29/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


210-ACIDEZ

FEMININA


FALE-ME SOBRE SEU EX
E TE DIREI QUEM ÉS



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.

A PENSÃO  DOS  CARANGUEJOS



PRODUÇÃO : Cinegrafika/111 
ROTEIRO/DIREÇÃO/MONTAGEM : Marcelo Presotto 
FOTOGRAFIA : Lucas Puppo 
DIREÇÃO de ARTE : Luiza Bairão 
MOTION GRAPHICS : Marcelo Presotto

ELENCO: 
RAFAEL MORPANINI, 
TATIANA GODÓI, 
LUIS MIRANDA, 
ANA PAULA NERO, 
FLAVIO FRIEDRICH, 
ALINE GABRIEL, 
REGINA MAZZO, 
LUIS MIRANDA. 

Selecionado para diversos festivais nacionais e internacionais. 
Melhor curta ficcção no Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe (2009) 
Melhor direção de arte no Festival Internacional de Cinema de Itú (2009) 
Melhor curta ficção Festival Guarnicê de Cinema (2010)


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Autoridade marítima recomenda precaução face a previsões de agravamento do mar nos Açores

A autoridade marítima recomendou esta quinta-feira medidas de precaução, tendo em conta as previsões de aumento da agitação marítima a partir de sexta-feira nos Açores.
 .
"No grupo Ocidental (Flores e Corvo), prevê-se que a agitação marítima de sudoeste possa ter valores de altura significativa superior a quatro metros a partir da tarde de sexta-feira, podendo no sábado apresentar valores de altura significativa próximos dos seis metros", lê-se num comunicado.

Nas "Ilhas do Triângulo" (Pico, Faial e São Jorge), a agitação marítima de noroeste poderá registar, a partir da manhã de sábado, "valores de altura significativa da ordem dos quatro metros", acrescenta.

Face a estas previsões, a autoridade marítima recomenda à comunidade marítima que verifique os barcos e reforce a amarração ou coloque as embarcações em lugar seguro.

A autoridade marítima aconselha ainda a população para que evite as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima, já que "nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

* Quem avisa....

.
.
LXII- O UNIVERSO
3- Universos Paralelos


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Viana abdica da maior árvore de Natal natural da Europa por motivos ambientais

A Câmara de Viana do Castelo decidiu, este ano, abdicar da iluminação da maior árvore de Natal natural da Europa, que brilhou durante mais de 20 anos, para preservar um "exemplar classificado, património da cidade". 
.
"A araucária excelsa é uma árvore classificada e temos tido, nos últimos anos, muita dificuldade em encontrar formas de conseguir decorá-la sem que os ramos sofram com isso. Este ano, excecionalmente, não vamos avançar com iluminação na árvore", afirmou a vereadora da Culta.

Maria José Guerreiro, que falava em conferência de imprensa para apresentar o programa "Sentidos de Viana" 2018/2019, num investimento de 120 mil euros e com quase uma centena de iniciativas, explicou que a decisão foi tomada por motivos "ambientais". 

* Não se resolvem os problemas ambientais de Viana do Castelo com a árvore "apagada", demagogia.

.
.

XLVIII-Cidades e soluções

1- Carros elétricos,
os carros do futuro



FONTE:   FANATIC 

.
.
HOJE NO 
"i"
PSD
Castro Almeida teme “suicídio coletivo”
.mas Negrão desvaloriza

Vice-presidente do PSD pede “tréguas” no partido. Já Negrão garante que “não há risco de colpaso”

O vice-presidente do PSD Manuel Castro Almeida reconhece que o partido vive um “clima de divisão, confrontação e hostilidade excessivo”. E alerta que, ou há “tréguas”, ou os sociais-democratas correm o risco de cair num “suicídio coletivo”.
 .

Em entrevista ao “Público” e à “TSF”, Castro Almeida afirma que o “ruído interno” no PSD está a “prejudicar a afirmação do partido”, impedindo que as mensagens dos sociais-democratas passem para a opinião pública. E dá como exemplo o desconhecimento dos portugueses em relação às mais de 100 propostas de alteração ao Orçamento apresentadas pelo PSD. “Em boa medida, porque há um problema que ainda não resolvemos que é de ruído interno que dificulta que as nossas propostas passem. Quando se fala de questões internas, não se fala de oposição”, explica.

Para o vice-presidente social-democrata, para resolver o problema é necessário “um esforço de aproximação de ambas as partes”: do presidente do partido, Rui Rio, e dos  “companheiros que não se reveem na atual direção”. “O primeiro responsável por garantir a unidade do partido é o presidente e a direção. Mas também é necessário que do outro lado haja a aceitação plena dos resultados eleitorais”, justifica.

Sem querer invocar nomes, Castro Almeida defende que quem não concorda com a estratégia de Rui Rio está no seu “direito”. Mas “tem também o dever de contribuir para que o partido não caia num suicídio coletivo. “Isso é dever de todos. É necessário que haja do outro lado um período de tréguas. Porque senão quem perde é o conjunto do partido”, alerta.

Ainda na mesma entrevista, o dirigente do PSD disse que lamenta que Santana Lopes tenha saído do PSD – saída essa que considera que aconteceu por questões de “poder”. “Vejo com pena a sua saída, mas aqui não houve nenhuma diferença estrutural ou ideológica. Foi um problema de disputa de poder. Não teve o poder dentro do PSD, foi procurar uma alternativa que lhe permitisse estar no poder. Não conheço divergências ideológicas”, salientou.

“Não há risco de rutura"
O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não concorda com o diagnóstico feito pelo vice-presidente do partido. E garante que “não há nenhum risco de colapso ou rutura”. “O PSD é um partido popular e que vai continuar a sua vida”, assegurou.

Questionado pelos jornalistas no final do debate do Orçamento no parlamento, o líder da banca laranja afirmou que não se revê nas afirmações feitas por Castro Almeida. “O grupo parlamentar está a funcionar com normalidade e com certeza que continuaremos a funcionar na mesma”, defendeu.

Fernando Negrão referiu ainda que “todos os partidos têm os seus problemas”. E lembrou, por exemplo, a divergência recente entre o líder parlamentar do PS, Carlos César, e o secretário-geral do partido, António Costa, no caso das touradas. “Se nós vamos transformar cada um destes problemas num problema interno gravíssimo, não falamos de outra coisa”, acrescentou.

* Há hipóteses de em breve aparecer um novo prato na gastronomia portuguesa: "caldeirada de laranja".

.

RICARDO COSTA

.





A minha estrada 
de paralelepípedos desapareceu

Passei por aquela estrada centenas de vezes. Nos últimos anos, quando ia de Lisboa ou regressava do Alentejo, seguia quase sempre pela estrada nova e mais rápida. Mas ainda este ano lá passei umas vezes, muitas vezes para ir aos supermercados, que os gigantes da distribuição colocaram ali mesmo, entre Vila Viçosa e Borba. Era (e é) uma daquelas contradições que o país tem para nos oferecer: uma estrada muito antiga de paralelepípedos a ligar duas vilas históricas, pontuada por um Lidl, um Intermaché e, a rematar, um Pingo Doce. Não havia como não andar por aquela estrada.

A estrada 255 (só ontem é que lhe soube o nome ou número) sempre foi, para mim, a velha estrada de paralelepípedos. Era o ponto que assinalava a chegada ou a partida do Alentejo. Não por estar literalmente a chegar – de Borba até a casa dos meus avós, hoje dos meus tios e primos, ainda distavam 28 quilómetros... –, mas pelo som do carro a andar em cima dos paralelepípedos.

Aquele som, que ainda este ano ouvi a caminho do supermercado, era o sinal de que se estava quase a chegar a casa ou a partir de mais um fim de semana ou férias em Terena. Os meus filhos, como os jovens e as crianças de hoje, não sabem o que é viajar sem ecrãs para olhar e muita coisa para distrair.

Há 50, 40 ou 30 anos, viajávamos guardando na memória pontos-chave. Podia ser algo na paisagem, uma casa ou rua, um restaurante na estrada ou mesmo um som. O meu caminho para o Alentejo tinha aqueles pontos-chave de que nunca me vou esquecer: a Ponte de Vila Franca, a Estalagem do Gado Bravo, a paragem em Vendas Novas ou Montemor, os camiões na estrada de Estremoz. Depois vinham as placas toponímicas mais bonitas do mundo, gravadas em mármore nas paredes de Borba, e os célebres antiquários. A seguir, uma praça larga e o som dos paralelepípedos.

Quando ouvia esse som, sabia que estava a começar a chegar. A seguir vinham as pedreiras, o Paço Ducal à direita, a curva à esquerda junto ao Castelo de Vila Viçosa, depois o caminho para o Alandroal e, finalmente, Terena.

No sentido inverso, aqueles dez quilómetros do soar do carro nos paralelepípedos eram uma espécie de portagem de quem estava de partida. Quando aquele som desaparecesse era sinal de que estávamos a chegar a Borba e, pouco depois, à estrada de Estremoz rumo a Lisboa, apenas com a esperança de uma paragem nas empadas de Montemor ou nas bifanas de Vendas Novas.

Aquele som não era (nem é) o mesmo que ver o Castelo de Terena. Mas era, para uma criança no banco de trás, o sinal para não se fazer mais a pergunta do “quando é que chegamos?” e começar a contagem decrescente para o Alentejo. Podia sentar-me mais direito e adivinhar tudo o que se seguiria. O meu Alentejo era logo a seguir àquele som e eu conhecia aquilo tudo de cor.

Mais tarde, quando comecei a guiar optei por caminhos alternativos. Fiz o caminho por Reguengos, mas não era a mesma coisa. Quando a A6 chegou, passei a sair na Azaruja rumo a São Miguel de Machede e ao Redondo. Não era fácil explicar porque preferia as estradas secundárias. Mas quem conhece e percebe o Alentejo, sabe do que estou a falar. Mesmo assim, acabei por me render ao trajeto da minha infância, com uma diferença, além da A6. Aquela estrada nova tirava-me Borba e Vila Viçosa e o som que as ligava. 

Essa estrada entre Borba e Vila Viçosa era mesmo de uma categoria diferente. Não tinha a extensão do horizonte, o montado ou os animais. Não era especialmente bonita, mas era única. Aquela saída de Vila Viçosa, com muros baixos e oliveiras até chegar às pedreiras, sempre sem se poder acelerar muito e com aquele som dos paralelepípedos que já se escuta em poucos lugares. 

Ontem, a estrada ruiu, entalada entre duas pedreiras que sempre fizeram parte da paisagem. Já tiveram melhores dias e muito mais gente a trabalhar nelas. Os anos de ouro eram os das histórias que ouvíamos nos cafés e nas tascas sobre as vendas de mármore para os palácios de Saddam e dos emires. Alguns técnicos e operários iam ao Golfo para acompanhar as construções. Quando regressavam contavam histórias das Arábias. As guerras do Golfo acabaram com isso tudo.

Há uns meses li um texto onde Álvaro Siza dizia que os mármores de Estremoz eram os melhores do mundo. Não era uma opinião, era um facto que tinha a ver com a reconstrução de um projeto de Alvar Aalto, onde os mármores de Carrara fizeram má figura. Testaram todo o tipo de mármores e ganhou Estremoz.

Este ano, pela mão da Guta Moura Guedes, o nosso mármore marcou presença em Veneza, com assinatura de grande arquitetos e designers. Ainda bem, porque é uma forma de valorizar um dos recursos mais incríveis que temos. Mas esse recurso tem outro lado que ontem vimos de forma trágica e espetacular: o de uma indústria que já viu melhores dias, enfiada numa paisagem difícil, de autarquias com poucos recursos e problemas mais graves do que uma estrada que estava ali desde sempre e que se havia de aguentar enquanto Deus quisesse.

Só não estamos perante um segundo Entre-os-Rios porque não ia a passar um autocarro da Rodoviária. Ou um transporte escolar. Ou turistas a caminho do Palácio de Vila Viçosa. Ou tantos, como eu, à procura do supermercado onde encontrar isto ou aquilo.

A estrada de paralelepípedos começou a morrer há uns anos com a chegada da estrada nova. É assim em todo o lado, temos mais pressa, direito a uma via melhor e Borba e Vila Viçosa não podiam ter o trânsito a cruzar as suas ruas. Só não precisavam era de ver a sua estrada a cair cinquenta metros em tão poucos segundos, levando cinco dos seus para a morte.

IN "EXPRESSO"
20/11/18


.
.


1745.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO
"A BOLA"
Vieira deixa aviso: 
«Nota-se bem a diferença entre um
.jogador formado no Benfica e outros»

Luís Filipe Vieira mantém vivo o sonho de ver o Benfica sagrar-se campeão Europeu com uma equipa formada, maioritariamente, por jogadores `made in Seixal´. E diz ser por vezes evidente a diferença de atitude daqueles que já jogam na equipa principal.
 .
«Se viram os jogadores formados no Benfica que saíram há quatro ou cinco anos estão todos no top da Europa. Se o Benfica retiver o talento que tem em casa neste momento, e alguns já estão identificados e alguns na primeira equipa, com mais um toque ou outro poderá ser um sério candidato a ser campeão europeu. De uma coisa tenho a certeza, a partir desse momento será uma equipa com identidade à Benfica», afiançou.

E deixou um recado interno:  «Aliás, nota-se a diferença de postura em campo de um jogador formado no Benfica em relação a outros. Nota-se bem essa diferença.»

* UM RECADÃO

.
.

I-CIÊNCIA DE TUDO
Com Stephen Hawking 
2-Onde estamos?




FONTE:  Documentários incríveis!

.
.
X-O INFILTRADO

2-NO MUNDO DA POLÍTICA 




FONTE:     O Infiltrado
.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Pedro Dias não vai indemnizar
 GNR, decidiu Supremo

Decisão de Supremo Tribunal de justiça isenta Pedro Dias de indemnizar GNR. Instituição militar fica de mãos a abanar.

A cumprir pena máxima na cadeia de alta segurança de Monsanto, Pedro Dias ganhou agora uma espécie de Euromilhões. E tudo porque o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acaba de isentar o homem dos crimes de Aguiar da Beira de qualquer pagamento à GNR.
.
Estavam em causa prejuízos com a viatura e armas roubadas, com o funeral do guarda Carlos Caetano e até com a despesa de saúde passada e futura do militar sobrevivente António Ferreira, mas todas as expectativas saíram goradas.

O STJ entendeu que o Ministério Público devia ter associado o pedido de indemnização à acusação deduzida em março do ano passado, como alegou a defesa do arguido, e só o fez meses depois, em violação do princípio da adesão do processo civil ao processo crime previsto no Código de processo Penal (CPP). "Concluímos que o acórdão sob escrutínio merece censura (...) reconhecemos à argumentação do recorrente/réu virtualidade bastante para alterar o acórdão de que se recorre".

O entendimento vai ao encontro da decisão de primeira instância no tribunal da Guarda, mas da qual o Ministério Público recorreu para o Tribunal da Relação de Coimbra, que acolheu o argumento de que à data da acusação não eram conhecidos os danos em toda a sua extensão. "Eu não me conformei com essa decisão e recorri para o Supremo que agora nos vem dar razão", disse ao JN a advogada de "Piloto" Mónica Quintela.

Em resumo, será a GNR e, em última estância, o Estado, a suportar 20 mil euros de despesa consumada, mais os encargos futuros com o guarda sobrevivente, esses sim ainda por contabilizar. 

Pendente continua a indemnização de 425 mil euros a que Pedro Dias foi condenado a pagar às vítimas e familiares, porque ainda corre o prazo de recurso para o STJ da decisão da Relação de Coimbra, que confirmou os 25 anos de pena de prisão efetiva determinados em março pelo Tribunal da Guarda.

* Um procedimento errado que não abona em favor do autor da acusação. Não temos 'sensibilidades' para advogado, jamais defenderíamos um bandido como Pedro Dias.

.
.
The Voice Portugal/18
João Palma


“Naked”

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Bayer abandona negócio veterinário
 e corta 12 mil empregos

As medidas fizeram com que a meta das sinergias a alcançar com a compra da Monsanto duplicasse para os 2,6 mil milhões de euros até 2022.

A Bayer anunciou esta quinta-feira que vai cortar 12 mil postos de trabalho, dos mais de 118.200 que tem em todo o mundo. A companhia farmacêutica alemã vai deixar o setor veterinário, focando as suas atenções na atividade farmacêutica e na agricultura, escreve a Bloomberg.
.
Os cortes vão acontecer sobretudo na Alemanha, mas vão afetar não só a Bayer como a Monsanto, que realizaram uma fusão recentemente. Além da eliminação dos postos de trabalho, a companhia vai ainda acabar com a produção de protetores solares e produtos para os pés. 
As medidas fizeram com que a meta das sinergias a alcançar com a compra da Monsanto duplicasse para os 2,6 mil milhões de euros até 2022. Ao Financial Times, Werner Baumann, CEO da Bayer, disse que as medidas fazem parte de uma estratégia de posicionamento da companhia para o futuro. 
 A Bayer referiu ainda que as receitas do próximo ano fiscal vão ficar abaixo das previsões dos analistas.

* Despedimentos em massa uma característica da famosa economia global

.
.

9 - CIENTISTAS E
APOCALIPSE


ÚLTIMO EPISÓDIO

Este documentário maravilhoso apresentado há alguns anos pelo History Channel, banido de diversos provedores, possui uma pesquisa profunda para uma situação pós-catástrofe. O objetivo do vídeo não é criar pânico algum, mas levar à reflexão de situações que experimentamos sejam elas climáticas, espaciais, sísmicas entre outras. Se puder, mantenha-o nos seus arquivos.


* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
.

Hemorragia após relação



FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia.

.
.

Grande Barreira de Corais será 
regenerada com milhões de gametas



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
Para cozer os miolos/84



ExoMars rover em busca da bactéria marciana.


FONTE: euronews

.
.
AINDA SÃO 28

PaísesNa língua local*
 AlemanhaDeutschlandDE
 ÁustriaÖsterreichAT
 BélgicaBelgië / Belgique / BelgienBE
 BulgáriaБългарияBG
 ChipreΚύπροςCY
 CroáciaHrvatskaHR
 DinamarcaDanmarkDK
 EslováquiaSlovenskoSK
 EslovêniaSlovenijaSI
Flag of Spain.svg EspanhaEspañaES
 EstóniaEestiEE
 FinlândiaSuomi / FinlandFI
 FrançaFranceFR
 GréciaΕλλάδαGR
 HungriaMagyarországHU
 IrlandaÉireIE
 ItáliaItaliaIT
 LetôniaLatvijaLV
 LituâniaLietuvaLT
 LuxemburgoLuxembourgLU
 MaltaMaltaMT
 Países BaixosNederlandNL
 PolóniaPolskaPL
Portugal PortugalPortugalPT
 Reino UnidoUnited KingdomGB
 República ChecaČeská republikaCZ
 RoméniaRomâniaRO
 SuéciaSverigeSE
Em negociação
 MontenegroCrna Gora / Црна ГораME
 SérviaСрбијаRS
 TurquiaTürkiyeTR
Candidatos
 AlbâniaShqipëriaAL
 MacedôniaМакедонијаMK
AlemanhaÁustriaBélgicaBulgáriaChipreDinamarcaEspanhaEstôniaFinlândiaFrançaGréciaHungriaIrlandaItáliaLetôniaLituâniaLuxemburgoMaltaPaíses BaixosPolôniaPortugalRoméniaReino UnidoRepública ChecaEslováquiaEslovéniaSuéciaCroáciaIslândiaRepública da MacedóniaMontenegroTurquiaUE-EU-ISO 3166-1.png
Sobre esta imagem

  Estados membros da União Europeia (28 desde 1 de julho de 2013).
  Estados candidatos reconhecidos à admissão na União Europeia (6 desde 20 de novembro de 2016).
Região ultraperiférica da União Europeia
FrançaGuiana Francesa (GF ) - Guadalupe (GP) - Reunião (RE) - Martinica (MQ)
PortugalMadeira (Mad) - Açores (Azo)
EspanhaIlhas Canárias (Can)
(*)= ISO 3166-1


Flag of Germany.svg
Alemanha, oficialmente a República Federal da Alemanha, é um país na Europa Central. Faz fronteira a norte com o Mar do Norte, com a Dinamarca, e com o Mar Báltico, a Este com a Polónia e com a República Checa, a sul com a Áustria e Suíça, e a Oeste com a França, com o Luxemburgo, com a Bélgica e com os Países Baixos. A Alemanha é uma Democracia Constitucional e uma república federal com 16 Estados. É membro das Nações UnidasOTAN, G7 e do G4, e um membros fundador da União Europeia. É o país mais importante de todos os estados da União Europeia.
Coat of arms of Germany.svg
Flag of Austria.svg
Áustria, oficialmente República da Áustria, é um país na Europa Central. Faz fronteira com a Alemanha e a República Checa no norte, com a Eslováquia e Hungria a este, com a Eslovénia e Itália a sul, e com a Suíça e Liechtenstein a oeste. A sua capital é Viena. A Áustria é uma democracia parlamentar constituída por 9 Estados Federais e é um dos 6 países europeus que declararam permanente neutralidade e um dos poucos países que incluem o conceito de neutralidade duradoura na sua constituição. A Áustria é membro das Nações Unidas desde 1955 e aderiu à União Europeia em 1995.
Austria Bundesadler.svg
Flag of Belgium (civil).svg
Reino da Bélgica é um país na Noroeste da Europa que faz fronteira com os Países Baixos, a Alemanha, o Luxemburgo e a França. A Bélgica tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes, numa área de 30,000 km². Historicamente, a Bélgica faz parte do Benelux, que também incluem os Países Baixos e o Luxemburgo. A Bélgica é um estado membro fundador da União Europeia, onde se encontra uma grande parte das suas instituições, assim como outras organizações internacionais como a OTAN.
Great coat of arms of Belgium.svg
Flag of Bulgaria.svgBulgária, oficialmente a República da Bulgária, é um país no Sudeste da Europa, e o mais velho país contemporâneo na Europa. Faz fronteira com o Mar Negro a este, com a Grécia e a Turquia a sul, com a Sérvia e a República da Macedónia a oeste, e com a Roménia a norte, ao longo do rio Danúbio. A Bulgária é um membro da OTAN e aderiu à União Europeia em 1 de janeiro de 2007. O país é membro das Nações Unidas desde 1955, e é um membros fundador da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Coat of arms of Bulgaria.svg
Flag of Cyprus.svgChipre é uma ilha-nação, no leste do Mar Mediterrâneo a sul da península da Anatólia e a este das ilhas gregas de Rodes e Kastelorizo. É a terceira maior ilha do Mediterrâneo. A República de Chipre é dividida em seis distritos. A antiga colónia inglesa tornou-se independente em 1960. É membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004. O seu território encontra-se dividido desde 1974 devido à proclamação da República Turca do Norte de Chipre, não reconhecida internacionalmente.
Flag of Croatia.svgCroácia é uma república do centro-sul da Europa com uma população superior a 4,2 milhões. Confina a norte com a Eslovénia e a Hungria, a leste com a Sérvia, a Bósnia e Herzegovina e o Montenegro e a sul com o mar Adriático. A capital é Zagreb. O país tem numerosas ilhas, é uma democracia parlamentar e é membro da União Europeia desde 1 de julho de 2013.
Coat of arms of Croatia.svg
Flag of Denmark.svg
Reino da Dinamarca é o menor país dos Países Nórdicos. Localizado a norte do seu vizinho, Alemanha a única fronteira terrestre, sudoeste da Suécia, e a sul da Noruega. Pelo ponto de vista cultural, a Dinamarca mesmo não estando localizado na península Escandinava, pertence à família dos países escandinavos. A sua capital é Copenhaga. Depois de 200 anos de absolutismo, tornou-se uma monarquia constitucional em 1849.
Arms of Denmark.svg
Flag of Slovakia.svgEslováquia, oficialmente a República Eslovaca, é uma república do Centro da Europa com uma população superior a 5 milhões. Confina a norte com a República Checa e Polónia, a leste com a Ucrânia, a sul com a Hungria e a oeste com a Áustria. A capital é Bratislava. É uma democracia parlamentar e membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004.
Coat of arms of Slovakia.svg
Civil Ensign of Slovenia.svgEslovénia, oficialmente a República da Eslovénia, é um pequeno país da Europa Central, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático. A sua capital é Liubliana. É membro da União Europeia e da OTAN.
Coat of arms of Slovenia.svg
Flag of Spain.svg
Espanha, oficialmente o Reino de Espanha é um país localizado no sudoeste da Europa com dois exclave no Norte de África. É uma democracia organizada como Monarquia parlamentar. Faz fronteira com Portugal e Gibraltar, com França e Andorra ao longo dos Pirenéus. Espanha aderiu à União Europeia em 1 de janeiro de 1986 junto com Portugal, e é também membro da Eurozona.
Escudo de España.svg
Flag of Estonia.svgEstónia, oficialmente a República da Estónia, é um país no Norte da Europa. Tem fronteiras terrestres a sul com a Letónia (339 km) e a este com a Rússia (229 km). É separada da Finlândia no Norte pelo Golfo da Finlândia e da Suécia a oeste pelo Mar Báltico. A Estónia é membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004 e da OTAN desde 29 de Março de 2004. A Estónia é uma Democracia Constitucional, com um presidente eleito no parlamento.
Coat of arms of Estonia.svg
Flag of Finland.svgRepública da Finlândia, é um dos Países Nórdicos. Situada na Europa do Norte, faz fronteira com a Suécia a Oeste, com a Rússia a Este e com a Noruega a norte. O Mar Báltico com o Golfo da Finlândia a sul e o Golfo da Bótnia a oeste limitam o resto das fronteiras da Finlândia. As Ilhas Åland, a sudoeste são uma Região Autónoma da Finlândia. A Finlândia aderiu à União Europeia em 1995.
Coat of arms of Finland.svg
Flag of France.svg
França, oficialmente a República Francesa, está localizada maioritariamente na Europa Ocidental e tem várias regiões ultraperiféricas localizadas noutros continentes. No continente europeu estende-se desde o Mar Mediterrâneo até ao Canal da Mancha e o Mar do Norte e desde o rio Reno até ao Oceano Atlântico. A República Francesa é uma democracia organizada como um Estado Unitário e uma Repúblicacom um sistema semi-presidencial. A França é um dos membros fundadores da União Europeia, e tem a maior área de entre todos os membros; também é um membro fundador das Nações Unidas, e é membro da Francofonia, do G7, e da União Latina.
Armoiries république française.svg
Flag of Greece.svg
Grécia, oficialmente a República Helénica é um país no Sudeste da Europa e confina a norte com a República da Macedónia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no Mar Egeu, a sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jónico, através do qual tem ligação a Itália. É membro da União Europeia desde 1981 e um membro da União Económica e Monetária desde 2001.
Coat of arms of Greece.svg
Flag of Hungary.svg
Hungria, oficialmente a República da Hungria, é um país na Europa Central, que faz fronteira com a ÁustriaEslováquia, Ucrânia, Roménia, SérviaCroácia, e Eslovénia. A Hungria é membro da OTAN desde 1999 e aderiu à União Europeia em 11 de maio de 2004. A Hungria é subdividida administrativamente em 19 regiões e a sua capital é Budapeste. O governo húngaro expressou o desejo de adoptar o euro em 2010.
Coat of arms of Hungary.png
Flag of Ireland.svg
República da Irlanda está localizada na ilha com o mesmo nome ao Noroeste da Europa, ocupando cinco sextos da ilha. É membro da União Europeia e um país desenvolvido. Com uma população um pouco maior que 4,2 milhões. O resto da ilha é ocupado pela Irlanda do Nortee é politicamente e administrativamente parte do Reino Unido.
Coat of arms of Ireland.svg
Flag of Italy.svg
Itália, oficialmente a República Italiana, é um país localizado na Europa do Sul, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Compreende o vale do rio Pó, a Península Itálicae as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha. O Estado italiano é atualmente uma república parlamentar. São Marinho e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano. Também pertence ao país a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana. A Itália é um membro do G7 e um membro fundador da União Europeia.
Emblem of Italy.svg
Flag of Latvia.svg
Letónia, oficialmente a República da Letónia, é um país no Norte da Europa.
A Letónia é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Estónia, a leste com a Rússia, a sul com a Bielorrússia e a Lituânia e a oeste com o mar Báltico. A sua capital é Riga. É membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004.
Coat of arms of Latvia.svg
Flag of Lithuania.svg
Lituânia, oficialmente a República da Lituânia, é um país no Norte da Europa. A Lituânia é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letónia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polónia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o mar Báltico. A capital é Vilnius. A Lituânia adiriu à União Europeia em 11 de maio de 2004. Aderiu às Nações Unidas em 17 de setembro de 1991. Em 31 de maio de 2001, a Lituânia tornou-se o 141º membro da Organização Mundial do Comércio.
Coat of arms of Lithuania.svg
Flag of Luxembourg.svg
Luxemburgo, oficialmente o Grão Ducado do Luxemburgo, é um pequeno país situado na Europa Ocidental, faz fronteira com a Bélgica,França e Alemanha. É uma Democracia parlamentar assim como uma Monarquia constitucional governada pelo Grão-duque. É o único Grão-ducado independente do mundo, e um dos estados fundadores da União Europeia, da OTAN, das Nações Unidas, do BeneluxCidade do Luxemburgo, é a capital e a maior cidade, sede de muitas instituições e agências da União Europeia.
Great coat of arms of Luxembourg.svg
Flag of Malta.svgMalta, oficialmente a República de Malta, é um arquipélago densamente povoado no meio do mar Mediterrâneo, a sul da Sicília, a este da Tunísia e a norte da Líbia. Malta é membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004, e é o menor país da União em termos de população e área. É a única nação do mundo que recebeu a distinção da Cruz de S. Jorge e ainda pode ser vista uma réplica na bandeira de Malta.
Coat of arms of Malta.svg
Flag of the Netherlands.svg
Os Países Baixos são um país situado no noroeste da Europa, são uma democracia parlamentar sob uma monarquia constitucional. Limitam a norte e a leste com o Mar do Norte, a oeste com a Alemanha e a sul com a Bélgica. São um dos estados fundadores do Benelux, da OTAN e da União Europeia. Haia é a sede do governo, assim como de muitas instituições e agências da União Europeia. A residência real é em Amesterdão.
Royal coat of arms of the Netherlands.svg
Flag of Poland.svg
Polónia oficialmente a República da Polónia, é um país da Europa Central que limita com a Alemanha a oeste, com a República Checa e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste e com a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao norte. É banhada pelo Mar Báltico ao norte. Possui ainda uma fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. Membro da União Europeia, OTAN, Nações Unidas e da Organização Mundial do Comércio. A sua capital é Varsóvia.
Coat of arms of Poland-official.png
Flag of Portugal.svg
Portugal, oficialmente a República Portuguesa, Localizado no sudoeste da Europa, na Península Ibérica, é o pais mais ocidental do continente. Faz fronteira a norte e a este com Espanha e a oeste e a sul com o Oceano Atlântico. Os arquipélagos no Atlântico - Açores e Madeira - são regiões autónomas. Portugal é um membro da União Europeia, das Nações Unidas, e membro fundador da EurozonaOCDE, da OTAN e da União Latina.
Coat of arms of Portugal.svg
Flag of the United Kingdom (3-5).svg
Reino Unido da Grã-Bretanha e Norte da Irlanda é formado geograficamente pela Grã-Bretanha e ilhas adjacentes e pelo nordeste da Ilha da Irlanda, sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda. O estado é formado por quatro nações: InglaterraEscóciaPaís de Gales (Ilha da Grã-Bretanha) e Irlanda do Norte (Ilha da Irlanda) além de territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo. É membro do G7, da OTAN, das Nações Unidas. Decidiu sair da união Europeia em um plebiscito no dia 24 de junho de 2016.
Royal Coat of Arms of the United Kingdom.svg
Flag of the Czech Republic.svgRepública Checa é um país na Europa Central e é membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004. Faz fronteira com a Polónia a norte, com a Alemanha a noroeste e a oeste, com a Áustria a sul, e com a Eslováquia a este. A sua capital e a maior cidade é Praga. As outras maiores cidades incluem BrnoOstrava e Plzeň. O país é constituído por cinco regiões na Boémia e Morávia, e partes da Silésia.
Coat of arms of the Czech Republic.svg
Flag of Romania.svg
Roménia é um país no Sudeste da Europa. Faz fronteira com a Hungria e a Sérvia a oeste, com a Ucrânia e a Moldávia a Nordeste, e com a Bulgária a sul. A este faz fronteira com o Mar Negro, e os Montes Cárpatos percorrem o centro do país de norte a sul. A sua capital e a maior cidade é Bucareste. É membro desde 2004 da OTAN e da União Europeia desde 2007. É também membro da União Latina.
Coat of arms of Romania.svg
Flag of Sweden.svg
Reino da Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a leste e sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Categate, que a separa da Dinamarca. Aderiu à União Europeia em 1995. A capital é Estocolmo.
Greater coat of arms of Sweden.svg



WIKIPEDIA
.