídio de desemprego 
cai para menos de metade
Casas mais caras, salários estagnam, impostos sobem, Saúde e Educação emagrecem, despedir será mais fácil.
O plano de intervenção da troika irá emagrecer a economia - alimentada a crédito nas últimas décadas -, limitar o crescimento dos salários mais baixos, desincentivar fortemente o consumo, obrigar pessoas e bens a circularem mais no território. O desemprego será um problema sério nos próximos anos, admite o próprio FMI.
O programa, do qual se conheceram ontem os detalhes, avança com medidas duríssimas que obrigam os desempregados a regressar mais rápido ao mercado de trabalho, cortando a direito nos subsídios de desemprego e prometendo uma redução ampla do valor das indemnizações. De acordo com cálculos do DN, as perdas no subsídio podem superar os 60% no caso dos trabalhadores mais velhos, com mais de 45 anos e mais anos de casa.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

menos salário, mais imposto
Casais com um desempregado 
podem pagar mais IRS
Prestações sociais vão passar a ser declaradas em sede de IRS e entram para o cálculo global do rendimento da família sobre o qual vai incidir a taxa de imposto.
Os casais em que um dos cônjuges esteja desempregado ou que beneficiem de outro tipo de apoio social como o subsídio de maternidade ou rendimento social de inserção poderão ter de pagar mais IRS a partir de 2012. Isto porque as prestações sociais, como o subsídio de desemprego ou de maternidade, vão passar a ser considerados para efeitos de IRS.
De acordo com o memorando de entendimento entre o Governo e a 'troika', será "aplicado o IRS a todos os tipos de prestações sociais", mas o Ministério do Trabalho veio esclarecer que as prestações sociais não serão tributadas em sede de IRS e vão apenas ser consideradas para efeitos de cálculo do rendimento que depois será tributado.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

apesar do "bom acordo"
Portugal regressa ao mercado 
com juros mais altos
Apesar de juros nos prazos mais longos estarem em queda, Estado endivida-se a três meses com os juros em valores mais altos.
O Tesouro português colocou, ontem, 1.117 milhões de euros no leilão de dívida a três meses, acima do máximo pretendido mas com juros mais altos, depois de o primeiro-ministro ter anunciado um 'bom acordo', com a «troika».
Na emissão com maturidade em 19 de agosto de 2011, foram colocados 1.117 milhões de euros à taxa de juro média de 4,652 por cento, superior aos 4,046 por cento do leilão com a mesma maturidade a 20 de abril.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


criar dívidas para falsas promessas
Empréstimos dos bancos às câmaras 
dispararam em ano de eleições
Limite ao endividamento não travou recurso ao crédito pelas autarquias,que aumentou 82%. Nível de despesaassumida e não paga também subiu
O recuo da receita dos impostos e taxas levou as autarquias a virarem-se para o crédito bancário. Em 2009, ano de eleições autárquicas, pediram 965 milhões de euros à Banca (+ 82,5%). Parte da verba foi canalizada para investimento, rubrica que aumentou 9,6%.
A aplicação da Lei das Finanças Locais "não teve o efeito preconizado no limite ao crédito bancário". Esta é uma das conclusões a que chega a análise que o "Anuário financeiro dos municípios portugueses" faz às contas de 2009 destes organismos. Elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, esta 7.ª edição do anuário - que hoje é divulgada numa conferência conjunta do JN e da TSF - revela que o recurso ao crédito bancários "saltou" de uma taxa de crescimento de 28,4%, em 2007, para 82,5%, em 2009.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

delirium na crise
Acesso à final pode render 
três milhões aos jogadores
Líder minhoto está um mãos-largas. Triunfo frente ao Benfica e sucesso total na Liga Europa soará à equipa como verdadeiro «jackpot». Arsenalistas com prémio idêntico ao das águias.
António Salvador está um mãos-largas. O presidente do SC Braga persegue há muito um título e, com a final da Liga Europa tão próxima, a probabilidade de esse sonho adquirir forma real aumentou consideravelmente. O convite à superação da equipa, no duelo de hoje, já seguiu para o balneário bracarense e foi embrulhado por um cheque de valor elevadíssimo que a Administração da SAD promete dar a cada jogador se o acesso a Dublin for confirmado.
A prova de confiança numa jornada épica e no sucesso pleno do SC Braga nesta competição da UEFA pode ser medida pelo recente anúncio do líder arsenalista ao plantel de que o prémio total poderá atingir montante nunca vista nestas paisagens, isto se o troféu da Liga da Europa, a 18 de Maio, vier para o Minho.
Números redondos: Salvador reservou três milhões de euros para distribuir pela equipa, com a vantagem de os jogadores às ordens de Domingos já terem começado a ver as respectivas contas bancárias reforçadas com os créditos obtidos desde que, em Janeiro, entraram na prova e, depois, foram ultrapassando, sucessivamente, Lech Poznan, Liverpool e Dínamo de Kiev.
"A BOLA"

e a "troika" dá-lhes 1 em cada 7 euros...
22 bancos com juros ilegais
No ano passado, o Banco de Portugal (BdP) detectou 74 contratos de crédito ao consumo de 22 instituições financeiras com juros superiores à taxa máxima permitida
Segundo os dados do relatório anual de supervisão comportamental, em 2010 foram reportados ao BdP 1,46 milhões de contratos de crédito ao consumo. Destes, o supervisor detectou irregularidades em 1144 mas, após a análise jurídica, só 74 ultrapassavam os juros legalmente impostos.
Este cenário fez disparar o número de processos de contra-ordenação instaurados pela autoridade monetária em 2010, que desencadeou 29 processos, mais 15 que em 2009.
Já o número de queixas registou uma queda de 13% face a 2009 para 15 mil reclamações. Os depósito foram a matéria que registou maior número de queixas (26%).
"CORREIO DA MANHÃ"

vão-se os dedos, os anéis já eram
CP pode vir a perder linhas para privados
Troika quer estudos sobre a possibilidade de lançar concursos para a prestação de serviço público
A CP pode ver-se obrigada num futuro próximo a concorrer com privados para operar nas linhas que hoje tem em regime de exclusividade. A transportadora foi várias vezes visada no relatório que a troika assinou com o Governo e entregou aos partidos.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

menos bom para ser mulher...
À frente da Suíca, Canadá e EUA. 
Portugal é um bom sítio para ser mãe
Em território norte-americano, a probabilidade de morrer devido a complicações decorrentes da gravidez é muito maior que por cá
Mais de 30% das mulheres portuguesas têm apenas um filho mas afinal Portugal até é um bom país para ser mãe. Subiu cinco lugares no ranking e é agora o 14.o melhor país do mundo para ter filhos, de acordo com um relatório da Save the Children. Na lista liderada pela Noruega, Portugal surge à frente de países como a Suíça, a Irlanda, o Canadá, a Itália, o Japão ou os Estados Unidos.
A organização não governamental de defesa dos direitos das crianças baseia--se em critérios como políticas sociais de apoio à natalidade e cuidados de saúde infantil e materna para ordenar a lista de 164 países. No ranking são analisados e comparados dados como a percentagem de mulheres que usam contracepção, o número médio de anos de escolaridade, a esperança média de vida das mulheres, a taxa de mortalidade infantil e a percentagem de crianças que frequentam o ensino pré-escolar.
Em Portugal, só uma em cada 9800 mulheres corre o risco de morrer devido a complicações decorrentes da gravidez. Essa probabilidade sobe drasticamente nos Estados Unidos, onde uma em cada 2100 mulheres morre durante o parto ou durante o período de gestação. Uma criança também tem o dobro das probabilidades de morrer antes dos cinco anos nos Estados Unidos que em Portugal, onde apenas 4 em mil crianças morrem nos primeiros cinco anos de vida.
"i"

é justo
Cidadãos podem votar antecipadamente 
quando impedidos de o fazer a 5 de Junho
O MAI esclarece que estão abrangidos por esta modalidade de votação os eleitores que por motivos profissionais estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia das eleições. Refere também os estudantes, quando deslocados, os eleitores doentes ou internados, os presos e não privados de direitos políticos e, ainda, os inscritos no recenseamento eleitoral português e que se encontrem deslocados no estrangeiro no dia da eleição.
Os eleitores que por motivos profissionais se encontrem impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição devem, entre os dias 16 e 19 de Maio, dirigir-se ao presidente da câmara em cuja área se encontrem recenseados. Devem indicar o seu nome e n.º de eleitor, apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento de deslocação à assembleia de voto no dia da eleição (documento assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento).
"LUSA + PÚBLICO"

"camionista" de luxo
Rali da Tunísia: Elisabete Jacinto vence 4.ª etapa
A piloto portuguesa Elisabete Jacinto (MAN) venceu esta quarta-feira a categoria de camiões da quarta etapa do Rali da Tunísia em todo-o-terreno, na qual o motard Hélder Rodrigues (Yamaha) foi 19.º.
Na etapa, que ligou Ksar Ghilane a Res el Oued, numa distância cronometrada de 219 quilómetros, Elisabete Jacinto, que lidera a geral de camiões, conseguiu a sua terceira vitória na prova tunisina.
"RECORD"

ALMORRÓIDA COMPADREIRA


PSP contrata mulher de assessor 
para gabinete de psicologia

Mulher de Pedro Barreto abriu clínica de psicologia um ano depois de ele ter anunciado projecto nessa área para a Polícia.

A mulher de um assessor do ministério da Administração Interna tem, há mais de dois anos, um contrato com a PSP para prestar serviços na área de psicologia.

O contrato foi celebrado por ajuste directo, mais de um ano depois de o marido, Pedro Barreto, ter anunciado a criação de unidades móveis de apoio psicológico às forças de segurança. Um projecto nunca posto em prática e que levou a PSP a celebrar seis contratos por ajuste directo com clínicas privadas.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
05/05/11
5 - PUBLICIDADE  IMAGINATIVA






5 – FILOSOFIA PARA A VELHICE

20 - PALHAÇOS

JORNAIS DE HOJE


COMPRE JORNAIS












BOM  DIA