14/05/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
𝐴𝑛𝑎́𝑙𝑖𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑢𝑛𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑚𝑝𝑒𝑛𝘩𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙



.
.

283-ACIDEZ
FEMININA

MUDANÇAS DE HÁBITOS


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.
IƝSƬIƝƬO



Una joven próxima a casarse, vive atormentada por los borrosos recuerdos de su pasado y los presentes cuestionamientos por su identidad sexual. Atrapada en el seno de una compleja familia de la década de los 50´s en la provincia mexicana, María debe descubrir lo que su entorno e insinto le ocultan. 

Escrito y Dirigido por: Ulises Blanco 
Producido por: Paola Torres
 Co Productor: Ulises Blanco 
Asistente de Dirección: Cristina Valenzuela 
Dirección de Fotografia: Luis Vázquez 
Dirección de Audio: Octavio Ramírez 
Dirección de Arte: Celeste Pérez Pría 

 Cortometraje para el curso de Realización Cinematografica en el Tecnológico de Monterrey Campus Querétaro. Mayo 2016

FONTE:   Ulises Blanco

.
.
 HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Governo estuda medidas para as praias.
."Espécie de semáforo" nos acessos
e "10 metros quadrados por pessoa"

Os acessos às praias não deverão ser alvo de medidas coercivas, estando, no entanto, previsto uma indicação luminosa da lotação do espaço, revelou André Silva, do PAN, após reunião com o primeiro-ministro sobre a próxima fase de desconfinamento. As medidas ainda estão a ser analisadas.

O Governo quer permitir o acesso às praias sem medidas coercivas, mas com um apelo à disciplina dos portugueses, estando previsto uma indicação luminosa da lotação do espaço, disse esta quinta-feira o porta-voz do PAN.
 .
André Silva transmitiu esta informação aos jornalistas no final de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase de reabertura gradual das atividades e estabelecimentos encerrados devido à pandemia de covid-19.

"Vemos como muito positivo a nota que o Governo deu relativamente às praias. Não haverá uma lotação propriamente obrigatória, uma lotação máxima, não existirão medidas propriamente coercivas, mas sim, mais uma vez, um apelo, a que nós também nos associamos, a que continue a existir solidariedade e acima de tudo disciplina para poderem cumprir as regras de distanciamento também na praia", declarou o porta-voz e deputado do PAN.

Medidas ainda estão a ser estudadas
"É fundamental que possamos todos estar de férias, usufruir dos espaços públicos, nomeadamente da praia, retomar a atividade económica, mas com disciplina", considerou.
André Silva adiantou que "haverá uma média calculada de 10 metros quadrados por pessoa nas praias" e "uma espécie de semáforo ou uma indicação luminosa da lotação da praia".

"Numa primeira fase, e nós concordamos, o apelo é que de facto exista disciplina para que se possa garantir essa distância. Essas medidas estão ainda a ser debatidas internamente na Direção-Geral da Saúde (DGS), não estão fechadas e, portanto, não há um prazo para o efeito", acrescentou.

* Se o período grave que estamos a passar não fosse tão mau, riríamos desalmadamente com esta proposta ridícula.

.
.
Astronomia
Uma visão Geral II

Propriedades e evolução
  das galáxias/2


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/   
/DA MADEIRA"
ACIF esclarece sobre lucro na comercialização de equipamentos
 de protecção individual

Foi publicado o Despacho n.º 5503-A/2020, de 13 de maio, que determina que a percentagem de lucro na comercialização, por grosso e a retalho, de dispositivos médicos e de equipamentos de protecção individual identificados no anexo ao Decreto-Lei n.º 14-E/2020, de 13 de abril, bem como de álcool etílico e de gel desinfectante cutâneo de base alcoólica, é limitada ao máximo de 15 %.
.

Os dispositivos médicos e de equipamentos de protceção individual identificados no anexo ao Decreto-Lei n.º 14-E/2020 são os seguintes:
1 — Máscaras cirúrgicas para uso por profissionais de saúde, de uso único e reutilizáveis.
2 — Máscaras cirúrgicas para uso social, de uso único e reutilizáveis.
3 — Semimáscaras de protecção respiratória.
4 — Máscaras com viseira integrada.
5 — Batas cirúrgicas.
6 — Fatos de protecção integral.
7 — Cógulas.
8 — Toucas.
9 — Manguitos.
10 — Protecção de calçado — Cobre-botas.
11 — Protecção de calçado — Cobre-sapatos.
12 — Luvas de uso único.
13 — Óculos de protecção.
14 — Viseiras.
15 — Zaragatoas.

Toda a informação pode ser consultada aqui.

* Já aconteceram grandes "vigarices" efectuadas por empresários pouco escrupulosos na venda de alguns equipamentos da lista, nomeadamente em farmácias.


.
.

LXXXVI-Cidades e soluções

1-Festas Sustentaveis 




 FONTE:    Santos rio, RJ 
.
.
.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Logística de Azambuja 
sem medidas adicionais para já

Unidade onde foi detetado surto de 101 infeções retoma esta segunda-feira atividade com 30 trabalhadores. Autarcas e governo vão reunir-se com CP.

O governo diz que mantém a logística de Azambuja debaixo de olho, mas por enquanto não vê necessidade de adotar medidas adicionais de prevenção ou contenção nas operações das empresas localizadas no polo onde funciona a Avipronto. A unidade de abate de abate de aves já retoma esta segunda-feira parte das operações depois de 101 dos seus 300 trabalhadores terem ficado infetados com o vírus da covid-19. 
 .
O secretário de Estado responsável pela coordenação da resposta à covid na zona de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, e o secretário de Estado da Economia, João Neves, estiveram esta manhã reunidos com representantes de 30 empresas que operam no polo onde prevalecem as operações de distribuição dos grupos Sonae, Jerónimo Martins e Auchan, entre outros, e ao qual afluem diariamente mais de oito mil trabalhadores vindos de toda a Grande Lisboa. 
.
Segundo o governo, o surto local “justifica um olhar atento nos próximos tempos e avaliar se se justificam medidas adicionais”, mas para já o único passo previsto é a realização de uma reunião com a CP onde deverá ser discutida a fiscalização da regras de dois terços de ocupação nos transportes públicos. “No fundo, [o objetivo é] adotar um comportamento mais pedagógico relativamente aos utilizadores dos transportes públicos, quanto à aglomeração que existe à saída da estação e à verificação da lotação”, afirmou o coordenador Duarte Cordeiro, após o encontro com autarcas e empresários da zona. 
.
O município de Azambuja tem-se manifestado preocupado com a possibilidade de alastramento do surto a mais unidades da grande distribuição que serve o país, e propunha, além do reforço da oferta da CP, que as empresas aumentassem a oferta de transporte particular aos trabalhadores (o pessoal temporário não tem, por regra, acesso ao transporte de empresa) e desfasassem turnos entre si. Medidas que, para já, não estarão a ser consideradas. 
.
“Grande parte do transporte já e efetuado pelas empresas ou é transporte individual por parte dos trabalhadores. Vamos acompanhar a evolução da situação. O facto de haver aqui uma concentração de trabalhadores não distingue este território de outros territórios do nosso país”, justificou Duarte Cordeiro, explicando que a oferta de transporte ainda está a ser avaliada. “Esta última semana foi a semana da abertura ao nível dos transporte. É uma matéria que temos estado a acompanhar ao nível nacional”. 
.
De resto, o governo diz que também não se justifica um rastreio alargado entre os milhares de trabalhadores neste polo. “Quando surge um caso numa empresa, geralmente testam-se os trabalhadores dessa empresa. Quando não há casos, vai-se fazendo uma monitorização da saúde dos trabalhadores. É assim que tem funcionado e é assim que continuaremos a funcionar. Se existirem dados que avaliem a necessidade de fazer um rastreio alargado, essas decisões são tomadas em função de nova informação”, afirmou o coordenador regional. 
.
Além dos 101 casos de infeções na unidade da Avipronto, o município de Azambuja deu conta de outros dois verificados na distribuidora espanhola Salvesen e mais dois na transportadora Torrestir, estando a ser realizados testes aos trabalhadores que mantiveram contato com os funcionário infetados.

Avipronto reabre com 30 trabalhadores 
Na Avipronto, as autoridades de saúde asseguram que há condições para retomar a atividade, já a partir de hoje. “A empresa foi desinfetada, os trabalhadores foram testados. Começou paulatinamente. Só depois é que irá aumentar a sua atividade”, explicou Luís Pisco, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. 
.
A unidade de abate de aves que tem como CEO o ex-secretário de Estado da Agricultura Luís Vieira volta a abrir com 30 funcionários nas operações de embalamento. Aos jornalistas, o ex-governante recusou hoje que tenha havido demora no isolamento de trabalhadores após a deteção dos primeiros casos. “Se todas as empresas fizessem o teste a 100%, não é só aquele que dá um caso positivo e depois faz-se o rastreamento dos contatos, haveria um princípio básico: quanto mais se procura mais de encontra”, argumentou. 
.
Na reabertura da fábrica, Luís Vieira admitiu que não será possível assegurar o distanciamento social recomendado de dois metros entre trabalhadores, mas garantiu que todas as restantes precauções estão a ser tomadas. 
.
“Tentámos fazer algum ajustamento, mas qualquer linha nas unidades fabris tem um distanciamento de um metro, à volta disso. Se tivéssemos de fazer um distanciamento maior, tínhamos de arranjar quase uma fábrica de Azambuja ao Cartaxo”, defendeu. 
.
Além da utilização de equipamento de proteção individual e da medição da temperatura, a empresa diz ter improvisado novas áreas de refeição que permitirão maior afastamento entre trabalhadores com duas tendas instaladas no local. Diz também que só entrarão na Avipronto trabalhadores com resultado de teste negativo, mesmo que sejam temporários entretanto recrutados. 
.
 O CEO assegura ainda que a empresa está a procurar alternativas ao comboio para o transporte de funcionários. “Ao estarmos a trabalhar só com 10% estamos a ir progressivamente ver se conseguimos encontrar os nossos meios próprios de transporte que permitam controlar melhor a situação, uma vez que ainda não vimos a segurança total nos transportes públicos”.

Sector da carne não preocupa 
Além do surto da Avipronto, na última semana foi detetado igualmente um número elevado de trabalhadores infetados o novo coronavírus em fábricas de processamento de carne no Montijo. Já antes, registou-se um número elevado de infeções numa unidade de carne da Sonae MC, em Santarém. 
.
O secretário de Estado da Economia, João Neves, lembrou que estes sectores do agroalimentar estão obrigados ao cumprimento de normas mais estritas do ponto de vista da segurança alimentar, e relacionou os surtos localizados no sector das carnes com a dimensão das operações. 
.
 “Os focos surgem em diversos tipos de empresas. Não devemos sobrevalorizar a existência destes focos nalgumas destas empresas. Bem percebemos que algumas atividades económicas de diferente tipo têm tido quer suspensão de atividade, quer uma redução muito significativa da sua atividade. É natural que dalgum modo, o aparecimento dos focos seja o resultado da dimensão da atividade que temos”, defendeu. 
.
De resto, garantiu que há segurança para o consumo. “Não há nenhum produto que saia de uma fábrica desta importância para a saúde das pessoas que não tenha sido verificado. É absolutamente claro que as regras de segurança da produção dos alimentos estão a ser mantidas”.

* Somos de opinião que a DGS deve estar muito atenta para alguns imbróglios que possam surgir por oportunismo "empreendedor"

.

FILIPA ROSETA

.




Sobrelotação, Segurança 
e a Dignidade da Pessoa

Se queremos saúde na nossa cidade temos de parar de alimentar tipologias fora-da-lei

No dia em que existiam 1668 infectados por covid-19 em Lisboa, 178 destes infetados, cerca de 10% do total, eram pessoas requerentes de asilo que estavam a cargo do Governo.

Os requerentes de asilo são pessoas que pedem asilo à chegada ao país e aguardam pela resposta final do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em alojamentos providenciados pelo Governo. Pelo art.º 61 da Lei do Asilo, a competência de garantir um alojamento digno enquanto aguardam durante meses é, especificamente, do ministro da Administração Interna.

Assim, o ministro Eduardo Cabrita, veio ao Parlamento onde foi questionado sobre a situação em que viviam os requerentes de asilo, a seu cargo, no Hostel Aykibom, na Almirante Reis. Este hostel albergava 169 dos requerentes de asilo, um quinto do total, concentrados num único edifício oficialmente registado no Registo de Alojamento Local, em 2018 (n.º 82016/AL), com 36 quartos e capacidade para 210 camas, numa proporção oficial declarada de 5 a 6 pessoas por quarto.

O ministro considerou que, apesar destas pessoas passarem o dia em casa, ficarem meses à espera de resposta do SEF, e de não falarem a mesma língua, poderiam ser acolhidas num hostel, uma tipologia que, disse, «tem características específicas num contexto de normalidade e que tem, num contexto desta pandemia condições, que não serão razoáveis».

No nosso país, o decreto-lei que determina as condições mínimas de normalidade de habitação é o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU). Este Regulamento foi definido, em 1951, por pessoas que, muito antes do covid-19, sabiam que a falta de salubridade estava diretamente relacionada com a sobrelotação. Assim, definiram, como limite de ocupação máxima por quarto, 2 adultos.

Considerando o Regime Jurídico da Exploração dos Estabelecimentos de Alojamento Local que delimita as regras para todos os tipos de alojamento local, verifica-se que a capacidade de dois adultos por quarto manteve-se, ainda nesta lei, para todas as tipologias, acrescida da possibilidade de acrescentar camas para crianças. Apesar da Lei 62/2018 adiantar que, para o hostel, será publicada uma Portaria própria, esta nunca chegou a sair

Que o nosso ministro não saiba o que sabiam os autores da lei de 1951, é uma tristeza. Que o Governo da nação destine dinheiro dos contribuintes, uns (estimados) 25 mil euros por mês a um único hostel (considerando valores da zona de 150 euros/cama por mês) para ter as pessoas albergadas em situações que não são dignas à luz da nossa legislação das condições mínimas de habitabilidade, é inaceitável.

Incomoda a calma com que o ministro explica tudo sem assumir, nem identificar, qualquer falha, apontando culpas para o covid-19, afirmando até orgulho em receber estes requerentes. Orgulho que todos teríamos se não fosse a incapacidade gritante do Governo em receber as pessoas com condições de dignidade para os próprios e segurança para a cidade. Assim, a verdade é que o covid-19 se instalou na Almirante Reis precisamente pela falta de condições que lhe antecederam. Se queremos saúde na nossa cidade temos de parar de alimentar tipologias fora-da-lei.

IN "SOL"
09/05/20

.
.


2270.UNIÃO



EUROPEIA

ESCOLHA A MODALIDADE


.
.
.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Obstetra do "bebé sem rosto" 
só não exerce profissão "por 
decisão própria", diz advogado

Artur Carvalho é suspeito de negligência médica no caso do bebé de Setúbal que nasceu com malformações no rosto.

O obstetra suspeito de negligência médica no caso do bebé de Setúbal que nasceu com malformações no rosto só não está a exercer a profissão por decisão própria, disse hoje à agência Lusa o advogado Miguel Matias. 
.
"O médico (Artur Carvalho), neste momento, pode exercer a profissão. Não o está a fazer por decisão própria", disse o advogado, salientando que a "suspensão preventiva do médico, por um período de seis meses, terminou no passado mês de abril".

No entendimento do advogado, uma vez que já terminou o período de suspensão preventiva, não há qualquer questão legal que impeça o obstetra Artur Carvalho de exercer normalmente a sua atividade profissional.

Miguel Matias admite que o médico já foi notificado de uma nova proposta para que lhe seja aplicada uma pena de suspensão de cinco anos, mas sublinha que, por enquanto, é "apenas uma proposta" e que ainda nem sequer terminou o prazo de contestação no âmbito do processo disciplinar instaurado pela Ordem dos Médicos.

Questionado sobre um processo judicial no Tribunal de Setúbal, na sequência de uma queixa da família do bebé, o advogado Miguel Matias disse que o médico Artur Carvalho ainda não recebeu qualquer notificação de processos judiciais.

"O meu cliente ainda não foi notificado de nenhum processo judicial. No caso do bebé de Setúbal, a única coisa que sei, através da comunicação social, é que o Ministério Público terá aberto um inquérito", disse.

"Eventualmente, o que pode estar a acontecer é o Ministério Público estar à espera de uma decisão final do processo disciplinar [instaurado pelo CDRS da Ordem dos Médicos], acrescentou Miguel Matias.

O médico Artur Carvalho, que acompanhou a gravidez da mãe do bebé que nasceu sem rosto e realizou as ecografias numa clínica particular, em Setúbal, foi suspenso por um período de seis meses, na sequência de uma reunião do Conselho Disciplinar Regional do Sul (CDRS) da Ordem dos Médicos, realizada a 22 de outubro de 2019, a pedido do bastonário Miguel Guimarães.

No comunicado divulgado após a referida reunião, em que foi anunciada a suspensão preventiva do médico Artur Carvalho por seis meses, o CDRS informou também que tinham sido analisados vários processos pendentes contra o referido obstetra, incluindo o caso do bebé que nasceu com malformações no rosto no dia 07 de outubro de 2019, em Setúbal.

No comunicado, o CDRS da Ordem dos Médicos justificou a suspensão preventiva do clínico com a "gravidade das infrações imputadas ao médico arguido nos vários processos" e com os "indícios muito fortes" de que efetivamente teria cometido essas infrações.

A agência Lusa tentou ouvir a nova presidente do CDRS, Maria do Céu Machado, mas não foi possível.

* Achamos a decisão acertada por duas razões: enquanto não trabalha não pratica  mais barbaridades, também não corre o risco de que alguém lhe desfigure o rosto, provavelmente para ele esta será a principal razão.

.

.

𝒳-OH MAR SALGADO

1-Aѕ Mιѕтerιoѕαѕ Pιrα̂мιdeѕ Sυвмerѕαѕ do Jαpα̃o



𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:

𝐷𝑒𝑠𝑑𝑒 𝟣𝟫𝟫𝟧, 𝑚𝑒𝑟𝑔𝑢𝑙𝘩𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑒 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑗𝑎𝑝𝑜𝑛𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑠 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑒𝑡𝑎, 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑔𝑛𝑜𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑟𝑒𝑛𝑠𝑎 𝑜𝑐𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑎𝑙. 𝐿𝑜𝑐𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑛𝑠 𝑞𝑢𝑖𝑙𝑜̂𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑌𝑜𝑛𝑎𝑔𝑢𝑛𝑖, 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑡𝑜𝑠 𝑠𝑢𝑏𝑚𝑒𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑔𝑎. 𝑂𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑜𝑠 𝑔𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑙𝑐𝑢𝑙𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑚𝑜𝑛𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝟣𝟣.𝟢𝟢𝟢 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑒𝑑𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑔𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑒𝑡𝑎

FONTE: Super Documentários


 
.
 .

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
3-𝐼𝒞𝒪𝒩𝐸𝒮 𝒟𝒪 𝑀𝒜𝒰 𝒞𝒪𝑀𝒫𝒪𝑅𝒯𝒜𝑀𝐸𝒩𝒯𝒪
3.3-𝒢𝐸𝒩𝒢𝐼𝒮-𝒦𝐻𝒜𝒩




FONTE:
Fabio Guerra
  .
.
 HOJE NO
"OBSERVADOR"
Um inverno para nosso descontentamento e uma vacina que pode demorar: 
as previsões de um imunologista no
.Senado dos EUA

Se nada se alterar, pode estar próximo "o mais sombrio inverno da história moderna". Vacina até ao verão? Talvez seja otimista. Um imunologista americano foi ao Senado levar más notícias.

Ainda estamos em maio, mas os Estados Unidos da América e os países que reagirem à pandemia como os EUA estão a reagir podem estar a aproximar-se do “mais sombrio inverno da história moderna”. Tal só não acontecerá se os líderes agirem de forma decisiva, para impedir um novo surto do novo coronavírus nos últimos meses de 2020.
.
A previstão foi feita por um imunologista norte-americano, Richard Bright, que foi recentemente removido do seu posto como chefe da Autoridade Biomédica de Investigação e Desenvolvimento, depois de ter alertado para falhas do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. O especialista repetiu os avisos de alarme esta quinta-feira, perante o Comité de Energia da Câmara de Representantes, expressando preocupação:
Sem um planeamento claro das etapas que eu e outros especialistas delineamos, o inverno de 2020 será o mais sombrio da história moderna. A nossa janela de oportunidade está a fechar-se”, disse o especialista, que prevê um novo surto de Covid-19 já em outubro.
Durante a sua audição no Congresso dos EUA, o imunologista norte-americano reforçou as críticas à resposta à pandemia pela administração de Donald Trump, referindo que esta não foi capaz de implementar “um plano coordenado, centralizado e com práticas generalizadas” para tentar conter globalmente o contágio pelo novo coronavírus em todos os Estados norte-americanos.

Ricard Bright alertou ainda que se os EUA não conseguirem “desenvolver uma resposta coordenada nacional, baseada na ciência”, há o risco de que a pandemia “piore muito e seja prolongada no tempo, causando doenças e mortes sem precedentes”, explicou o imunologista.

O alerta de Bright acontece depois de, na terça-feira, o principal conselheiro da Casa Branca para o combate à pandemia, Anthony Fauci, ter avisado o Senado dos EUA que um fim demasiado rápido do confinamento pode fazer regressar a crise sanitária a níveis alarmantes, “causando sofrimento e morte desnecessários”.

Durante a sua audição, o imunologista defendeu também que a previsão de que possa existir uma vacina disponível até meados do verão do próximo ano poderá ser otimista. O calendário previsto, apontou, é “agressivo” e acarreta um problema: “A minha preocupação é: se nos apressarmos em demasia, e equacionarmos retirar da equação passos críticos [para o desenvolvimento e aprovação de uma vacina realmente eficaz], podemos não ter uma garantia absoluta da segurança dessa vacina. Portanto, ainda deverá demorar algum tempo“, referiu, citado pela estação norte-americana CNN.

Trump reage: é só “um funcionário insatisfeito”, diz

Horas depois do aviso de Bright, o Presidente Donald Trump usou a sua conta pessoal da rede social Twitter para desvalorizar as recomendações de Bright, atribuindo-as a “um funcionário insatisfeito, não apreciado nem respeitado pelas pessoas com quem falei e que, com a sua atitude, não deveria sequer estar a trabalhar para o nosso governo”.

Donald Trump tem insistido na necessidade de reabrir rapidamente a economia dos EUA e tem pedido aos governadores estaduais para estabelecerem regras para o fim do confinamento, apesar dos receios de parte da população no regresso à normalidade.

No depoimento no Congresso, Bright alertou para os perigos futuros decorrentes da falta de cuidados no fim do confinamento.
É um facto inegável que haverá um ressurgimento (do novo coronavírus) neste outono, agravando muito os desafios da gripe sazonal e colocando uma enorme pressão no nosso sistema de saúde”, disse.
Bright, que tem um doutoramento em imunologia, traçou o caminho a seguir, numa altura em que os investigadores ainda procuram uma vacina eficaz para o novo coronavírus. O plano inclui uma estratégia nacional de testes, um maior nível de comunicação pública sobre medidas básicas de segurança, o aumento da produção de equipamentos de saúde essenciais e um sistema de distribuição eficaz desses equipamentos.

Os Estados Unidos da América são um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19 em termos absolutos, com cerca de 1,4 milhões de casos de contaminação e mais de 84.000 mortes.

* Estava claro que o imunologista seria despedido pela administração Trump, não é o tipo de pessoa que o presidente norte-americano prefere, quem não é yess man da loura besta não presta, aguardamos que Trump beba lixívia para combater todos os vírus duma maneira eficaz.

.
.

Treixadura

Se chove


.
.
HOJE NO
"RECORD"
Tóquio'2020: Instituto do Mar e da Atmosfera apoia missão olímpica portuguesa com portal

Atletas e treinadores vão ter acesso às previsões para os locais de competição

A missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados para 2021, disporá de informação meteorológica nos locais de competição, no Japão, disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), anunciou esta quinta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP).
.
 Este apoio científico e técnico vai permitir aos atletas e treinadores conhecerem as previsões para os locais de competição sobre temperatura, humidade, precipitação, vento, nebulosidade, mas também detalhes mais específicos para o surf, como previsão de altura, período e direção das ondas.

O portal integra a informação climática em tempo real, mas também previsões horárias, de períodos de seis horas, semanais e mensais, assim como meteogramas (séries temporais) e em mapas espaciais e determinísticas e em probabilidade.

Esta 'ferramenta' resultou de uma iniciativa do COP, à qual o IPMA acedeu, integrando, para já, o calendário e os locais das várias modalidades com portugueses apurados para Tóquio'2020.

"O desafio que foi colocado pelo COP pôs à prova a nossa capacidade de disponibilizar e integrar informação meteorológica qualificada para apoiar aqueles que nos irão representar nos Jogos Olímpicos em Tóquio. É para nós um motivo de orgulho poder participar neste esforço coletivo e de representação nacional", afirmou o presidente do IPMA, Miguel Miranda.

Igualmente citado no comunicado da estrutura olímpica, o presidente do COP, José Manuel Constantino, agradeceu ao IPMA o "trabalho desenvolvido" e "colocado à disposição da missão portuguesa nos Jogos Olímpicos".

"Conhecendo a realidade em Tóquio por ocasião dos Jogos Olímpicos em matéria de condições climatéricas, algumas delas fortemente condicionantes da prestação desportiva, esta é uma ferramenta essencial para atletas, treinadores e dirigentes conhecerem ao detalhe a realidade local. E é um grande trabalho técnico e científico da uma prestigiada instituição nacional que nos deve orgulhar e valorizar", observou Constantino.

Os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que deveriam realizar-se entre 24 de julho e 9 de julho deste ano, foram adiados para o período entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, devido à pandemia de covid-19.

* Os atletas olímpicos merecem todos os apoios possíveis, pouca gente tem noção do esforço brutal que é a alta competição.

.
.

ĆŘƗΜ€Ş ΜƗŁƗØŇÁŘƗØŞ
11.1-Atᥱ́ ϙᥙᥱ ᥲ ຕoɾtᥱ ᥒo⳽ ⳽ᥱρᥲɾᥱ



FONTE: tbrsete

.
.

E o vírus serviu p'ra quê?



 FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

SHELL E FERRARI

.


















A empresa SHELL produziu este anúncio com a utilização de quase todos os carros F1 da escuderia Ferrari.


* Obrigado ALEX CARIOCA por esta corrida.
.
.
Para cozer os miolos/159


VEÍCULOS AQUÁTICOS PARA RICAÇOS


FONTE:  TechZone

.
.

PROVAVELMENTE CONTRATADA 
PELA ASSOCIAÇÃO DE MACHOS 
DA ÁFRICA LUSÓFONA



.


2336
Senso d'hoje
IDOIA VILLANUEVA RUIZ
EURODEPUTADA
PARTIDO PODEMOS
“Como acabar com
a uberização da economia?



FONTE:  EsquerdaNet

.
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.