28/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

 
17-FUTURANDO
Jejum: um hábito saudável?



01:11 Fazer jejum está na moda. Mas a prática não é indicada para todo mundo, como você vai ver no Futurando desta semana. Pessoas com idade avançada ou com alguma doença cardiovascular precisam tomar cuidado. Se esse não é o seu caso, a boa notícia é que, com acompanhamento médico, os benefícios de ficar algumas horas - ou dias - sem comer são muitos. Vamos mostrar quais são eles e como tirar o melhor proveito do jejum. 

04:02 Há diversas formas de se fazer jejum. O jejum intermitente, por exemplo, é uma opção. Para especialistas, é um jeito de incluir o jejum na rotina em longo prazo. O nosso corpo, aliás, é geneticamente preparado para isso. Nossos ancestrais, por exemplo, ficavam longos períodos sem ingerir nenhuma comida até aparecer uma caça. No programa você também vê mais sobre o jejum intermitente.  

08:47 Uma das consequências do jejum é o emagrecimento. Mas o nosso peso, independente do que comemos, varia de acordo com a nossa posição geográfica. Podemos ficar levemente mais magros ou mais gordos dependendo do local. A força da gravidade tem um papel importante e a nossa reportagem vai explicar o porquê. 

12:04 O Futurando traz ainda os detalhes do processo de desenvolvimento de um plástico feito a partir de penas de galinha. É a proposta de um centro de inovações na Suíça. O produto final é menos agressivo ao meio ambiente e seria uma forma de tentar, pelo menos em parte, resolver o problema do acúmulo de lixo plástico no planeta. 

15:40 Vamos falar de um outro grande desafio da atualidade, que é a produção de energia renovável. Um dos principais problemas enfrentados pela ciência é chegar a um método de armazenamento da energia produzida nos dias de muito sol e de muito vento. Uma das possibilidades é usar o hidrogênio. 


 FONTE:  DW Brasil

.

.

XXIX- SEGUNDOS FATAIS
2- Falcão Negro em Perigo



FONTE:  KillHim INC


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
6-Zuzanna Chyba



.
.

XVIII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Thomas Edison
e a Ciência Aplicada



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
5-Zippora Seven



.
.
Sulineide Ferreira Peixinho

Autismo e Sexualidade



Suly fala da necessidade de tratar o tema de sexualidade nos adolescentes e jovens com autismo ou deficiencia intelectual com naturalidade.
Ela é psicóloga e trabalha com crianças e jovens autistas e/ou com deficiencia intelectual. Também dà apoio às familias.
.
.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
4-Zara Lang



.

ROBERTO RIVELINO

.








Já fui Bento, Baía e Patrício,
 agora quero ser Girão

Em tempos sonhei ser Manuel Galrinho Bento. Em tempos sonhei ser Vítor Damas, Vítor Baía ou Rui Patrício. Sonhei ganhar asas e ultrapassar os maiores desafios que um relvado pode produzir. Acordei, não tinha asas: pensei no dia seguinte, no amanhã. Para onde caminhamos e para onde vamos, em Portugal. Encontrava-me perdido – como muitos apaixonados pela arte da defesa da baliza. Surgem ideias, novos pensamentos e jovens pensadores – devaneiam-se executantes de decisões de galhardia. Esses, têm o que é para eles garantido e resta-me sorrir quando sonho e rezingar enquanto escrevo de olhos abertos. Só com mais personagens elevadas a maiores do que a vida como Girão conseguiremos lá chegar: são precisos ídolos para que existam mais e melhores guarda-redes (em qualquer das modalidades – falei pelo cheiro da relva, mas sei que algures o Telmo Ferreira pensa o mesmo para o andebol, Edo Bosch para o hóquei ou Raúl Oliveira para o futsal.

Numa posição em que todos os movimentos são escrutinados para julgamento ou proveito adversário, André Girão (foi assim que o comecei a ver jogar no Valongo em 2013, antes de ser Ângelo), mostrou a fibra de que são feitos os ídolos – através do bom exemplo, na base da plenitude da sua capacidade em rendimento, tomando decisões de nervo mesmo em sequência de fadiga). O êxito da defesa de 23 das 24 bolas paradas enfrentadas no Mundial conquistado por Portugal traduzem a racionalidade que tem de ser passada para os que sonham entrar em qualquer uma daquelas balizas do Palau Blaugrana amanhã: respondemos ao que nos apontam, antecipamos sem adivinhar e depois sujeitamo-nos à violência das bolas desenhadas para o golo ou das regras desfavoráveis para a ausência do mesmo (como a grande penalidade, em que a vantagem é toda do atacante e nunca do defensor).

Sempre que André Girão defender uma baliza tem de pensar que não o está a fazer só para ele ou para a sua equipa. Está a fazê-lo por uma geração que crescerá a querer ser um pouco do que ele já viveu aos 29 anos, a mostrar uma alma que ultrapassa a dimensão da baliza e que nos faz entrar novamente na dimensão do sonho – digam-me um guarda-redes que nunca tenha emulado um voo de um guardião do passado, apontem-me um guardião que não seja apaixonado pela arte de assumir a retenção do golo e afirmem que adoravam estar lá, no caminho das bolas na final do Mundial, a fazer corpo grande ao mais sólido esférico e a colocar a máscara onde outros colocam o stick.

IN "A BOLA"
21/'7/19

.
.


1983.UNIÃO



EUROPEIA




.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
3-Zahia Dehar



.
.
3~ALCOOLISMO
O que  Jovens e  Pais devem saber



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XXIX-VISITA GUIADA


Convento da Conceição/2

BEJA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
2-Zelda



.
.
Philippe Jaroussky

Vedro con mio diletto


Antonio Vivaldi

.
.

IV-ABECEDÁRIO

Z
NATUREZA
1-Zuzanna Drabinova



.
.
Ðᕮᔕᑕ〇ᙖᖇƗᘉÐ〇 ᗩ ₣Ɨᒪ〇ᔕ〇₣Ɨᗩ 
ᑕ〇ᗰ ᒪᑌƗ乙 ₣ᕮᒪƗᑭᕮ ᑭ〇ᘉÐé

01: Ø ΩỮ€ é Δ ₣ƗŁØŞØ₣ƗΔ?



* Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé é um filósofo e escritor brasileiro, doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e com pós-doutoramento pela Universidade de Tel Aviv, em Israel


FONTE: Editora Salvat do Brasil

.
.

10 Coisas que só existem 
em Casas Americanas



* Atenção não se pense que estas casas integram bairros sociais, só a classe média alta as pode comprar!


FONTE:  Ricardo Molina USA

.
.
BOEING
Médio Oriente digital e privacidade de dados




FONTE:  euronews

.
.
Bomba-relógio de petróleo pode
 explodir na costa do Iémen



FONTE:   Observador

.
.

Geleia de Manga e Maracujá


De: Rita Lobo - Cozinha Prática
.
.
૯ʍѳÇÕ૯ઽ

















.
.

2048
Senso d'hoje
CIDADÃOS EUROPEUS
VIDAS PRECÁRIAS
EUROPA 
DESIGUALDADE GLOBAL


FONTE: TV FOLHA

.
.
ANIMAL TV

A MAIOR E A MENOR
AVE DO MUNDO


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.
.
.

17-TEATRO
FORA "D'ORAS"

 VII-O FILHO DA TRETA


Antigamente, a vida era uma selva. Agora, a vida é uma selfie. Toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais e os especialistas têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína conversa da treta. Mas quem é vivo sempre falece, e também sempre aparece.

Nada se perde, tudo se transforma – o código genético da Treta renasce em 2016 com a assustadora e nada aguardada peça de teatro FILHO DA TRETA. Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado) que anda de bicicleta desmontável.

Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio... Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção. 

Texto Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins Encenação Sónia Aragão Música Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael Desenho de Luz Luís Duarte Figurinos Fernanda Ramos Produção Força de Produção 

Com José Pedro Gomes e António Machado



FONTE:Valter Pinho
.