13/09/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

.
249-ARTE ARRISCADA
Nel ventre della Dea/1
Interpretação:
Martina La Ragione, 
Silvia Berti, 
Valeria Russo
Dimitri Sillato,
Paolo Truzzi

Coreografia:
Martina La Ragione, 

Dramaturgia:
Paolo Truzzi


(CONCLUI PRÓXIMA TERÇA)



FONTE:   Paolo Truzzi
.


ENGENHARIA DE TOPO/38
38.5- Super Estádio Allianz Arena


FONTE: Pedro

.

 

XXIX - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
5-Imperatrizes Vermelhas





FONTE:    Arthur Monteiro.
.
Planeta Feroz

Tsunamis Históricos/1


Planeta Feroz
.

ALEXANDRA PAIO

 .




Compromisso com
o direito pleno

Ter consciência que há uma população que não tem acesso à vida na rua, às praças, aos jardins, por limitação física, sensorial, cognitiva ou de comunicação, é fundamental para gerar soluções de acessibilidade plena.

O acesso ao espaço público, nos últimos tempos, tem vindo a ganhar maior relevo na opinião pública. Com a pandemia aprendemos que o espaço público é o protagonista nos bairros onde vivemos, ao representar a extensão da nossa casa. A acessibilidade plena é, pois, a chave no futuro das cidades e a sua ausência é um fator a considerar quando se fala de exclusão.

Em Portugal, os censos 2021 revelam que a população envelhecida está em rápida aceleração. Os números dizem que, em 2050, teremos 1,4 milhões de pessoas residentes em Portugal com mais de 80 anos, o que implica um índice de dependência a rondar os 70%. Acresce que, segundo dados de 2017, mais de 30% da população portuguesa, com 16 anos ou mais, tem deficiências duradouras. Estas alterações sociodemográficas trazem consigo implicações económicas, políticas e sociais, e fazem emergir novos desafios e novas oportunidades.

Assim, ter consciência que há uma população que não tem acesso à vida na rua, às praças, aos jardins, por limitação física, sensorial, cognitiva ou de comunicação, é fundamental para gerar soluções de acessibilidade plena. Não se trata apenas de uma visão sectorial relacionada com a  mobilidade e acesso a transportes públicos. São necessárias políticas públicas transversais que abordem de forma integrada e sistémica a diversidade e complexidade da acessibilidade, tendo em atenção as causas estruturais que as provocam.

Portugal já tem um conjunto de mecanismos de sensibilização para as condições de vida das pessoas com deficiência, os desafios com que se deparam na vida quotidiana e um conjunto de instrumentos e apoio para melhorar as suas vidas. Contudo, estas abordagens são ainda muito limitadas na promoção da acessibilidade plena aos espaços públicos, tendo em conta a diversidade humana, a inclusão social e a igualdade.

Aqui, arquitetos e designers têm um oportunidade de inovar e promover a qualidade de vida em todas as atividades quotidianas das pessoas, assumindo um compromisso com o desenho de soluções de design inclusivo associado à inovação social. Bem como os decisores locais, na promoção e gestão do espaço público de forma integrada. Ambos devem ambicionar uma resposta que satisfaça a totalidade das necessidades dos utilizadores do espaço público, independentemente das suas capacidades ou incapacidades.

Esta perspetiva é a chave para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. Logo, é essencial que a acessibilidade plena seja seriamente considerada e promovida de forma proativa. Esta já não é só uma questão de direitos humanos e um imperativo de desenvolvimento económico e social do país.

Neste sentido, é preciso revisitar boas práticas e estar atento às oportunidades,  porque “as pessoas com deficiência têm um impacto positivo significativo na sociedade, e as suas contribuições podem ser ainda maiores se eliminarmos as barreiras para a sua participação (…). Hoje, isto é mais importante do que nunca”.

* Doutorada em arquitectura e urbanismo

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 10/09/22.

 .



3106.UNIÃO


EUROPEIA


FINLÂNDIA
A tensão num vilarejo finlandês 
na fronteira com a Rússia



FONTE:  DW Brasil  


putin  HUYLO

putin é um canalha.


400-BEBERICANDO

COMO FAZER
" LIMONADA DE COCO"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

23-O TEMPO DOS OPERÁRIOS
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
OPRESSÃO TAMBÉM(!)

 
 
Serie documental sobre os movimentos operários e as lutas da classe trabalhadora. Por meio de revoluções , guerras e progresso social, a classe trabalhadora desempenhada a mais de 300 anos um papel essencial nos países europeus. Serie documental de 4 episódios que recorda o que as nossas sociedades devem ao movimentos operários e suas lutas. A história começa no século XVIII. Mas a luta continua até hoje. As instituições e os valores das democracias em que vivemos derivam em grande parte das reivindicações mais antigas da classe trabalhadora: sendo o sufrágio universal ou a solidariedade social algum dos melhores exemplos. A nossa cultura, a maneira como nos vestimos, a música que ouvimos, o filme que assistimos e os próprios meios de comunicação social, dependem muito da cultura popular dos trabalhadores de outrora. Finalmente, em toda a Ásia, África e América Latina, milhões de mulheres e homens vivem agora experiências semelhantes às das classes trabalhadora europeia dos séculos XVIII e XIX. Através de testemunhos e fotografias contemporâneos, fluindo constantemente entre a história e situações atuais, religamos os fios da memória de ontem e de hoje.

A partir do século XVIII, uma nova economia surge na Grã Bretanha, impulsionada pela indústria e pelo comércio. Os trabalhadores agrícolas trabalham agora nas fábricas. É o nascimento da classe trabalhadora britânica.Foi nescessário mais de um século para que esses nossos trabalhadores inventassem a própria cultura, organização e fizessem demandas sociais: regulamentação de trabalho infantil, salários, horas de trabalho, liberdade de associação, direito a greve e sufrágio universal. Uma nova revolução está em andamento.


FONTE:  Gigantes do Capitalismo 


NR: Excelente série para quem tem complexos de direita, para quem os donos da indústria, ainda hoje, são só boas pessoas e os operários uns imbecis, está na hora de aprender!.
.
Gloria Estefan

Conga


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
108 -tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/7


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

 Sҽɠυɾαɳƈ̧α ɳυƈʅҽαɾ ҽɱ Zαρσɾίʝια


 FONTE: euronews

NR: O ditador russo tem um bunker especial de protecção para desastre ou ataque nuclear, pouca diferença lhe faz que morram uns quantos milhares de pessoas devido à sua insanidade criminosa..

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
142) Como Se Destacar
Na MODA DOS MULTIVERSOS

Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÉCULO XVII

PALÁCIO VERSALHES
COMO ERA SER UM CORTESÃO 
NO MEIO DE 10 MIL PESSOAS



* Título original: COMO ERA SER UM CORTESÃO EM VERSAILLES NO SÉC. XVII


FONTE:  Diário de Biologia & História.

 .

ⓃⒺⓂ ⓉⓊⒹⓄ Ⓔ́ ⓂⒶⓊ



* Uma solução drástica mas eficaz, bem haja BRUNO.

 .

3186
Senso d'hoje
PEDRO CONCEIÇÃO
DIRECTOR DE 
POLÍTICA ESTRATÉGICA
GABINTE DE APOIO A 
 POLÍTICAS E PROGRAMAS
PNUD-ONU
Lusófonos e 
Desenvolvimento Humano
 2022
As razões para o atraso 
observado em 90% dos países



FONTE:  ONU News.
.
Os Meus Peluches!!


.
.

BOM DIA

.