23/05/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XIV-OS RIOS E A VIDA
3- EQUADOR
"OS RIOS DO SOL"
O maior sistema fluvial do mundo




FONTE: Lauro Passos

.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
MPT acusa Câmara do Funchal de 
.“acto de terrorismo contra os cristãos”

O MPT diz dar voz à indignação dos munícipes do Funchal por causa do “brutal caderno de encargos que o Município do Funchal aprovou e que vai inviabilizar por completo a realização de todas as festas religiosas deste Concelho”.
 .
Em comunicado, num texto de Roberto Vieira, é dito que “Paulo Cafôfo e a sua equipa começam a mostrar aquilo que verdadeiramente são e representam, ou seja, têm um tremendo desrespeito pelos Cristãos do Funchal e da Ilha da Madeira e por isso o disfarce começa a cair aos poucos”.

O MPT-Madeira apela mesmo a uma manifestação contra o executivo, “em protesto gigantesco no Largo do Município, em dia a agendar oportunamente”.

“O Partido da Terra é um partido que acredita e preserva as tradições seculares do Povo Madeirense e em particular dos Cidadãos do Concelho do Funchal e por isso pede afincadamente a todos os Párocos da Diocese do Funchal que divulguem nas missas realizadas diariamente, em especial aos fins-de-semana que divulguem este enorme acto de terrorismo contra os cristãos do Funchal e da Madeira que foi idealizado por Paulo Cafôfo e a sua equipa de “ateus” que poem em causa séculos de cristianismo e de devoção religiosa.”

Roberto Viera fala mesmo num “bárbaro acto contra a Fé Cristã”, que deve merecer a reflexão de todos os madeirenses (...). “Imaginem se este Presidente de Câmara do Funchal – Paulo Cafôfo se candidatar ao Governo Regional o que nos vai acontecer! É verdade aos poucos as mascaras vão caindo e vai ficando bem visível que tudo não passe de disfarce e de propaganda enganosa.”

“O Partido da Terra pergunta também, se Paulo Cafôfo e a sua equipa também entrega o mesmo Caderno de Encargos a todos as realizações que promove e que financia no Funchal apenas para propagandear a sua bela gestão? Será que uns vão ser filhos de Deus e outros do Diabo?”

“Pela primeira vez este elenco resolveu deitar as garras de fora e logo contra as tradições cristãs que o nosso Povo tanto participa e que exprime nelas a sua devoção. Foi um terramoto que se abateu sobre todos os Madeirenses e Funchalenses.”

As novas regras para os arraiais do Funchal, com a responsabilização das paróquias pelas festas religiosas, foram tema de uma notícia, de hoje, do JM.

No ano passado, a queda de uma árvore, durante o arraial do Monte, determinou a constituição como arguídos do presidente da CMF, Paulo Cafôfo, da então ex-vice-presidente Idalina Perestrelo, com a tutela dos Jardins e Espaços Verdes, e Francisco Andrade, Chefe de divisão de Jardins e Espaços Verdes.

* Subtilmente os católicos apelidam-se de cristãos numa atitude antrpofágica contra as outras religiões cristãs muito distantes da igreja católica. O MPT esquece-se que no seio da sua colectividade religiosa comem-se criancinhas a qualquer hora e  algumas até morrem.
Desejamos que Cafôfo não ceda a estes vândalos da inteligência.

.
.

ELIE SAAB
ALTA COSTURA
PRIMAVERA/VERÃO
2018




.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governo: 
Sector tecnológico "está a espalhar desenvolvimento pelo território" nacional

O ministro da Economia realçou esta quarta-feira que o sector tecnológico "está a espalhar o desenvolvimento pelo território", contribuindo para o combate ao isolamento do interior do país e salientou o "ecossistema de apoio ao empreendedorismo reconhecido" em Portugal.

"Este empreendedorismo [de base tecnológica] tem um potencial muito grande para criar empregos, valor e está a espalhar o desenvolvimento pelo território, porque estas empresas não têm que estar apenas numa cidade, podem estar espalhadas por todo o território e isso está a acontecer", afirmou Manuel Caldeira Cabral, em Guimarães, na inauguração do novo centro de 'Creative Operations' da Farfetch.
 .
SECTOR TECNOLÓGICO À PORTA DO MINISTRO DAS FINANÇAS

Segundo o governante, o "movimento de empresas tecnológicas que se reconhece no país e tem o enorme potencial de criar pelo país, nomeadamente no interior, polos de desenvolvimento de pequena e media dimensão, e já está a fazê-lo, não é um sonho".

O titular da pasta da Economia salientou ainda o papel do Governo, na "criação de um ecossistema de apoio" ao empreendedorismo e ao crescimento das 'start up' nacionais e estrangeiras.

"O Governo ajudou a criar este ecossistema de apoio, a Web Summit ajudou a reforçar, a promoção externa que estamos a fazer está a ajudar, os incentivos fiscais também, e muitas outras medidas, há todo um conjunto de políticas que tomamos que estão a atrair a atenção para Portugal e a tornar Portugal um país interessante", disse.

Caldeira Cabral reforçou que Portugal é "interessante" por várias razões: "Aqui encontram talento, pessoas qualificadas, com imaginação, inteligência, uma boa formação, mas também porque é um país que não tem dúvidas sobre ser aberto, é um país aberto ao comércio, ao investimento, a acolher todos os que querem para cá vir viver, o que hoje é algo que outros países têm dúvidas", enumerou.

A Farfetch, a plataforma digital "líder global para a indústria da moda de luxo", abriu hoje o seu novo centro de Creative Operations em Guimarães, com cerca de 8 mil metros quadrados, vindo desta forma duplicar a área que ocupava no centro empresarial da cidade (Avepark).

* Compreende-se esta ladainha,  o sr. ministro já está em  campanha eleitoral. Tivemos quatro anos de  folclore laranja agora serão quatro de fábulas rosa.



.
.

1-Alimentação Escolar
A MERENDA

EM PORTUGAL SITUAÇÕES E PROBLEMAS SÃO  SEMELHANTES

FONTE:  Do campo à mesa

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Câmara de Marvão e junta de freguesia
.alvo de buscas 

O Ministério Publico (MP) anunciou esta quarta-feira que foram efetuadas buscas e apreendidos elementos de prova na Câmara de Marvão, numa junta de freguesia, em residências particulares e em sociedades daquele concelho do distrito de Portalegre.
 .
Numa nota publicada na sua página de Internet, o MP explica que está em causa a eventual prática dos crimes de desvio de subsídio e de peculato, praticados por titular de cargo político, estando o inquérito a ser dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora. 

"De acordo com a denúncia apresentada e os elementos de prova já recolhidos, os factos, que terão ocorrido entre 2012 e 2016, decorrem da suspeita de existência de eventuais irregularidades no âmbito de um programa envolvendo fundos públicos do PRODER", lê-se no documento. 

O Ministério Público acrescenta que "não existem" arguidos constituídos e que tanto nas diligências como no inquérito são coadjuvados pela Polícia Judiciária (PJ). Contactado pela agência Lusa, o presidente do município de Marvão, Luís Vitorino (PSD) diz-se "tranquilo", acreditando que o caso "provavelmente" vai ser arquivado, uma vez que "não há provas de nada, não houve corrupção". 

O autarca, que na altura dos factos desempenhava o cargo de vice-presidente do município de Marvão, recordou que este caso, que envolve também a Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha, está relacionado com um projeto sobre "defesa da floresta contra incêndios", financiado por fundos comunitários. "O projeto, no total, envolvia qualquer coisa como 70 mil euros. Na altura, foi todo executado fisicamente no terreno, depois houve problemas processuais nos pedidos de pagamento ao programa, houve despesas que não foram validadas, entre outras coisas que não foram validadas na altura", explicou. 

Luís Vitorino relatou ainda que as buscas na Câmara de Marvão ocorreram na terça-feira, "nos serviços informáticos" e nos "serviços de obra", nomeadamente na área dos processos de contratação pública, não tendo sido efetuados interrogatórios a funcionários. 

* Políticos corruptos? Uma calúnia...

.

TERESA DAMÁSIO

.





As lideranças e a ética

O comportamento do líder e a forma como se relaciona com a sua equipa e com os "stakeholders" será seguramente replicado por todos e melhorará a imagem de marca de toda e qualquer organização.

Na direção dos negócios, o papel das lideranças é essencial para a criação e consolidação dum ambiente societário onde impere a ética(1).

Como sabemos, há vários instrumentos legais e institucionais que visam prever e estatuir as relações laborais nas organizações empresariais.

Naturalmente, a existência do diálogo social através da existência do instrumento de negociação coletiva, conforme o previsto no artigo 2.º do Código do Trabalho(2), potencia o trabalho digno e boas condições de trabalho. Tal é, igualmente, promovido pelo regulamento interno de empresa(3), conforme o previsto no artigo 99.º do Código acima referido. Mais recentemente com a publicação da Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto(4), em que o legislador pretendeu reforçar o ordenamento jurídico no que à prevenção da prática de assédio diz respeito, a defesa intransigente dos direitos humanos ficou novamente plasmada na lei laboral.

No entanto, sabemos que independentemente da existência de normas jurídicas e de regras institucionais, a prevaricação e a proliferação no meio laboral de condutas impróprias advém por vezes da ausência de referências éticas e deontológicas por parte das lideranças.

Assim, numa empresa, o líder deverá ser, numa linha contínua no tempo e no espaço, um referente no que diz respeito ao respeito pelos direitos de personalidade e pelos princípios e valores que norteiam a vida da organização.

Mas, de um líder espera-se mais e essa expetativa germina em primeira instância nas características que imprime à respetiva conduta e na forma como gere, quer interna quer externamente, a aplicação das normas e dos costumes que fazem parte da identidade da organização que lidera.

O comportamento do líder e a forma como se relaciona com a sua equipa e com os "stakeholders" será seguramente replicado por todos e melhorará a imagem de marca de toda e qualquer organização.

Aquilo que se pede ao líder é que seja leal, justo, equitativo, urbano, use e abuse da probidade e seja ambicioso ao querer que a sua organização se torne aquela de que todos quererão fazer parte!

(1)é·ti·ca. (latim ethica, -ae, do grego ethikê, feminino de ethikós, -ê, -ón, do grego éthos, -ous, costume, hábito) substantivo feminino. 1. [Filosofia] Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral.

2. Conjunto de regras de conduta de um indivíduo ou de um grupo. "ética", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa https://www.priberam.pt/dlpo/%C3%A9tica

(2)Artigo 2.º - Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho:

1. Os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho podem ser negociais ou não negociais.

2. Os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho negociais são a convenção coletiva, o acordo de adesão e a decisão arbitral em processo de arbitragem voluntária.

(3)Artigo 99.º - Regulamento interno de empresa:

1. O empregador pode elaborar regulamento interno de empresa sobreorganização e disciplina do trabalho.



* Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
21/05/18

.
.


1595.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Um venezuelano tem que trabalhar 
em média 11 dias para comprar um
 frango. Isto se houver frango

Em 2014, oito em cada dez famílias compravam frango semanalmente na Venezuela. Agora, somente três em cada dez o faz. A inflação fez com que o preço dos alimentos disparasse.

Uma das razões para a baixa afluência (46%) de venezuelanos às urnas nas eleições presidenciais de domingo — e para a crescente perda de confiança da população nas instituições — poderá ser a enorme inflação que assola a Venezuela, o que fez com que o preço de alimentos considerados básicos disparasse a pique. Um exemplo, recorda o El País, é o frango. Em maio de 2017, um venezuelano que recebesse o salário mínimo teria que trabalhar em média sete horas e 24 minutos para adquirir um quilo de frango. Agora, e volvido apenas um ano, o mesmo venezuelano, de salário mínimo, tem que trabalhar 88 horas para o poder adquirir.
 .
Em 2014, oito em cada dez famílias comprava frango semanalmente na Venezuela. Agora, somente três em cada dez o faz.

O aumento do preço dos alimentos é um dos principais indicadores do colapso do sistema económico. É isso que garante ao El País Anna Ayuso, investigadora do Barcelona Center for International Affairs. Ayuso explica que a situação é “nefasta”, acrescentando que a Venezuela está totalmente dependente do exterior para importar alimentos pois a indústria local [a produção por habitante caiu 45%] está “destruída”. Mas não os consegue importar. “Como a Venezuela não tem divisas, que chegavam basicamente do petróleo, suficientes a população não tem o que comer”, concluiu.

Mas como não tem hoje divisas o país com as maiores reservas (um em cada quatro barris) de crude do mundo segundo a OPEC? Anna Ayuso culpa, mais até do que a variação do preço do barril de crude, o presidente Nicolas Maduro pela destruição da economia na Venezuela. “[Maduro] afastou os profissionais venezuelanos e colocou, no lugar destes, amigos em empresas públicas. E o petróleo agora serve para financiar as forças armadas de um regime totalmente mafioso. Quem preside agora à Petróleos da Venezuela [PDVSA] é Manuel Quevedo, um general do exército”, conclui.

* A angústia dum povo a braços com a mão de ferro dum ditador que de maduro só  tem a podridão.

.
.



INFORMÁTICA DE A A Z
16-P
POWERPOINT



Prof. Luiz Rezende

* Um conjunto de professores do site  AlfaCon Concursos Públicos, do Brasil, decidiu colocar em vídeo uma série de programas explicativos sobre noções base de informática das quais muitas vezes não temos informação conveniente.
Por acharmos a série interessantíssima aqui a apresentamos com o devido respeito aos autores.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 ENGENHO E OBRA
6-Engenharia em Portugal
no Século XX




FONTE: FilmesJP


.
.

 HOJE NO 
"RECORD"
Incêndios: 
Benfica lança projeto de viveiros em
.escolas dos concelhos afetados

A Fundação Benfica, em parceria com a Lousitânea, apresentou esta quarta-feira um projeto de criação de viveiros nas escolas de 1.º ciclo dos concelhos mais afetados pelos fogos de 2017, para ajudar na reflorestação dos territórios.
 .
Durante a cerimónia de apresentação do projeto "Faz da tua Escola um viveiro", o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, sublinhou que esta iniciativa pretende preparar os mais jovens para a prevenção e para a reflorestação.

"Sendo as crianças a nossa principal prioridade, é com orgulho que lançamos um projeto de educação ambiental", realçou o líder do clube de Lisboa, que falava durante o evento, que decorreu em Castanheira de Pera, um dos concelhos mais afetados pelo grande incêndio de Pedrógão Grande e terra natal do jogador benfiquista João Carvalho.

O projeto abrange escolas da primária de 16 municípios fortemente afetados pelos incêndios de 2017, envolvendo cerca de seis mil alunos.

Segundo Luís Filipe Vieira, é esperada uma grande ação de plantio, no âmbito do projeto, em 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, em que serão plantadas 18 mil árvores, a maioria carvalhos.

De acordo com o vice-presidente da Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã, José Pais, o kit pedagógico contém sementes certificadas, essencialmente de carvalhos, mas também de freixos e áceres.

Em contexto escolar, os alunos vão criar sementeiras, acompanhando a germinação e crescimento das plantas, que serão depois utilizadas para reflorestação nos territórios integrados no projeto.

"Exige-se uma transformação racional da nossa floresta", defendeu José Pais, considerando que uma floresta diferente significa uma maior ação de prevenção e um território mais resiliente aos fogos.

O projeto, vincou, é "um trabalho de equipa, turma a turma, escola à escola até à casa dos pais dos alunos".

Para além desta iniciativa, foi também apresentado outro projeto da Fundação Benfica, intitulado "Fica Bem Seguro", que consiste num jogo pedagógico de proteção civil destinado a crianças do pré-escolar, identificando riscos e perigos em vários ambientes.

Produzido em parceria com o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa, a Escola Profissional Gustave Eiffel e Direção-Geral da Educação, o jogo deverá ser distribuído a nível nacional, tanto em instituições privadas como públicas, já no próximo ano letivo.

"Independentemente do clube de cada um, neste jogo, estamos todos do mesmo lado", frisou Luís Filipe Vieira.

Para além da apresentação dos dois projetos, em Castanheira de Pera, o presidente do Benfica visitou uma casa que está a ser reabilitada pela Fundação Benfica em Vila Facaia, concelho de Pedrógão Grande, numa intervenção orçada em 31 mil euros.

No final da visita aos territórios afetados, Luís Filipe Vieira escusou-se a comentar qualquer outro assunto.

* Só um atrasado mental não dirá bem desta iniciativa.

.
.

Amor Electro

Juntos Somos Mais Fortes


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
COIMBRA
Estudo revela assédio sexual em 
.grande escala no meio académico

UMAR Coimbra refere que 14,4% das mulheres inquiridas já sofreram "pelo menos uma tentativa de violação"

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido violadas.
.
Cerca de um terço das mulheres que responderam ao inquérito da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta referiram que já foram vítimas de 'stalking' (perseguição) e cerca de metade já tiveram contacto sexual não consentido, revela a nota de imprensa da organização enviada à agência Lusa.

O estudo da UMAR Coimbra, que é apresentado hoje, refere ainda que 14,4% das mulheres inquiridas já sofreram "pelo menos uma tentativa de violação".

Questionadas sobre a perceção de segurança em espaço público, 53% das mulheres elegeram como principal receio para andarem sozinhas na rua o medo de sofrerem "um ataque sexual", enquanto os homens que responderam identificaram como "principais motivos o receio de sofrer um assalto".

O estudo realizado pela UMAR Coimbra, no âmbito do projeto CAMI - Capacitar para Melhor Intervir Localmente, foi feito com dados obtidos entre junho e julho de 2017, através de um questionário "disseminado 'online'".

A amostra válida do estudo é constituída por 518 respondentes. 79% são mulheres, 85,5% na faixa etária entre os 17 e os 34 anos e a grande maioria frequentou ou frequenta a Universidade de Coimbra (77,8%).

"Em todas as categorias de experiências sexuais indesejadas analisadas, a grande maioria das mulheres inquiridas reportou ter sofrido estes comportamentos por parte de indivíduos do género masculino, nomeadamente parceiros íntimos, ex-parceiros íntimos, docentes, conhecidos e superiores hierárquicos ou colegas", refere a UMAR, na nota de imprensa.

A organização sublinha que, "nos últimos anos, foram identificadas, formal e informalmente, várias situações de violência sexual e assédio sexual entre pares no contexto académico", sendo que "continua a não existir uma noção real da prevalência da violência sexual e do assédio sexual no meio académico em Coimbra".

Os resultados obtidos vão ser apresentados na íntegra a partir das 18:00, no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

* Nobre academia....Coimbra do Choupal já era....

.
.
XXXII.O MUNDO SECRETO DOS JARDINS


1-MOSCAS



FONTE:  Maldito Movies

.
.

VENEZUELA

Rejeição internacional



FONTE: AFP Brasil

.
.
Tráfico de seres humanos cresceu na Europa



FONTE: EURONEWS

.
.
O PREÇO DA EXCLUSÃO



FONTE: ONU Brasil

.

DÁ PARA ENTENDER????












Claro que dá para entender, somos intelectualmente superiores e pragmáticamente inferiores, mas não somos xenófobos.

.
.


1618
Senso d'hoje
MANUELA
MOURA GUEDES
JORNALISTA
EXONERADA DA TVI
"São demasiados indícios de aldrabice"







* Sobre José Sócrates e a Justiça.


FONTE: SIC NOTÍCIAS

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.
.
A DANÇA EM AZUL



.
.

BOM DIA




.


67-CINEMA
FORA "D'ORAS"
V-98 OCTANAS



SINOPSE
Ele e ela não se conhecem. Algures, numa área de serviço da auto-estrada Lisboa - Porto, ele pára para descansar. Ela também lá está e parece tão à deriva quanto ele: é um encontro fortuito que talvez não tenha nada de fortuito. Quase sem palavras, partem os dois no carro dele. Sucedem-se as áreas de serviço, os motéis, as conversas e os silêncios, as revelações e os mistérios. Ele e ela desenham o mapa de uma aventura interior cujo destino ambos desconhecem. 

Elenco: 
Carla Chambel-Maria 
Fernando Heitor-Barman 
Fernando Lopes-Mafioso 
Joaquim Leitão-Padre 
Márcia Breia-Pilar 
Pedro Melo 
Rogério Samora-Diniz

FONTE: TV GOLD




.