29/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.



87-FUTURANDO
Coronavírus e algumas perguntas sem resposta


1:20 Aglomerações em tempo de coronavírus: como se proteger? Pesquisadores alemães estão procurando novas soluções para que o fluxo de pessoas em lugares tumultuados seja seguro, mesmo com o coronavírus.

5:57 Testes rápidos de anticorpos funcionam mesmo? Saiba como esses testes são realizados e por que não são totalmente confiáveis.

08:46 O parasitologista Achim Hörauf explica a relação de parasitas com os casos mais brandos de covid-19.

11:54 Por que alguns animais nascem cegos? Qual a função disso na natureza?


FONTE: DW Brasil

 .

Naice Zulu & BC

A Era do Jlo

(Álbum 2020)



FONTE:  VOGA


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝔸 𝕝𝕠́𝕘𝕚𝕔𝕒 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕝𝕖𝕧𝕒𝕣-𝕥𝕖 𝕕𝕖 𝕦𝕞 𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 
 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕠, 𝕒 𝕚𝕞𝕒𝕘𝕚𝕟𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕒 𝕢𝕦𝕒𝕝𝕢𝕦𝕖𝕣 𝕝𝕦𝕘𝕒𝕣 



.
.
As Aventuras de Tintim

O Segredo do Licorne/2


  andré neto
.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝔸 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕓𝕚𝕔𝕚𝕔𝕝𝕖𝕥𝕒. 𝔻𝕖𝕧𝕖𝕞𝕠𝕤 𝕤𝕖𝕘𝕦𝕚𝕣 𝕖𝕞 
𝕗𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕖𝕣𝕕𝕖𝕣𝕞𝕠𝕤 𝕠 𝕖𝕢𝕦𝕚𝕝𝕚́𝕓𝕣𝕚𝕠  



.
.
Ique Carvalho

O que é o amor


A paixão por escrever levou o mineiro Ique Carvalho, formado em Publicidade e Propaganda, a criar um blog em 2010.
Começou a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram. Um de seus três livros, “Faça amor, não faça jogo”, lançado em 2014, foi um Best Seller nacional.

.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝕊𝕖 𝕡𝕣𝕠𝕔𝕦𝕣𝕒𝕤 𝕣𝕖𝕤𝕦𝕝𝕥𝕒𝕕𝕠𝕤 𝕕𝕚𝕗𝕖𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖𝕤 
𝕟𝕒̃𝕠 𝕗𝕒𝕔̧𝕒𝕤 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕠 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕠 


.

CLEMENTINA ALMEIDA

 .




Será que o telemóvel 

está a afectar a relação 

com o seu filho? 

A interacção com o bebé no período entre os 0 e os 3 anos é o elemento mais importante para o seu desenvolvimento, pois é na relação que o cérebro do bebé se desenvolve e que ele mais aprende

Nunca os pais tiveram oportunidade de passar tanto tempo com os seus bebés. No entanto, parece que cada vez mais existem distracções que afectam a qualidade desse tempo passado entre pais e filhos. Os telemóveis estão, de forma crescente, a impactar negativamente essa relação.

Sabemos hoje que a interacção com o bebé no período entre os 0 e os 3 anos é o elemento mais importante para o seu desenvolvimento, pois é na relação que o cérebro do bebé se desenvolve e que ele mais aprende. Por isso, o que quer que seja que perturbe o tempo, o significado ou a qualidade emocional das interacções terá repercussões sérias tanto no desenvolvimento dos bebés, como na relação de vinculação entre pais e bebés.

Quando o bebé nasce, o seu cérebro é ainda muito imaturo, sendo que o maior e mais rápido desenvolvimento se dá nos primeiros três anos de vida. Este desenvolvimento cerebral, que faz com que o bebé aos 3 anos já tenha cerca de 85% do cérebro que terá em adulto, faz-se na exposição a experiências diversificadas, mas sempre com base na interacção com o outro, regra geral os cuidadores mais próximos.

Explicando um pouco melhor: quando a mãe ou o pai responde aos sons ou choro do bebé ao pegar nele ao colo; quando o bebé sorri e o pai sorri de volta; quando o bebé aponta para uma imagem de um livro e a mãe olha para a mesma e a descreve; em todos estes exemplos os pais estão a construir o cérebro do seu bebé. Com este “jogo de dar e receber”, os pais estão literalmente a arquitectar o cérebro do bebé, criando as bases de toda a aprendizagem, comportamento, personalidade, saúde física e mental. Sem esta interacção “olhos nos olhos” não há desenvolvimento cerebral!

Há muitas coisas que podem atrapalhar esta interacção fulcral dos pais com os seus filhos e que são fáceis de perceber, como por exemplo a doença mental de um dos pais ou a separação física do bebé. Mas uma das barreiras mais comuns e menos valorizadas por nós, actualmente, é o uso que os pais fazem da tecnologia, nomeadamente do seu telemóvel.

Cada minuto de atenção que damos ao telemóvel quando estamos com o nosso bebé é um minuto a menos de interacção que temos com ele ou uma disrupção na interacção que estávamos a ter.

Neste momento deve estar a pensar: “Olhar para o Facebook ou Instagram, dar uma vista de olhos rápida para responder a um e-mail não é nada de mais.” Mas os bebés são “esponjas” nesta necessidade do cérebro se desenvolver e estão constantemente a absorver tudo à sua volta. Os pais que estão absortos com os seus telefones podem, por exemplo, não conseguir estimular as competências básicas da linguagem, entre outras.

Os bebés precisam de um cuidador carinhoso, receptivo e atento, que os ajuda a desenvolver e aprender. Eles esperam que o seu cuidador seja assim e é essencial que isso aconteça, caso contrário existe uma grande ameaça ao desenvolvimento e bem-estar do bebé.

Além disso, é praticamente impossível responder de forma sensível e atenta às necessidades do bebé enquanto se escreve uma mensagem de texto ou se faz um scroll nas redes sociais. Esta distracção terá certamente consequências negativas para o bebé — além da tristeza e retracção do momento, a longo prazo poderá causar danos no bem-estar emocional, mau comportamento infantil e atraso no desenvolvimento da linguagem, entre outros.

Os bebés percebem que algo está a desviar a atenção que os pais deviam estar a prestar-lhe! Embora não tendo ainda capacidade para dizer que não gostam que a mamã e o papá estejam indisponíveis, conseguem demonstrar que estão descontentes. Numa tentativa de recuperar a sua atenção podem, por exemplo, fazer birras, ficar muito inquietos, choramingar ou mesmo amuar, já que não têm ainda as capacidades cognitivas para explicar aos seus progenitores que precisam de atenção.

Se for realmente muito difícil para os pais desligarem-se do telemóvel — por vezes já nem se dão conta que estão há tempo demais “emaranhados” em mensagens e afins —, podem optar por implementar estratégias para toda a família. Por exemplo: planear os momentos e locais exactos em que podem estar com os dispositivos ter um cesto para colocar os telemóveis quando a família está reunida ou desligar as notificações quando chegam a casa. Mas o melhor mesmo seria que da próxima vez que esteja com o seu filho deixasse o telefone na carteira!

Já agora, sabia que o tempo de utilização de dispositivos pelos pais é o maior preditor do tempo de utilização por parte dos filhos, no futuro? Dá que pensar, não dá?

IN "PÚBLICO" - 28/11!20

.


..


2468.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
UNIDOS PELO POVO CONFINADO





* Obrigada JCS pelas fotos, não consigo distinguir-te entre os presentes mas sei que não faltarias.

.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝔸 𝕔𝕣𝕚𝕒𝕥𝕚𝕧𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 
 𝕒 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕝𝕚𝕘𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕕𝕚𝕧𝕖𝕣𝕥𝕚𝕟𝕕𝕠-𝕤𝕖 


.
.
II-DINASTIAS
4-As famílias que mudaram o mundo



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.


LIV-VISITA GUIADA

Santuário de
Nossa Senhora da Boa Nova
em Terena/1

Alandroal - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
ℕ𝕠 𝕞𝕖𝕚𝕠 𝕕𝕒 𝕕𝕚𝕗𝕚𝕔𝕦𝕝𝕕𝕒𝕕𝕖  
𝕖𝕟𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒-𝕤𝕖 𝕒 𝕠𝕡𝕠𝕣𝕥𝕦𝕟𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 


.
.

Diana Damrau

Queen of the Night


Mozart - The Magic Flute

.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝔼𝕦 𝕥𝕖𝕟𝕥𝕖𝕚 𝟡𝟡 𝕧𝕖𝕫𝕖𝕤 𝕖 𝕗𝕒𝕝𝕙𝕖𝕚, 𝕞𝕒𝕤
 𝕟𝕒 𝕔𝕖𝕟𝕥𝕖́𝕤𝕚𝕞𝕒 𝕥𝕖𝕟𝕥𝕒𝕥𝕚𝕧𝕒 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕖𝕘𝕦𝕚 



.
.
19-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
19.2- 𝓡𝓮𝓼𝓹𝓸𝓷𝓼𝓪𝓫𝓲𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓮 𝓡𝓮𝓵𝓪𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼
Fernando Schüler
Eduardo Giannetti


FONTE:  Café Filosófico CPFL

.


𝐴𝐿𝐵𝐸𝑅𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑒𝑖𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛
𝕆 𝕡𝕣𝕚𝕞𝕖𝕚𝕣𝕠 𝕕𝕖𝕧𝕖𝕣 𝕕𝕒 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕝𝕚𝕘𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒 
𝕖́ 𝕕𝕖𝕤𝕔𝕠𝕟𝕗𝕚𝕒𝕣 𝕕𝕖𝕝𝕒 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕒 



.
36-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑂 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑐𝘩𝑜𝑟𝑎 𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎.
𝐼𝑠𝑡𝑜 𝑒́ 𝑛𝑜𝑟𝑚𝑎𝑙?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Fleggaard for boys


.

 .Depois do silêncio 

Como a Irlanda se reergue

dos escândalos de pedofilia


*A Irlanda é o país europeu com o maior número de casos registados de pedofilia. Os abusos sexuais cometidos no seio da igreja católica representam ainda hoje feridas em aberto numa sociedade em busca de justiça e reconciliação.

.

FONTE:  euronews

.

.

Sanduíche de Ovo


Alex Atala
.

 .

SRAS/SRS VISTADORES

De há CINCO dias para cá sabemos que existem vídeos que não correm nas páginas deste blogue enquanto outros podem ser vistos com toda a normalidade. Somos totalmente alheios a esta anomalia e aguardamos que o gestor internacional dos blogues a repare com a maior brevidade.

Mesmo assim apresentamos as nossas desculpas

OS PENSIONISTAS

.

O bicho tem horas para actuar



.
.

2535
Senso d'hoje
JOÃO MIGUEL
TAVARES
JORNALISTA
 ANALISTA POLÍTICO
MEL Talks
Sobre o estado da direita em Portugal






* Entrevista efectuada antes de 25/11 e conduzida por JORGE MARRÃO e CAMILO LOURENÇO



FONTE:  A Cor Do Dinheiro

.
.
ANIMAL TV

PAPAGAIOS DO BRASIL


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO


.


CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳-Aᥒƙɩto ᥱ Gɾᥲᥒᑯᥱ OtᥱꙆo

FONTE: É Arquivo é Canal 8