01/01/2014

.

QUESTÕES


A 2014


23. Portugal vai receber mais turistas? 
por Ana Torres Pereira

Os turistas provenientes dos principais mercados estrangeiros estão a ajudar Portugal. O País ainda está em crise, a troika ainda está presente, mas o turismo parece estar a passar ao lado. O facto é que até Outubro, o número de estrangeiros que chegam a Portugal aumentou, o que permite fazer um balanço positivo do ano. Para 2014, tudo indica que a tendência se irá manter nestes moldes. 
.
França, Alemanha e Estados Unidos são os principais "responsáveis" do aumento em 536,1 milhões de euros das receitas turísticas portuguesas de Janeiro a Outubro deste ano, segundo os dados do Banco de Portugal. 

Segundo os mesmos dados, é possível observar que o Reino Unido, que até 2012 foi o primeiro emissor para Portugal em valor das receitas turísticas, é, além dos países já citados, o único cujo aumento é mais de 10% do incremento total, com mais 60,5 milhões ou 11,3% do total.

A perspectiva para 2014 é que o fluxo turístico internacional continue a crescer. "O turismo internacional continua a crescer acima das expectativas, apoiando o crescimento económico tanto das economias desenvolvidas como das emergentes e proporcionando o tão necessário apoio à criação de emprego, ao produto interno bruto e à balança de pagamentos de muitos destinos", afirmou, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai.

Na Europa, a região mais visitada do mundo e a mais decisiva para avaliar o desempenho de Portugal, as chegadas de turistas internacionais aumentaram 6%, até Outubro, estimuladas por resultados acima da média na Europa Central e de Leste (mais 7%) e na Europa do Sul e Mediterrânea (mais 6 %), o que abre boas perspectivas para Portugal.


IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13
.

Sem comentários: