26/07/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

69-FUTURANDO



69-FUTURANDO
Máquinas controladas pelo pensamento
e a importância do cérebro



1:06 Com o poder da mente, já é possível controlar máquinas simples. Mas cientistas e empresas como Facebook querem ampliar suas funções. Para isso, estão investindo esforços para filtrar e decifrar a actividade cerebral. Um trabalho complexo e que esbarra em conflitos éticos.

8:31 Usamos apenas 10% do nosso cérebro? Conheça a origem desse mito, que inspirou roteiros de filmes de ficção científica e é usado de forma controversa pela Cientologia.

11:05 O que pode ser feito para manter o cérebro activo e saudável durante a quarentena devido à pandemia de coronavírus? Dois especialistas sobre o assunto dão dicas importantes.

13:31 Como as crianças desenvolvem a memória? Ao nascer, ainda não temos a capacidade de lembrar e nem de nos reconhecermos. Um estudo feito com cerca de 90 crianças durante mais de 5 anos analisa os estágios pelos quais as crianças passam até que sejam capazes de desenvolver uma memória autobiográfica.

18:01 É possível manipular a memória? Interrogatórios realizados de modo incorrecto podem “plantar” lembranças falsas em vítimas e criminosos. A reportagem relembra alguns casos famosos de falsa memória que quase levaram inocentes à prisão.

22:55 Cientistas comprovam que papagaios não sentem inveja e são altruístas. Experimento mostra que assim como humanos e grandes primatas, papagaios se ajudam, sem esperar recompensa.


FONTE: DW Brasil

.
.
9-MINIMALISMO
Um documentário sobre as coisas importantes



FONTE:  Felipe Cordeiro

.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝔼𝕟𝕔𝕙𝕖-𝕤𝕖 𝕕𝕖 𝕗𝕖𝕝𝕚𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕒𝕢𝕦𝕖𝕝𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕧𝕖̂, 
𝕤𝕖𝕞 𝕚𝕟𝕧𝕖𝕛𝕒, 𝕒 𝕗𝕖𝕝𝕚𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕕𝕠𝕤 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕠𝕤  


.
.
Os Smurfs

O centésimo Smurf


.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝕁𝕒́ 𝕗𝕠𝕚 𝕠 𝕥𝕖𝕞𝕡𝕠 𝕖𝕞  
𝕢𝕦𝕖 𝕒𝕔𝕣𝕖𝕕𝕚𝕥𝕖𝕚 𝕖𝕞 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕧𝕣𝕒𝕤  


.
.
Betty e Brenda

As meninas dos chinelos


Betty e Brenda dividem tudo nessa vida, os pais, o quarto, o serviço, os sonhos e agora, o palco do TEDx. 
São formadas em Biomedicina (2010) e em Designer (2011). Depois Brenda fez pós graduação em Microbiologia e Betty em Gestão do terceiro setor. 
Atualmente estão concluindo MBA em Gestão de Projetos, estudando francês e cursando MBA de Gestão de Negócios. Que loucura né!
.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝔸𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕦𝕞 𝕣𝕒𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕤𝕠𝕝 𝕖́ 𝕤𝕦𝕗𝕚𝕔𝕚𝕖𝕟𝕥𝕖  
𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒𝕗𝕒𝕤𝕥𝕒𝕣 𝕧𝕒́𝕣𝕚𝕒𝕤 𝕤𝕠𝕞𝕓𝕣𝕒𝕤  


.

MAFALDA ANJOS

.






No money for the boys

São 58 mil milhões de euros para injetar na economia. É dinheiro que se veja – esbanjá-lo é fácil, investi-lo bem é que exige visão e estratégia

Foram os frugais, os forretas e os ceguetas, liderados pela Holanda, contra os despesistas, os solidários e os visionários, liderados pelo euro franco-alemão. E ao quinto dia fez-se luz. As duas alas com ideias bem distintas do que deve ser a Europa encontraram-se algures a meio caminho, num acordo tirado a ferros que só se alcançou já passava das 4h da manhã do quinto dia de negociações. Ficou para a História este Conselho Europeu duríssimo (as segundas rondas negociais mais longas de sempre), e se não se conseguiu aprovar a desejada bazuca, veio de lá um poderoso lança-foguetes de longo alcance.

Pela primeira vez foi aprovado um instrumento específico de recuperação económica, um Fundo de Recuperação com 750 mil milhões de euros, dos quais 390 mil milhões são a fundo perdido (e não os 500 mil milhões inicialmente propostos). Portugal terá disponíveis 45 mil milhões de euros nos próximos sete anos, 15,3 mil milhões de euros em transferências a fundo perdido e 29,8 mil milhões de euros em subsídios do orçamento da UE até 2027. E ainda saiu da cartola um programa específico para a região do Algarve, suportado por 300 milhões de euros adicionais na área da Coesão. 

Um pequeno grande detalhe ficou inscrito para fazer a vontade aos frugais, que conseguiram também um desconto nas suas contribuições: a forma como é gasto terá de ser fiscalizada mediante “critérios” a definir, para evitar uma má utilização dos fundos. Compreende-se: quem dá quer ver se é bem gasto, quem estende a mão aceita as regras.

Eis agora o busílis da questão: vem aí muito dinheiro para Portugal e é preciso saber o que fazer com ele. Se pensarmos nestes 45 mil milhões e lhes somarmos os 12,8 mil milhões de euros que estão por executar do atual quadro comunitário que têm de ser executados até 2023, são 58 mil milhões de euros para injetar na economia. É dinheiro que se veja – esbanjá-lo é fácil, investi-lo bem é que exige visão e estratégia.

Vale a pena olhar para a História e para o dinheiro da CEE que em tempos chegou a rodos. Entre 1986 e 2011, Portugal recebeu 81 mil milhões de euros em fundos estruturais e de coesão, o que corresponde a nove milhões de euros por dia que vieram de Bruxelas. Grande parte deste dinheiro foi gasta por Cavaco Silva em betão e infraestruturas, de que o País sem dúvida necessitava. Foram determinantes para o turismo e o desenvolvimento económico. A questão, como sempre, são os exageros, os amiguismos e os abusos. Temos uma rede rodoviária megalómana, e houve muito desperdício, desvio de dinheiro e falta de controlo no Fundo Social Europeu, sobretudo no início.

Com a visão estratégica que não foi além do alcatrão, podíamos ter feito mais e melhor.

Cumpre agora investir bem esta verba enorme que vai chegar-nos, e apostar em gastos que terão retorno. O programa de António Costa Silva apresentado esta semana faz luz sobre o que pode vir a ser o caminho: digitalização, reindustrialização, economia verde e descarbonização, e uma nova aposta em infraestruturas, com um novo aeroporto, um TGV e o alargamento da rede do metro na Zona Metropolitana de Lisboa.

Tudo ideias lúcidas, diria que mais ou menos evidentes. A diferença estará na execução. Temos de aprender com os erros do passado. Não pode haver megalomanias nem money for the boys – as atribuições e adjudicações terão de ser criteriosas e as despesas certeiras. E isso, parecendo que não, é deveras complicado.

* Directora

IN "VISÃO"
23/07/20

.
.


2342.UNIÃO



EUROPEIA



.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
ℙ𝕠𝕚𝕤 𝕖́ 𝕕𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕣𝕖𝕔𝕖𝕓𝕖 𝕖  
𝕖́ 𝕡𝕖𝕣𝕕𝕠𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕖́ 𝕡𝕖𝕣𝕕𝕠𝕒𝕕𝕠


.
.
II-Ciência vs terrorismo
1-Robótica



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XLVII-VISITA GUIADA


Museu José Malhoa/1

CALDAS DA RAINHA - PORTUGAL





* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝔸 𝕔𝕠𝕣𝕥𝕖𝕤𝕚𝕒 𝕖́ 𝕚𝕣𝕞𝕒̃ 𝕕𝕒 𝕔𝕒𝕣𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖  
𝕖 𝕗𝕠𝕞𝕖𝕟𝕥𝕒 𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣


.
.

Montserrat Caballé e Montserrat Martí

Bolero


.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝔽𝕖𝕝𝕚𝕫 𝕠 𝕤𝕖𝕣𝕧𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕡𝕖𝕣𝕞𝕒𝕟𝕖𝕔𝕖
𝕗𝕚𝕣𝕞𝕖  𝕤𝕠𝕓 𝕒 𝕧𝕒𝕣𝕒 𝕕𝕒 𝕔𝕠𝕣𝕣𝕖𝕔𝕔̧𝕒̃𝕠  


.
.
10-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
10.2- 𝓑𝓸𝓮𝓶𝓲𝓪 𝓮 𝓖𝓾𝓵𝓪 
Fernanda D'Umbra
Fabrício Corsaletti



* Quais relações podem ser traçadas entre criatividade e gula? A intensidade criativa pode se confundir com o prazer da gula? No estado de boemia, come-se. E bebe-se pela gula. Ou pela excitação do paladar? Poções etílicas afastam e aproximam diferenças entre pessoas e dramas. Na boemia floresce a poética do ser, do texto, da poesia. Os artistas podem ser boêmios profissionais? Existe uma gula por produtos culturais, principalmente livros?

FONTE:  Café Filosófico CPFL

.

𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠

..
𝐹𝑅𝐴𝑁𝐶𝐼𝑆𝑄𝑈𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑'𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠
𝕆𝕟𝕕𝕖 𝕙𝕒́ 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕖 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕕𝕠𝕣𝕚𝕒, 
𝕟𝕒̃𝕠 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕖 𝕥𝕖𝕞𝕠𝕣 𝕟𝕖𝕞 𝕚𝕘𝕟𝕠𝕣𝕒̂𝕟𝕔𝕚𝕒  


.
.
18-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆

𝑄𝑢𝑒𝑟𝑜 𝑒𝑛𝑔𝑟𝑎𝑣𝑖𝑑𝑎𝑟 𝑛𝑜𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒,
𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑣𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟


FONTE:Dra Luciana Herrero

.
.
𝓐𝓷𝓲𝓶𝓪𝓲𝓼 𝓼𝓮𝓵𝓿𝓪𝓰𝓮𝓷𝓼 𝓸𝓬𝓾𝓹𝓪𝓶
𝓬𝓪𝓶𝓹𝓸 𝓭𝓮 𝓰𝓸𝓵𝓯𝓮 𝓷𝓸 𝓡𝓲𝓸



FONTE:   EFE BRASIL
.
.
Vιolêɴcια rαcιαl e αтυαçα̃o dα polίcια
αlιмeɴтαм proтeѕтoѕ eм Frαɴçα



FONTE:  euronews
.
.
ACARAJÉ


Nhac GNT
.
.
𝐕𝐈𝐒𝐈𝐓𝐀𝐒 𝐀𝐎 𝐌𝐔𝐒𝐄𝐔



.
.


2409
Senso d'hoje
ALEXANDRIA OCASIO-CORTEZ
CONGRESSISTA DEMOCRATA
NOVA YORK - USA
'Ter filha não faz um homem decente'



FONTE:  BBC News Brasil

.
.

NOTÍCIA ANIMAL


FOCA COM ENGUIA NA NARINA,
TIGRES DA ÍNDIA E
CROCODILO ALTO MAR


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.

99.𝒳𝐼𝐼 -Códıgos Mortαıs



99-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼𝐼 -Códıgos Mortαıs




Sιɴopѕe:

Mαrıα Von gαll (Gıovαnnα Mezzogıorno) é umα mulher de belezα encαntαdorα e muıtα corαgem.
Arrıscαndo α próprıα vıdα, elα se dedıcα de corpo e αlmα α sαlvαr judeus dαs gαrrαs de nαzıstαs durαnte α 2º guerrα mundıαl.
Suα fé nα humαnıdαde α tornα forte e ınαbαlάvel. Ou quαse.

A polı́cıα secretα αlemα̃ sαbe que só exıste umα formα de enfrαquecer Mαrıα: 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗋α𝗋 seu fılho Thomαs (Thomαs Sαngster), um brılhαnte gαroto de 11 αnos de ıdαde, mestre em xαdrez.

Porém αlgo sαı errαdo nα trocα entre mα̃e e fılho.
E o menıno é resgαtαdo pelo pαı αmerıcαno (Stephen Moчer), que ele nuncα hαvıα conhecıdo. Ambos fogem pαrα α Espαnhα, mαs Mαrıα hαvıα contαdo α Thomαs um precıoso segredo, que αgorα, mαıs do que nuncα, pode α vıdα de todos estαr em rısco e mudαr os rumos dα Guerrα.


Eleɴco:

Clαıre Keım - Cαtherıne Lαmıel
Gıovαnnα Mezzogıorno - Mαrıα von Gαll
Klαus Mαrıα Brαndαuer - Gregor Lα̈mmle
Stephen Moчer - Dαvıd Quαtermαın
Thomαs Brodıe-Sαngster - Thomαs von Gαll
Bruno Cécıllon - Bertrαnd
Cédrıc Brelet - Sαverıo
Dıdıer Bourguıgnon - Lorrч Drıver
Domınıque Pınon - Henrı Lαfont
Gıorgıo Pαsottı - Mıchele
Gottfrıed John - Thomαs von Gαll, αvô
Ken Duken - Jürgen Müller 
Mαrısα Leonıe Bαch - Louıse (αs Mαrısα Duken)
Rufus (I) -  Prof. Bergot
Thıerrч Lhermıtte -  Andreαs Lαzık
Thomαs Heınze - Joαchım Görtz



FONTE:diegobit nascimento