15/07/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
Porque nunca os liquidificadores
 se venderam tanto como na era
 COVID19?


.
..
XXXIII-OS RIOS E A VIDA
6- RIO TEJO
O Tejo é um rio de lamentações



FONTE:  PÚBLICO - 04/01/18
.
.
KLEO LINGERIE/1
Kiev Fashion 
Spring Summer Fashion Show
2020



FONTE:  fashion cine

.

Carolina Beckman - ómega 3

.
Como funciona o ómega 3


FONTE:  Dra. Carolina Beckman

.

MARIA JOSÉ DA SILVEIRA NÚNCIO

.
.





Um país pequeno

A triste verdade é que são sempre os mesmos. São sempre os mesmos no topo do topo, e são sempre os mesmos na base das bases.

Não me refiro, naturalmente, à área geográfica, que essa é o que é. Nem tão-pouco ao número de habitantes, que é também o que é, e que é, sobretudo, o que seria expectável, combinando o aumento da longevidade, com o decréscimo da natalidade e os contingentes migratórios.

Refiro-me a outro tipo de pequenez que, de tão enraizada nos nossos quotidianos, já se converteu numa característica estrutural, daquelas perante as quais vamos, como em tantas outras coisas, encolhendo os ombros, enquanto, resignados, dizemos entredentes a celebérrima frase “são sempre os mesmos!”. E a triste verdade é que sim, que são sempre os mesmos. São sempre os mesmos no topo do topo, e são sempre os mesmos na base das bases.

Pelo meio, e como que para nos assegurar que o sistema, nomeadamente o de ensino, até funciona, e que o esforço e o mérito até são premiados, lá surgem, de quando em quando, umas excepções que entram, com pompa, no quadro de honra do elevador social.

Se excluirmos estas excepções, mais aquelas que resultam do “chico-espertismo” ou as outras que configuram algumas trajectórias, ao que parece construídas a pulso, mas que têm em comum o facto de alguns anos dessas trajectórias surgirem como que envoltos em nebulosas, a verdade é que são mesmo sempre os mesmos.

E poder-se-ia dizer que estes “mesmos” são frutos da revolução e da democracia. Mas não o são. Basta que se atente nos apelidos, para que se perceba que não o são, e que constituem, na verdade, mais uma das heranças do Estado Novo.

E curiosamente, se calhar pela pequenez do país, muitos do que se opuseram ao regime, carregavam, eles próprios, esses apelidos (afinal, todas as famílias têm os seus enfants-terribles), o que lhes conferiu toda uma presunção de autoridade moral, na democracia acabada de nascer.

A elite financeira, social, política e inclusive intelectual, em Portugal, é um aquário. Redondo. Um aquário onde nadam, sempre à roda, cardumes vorazes, mas aparentemente inofensivos, de Manecas, Pituxas, Tarecos, Pitas, Bebés, Quicos e todo um sem-fim de petit-noms, que antecedem os ditos apelidos, e funcionam como uma espécie de chancela de estatuto social, ao mesmo tempo que sugerem uma evidente endogamia de classe.

Uma endogamia que domina e controla na sombra, as mais das vezes atirando para a frente as tais figuras dos “Chicos-Espertos” e dos “Fura-Vidas”, espécies autóctones de fulgurante e obscura ascensão que, deslumbrados com a ilusão de pertença, se vão movendo ao ritmo das cordas, ou o mesmo é dizer, ao ritmo de contas bancárias mais arredondadas no fim do mês, que hão-de significar um descanso, também ele mais arredondado e almofadado, no momento da retirada (que será mais ou menos estrepitosa, mas que seguramente, terá visto garantida, previamente, uma qualquer comenda, pelos extraordinários feitos à nação).

Saem de cena uns “Fura-Vidas”, ascensoristas sociais de renome, e permanecem os outros, ou melhor, os “mesmos” que, girando no seu aquário privado, não têm qualquer dificuldade em fisgar um novo candidato ao ascensor, extasiado perante a intimidade dos jantares exclusivos, no fim dos quais é despedido, por entre sorrisos, com um abraço que lhe cola, nas costas do blazer lustroso, a tarja “burgessos”.

Garante-se, assim, que permanecem “os mesmos” no topo do topo da pirâmide. Aquele topo que não alimenta as revistas do jet-set, pelo contrário foge delas, nem entra nessas almejadas listas das “celebridades”, nas quais os “Chicos-Espertos” se pelam por aparecer, em poses falsamente naturais, numa evocação daqueles retratos antigos, que insistem em assombrar as casas onde já ninguém mora, e em que os retratados contemplam a máquina com expressões hirtas, de atemorizado espanto.

Mas garante-se, também, que na exacta base dessa mesma pirâmide vão permanecendo “os mesmos”, reproduzindo-se de geração em geração, igualmente iletrados (ainda que com a escolaridade completa), igualmente pouco qualificados (ainda que licenciados), igualmente excluídos (porque a exclusão é multiforme) e igualmente calados

Calados, como calados estiveram os seus avós e os seus bisavós. Calados, porque a pobreza cala e a ignorância cala mais ainda, e a verdade é que, numa e noutra, ainda há um longo caminho a percorrer. Um caminho que está muito para além das estatísticas e dos indicadores vários que, numa aparência de pautas escolares, atestam a cumpridora exemplaridade dos países-alunos.

Até lá, continuaremos a brindar aos “mesmos” e à nossa pequenez. Que se hão-de manter, por muitos anos, e bons.


* Socióloga; professora universitária ISCSP-ULisboa

IN "PÚBLICO"
13/07/20

** 𝑶𝒓𝒂 𝒂𝒒𝒖𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂́ 𝒖𝒎 𝒂𝒓𝒕𝒊𝒈𝒐 𝒅𝒆 𝒐𝒑𝒊𝒏𝒊𝒂̃𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒒𝒖𝒂𝒍𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐𝒔 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒊𝒐𝒏𝒊𝒔𝒕𝒂𝒔 𝒈𝒐𝒔𝒕𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒕𝒆𝒓 𝒆𝒔𝒄𝒓𝒊𝒕𝒐, 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒐𝒃𝒓𝒊𝒈𝒂𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒆𝒔𝒔𝒐𝒓𝒂. 

.
.


2331.UNIÃO



EUROPEIA

PROMOÇÃO DE BANCO ESPANHOL


.

10- Lura da Psi

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ

10 -O ⳽ɩɠᥒɩƒɩᥴᥲᑯo ᑯᥱ ⳽oᥒᖾo⳽
ᥴoຕ ຕoɾtᥱ, ρᥲɾᥲ Jᥙᥒɠ




FONTE:  Universo da Psicologia TV

49.1-HORIZONTES DA MEMÓRIA


.
49-HORIZONTES DA MEMÓRIA
49.1-Um Conde, um carro e um burro



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
Live at Home Tribute

J. Lo

People


.
.
15-CASAMENTOS PRECOCES
1.1-TANZANIA
"Mi padre necesitaba vacas y no a mí"


(CONCLUI PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:   Documentales de RT

.
.
A Bulgária está a caminho da deriva autocrática



* Espantoso, a Hungria já navega na autocracia, a Polónia idem, a Turquia que pertence à NATO nem é bom falar e os países ditos democratas agacham-se! Que esperam os europeus?

FONTE:  euronews
.
.
Em busca de sinais de vida




FONTE:  AFP

.

Infografia:Poder




C̷O̷M̷O̷ T̷E̷R̷ P̷O̷D̷E̷R̷




FONTE:SejaUmaPessoaMelhor
.
FAKE NEWS


.

2398 - CAMILA VERAS MOTA

.

2398
Senso d'hoje
CAMILA VERAS MOTA
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL
O que é a Cisjordânia, centro 
do conflito com Palestina
 que Israel quer anexar?



FONTE:  BBC News Brasil
.
.

BABYSITTER CANINA


.
.

BOM DIA


.

99.𝐼-Códıgos Mortαıs



99-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼 -Códıgos Mortαıs




Sιɴopѕe:

Mαrıα Von gαll (Gıovαnnα Mezzogıorno) é umα mulher de belezα encαntαdorα e muıtα corαgem.
Arrıscαndo α próprıα vıdα, elα se dedıcα de corpo e αlmα α sαlvαr judeus dαs gαrrαs de nαzıstαs durαnte α 2º guerrα mundıαl.
Suα fé nα humαnıdαde α tornα forte e ınαbαlάvel. Ou quαse.

A polı́cıα secretα αlemα̃ sαbe que só exıste umα formα de enfrαquecer Mαrıα: 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗋α𝗋 seu fılho Thomαs (Thomαs Sαngster), um brılhαnte gαroto de 11 αnos de ıdαde, mestre em xαdrez.

Porém αlgo sαı errαdo nα trocα entre mα̃e e fılho.
E o menıno é resgαtαdo pelo pαı αmerıcαno (Stephen Moчer), que ele nuncα hαvıα conhecıdo. Ambos fogem pαrα α Espαnhα, mαs Mαrıα hαvıα contαdo α Thomαs um precıoso segredo, que αgorα, mαıs do que nuncα, pode α vıdα de todos estαr em rısco e mudαr os rumos dα Guerrα.


Eleɴco:

Clαıre Keım - Cαtherıne Lαmıel
Gıovαnnα Mezzogıorno - Mαrıα von Gαll
Klαus Mαrıα Brαndαuer - Gregor Lα̈mmle
Stephen Moчer - Dαvıd Quαtermαın
Thomαs Brodıe-Sαngster - Thomαs von Gαll
Bruno Cécıllon - Bertrαnd
Cédrıc Brelet - Sαverıo
Dıdıer Bourguıgnon - Lorrч Drıver
Domınıque Pınon - Henrı Lαfont
Gıorgıo Pαsottı - Mıchele
Gottfrıed John - Thomαs von Gαll, αvô
Ken Duken - Jürgen Müller 
Mαrısα Leonıe Bαch - Louıse (αs Mαrısα Duken)
Rufus (I) -  Prof. Bergot
Thıerrч Lhermıtte -  Andreαs Lαzık
Thomαs Heınze - Joαchım Görtz



FONTE:diegobit nascimento