10/06/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
..
XXXIII-OS RIOS E A VIDA
4- RIO TEJO
4.3- SOS TEJO



* Uma co-produção mediotejo.net e ESTA - Escola Superior de Tecnologia de Abrantes / IPT, Instituto Politécnico de Tomar. A bacia hidrográfica do rio Tejo representa mais de 28% da superfície do país, abrangendo 102 concelhos. É um ecossistema vital e um recurso determinante para a vivência e economia de cerca de três milhões de habitantes. O Tejo Internacional foi reconhecido, em março de 2016, como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Resta saber se haverá capacidade para inverter o curso da poluição e da má gestão dos caudais de forma a salvar o maior rio ibérico de uma morte que hoje parece quase certa.


FONTE:  mediotejo.net  09/2017

.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"
UAE Emirates confirma Rui Costa 
na Vuelta

O corredor português Rui Costa, da UAE Emirates, vai participar na Volta a Espanha, prova que, com o ajuste do calendário do World Tour, devido à pandemia do Covid-19, se irá realizar entre 20 de outubro e 8 de novembro.
.
A lista para a Vuelta, divulgada esta quarta-feira pela UAE Emirats, conta ainda com David De la Cruz, Davide Formolo, Fábio Aru e Jasper Philipsen.

Rui Costa não está escalado para nenhuma das outras grandes voltas, Tour e Giro, enquanto os irmãos Ivo e Rui Oliveira não constam em nenhuma das listas reveladas.

Para a Volta a França (29 de agosto a 20 de setembro), Tadej Pogacar, Davide Formolo, David De la Cruz, Fábio Aru e Alexander Kristoff foram os corredores escolhidos.

Já Fernando Gaviria, Maximiliano Richeze, Sebastian Molano, Brandon McNulty, Joe Dombrowski, Valerio Conti e Diego Ulissi são os corredores escolhidos para participar na Volta a Itália (3 a 25 de outubro).

* Financeiramente pode ser bom, desportivamente é poucochinho.

.
.
ONES TO WATCH/2
Finale of Group Sexy 
Fashion Lingerie Runway Show
2020


FONTE:  Excotic Channel

.
.
 
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugal mantém terceiro lugar dos países mais seguros do Mundo

O Ministério da Administração Interna mostrou-se esta quarta-feira satisfeito com a manutenção do terceiro lugar de Portugal no Global Peace Index (GPI), ranking dos países mais seguros, ocupando o primeiro lugar entre os países da União Europeia (UE).

Em comunicado enviado às redações, o ministério tutelado por Eduardo Cabrita destaca que no relatório do Institute for Economics & Peace, com cerca de 100 páginas e divulgado esta quarta-feira, Portugal aparece na terceira posição "apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia".
 .
"Os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste 'ranking'", reforça a nota.

Em 2014, Portugal ocupava o décimo oitavo lugar no Global Peace Index, tendo alcançado a terceira posição em 2019.

A 14.ª edição daquele ranking, que classifica 163 estados e territórios independentes e cobre 99,7% da população do Mundo, conclui que "o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia de covid-19".

No estudo, realizado pela Economist Intelligence Unit, a pontuação de cada país é atribuída em função de conflitos internos e externos, segurança e militarização, aferidas por 23 indicadores.

"O GPI de 2020 conclui que o Mundo ficou menos seguro pela nona vez nos últimos 12 anos, com o nível médio de paz dos países a cair 0,34% no ano passado. No total, o clima de segurança melhorou em 81 países e piorou em 80", lê-se no estudo.

* Como portugueses ficamos muito satisfeitos mas não pense o sr. ministro Cabrita que esta situação tem alguma coisa a ver com o seu desgoverno.

.
.
3-ᙓ᙭ᙅᙓSSOS ᗩᒪIᙏᙓᑎTᗩᖇᙓS ᗪᙀᖇᗩᑎTᙓ
O ISOᒪᗩᙏᙓᑎTO SOᙅIᗩᒪ



FONTE:  TV Câmara Novo Hamburgo

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Bruxelas vai lançar investigação aprofundada a mega-fusão da PSA e Fiat

A fusão no valor de 50 mil milhões de euros deverá demorar mais tempo a ser concluída após as autoridades da concorrência da UE lançarem uma investigação aprofundada ao negócio.

A Comissão Europeia vai lançar uma investigação aprofundada à fusão de 50 mil milhões de euros entre as fabricantes automóveis PSA (Peugeot, Citroën e Opel) e Fiat Chrysler Automobiles (FCA), avança esta quarta-feira a Reuters, citando fontes próximas do processo.
.
As autoridades da concorrência da UE comunicaram na semana passada às duas construtoras automóveis as suas reservas quanto a alguns aspetos da fusão, em particular a elevada quota de mercado no segmento de comerciais ligeiros, segundo foi noticiado pela Reuters na segunda-feira.

As empresas tinham até esta quarta-feira para responder às dúvidas levantadas, mas terão declinado propor "remédios". Assim, Bruxelas irá lançar uma investigação aprofundada à operação, o que deverá prolongar-se por pelo menos quatro meses.

A fusão anunciada em outubro do ano passado e cujo memorando de entendimento foi formalizado no final de 2019 dará origem ao quarto maior grupo fabricante automóvel do mundo.

O CEO da PSA, Carlos Tavares, indicou em abril que o processo de fusão estava a ser "acelerado" pelas equipas de ambas as empresas e que a pandemia da covid-19 não alterou o calendário previsto para a concretização do negócios.

Logo em novembro, Tavares disse estar disponível para "todas as concessões" necessárias para receber "luz verde" da Concorrência europeia.

A proposta de fusão entre iguais prevê que Carlos Tavares assuma o cargo de CEO da nova "gigante" do setor automóvel.

* Mega fusões tem como consequência mega engenharia financeira ou mega burla.
.

PEDRO BACELAR DE VASCONCELOS

.






Para onde vai a América?

1. Não é possível ficar impávido e sereno perante o assassínio, a sangue frio, de George Floyd. Não foi um ato de brutalidade policial fortuita.

Não se tratou de um caso de abuso da força num qualquer contexto emocional que autorizasse alguma condescendência. Não! George Floyd foi deliberadamente asfixiado por agentes de autoridade que permaneceram frios e indiferentes aos apelos desesperados de socorro que balbuciou durante 9 intermináveis minutos... até sufocar.
 .
O silêncio perante esta monstruosidade é obsceno. Os protestos que varreram as cidades dos Estados Unidos nestes últimos dias testemunham a indignação dos cidadãos americanos que não se resignam ao esmagamento dos valores da liberdade e da limitação do poder absoluto em que se fundou a legitimidade da Guerra da Independência contra a opressão colonial que, há mais de duzentos anos, marcou o princípio de uma nova era de respeito, de tolerância e de controlo dos titulares do poder.
.
Infelizmente, esse ato tresloucado não se explica apenas pela crueldade extrema ou distúrbios patológicos dos seus autores. Ocorre, precisamente, no cenário propício de uma presidência que parece ter como objetivo programático o incentivo ao ódio e à violência.
 .
2. Tudo começou com a promessa de construir uma muralha na fronteira com o México para barrar a passagem aos imigrantes latino-americanos tratados como criminosos e utilizados como bode expiatório para todos os males que afligem o país. A seguir, foi a vez de proibir a entrada de muçulmanos em solo americano. Os militantes da supremacia branca que aterrorizaram judeus e afro-americanos em Charlottesville, na Virgínia, foram louvados como "gente muito fixe".
.
Depois de tentar desvalorizar a gravidade da pandemia declarada pelas Nações Unidas, quando já não era mais possível escondê-la, passou a designa-la como o "vírus chinês". Mandou agora a polícia esvaziar uma rua para passear até à frente de uma igreja onde se fez fotografar com a Bíblia na mão. Por fim, ameaçou mobilizar os militares para reprimir a onda de protestos que se ergueu contra ele, contra o racismo e contra a violência policial. 
 .
Nas ruas, há polícias que se ajoelham para manifestar solidariedade com os manifestantes e até responsáveis policiais que se exasperam com a falta de decoro e a reiterada brutalidade das palavras do presidente.
 .
3. No palco internacional, destaque para os seus quatro amigos e admiradores incondicionais: Boris Johnson, do Reino Unido, Jair Bolsonaro, do Brasil, Rodrigo Duterte, das Filipinas, e Benjamin Nethanyau, de Israel. Afinal, para onde quer ele levar a América e os norte-americanos, o que pretende fazer de "a vida, a liberdade e a procura da felicidade" que prometia Thomas Jefferson na Declaração de Independência, em 1776?

*Deputado e professor de Direito Constitucional

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
04/06/20

.
.


2296.UNIÃO



EUROPEIA


BANHO DE SOL



.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Nove em cada dez portugueses dizem 
que corrupção está disseminada 
no país, diz Eurobarómetro

A esmagadora maioria dos portugueses (94%) considera que a corrupção está disseminada no país, com Portugal a apresentar a terceira maior taxa e muito acima da média da União Europeia (UE 71%), segundo um inquérito Eurobarómetro.

Por outro lado, os portugueses são os que mais dizem ser inaceitável a corrupção (88%), seguidos pelos finlandeses (83%) e os espanhóis (81%), sendo da média da UE de 69% e com os checos (41%), os letãos (39%) e húngaros (38%) no fundo da tabela.
 .

De acordo com o inquérito, 94% dos inquiridos portugueses e também dos espanhóis (mais de nove em cada 10), responderam afirmativamente quando questionados sobre se consideram que a corrupção está disseminada no país, numa tabela liderada pela Croácia (97%), seguindo-se a Grécia e Chipre (95% cada).

No extremo oposto estão a Finlândia (22%), Dinamarca (35%) Suécia (40%) e Holanda (47%), sendo a média europeia de 71%.

Questionados sobre se concordam que há corrupção nas administrações locais e regionais, 90% dos portugueses responderam afirmativamente (UE 68%) e 89% disseram haver corrupção nas instituições nacionais (UE 70%).

O Eurobarómetro hoje divulgado (de dezembro de 2019) mostra ainda que a taxa de portugueses que tem uma perceção de corrupção disseminada no país aumentou dois pontos percentuais face a 2017 (na UE subiu três pontos).

Por outro lado, mais de metade (55%) dos inquiridos em Portugal opinaram que a corrupção aumentou no país nos últimos três anos (UE 42%), contra 26% que responderam ser a situação semelhante (UE 37%).

Foram realizadas 1003 entrevistas em Portugal (27.498 na UE) entre 07 e 17 de dezembro de 2019.

* Pode ser verdade a disseminação mas mais de 80% dos inquiridos estiveram ou estão envolvidos em actos de corrupçãozinha quotidiana, a cunhazita, o passar à frente na fila de espera, o roubar um pacote de pastilhas no supermercado, tentar não pagar nos transportes públicos, ui ui.....

.

5- Lura da Psi

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ

5 O ϙᥙᥱ Fɾᥱᥙᑯ ᑯɩⱬɩᥲ ⳽oᑲɾᥱ ᥲ RᥱꙆɩɠɩᥲ̃o



FONTE:  Universo da Psicologia TV

46.2-HORIZONTES DA MEMÓRIA


.
46-HORIZONTES DA MEMÓRIA
46.2-Silves serve de exemplo



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE  NO
"EXAME INFORMÁTICA"
Encontro Nacional de Veículos Elétricos realiza-se a 19 e 20 de setembro
 em Lisboa

A crise pandémica obrigou a organização do Encontro Nacional de Veículos Elétricos a adiar o evento. As novas datas são 19 e 20 de setembro, com a localização a manter-se na Praça do Império

O Encontro Nacional de Veículos Elétricos estava marcado originalmente para 25 e 26 de julho, mas teve de ser adiado para setembro, devido ao contexto mundial atual. A organização do evento articulou-se com a Câmara Municipal de Lisboa e confirma em comunicado que o ENVE acontece a 19 e 20 de setembro na Praça do Império, em Belém, estando assegurado o cumprimento das disposições legais que Direção Geral de Saúde mantiver em vigor à data. 
 .

O ENVE 2020 faz parte da programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 e, com as novas datas, vai integrar a Semana Europeia de Mobilidade 2020 que decorre entre 16 e 22 de setembro.

Apesar do adiamento, a organização vai emitir uma edição online do ENVE 2020 na tarde de 25 de julho, data inicialmente prevista para a realização do evento. Durante esta edição, vão ser reveladas algumas novidades que poderemos ver mais tarde, em setembro, e terá lugar uma Tertúlia Elétrica onde será analisado o impacto da Covid-19 na mobilidade sustentável. 

Durante os dois dias de setembro, o Conselho Diretivo da Associção de Utilizadores de Veículos Elétricos promete debruçar-se sobre o atual estado de “grande desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, quer na oferta de novos modelos de veículos elétricos, sejam carros, motos ou bicicletas/cargo bikes elétricas, quer na oferta de carregadores e sistemas de carregamento, quer na expansão da Rede Pública de Carregamento para os veículos elétricos”.

* Sabemos que o futuro é o fim dos carros movidos a combustíveis fósseis mas desconhecemos se o futuro são estes eléctricos.
.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Simon & Garfunkel

Scarborough Fair


.
.
HOJE  NO
"i"
Panteão. Aristides Sousa Mendes une esquerda e direita. “Um dia histórico”

Proposta para conceder honras de Panteão a Aristides Sousa Mendes aprovada por unanimidade. Ventura não participou no debate.

A proposta de Joacine Katar Moreira para conceder honras de Panteão a Aristides Sousa Mendes foi aprovada por unanimidade. A esquerda e a direita uniram-se na necessidade de homenagear o cônsul português em Bordéus que salvou a vida de milhares de judeus na II Guerra Mundial.
 .
Joacine começou por pedir aos restantes deputados para ajudarem “a reconhecer oficialmente a herança” de Aristides Sousa Mendes, porque “às vezes desobedecer é um ato de absoluta empatia pelo homem”. No final do debate e perante o apoio de todos os partidos ao seu projeto de resolução, a deputada não inscrita considerou que “este é um dia histórico”. Joacine foi aplaudida

A vida de Aristides Sousa Mendes foi recordada por vários partidos para engrandecer a atitude do cônsul Aristides de Sousa Mendes. “O preço da desobediência ao regime e a Salazar foi o fim da sua carreira e um fim de vida repleto de dificuldades”, disse o deputado socialista Pedro Delgado Alves.

O deputado do PS justificou o apoio à proposta com a necessidade de “consagrar a sua memória num espaço onde a pátria homenageia e perpetua os cidadãos portugueses que se distinguiram na defesa dos valores da civilização em prol da dignificação da pessoa humana”.

António Filipe, do PCP, lembrou que Aristides Sousa Mendes “teve os maiores custos pessoais e viu a sua carreira arruinada” por ter salvo a vida a milhares de pessoas”. Os bloquistas, pela voz de Beatriz Gomes Dias, defenderam “inscrever na história e aprofundar a memória de Aristides de Sousa Mendes”.

Direita ao lado de Joacine
À direita, Fernando Ruas, do PSD, felicitou Joacine pela iniciativa e garantiu o apoios dos deputados sociais-democratas desde que a família seja tida em conta neste processo. Do lado do CDS, Telmo Correia defendeu que Aristides Sousa Mendes “foi um herói” e isso deve ser reconhecido.

A Iniciativa Liberal também lembrou a “coragem” e o “heroísmo” do cônsul português que “sacrificou a sua carreira e arriscou a sua vida” para salvar milhares de vidas. “São estes bravos solitários que merecem ser reconhecidos”, disse João Cotrim Figueiredo, deputado da Iniciativa Liberal.

Ventura ausente
André Ventura não esteve presente no debate sobre a proposta apresentada pela deputada não inscrita. O deputado do Chega participou, porém, nos debates que se seguiram sobre outras matérias. O i apurou que André Ventura esteve ausente por ter dúvidas em relação à proposta que pretende dar honras de Panteão a Aristides Sousa Mendes.

O diploma da autoria da deputada Joacine Katar Moreira propõe “homenagear e perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista, evocando o seu exemplo na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana, concedendo-lhe as Honras do Panteão”.

O projeto de resolução aponta ainda para a criação de um grupo de trabalho para “escolher a data, definir e executar o programa de panteonização de Aristides de Sousa Mendes”. Esta foi a primeira iniciativa apresentada por Joacine Katar Moreira no Parlamento.

No Panteão Nacional estão sepultadas personalidades como os Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona e os escritores Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro João de Deus. No Panteão estão também Sophia de Mello Breyner Andresen, Amália Rodrigues, Humberto Delgado e Eusébio.

“Aristides Sousa Mendes, enquanto figura heroica da memória portuguesa, é património nacional. Legado ético de todas e todos, é uma herança da sociedade civil e, sobretudo, um exemplo virtuoso para as gerações vindouras”

* Esperamos mais propostas de qualidade da sra. deputada.

.
.
11-CASAMENTOS PRECOCES
8.2-ÍNDIA
Meninas à venda



FONTE:   ONU Brasil

.

Violência doméstica

.
Violência doméstica
Pandemia ainda sem cura



FONTE:  euronews

.
.
2-Comemorações em Espanha do 
Dia de Portugal, de Camões e das
.Comunidades Portuguesas 2020


(CONCLUSÃO DAS 14H30)


FONTE:  Manuel da Silva

.
.
MARIA LUIZA
Conheça a primeira trans 
das forças armadas brasileiras



FONTE:  Correio Braziliense 24/06/2017


Primeira transexual das Forças Armadas do Brasil 
obtém vitória na justiça após 20 anos de luta



FONTE:  EFE BRASIL 05/06/2020

.
.
1-Comemorações em Espanha do 
Dia de Portugal, de Camões e das
.Comunidades Portuguesas 2020


(CONCLUI 15H30)


FONTE:  Manuel da Silva

.

Infografia:Artιstᥲs dᥲ mᥙ́sιᥴᥲ

.
Artιstᥲs dᥲ mᥙ́sιᥴᥲ mᥲιs vᥱᥒdιdos 1969 - 2019




FONTE:Data Is Beautiful

..
.
CIDADÃ NO SUPERMERCADO SEM MÁSCARA



.


2363
Senso d'hoje
TERESA ESPASSANDIM
PSICÓLOGA ESPECIALISTA
EM PADRÕES DE TRABALHO
Conversas com Futuro
“Novas formas de estar a trabalhar”



FONTE:  Observador

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

COMPRE JORNAIS







.
.

FANS DE BARBAS


.
.

BOM DIA


.


97-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝘝𝐼𝐼𝐼-A Dαmα de Ferro



Sιɴopѕe:

Fılme de 2011.
A Dαmα de Ferro é um fılme bıogrάfıco do Reıno Unıdo de 2011, bαseαdo nα vıdα de Mαrgαret Thαtcher, α prımeırα-mınıstrα do Reıno Unıdo do século 20 com mαıs tempo no cαrgo.
O fılme foı dırıgıdo por Phчllıdα Lloчd.

Eleɴco:

Merчl Streep como Mαrgαret Thαtcher
Alexαndrα Roαch como jovem Mαrgαret
Jım Broαdbent como Denıs Thαtcher
Hαrrч Lloчd como jovem Denıs
Iαın Glen como Alfred Roberts
Olıvıα Colmαn como Cαrol Thαtcher
Anthonч Heαd como Geoffreч Hoɯe
Nıcholαs Fαrrell como Aıreч
Neαve Rıchαrd E. Grαnt como Mıchαel Heseltıne
Susαn Broɯn como June
Mαrtın Wımbush como Mαrk Cαrlısle
Pαul Bentleч como Douglαs Hurd Robın Kermode como John Mαjor
John Sessıons como Edɯαrd Heαth
Roger Allαm como Gordon Reece
Dαvıd Westheαd como Reg Prentıce
Mıchαel Pennıngton como Mıchαel Foot
Angus Wrıght como John Nott
Julıαn Wαdhαm como Frαncıs Pчm
Nıck Dunnıng como Jım Prıor
Pıp Torrens como Iαn Gılmour
Ronαld Reαgαn (ımαgens de αrquıvo) como ele mesmo
Regınαld Green como Ronαld Reαgαn

FONTE: Thay e Ray variedades
.